Daniele Tosta Terça, 25 de junho de 2013, 16h23min

    Por favor meu sogro tem a autorização do dono do terreno para cuidar do terreno carpir cercar, usar o terreno da melhor maneira ha mais de 30 anos, meu esposo esta com 32 anos e desde os 14 anos ele ajuda a limpar e cuidar do terreno e agora ele e eu queremos construir e o IPTU já esta com dividas desde 1998 . o dono do terreno já falecido tem filhos e esse tereno ficou de herança. quero fazer o usucapião é so mostrar esse papel q o dono deu ao meu sogro e reqerer o iptu ou so construir? como proceder queria legalizar a posse.?
    desde ja agradeco ....

    S

    SulaTeimosa Suspenso Quarta, 26 de junho de 2013, 1h09min

    S o dono autorizou a seu sogro usar o terreno, isso se trata de um comodato, o dono não se esqueceu, não se descuidou do terreno. Ele confiou o uso (apenas o USO) a quem poderia cuidar e, na contrapartida, se beneficiar dele.

    A

    Astrogildo Zibório Sexta, 05 de julho de 2013, 14h03min

    Sr Alexandre.Clayton..e outros ..que puderem opinar
    Comprei um terreno em 86, voltei algum tempo na imobilia´ria p/ registrar contrato, etc...deprei que esta havia sumido, falido, sei lá!!..
    Tornei voltar á uns anos atrás e o terreno continua lá vazio..!!
    Ultimamente por alguns anos, nao voltei por outros motivos..e precisava saber se ainda poderei reaver o mesmo, pois só tenho os CARNÊS de pagamentos.??
    Está na Região de Parelheiros/SP-Capital.mas a subprefeitura de Parelheiros disse que tenho que ir no Centro, procurar secretaria de finanças..PROCEDE ISSO?
    O que fazer..o que pesquisar e onde? Só tenho o Lote e Quadra..empreendimento particular na época..!!
    Muito obrigado pela atenção e aguardo desesperadamente uma luz..!!
    astrogildo

    W

    [email protected] Sexta, 05 de julho de 2013, 14h25min

    Você esteve no terreno no ultimo mês/ano.

    Pois nesta região existe muita invasão de terreno.

    Precisa buscar pelo endereço rua quadra lote a quem pertence.

    Dr. Wilson Vieira SP
    [email protected]

    A

    Astrogildo Zibório Sexta, 05 de julho de 2013, 16h25min

    Obrigado Dr...
    O problema é que Só tendo Lote e Quadra fica difícil né!??
    Realmente só indo lá..pior que é longe!!
    O Pessoal da Sub prefeitura de Parelheiros não ajuda!!
    Grato
    astrogildo

    W

    [email protected] Sexta, 05 de julho de 2013, 16h39min

    Esta é sua parte Astrogildo.

    Têm que ter rua , nº, lote e quadra.

    Ir no cartórioe ver a matricula do imòvel.

    A

    Astrogildo Zibório Segunda, 08 de julho de 2013, 10h49min

    Olá Dr wilson!!
    posso estar sendo incoveniente!!
    Cartório de imóvel qquer um de SP? ou tem algum específico p/ cada região!??
    É 'parelheiros'...capital de sp!! Tem cartório no centro de SP né!!?
    Vou descobrir o nome da Rua..pois na época ainda não tinha nomes as ruas..!!
    Desculpe perturbar..temos que perguntar a quem entende e nos esclarece né!!?
    Grato
    astrogildo

    W

    [email protected] Segunda, 08 de julho de 2013, 13h17min

    No cartorio de imoveis que atende sua região.

    Visite o terreno e veja se ele esta abandonado ainda.

    Wilson

    A

    Astrogildo Zibório Segunda, 08 de julho de 2013, 16h48min

    Muito bem dr. Wilson!!
    Grato
    asrogildo

    R

    R7 Quinta, 22 de agosto de 2013, 8h38min

    minha família mora em um terreno que o meu pai ganhou de um patrão, ao lado tem um terreno, que vivia cheio de mato e havia pessoas se escondendo nele, desde que o meu pai se mudou para o terreno que ganhou ele limpou o terreno ao lado para plantar, sendo que o meu pai já mora ali a quase dez anos e o dono nunca apareceu. Como o meu pai pode tomar posse de terreno e a quem ele deve recorrer?

    W

    [email protected] Quinta, 22 de agosto de 2013, 10h48min

    R7 Procurar um advogado pessoalmente com os dados que você têm, para estudar a viabilidade de entrar com uma ação de usucapião.

    Dr. Wilson Vieira

    P

    Paulo Castiga Sexta, 23 de agosto de 2013, 15h31min

    Boa tarde, gostaria que alguém bem instruído me desse uma resposta do que vou perguntar.
    Em minha localidade existe um terreno abandonado à anos, onde ele funcionava como fazenda de criatório(tanques) de camarão, porém sabe-se que o antigo proprietário já faz mais de 10 anos, não pôde pagar sua divida com o banco, pois ele fez empréstimo junto ao banco para a construção do mesmo, e como garantias ficou este terreno ou melhor esses tanques. Como já foi dito, ele não pôde pagar, então o banco fez sua parte de adquirir o terreno, como ninguém se interessou na compra do terreno e banco doou para a comunidade onde situa-se o terreno, passaram-se anos e agora a comunidade, ou seja, uma associação comunitária com CNPJ, tomou posse do terreno. Para a surpresa de todos vizinho a este terreno tem outra fazenda de criação de camarão em funcionamento e o dono desta fazenda citou que esse terreno abandonado seria de sua posse. Detalhe, ele ao que tudo que foi dito, tem um documento de compra em seu nome, mas quem expediu ou quem passou a venda para ele foi o antigo proprietário( o que não pôde pagar o banco). Agora gostaria de saber o que a associação pode fazer ? A associação realmente tem esse direito? Esse novo dono tem algo a seu favor?
    Por favor aguardo uma resposta !!

    S

    SulaTeimosa Suspenso Sexta, 23 de agosto de 2013, 23h45min

    O que diz o cartório de RGI?????

    Se o antigo dono vendeu o que não era dele pois o banco assumiu em troca da dívida, o que o antigo dono fez foi fraude.

    Consulte o RGI para confirmar a quem pertence o terreno.

    L

    Luciana Guedes Sábado, 24 de agosto de 2013, 0h53min

    Na minha opiniao o que mais tem e gente sempre querendo botar a mao na propriedade alh
    eia

    E

    Erivânia Rocha Segunda, 26 de agosto de 2013, 0h07min

    Boa Noite tenho uma duvida, fui ao cartório de registros pedir uma certidão negativa de um terreno abandonado próximo a casa de minha mãe dai a funcionaria me informou que para tal precisaria que eu informasse a quadra e o lote do terreno como faço para conseguir se a unica informação sobre o terreno que tenho é sobre o endereço e nada mais me ajudem por favor.

    S

    SulaTeimosa Suspenso Segunda, 26 de agosto de 2013, 1h27min

    Na Prefeitura.

    T

    Tato Mlk Terça, 27 de agosto de 2013, 12h23min

    Dr Alexandre bom dia ... gostaria de saber se posso começar a construir e tomar posse de um terreno no qual o o proprietário deixou o terrreno abandonado mais porem uma pessoa cuida do terreno plantando verduras ........

    S

    SulaTeimosa Suspenso Terça, 27 de agosto de 2013, 12h43min

    Tato, se já tem quem use esse terreno, vc irá se indispôr com ela se o invadir,além de que essa pessoa pode estar usufruindo do terreno com autorização do proprietário.

    Sem mencionar que entre vc, que ainda vai TENTAR usar o terreno, e a pessoa que já o usa, ele teria prioridade em caso de requerer o usucapião.