Gostaria de saber se o portador de deficiência auditiva tem direito a um benefício do governo de 1 salário mínimo? A minha irmã tem várias colegas que possuem um cartão magnético, e que todo mês retiram esse benefício.Não tenho contado com as amigas até mesmo porque não saberiam explicar, ela vive pedindo em casa para ter também, mais não sei do que se trata.Se alguém puder me orientar , e me informar como conseguir retirar para ela , agradeceria.Será que devo mover uma ação pedindo um auxílio, já que ela não trabalha e vive com minha mãe que é pensionista, e quando minha mãe morrer ela não terá como se sustentar.

Respostas

    S

    sheron 26 Quarta, 23 de junho de 2010, 14h00min

    Boa Tarde.
    bom meu pai tem 57 e devido a diabete sofreu um deslocamento de retina perdendo parte da visão. como se isso não bastasse ele tem perda auditiva bilateral moderada.
    nossa familia não tem condição financeira !
    queria saber se ele tem direito a algum auxilo do governo.
    o que temos que fazer? ele nunca contribuiu para uma aposentadoria. Sempre trabalhou informalmente!
    Por favor me ajudem!!!
    agradeço desde já!!!

    R

    RROSE Terça, 20 de julho de 2010, 21h56min

    Olá para tds,tenho 38 anos com três filhos de 7 à 13 anos e somente com ensino médio.Estou a 12 anos fora do mercado formal só ganhando dinheiro vendendo uma coisa aqui outra ali.faz 2 anos que estou tentando uma vaga no mercado com carteira assinada para ter direito a a 13,férias etc...Agora com as crianças maiorzinhas consigo
    consiliar casa,trabalho,filhos...e ainda continuar meus estudos.Consegui ser aprovada
    numa grande empresa em tds os testes(EXETO)o médico admisional,para minha surpresa ,tenho uma deficiência no ouvido esquerdo acima de 50.
    Agora não consigo um emprego para pessoas sem deficiência e nem uma vaga para deficiêntes.
    Quer dizer que eu tenho que ter deficiência nos dois ouvidos para ter direito
    a cota de vagas para deficiêntes????

    Obrigada pelo espaço desse forum.

    V

    VA@ Quinta, 29 de julho de 2010, 13h58min

    Gostaria de saber se o meu filho que 12 anos ele tem direito a algum beneficio do governo pois ele tem um problema auditivo

    W

    WMD Segunda, 09 de agosto de 2010, 18h22min

    tenho perda auditiva moderado bilateral, passei em um concurso público, mas gostaria de fazer outros, acontece que fiquei sabendo que alei de cotas mudou em relação ao deficienta auditivo. Gostaria de saber se tenho direito adquirido em relação a esta Lei e se posso participar como deficiente em outros concursos. gostaria de saber também sobre isenção de impostos para compra de carro, qual o procedimento correto para compra de veículo na minha situação. O brigado.

    W

    WILSONMP Sábado, 18 de setembro de 2010, 16h18min

    Meu nome é Wilson Miranda e peço, por favor, estou precisando destas informações ref. ao auxilio acidente, sofri um acidente de moto em janeiro de 1986, bati a cabeça no chão e fraturei o crânio e fiquei com surdez total dos dois lados, tive fraturas nos ouvidos internos e rochedos junto ao ouvido responsável pelo equilíbrio e portanto abalou meu equilíbrio e tenho zumbidos tb, na época era bancário, na cobrança por telefone do Banco Bamerindus, recebi auxilio doença por quase 1 ano e nada mais, e depois fiquei 5 anos de carteira registrada no Bamerindus mais sem receber mais nada, como meu equilíbrio só começou a voltar ao quase normal depois de 8 anos o Bamerindus me demitiu, Hoje uso aparelho implante coclear mas não consigo ouvir normal só zumbidos e meu equilíbrio não voltou mais normal, minha comunicação é apenas por leitura labial, tenho depressão por tudo isso que aconteceu e hoje com 49 anos ainda sou solteiro, sem filhos e moro com meus pais aposentados, contratei um advogado e estou aguardando ainda, por favor gostaria de saber se eu tenho direito ao AUXILIO ACIDENTE ou outros direitos ou atrasados, pois meu acidente foi no ano de 1986, em acidente de moto no domingo, pela lei posso receber este auxilio acidente mesmo sendo meu acidente nesta época, pois li pela internet pela lei de 1997, que antes desta data o acidente tem que ser no trabalho para receber o auxilio acidente, ou estas novas leis que recebe o auxilio em acidentes de qualquer natureza serve para mim também, por favor me ajude para que eu possa ir atrás dos meus direitos, muito obrigado desde já.....Wilson Miranda....só mais uma coisa vi na internet advogados dizendo que pela lei da constituição nenhum beneficio deve ser menor que o salário mínimo isso serve para o auxilio acidente? Outra coisa essa lei de perda de audição serve para mim tb, porque no meu caso foi acidente com fraturas do crânio, ouvidos e labirinto me deixando deficiente total quanto a audição e meu equilíbrio não volta mais normal e tenho zumbidos tudo isso devido as fraturas irreversíveis ou tenho direito a outros tipos de auxilio?? Desculpe estou meio perdido quanto a isso, peço a ajuda de vcs... Deus os abençoe....Wilson Miranda

    A

    ail.com Terça, 05 de outubro de 2010, 17h04min

    eu sou deficiente auditiva com perda em OD de 55 e em OE de 45 e de 3000hz gostaria de saber por que nao me encaixo na lei de cotas do governo .como pessoa comum nao me encaixo com deficiente tambem nao me aceitam ,guando me candidato para um emprego apaecem um montao de oportunidades mas guando percebem que nao me encaixo na lei de cotas me descartam sem nem ligar para dar satisfaçao ,sei porque liguei para saber e a recepisionista me disse ,liguei para minha medica que me mandou procurar um advogado trabalista pois como pessoa comum nao consigo trabalho ,a nao ser em casa de familia .meu sonho e apenas arrumar um emprego de carteira assinada.me respondam por favor

    A

    ail.com Quarta, 13 de outubro de 2010, 22h01min

    por favor me responda porque nao entro na lei de cotas ,nao entendo como se faz esta conta so sei que tenho perda de 45 emOD e perda de 55em OD e frequencia de 3000hz por favor me explique .e tambem a medica me dissi que estou perdendo cada vez mais ,e e irrevercivel.

    J

    Jamil Andrade Quarta, 12 de janeiro de 2011, 12h35min

    Olá, sou portador de deficiência auditiva classificada como severa no ouvido direito, porém tenho audição perfeita no ouvido esquerdo.
    Portanto, gostaria de saber se posso me candidatar em vagas de portadores de deficiências físicas em concursos Públicos.
    Em processos seletivos de empresas privadas já fui eliminado no exame médico por este mesmo motivo, tem algum direito que eu possa recorrer? Pois me alegaram que eu não poderia me candidatar em vagas de deficientes, mas também não poderia ser aproveitado em vagas comuns. Em qual situação eu me encaixo??

    Grato!

    L

    Luciana M. Moura Sexta, 25 de fevereiro de 2011, 13h30min

    Em 2007 fui diagnosticado com uma doença chamada Sindrome de Meniere, tenho perda auditiva do tipo neurosensorial profunda/severa O.E e 46 dB O.D, além de ter vertigens crônicas sem controle clínico laudada pelo médico que acompanha meu caso. A doença é degenerativa, sem cura e estou incapacitada para o trabalho. No momento estou afastada pelo INSS, mas como a doença ainda não tem cura e os tratamentos propostos não tem efeito desejado e como na minha cidade não há recursos para outros tratamentos, fui encaminhada para o Centro de pesquisa em outra cidade. Estou passando por vários exames que estão agendados até agosto de 2011. só após os exames os médicos se propõe a emitir laudo atestando a doença e propondo tratamento. Porém meu auxilia cessa em abril. O que devo fazer já que continuo incapacitada para o trabalho e sem tratamento na espera de resultado de exames.
    Ressalto que tenho a forma mais agressiva da doença com perda gradativa e progressiva de audição.
    Não sei a linguagem de LIBRAS - e preciso de acompanhamento para me locomover (não dirijo e nem saio sozinha porque as vertigens acontecem a qualquer momento sem e podem ser estimuladas por som e portanto não é aconselhável sair sem acompanhante).

    J

    Juliana Maria84 Sexta, 11 de março de 2011, 11h31min

    Bom dia!
    Tenho perda auditiva neurosensorial em grau profundo na orelha direita e em grau severo na orelha esquerda,e uso aparelho auditivo no ouvido esquerdo.Gostaria de saber se na lei sou considerada deficiente auditiva.

    Obrigado.

    A

    arnaldo_roberto Sábado, 12 de março de 2011, 9h49min

    bom dia,bom sou deficiente auditivo unilateral(severa e profunda),o medico me passou o laudo medico,pois tenho estudo e cursos com notas excelentes,sempre que olham meu curriculum me ligam na mesma hora mas...
    bom por ser deficientes unilateral,nao entro e quando estou na cota,nao posso entrar por que so tenho deficiencia com 1 ouvido,oque faço???tive um gasto de 7 mil reais em cursos e estudos para me estabelecer bem no mercado de trabalho mais,nao consigo por minha perda auditiva!!
    eu posso estar na cota de deficientes pq tenho laudo!! por ser deficientes unilateral,posso ser considerado como deficiente auditivo pela lei?

    R

    Raisa knupp Terça, 03 de abril de 2012, 10h12min

    Bom dia!
    Parabéns pelo site!!

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses e tem perda neurosensorial auditiva profunda ld esquerdo e moderada direito.
    Desenvolvimento dela motor também é atrasado, faz fisio e fono pelo SUS.
    Ela tem direito a benefício?

    Att.

    Raisa Knupp

    V

    viviana silva Terça, 10 de abril de 2012, 19h27min

    olá tenho deficiência no ouvido direito, ja operei 2 vezes para corrigir a surdes mas não deu certo...continuo em tratamento. gostaria de saber se posso me encostar ou concorrer a vagas para deficiente auditivo. no momento não estou trabalhando . já perdi varias oportunidades de emprego na hora que a empresa vai realizar o exame médico ela constata que tenho problemas no ouvido e acabo perdendo a vaga... obrigado

    V

    viviana silva Quinta, 12 de abril de 2012, 10h15min

    ops ???? sera que alguem pode me esclarecer sobre meu problema !!!! obrigado

    D

    deacanepa Sexta, 27 de abril de 2012, 10h14min

    Bom dia.

    Tenho um filho que é deficiente auditivo bilateral, gostaria de saber se tenho descontos nos colégios, pois ele é uma criança que depende de mais atenção do que com outras crianças, tenho mais gastos do que com outra criança que não tenha as dificuldades que hoje meu filho enfrenta.
    Como por exemplo fono, medicos etc.

    Caso tenha desconto como devo proceder?

    Obrigada

    Andrea

    A

    AFTM Sexta, 27 de abril de 2012, 11h38min

    Viviana Silva, de posse de um laudo medico comprovando a deficiencia, voce poderá concorrer às vagas em concurso para portador de deficiencia de acordo com seu nível de escolaridade.

    J

    JONELICE Sábado, 29 de dezembro de 2012, 10h00min

    A pessoa surda ou surda-muda, se comprovada sua incapacidade para o trabalho terá direito ao recebimento ou beneficio assistencial ao deficiente - LOAS, desde que preencha, também o requisito miserabilidade, ou seja, tenha renda per cápita familiar inferior a 1/4 do sálario mínimo, todavia, esse critério deve ser analisado no caso concreto, judicialmente é analisado a renda familiar aliado as despesas necessária(medicação, aluguel, contas de agua e luz etc).
    Também deve ser analisada o grau de instrução, idade, meio social e real possibilidade da pessoa ser inserida no mercado de trabalho e viver com dignidade (direito constitucional).

    No caso da pessoa que trabalha, já é segurado do INSS terá direito ao auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, dependendo do caso, não há necessidade de surdez total,para isso basta comprovar incapacidade para o trabalho ou atividade habitual, essa incapacidade pode ser física ou psiquica o requisito é possuí qualidade de segurado, ou seja cumprir a carência de 12 contribuições. Lembrado que o segurado empregado não necessita comprovar que contribuiu, apenas que trabalhou. O dever de fiscalizar se houve contribuição é do INSS.

    R

    Roberto Goncalves Sábado, 12 de janeiro de 2013, 17h26min

    Minha mae era servidora estadual e meu pai contribuinte do inns, anbos falecido com problema semelhante au meu RENal cronicos e em tratamento de hemodialise, eu trabalhei pouco tempo de carteira assinada e morava com eles e logo entrei de benficio, existe alguma lei que me ampara para receber apesao de minha mae ou meu pai, pois nao consigo me manter co um salario minino e muito dependioso meu tratamento.lei federal uo alguma liminar alivia meu sofrimento. me ajudem que DEUS abencoe.

    I

    Insula fênix Suspenso Sábado, 12 de janeiro de 2013, 20h05min

    Não, Roberto.