Terreno totalmente abandonado!

Há 17 anos ·
Link

Existe um terreno na proximo a minha residência abandonado a anos, cheio de lixo e mato. Quero saber se existe alguma forma de apropriação legal do terreno pelo motivo de abandono. Já existem várias pessoas com intenção de invadir o mesmo.

365 Respostas
página 13 de 19
Rodriguinho Nascimento
Há 10 anos ·
Link

ola atras da minha casa tem um pasto e já estão construindo mais na parte de cima e na parte de baixo esta sem nada esta parado sem dono cheio de capim como q posso adquirir um

Bruna Cristina Neilor Moser
Há 10 anos ·
Link

tenho um terreno que foi invadido e o IPTU o invasor que ta pagando mais meu terreno ja ta vendido posso pedir a retirado deste invasor ?

Paula freitas
Há 10 anos ·
Link

oi quero comprar um terreno,mas o homem que quer me vender invadiu o terreno e ganhou usucapião...Sera que da algum problema se eu comprar?????????tenho medo de comprar ...oq me diz sobre isso? .

Alex Sandro Santos
Há 10 anos ·
Link

Boa tarde Alexandre, Primeiramente parabéns pelas orientações. Segue uma questão, que preciso de uma orientação. Sou diretor de uma associação de pescadores, moramos em uma comunidade originalmente pesqueira com aproximadamente 4.000 pessoas, onde hoje faz parte do sitio aero portuário do aeroporto internacional do rio, esta área a união se diz dona e temos alguns processos de regularização fundiária e etc..., Atualmente esta área passou, através da privatização que ocorreu do aeroporto,para a mão de uma concessionária. ao longo dos anos foram acontecendo algumas invasões e construções, no entorno da comunidade.

Minha pergunta e o seguinte: Tem um terreno dentro dos limites da comunidade, com vegetação de capins, esta se transformando em um lixão, que além de contribuir muito para a proliferação de roedores e vetores nocivos a comunidade, pode colaborar para a proliferação de focos de DENGUE, não tem uso social. Por este motivo identificamos esta área para implantaremos a sede administrativa da nossa associação, com área social comunitária, auditório para eventos e palestras de uso comum a sociedade, salas para reforço escolar e implantação de projetos sociais e ambientais. com a implantação da sede, tornaremos mais produtiva a continua busca para melhorar a qualidade de vida dos pescadores e seus familiares, e da comunidade num todo, aumentando a segurança e a qualidade alimentar dos consumidores. buscamos também a inclusão social de nossos jovens, sendo essencial envolvê-los e estimulá-los, pois com a devida orientação e incentivo, acreditamos ser possível conseguiremos evitar os quadros de evasão e reprovação que ainda são uma realidade nas escolas regulares publicas, além de orientarmos esse grupo, os retirando da vida ociosa e de atividades ilícitas, pois são designado como em idade de risco por serem considerados um alvo fácil pelos contraventores.
Para que não tenhamos problemas com a concessionária, ou o poder publico e assegurarmos a construção neste terreno qual o caminho que devemos percorrer, Att. Alex Sandro

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Alex, área publica não pode ser objeto de usucapião, a invasão, a ocupação se deu quando a área era do governo (e ainda é!!!), portanto, não vejo como conseguir sucesso em sua empreitada, lamento..

Davi Silva
Há 10 anos ·
Link

Olá!, gostaria de como proceder, com um terreno que eu tenho, que nos fundos do terreno invadiram a mais de 7 anos e nesses anos estou pagando o IPTU da parte do terreno que foi invadido, gostaria de saber se tem como a prefeitura me ressarcir desses impostos pagos do terreno invadido.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Como vc está pagando IPTU de somente parte do terreno ??? Vc o dividiu? Se afirmativo, então não é 1 terreno, mas 2.

Se não houve divisão, a questão do IPTU é responsabilidade sua pois o terreno está em seu nome, e como tal é vc quem tem de tomar conta do que é seu, como vigiando para que ele não seja invadido, e se o invadirem, tomar as devidas providências para retirar o pessoal de lá!! Corra antes que eles entrem com usucapião, aí vc perde tudo, o terreno e tupo o que pagou de IPTU!!!

Laila Freitas
Há 10 anos ·
Link

Olá gostaria de saber com quanto tempo de uso do terreno eu posso requerer o título de propriedade, eu li todas as respostas que você deu, mas com quanto tempo de uso eu já posso dar entrada?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Imóvel urbano o prazo para usucapião é de 5 anos de posse mansa e pacifica, fazendo uso do imóvel como moradia permanente.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

São 5 anos de posse continua.

flavia
Há 10 anos ·
Link

Meu pai tem um terreno que já tem anos que ele não vai lá ver, mas a ultima vez que ele foi comprou alguns materiais, sendo que fui lá em 2014 e vi que o vizinho cercou e murou o terreno todo , então nesse caso meu pai perdeu o terreno pra esse Senhor , não seria mais facil e honesto esse senhor oferecer um preço por esse terreno . em vez de se apropria desse terreno .

simone
Há 10 anos ·
Link

Boa noite, na frente a minha casa, existe uma passagem que leva só para minha entrada. Quando foi aberto o bairro as casas que estavam no meio da passagem ganharam o direito de ficar ali até terem vida útil. Meu vizinho de traz, cercou e não quis mais passagem por causa que fomos assaltados um ano depois fechei também. Mas agora a prefeitura apareceu dizendo que é estrada, lembrando não tem pavimentação ,nem agua, nem esgoto, nem luz e sou eu que cuido a 35 anos as casas ainda estão em vida útil tem gramado e jardim que eu pago para corta. O que devo fazer?

Hebert Oliveira
Há 10 anos ·
Link

E se o terreno nunca teve dono? Tipo, ser um bem do município que ta crescendo e o terreno ser em um lugar que antes era inabitável?

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Herbert, se é do municipio é área publica, logo, não pode sofrer usucapião.

Simone, a sua área tmb pode ser publica, como vc foi ocupando sem se informar quem era o dono, se podia ocupar o espaço, lamento, não pode usucapir tal terreno.

Nalva Lima
Há 10 anos ·
Link

Bom dia, gostaria de tirar uma duvida. Meu avô a muitos anos comprou um terreno, esse terreno é isento de IPTU. Na época que ele comprou o terreno não existia documentação, ele morreu e agora estamos querendo vender o terreno, mas como não tem documentação não sabemos como fazer. Sempre vamos ver o terreno, ninguem invadiu e continua como ele deixou. No terreno tinha 1 casa que caiu e só esta os escombros da casa no terreno e como fazer para registrar e vender.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Se não existem documentos que provem que o terreno era de seu pai, vai ser dificil provar a sucessão do bem.

Marta Nascimento
Há 10 anos ·
Link

Bom dia! meu avô falecido deixou um terreno de 360m e só agora consegui o documento de comra e venda . Se já tiver alguém morando lá eu tenho como reaver esse imóvel?

Ster Scarlet
Há 10 anos ·
Link

Bom dia! Olha aonde eu moro já foi um bairro formando átraves de invasões, e atrás da casa da minha mãe existe uma grande área que consta como área verde. Durante 20 anos nunca foi ocupado ee hoje a população se juntou em prol da invasão, mas apareceu um homem que fica pela localidade alegando ser pião e que aquela área pertencente aa três empresas mais por vezes caiu em contradição. Queremos saber com agir!

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Afinal, é área verde ou não?? Se é área protegida, sem a menor dúvida que não pode ser ocupada

Não importa se ocupam a área há anos, se for área publica o governo pode colocar todos para fora porque área publica não pode ser objeto de usucapião.

Rafael F Solano
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Se quer confirmar tratar-se de área publica ou privada vc pode procurar o cartório do RGI da região e pedir uma certidão de inteiro teor, lá irá constar o nome do dono, se tiver. Se nada constar, vcs devem procurar a prefeitura para levantar a informação se é área publica.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos