Comprei um carro a uns 2 meses e funanciei na modalidade Leasing 100%. Acontece que um mês depois, tive alguns problemas financeiros e não tenho mais como pagar o financiamento. O carro foi comprado por R$ 26.000,00, porem vale em torno de R$ 28.000,00 e paguei apenas uma prestação de R$ 700,00. No caso do Leasing, no qual sou apenas Arrendatário e não tenho a propriedade do mesmo, tendo somente a posse, gostaria de saber qual o procedimento de devolução amigavel deste veículo. Eu teria meu nome incluido no Serasa ou SPC?? Teria que pagar algo a mais por ele??

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 19 de maio de 2011, 18h19min

    Legalmente você deve as parcelas em aberto, desde junho de 2010 até a data da entrega do veículo. Só lhe assistia o direito de questionar o tal débito se na época procurasse pessoalmente um advogado para providenciar a devolução do veículo judicialmente, uma vez que segundo suas alegações a financeira colocava obstáculos.
    Conclusão, deve procurar um advogado pessoalmente e de sua plena confiança, para providenciar a devolução do veiculo em juízo, assim como o pagamento das parcelas vencidas, estes a serem devidamente compensados com o VRG(Valor Residual Garantido).

    Att.
    Adv. Antonio Gomes

    S

    S.Cruz Quinta, 19 de maio de 2011, 19h12min

    Eu devolvi o carro em Agosto de 2010, através do escritório de advocacia do banco, através de devolução amigável. Até hoje, não tinha recebido qualquer comunicação sobre pagamento de saldo remanescente, nem se o carro já tinha ido a leilão e muito menos o comunicado de aviso que meu nome entraria em restrição. Agora recebo a ligação de uma empresa cobradora do banco, informando que deve pagar um saldo devedor e que teria um desconto se fosse pagar a vista. Novamente a dúvida: Está correto eles me cobrarem o saldo remanescente? Devo entrar com uma ação contra o banco? E quanto tempo seria este processo? Meu nome permanecerá em restrição até o pagamento? Fico agradecida sr. Adv.Antônio Carlos, por mais esse esclarecimento.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 19 de maio de 2011, 19h28min

    Está correto eles me cobrarem o saldo remanescente?

    R- Resposta encontra-se no contrato de rescisão que o Sr. assinou na hora da devolução. Se não leu e não procurou ou levou advogado assumiu o risco de ter claúsula no contrato de entrega que assume o ônus por eventual diferença.

    Devo entrar com uma ação contra o banco?

    R- Após procurar um advogado pessaolmente, e le conhecer os documentos poderá dizer sobre possibilidades e procedimentos de uma eventual.

    E quanto tempo seria este processo?

    R - Não falo sobre prazo, eis que não faço parte do Poder Judiciário.

    Meu nome permanecerá em restrição até o pagamento?

    R- Via de regra, 05 anos, correndo o risco ainda de sofrer eventual penhora nos seus bens.

    Fico agradecida sr. Adv.Antônio Carlos, por mais esse esclarecimento.

    Cordialmente,

    Adv. Antonio Gomes.

    C

    Cassio Roberio Quarta, 08 de junho de 2011, 20h53min

    Boa noite, venho por meio desta fazer uma pergunta se alguem pode me ajudar tenho um carro financiado por meio de leansing em ABRIL de 2008 estou pagando normalmente só que até o momento a agencia que eu comprei não me deram o recibo para transfenrencia já entrei contra a agencia e elles foram condenado a entrega do documento mais até então não foi comprido a sentenças gos taria de saber se há alguma chance de colocar também a financeira na justiça pela a devolução do veiculo e restituição do valor pago até o momento por falta de entrega de documentos

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 08 de junho de 2011, 21h25min

    Cabe apenas procurar o seu advogado para requer o cumprimento de sentença, no caso para o magistrado fixar multa diária por cada dia de descumprimento do julgado, ou seja, a obrigação de fazer, digo, regularizar os documentos para possibilitar regularizar a situação do veículo.

    J

    Jean Michel Sexta, 10 de junho de 2011, 20h21min

    Minha mãe fez um financiamento de um carro , e não teve condições de pagar as parcelas e teve que devolver o carro. Mais agora estão ligando aqui em casa e cobrando um valor (18 mil reais), o mesmo valor do carro financiado, alegando que no leilão não conseguiram o valor necessario pra quitar a divida. Ta certo isso?

    GOstaria que me ajudassem.

    Obrigado !

    C

    Cassio Roberio Sexta, 10 de junho de 2011, 23h59min

    Gostaria de saber se posso entra com outro processo contra o banco já que estou só com o concenssionaria no momento? Se posso entra contra o banco para quebra de contrato e receber o valor do VRG já pago até o momento? sendo processo extinto mas com o mesmo bem que é o veiculo em questão?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 11 de junho de 2011, 10h59min

    Deve procurar pessoalmente o advogado daquele autos ou outro que conheça ou tome conhecimento do inteiro teor dos autos, feito isso os causídicoas estarão habilitados a orientar com fundamento o consulente.

    Att.

    Adv. Antonio Gomes.

    M

    Marcio R B Sábado, 11 de junho de 2011, 11h12min

    Drs. bom dia!
    Uma duvida nesse caso, a ação de busca e apreenção não se pode ingressar ação sem o pagamento do requerido pelo autor?
    E em caso de valor estrapolar o senso do comum?

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 11 de junho de 2011, 13h33min

    Sem a narrativa de um suposto fato. Sem parecer.

    M

    Marcio R B Domingo, 12 de junho de 2011, 17h12min

    Ponto numero 1 - valor pago superior a 50 %, duas parcelas atrazadas, e três avençadas, a busca e apreeção decretada encima das parcelas, as duas não pagas e as duas pagas, no meu ver as duas pagas indebito.
    ponto numero 2 - O valor da inicial foi da integralidade da divida, constando na cobrança as pagas, a contestação foi pelo valor da mora,
    ponto numero 3 - sendo que a comprovação da mora efetivada em cartorio diferente da comarca do devedor ( em outro estado), não recebida pelo devedor.

    Dificil certo.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 12 de junho de 2011, 17h31min

    Certo. Só causidicos que conheçam os fotos e os autos poderão seguramente ofertar um parecer juridico sobre o caso concreto.

    L

    LEEE Quarta, 06 de julho de 2011, 0h52min

    Dr ollizes sidney

    comprei um celta 2005, nao dei entrada e financei em

    60 x de r$ 604,66,

    já pageui 16 prestações total de r$ 9.664,00,

    o veiculo custa pela tabela fipe r$ 18.446,00

    hoje se eu for quitar o valor com a financeira é de r$ 18.200,00,

    como faço para devolver amigavelmente,

    pois nao posso mas pagar as prestações,

    faço direto na financeira ou tenho que colocar na justiça,

    não quero devolução de nada, quero me livrar de dividas futura.

    Como devo proceder?

    Meu nome será negativado ?

    Ficarei marcada e nao poderei comprar nesta mesma financeira .

    Moro no rio de janeiro.

    L

    LEEE Quarta, 06 de julho de 2011, 0h54min

    Comprei um celta 2005, nao dei entrada e financei em

    60 x de r$ 604,66,

    já pageui 16 prestações total de r$ 9.664,00,

    o veiculo custa pela tabela fipe r$ 18.446,00

    hoje se eu for quitar o valor com a financeira é de r$ 18.200,00,

    como faço para devolver amigavelmente,

    pois nao posso mas pagar as prestações,

    faço direto na financeira ou tenho que colocar na justiça,

    não quero devolução de nada, quero me livrar de dividas futura.

    Como devo proceder?

    Meu nome será negativado ?

    Ficarei marcada e nao poderei comprar nesta mesma financeira .

    Moro no rio de janeiro.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quarta, 06 de julho de 2011, 18h32min

    LEE

    Para devolver amigavelmente, deve manter contato com a financeira...

    Se vão aceitar, não tem como prever, pois cada financeira adota uma politica.

    Mas se deixar de pagar as prestações, com certeza eles impetram ação de reintegração de posse, com pedido de busca e apreensão.

    Existe a chamada "devolução com quitação" e nesse caso, seu nome não fica negativado nos orgãos que tem esse cadastro.

    No entanto, se for devolução por inadimplemto (prestações em atrazo) o banco costuma manter o nome nos cadastro de inadimplentes SERASA e SPC.

    Quanto a pergunta como proceder, só posso te responder que é mantendo contato com a financeira antes de qualquer coisa.

    boa sorte.

    F

    frg Quarta, 06 de julho de 2011, 20h51min

    Apesar da técnica e do conhecimento apresentando que torna a discussão bastante interessante fica a dica...

    Financiamento só em último caso munido de uma decisão acertada, estudada, pensada e repensada e com a certeza de que o mundo em 60 meses dá muitas voltas.

    Na prática devoluções amigáveis ( sendo ela de qualquer jeito ) são bastante complexas deixando o titular do contrato em posição totalmente delicada em processos, longos cansativos e estressantes. Poucas vezes vi casos de devoluções amigáveis que há de fato um acerto amigável e tranquilo para a parte financiada. De uma forma ou de outra o Banco ou a Financeira deixam sua marca punitiva para o inadimplente do contrato servindo de statu quo para a obrigação contratual de toda a sua carteira de financiamento. Esse risco de negócio deve ser domado.

    Mesmo que de forma geral a "Entrega Amigável" seja uma opção e até mesmo estimulada pelos senhores advogados parece ser mais interessante que seja focada as alternativas objetivas como a transferência da titularidade ou a quitação do contrato (Venda do Bem). Esse é o caminho mais sereno em que a parte financiada não terá qualquer prejuízo futuro em relação a novos créditos, financiamentos e afins.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quarta, 06 de julho de 2011, 22h14min

    De pleno acordo com o exposto imediatamente acima, embora seja ABSOLUTAMENTE contra a qualquer aquisição de veículo financiado, uma vez que o consumidor sem exceção cumprindo ou não o contrato, LEVA FUMO.

    Adv. Antonio Gomes.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sexta, 08 de julho de 2011, 21h54min

    Concordo plenamente com os dois ultimos comentarios.

    Banco é AGIOTAGEM, só que legalizado.

    Mas o que seria do mundo atual, sem eles???

    Faltou no nosso amado país, uma educação de como lidar com finanças, gastando apenas o que ganha e economizar para obter o bem desejado..

    Infelizmente, vamos levar alguns anos (espero que não muitos) ainda deixando os banqueiros mais ricos.

    A

    andettocd Quarta, 13 de julho de 2011, 12h06min

    Olá, boa tarde!

    Estou com um financiamento de uma moto, pago regularmente em dia, mas tivemos uns imprevistos e por isso estamos sem condições de manter o financiamento, entrei em contato com a financeira (BV Financeira) e a mesma informou que não faz a devolução amigável do bem, como devo proceder?