Depois da mudança de maioridade civil o término da pensão alimenticia é com 18 ou 21 anos? Para continuar pagando depois da maioridade, os filhos precisam estar em nivel universitário ou técnico? Ou desde que estejam estudando não importa o grau, tem que continuar pagando pensão?

Respostas

    L

    Lucas Quinta, 21 de fevereiro de 2019, 19h26min

    Boa Noite!
    Sou pensionista federal, meu pai é falecido e faço faculdade o tempo da pensão esta quase acabando. Tenho direito de pedir o aumento do tempo para o termino da pensão ( até terminar a faculdade)?

    D

    Desconhecido Quinta, 21 de fevereiro de 2019, 19h36min

    Normalmente so ate os 21 dificilmente aumentara o tempo

    E

    Eveline Ferreira Segunda, 18 de março de 2019, 22h01min

    Boa noite meu filho recebe uma pensão por morte ele tá fazendo faculdade, ele vai completar em maio 21 anos o pai dele é falecido gostaria de uma resposta..........

    D

    Desconhecido Terça, 19 de março de 2019, 6h21min

    O correto e extinguir aos 21. Para conseguir ate os 24 tera que ingressar com acao judicial, mas não ha garantia de que será concedida.

    Luciana Araújo

    Luciana Araújo Segunda, 25 de março de 2019, 20h14min

    Tenho 23 anos e estou no 6º período da faculdade. Gostaria de saber se a minha pensão alimentícia vai acabar automaticamente quando eu completar os 24 anos ou meu pai deverá entrar com o pedido de exoneração ? Tive que parar 1 ano e meio da minha faculdade pois cuido da minha vó e ela adoeceu e não tinha ninguém pra cuidar dela. Não quero parar de fazer a faculdade, é o meu sonho me formar. Mas estou com medo da pensão acabar logo que eu completar os 24 anos.

    Carlos silva

    Carlos silva Quinta, 04 de abril de 2019, 7h26min

    Olá, eu tenho 19 anos e to terminado o 3° do ensino médio é meu pai adquiriu para de pagar a pensão por conta própria, sabendo que eu ostou estudando. Oque eu posso fazer?

    D

    Desconhecido Quinta, 04 de abril de 2019, 8h23min

    Ta fazendo faculdade?

    A

    Alysson Bruno Da Silva Cordeiro Quinta, 11 de abril de 2019, 14h43min

    Boa Tarde, estou com 22 anos e entrei na UFPB, tenho direito a receber pensão ainda ?

    A

    ALANA PESSOA Sábado, 27 de abril de 2019, 19h25min

    Depois de 20 anos separados de fato o meu pai pediu o divorcio a minha mãe, querendo que a mesma assinasse uma procuração. Eles tiveram em comunhão duas filhas, eu e minha irmã(agora maiores), agora ele quer casar novante com uma mulher cheia de filhos. Ele tem alguns bens materiais que foram conquistados depois da separação de fato. Minha pergunta é as seguintes:
    O direito da minha mãe sobre esses bens já prescreveu?
    Quais os direitos das filhas maiores? (uma está na faculdade)

    Obs: A muito tempo atrás minha mãe pediu o divorcio e ele não deu. O regime de casamento é a comunhão parcial de bens.

    Jackelyne Paganardi

    Jackelyne Paganardi Sábado, 18 de maio de 2019, 20h20min

    olá. Recebo a pensão alimentícia completei 21 anos este mês (14.maio) tenho direito de receber este mês ou não?
    Ja concluí ensino médio em fase profinalizante si eu ingressar em um curso básico como continuacao da minha especialidade (professora ed. infantil) entre 6meses a 1 ano ou 2 anos meu pai tem que manter a pensão? desde ja obg

    D

    Desconhecido Sábado, 18 de maio de 2019, 20h39min

    So curso superior lhe a direito a pedir prorrogação.

    Ana Karolina Santos

    Ana Karolina Santos Sexta, 31 de maio de 2019, 7h31min

    Olá, eu tenho 21 anos e recebo pensão, mas estou fazendo curso técnico em enfermagem e não estou trabalhando, a pensão será cortada em dezembro desse ano. Eu gostaria de saber se eu tenho direito a pensão até o término do curso ( tem duração de 2 anos ) vou concluir ele em 07 de junho de 2020, não sei oq fazer tenho que ir na O.B?

    M

    marcos antonio gouvea goncalves Sexta, 07 de junho de 2019, 9h31min

    Tenho uma filha ela vai fazer 21 anos em julho como fica a pensão ela não estuda mais e não mora com a mãe dela e tá vivendo com um rapaz

    M

    marcos antonio gouvea goncalves Sexta, 07 de junho de 2019, 9h32min

    A pensão vai continuar sendo descontada do meu vencimento

    L

    Luciana Moreira Sexta, 07 de junho de 2019, 12h43min

    vai continuar vindo descontado até vc procurar um advogado e solicitar a exoneração

    Sueli Oliveira

    Sueli Oliveira Sábado, 15 de junho de 2019, 11h07min

    Boa tarde!
    Meu marido está sendo desapontado pelo INSS, ganhando apenas 1.250,00 ele paga de pensão em conta 500,00 de pensão, e a filha faz faculdade de medicina e está no 3 ano ele não tem condições de continuar pagando este valor, a mãe paga a faculdade pois é diretora de faculdade tem condições, porém a filha tem 22 anos e não abre mão da pensão.
    O que meu esposo deve fazer, ele não tem condições de contratar um advogado.

  • -1
    Sueli Oliveira

    Sueli Oliveira Sábado, 15 de junho de 2019, 11h16min

    E mais tenho uma filha com ele d 20 anos cursando o 4 ano de faculdade d meio período, trabalha na faculdade meio período e se vira, isso conta em caso de retirada da pensão para outra.

    Ana Lucia Raymond

    Ana Lucia Raymond Terça, 20 de agosto de 2019, 0h33min

    Olá boa noite queria tirar uma dúvida meu filho tem 17 anos fará 18 ano que vem ele estuda o segundo ano e trabalha com carteira assinada também tem uma filha que tem 15 faz 16 ano que vem também ela teve coagano cerebral não ficou com sequelas passou por sete cirurgia devido a esse problema não trabalho cuido dela e do meu filho moro de favor na casa dos meus pais eles me ajuda e eu ajudo eles já que na casa dos meus pais tenho 2 irmão deficientes minha mãe e meu pai já está de idade e cuido dessa filha minha então eu e meus filhos sobrevivermos com a pensão do pai dos meus filhos que é 500 reais será que quando meu filho completa seus 18 anos ele vai tirar a pensão do meu filho pq mesmo que meu filho trabalhe é muito difícil pq mesmo morando com meus pais tenho que ajudar na despesas da casa fora roupas sapatos remédio e o material de escola deles e o pai deles não me ajuda com mais nada a não ser com esse valor estipulado pelo juiz não visita não procura eles pra nada poderia me ajudar obrigada

    Ana Lucia Raymond

    Ana Lucia Raymond Terça, 20 de agosto de 2019, 0h43min

    Esquece de lhe falar cuido da minha filha pq ela usa uma válvula na cabeça tem que ficar indo ao médico pra ver se está TD bem e também ela tem que fazer tratamento com o médico de rin pq depois desse problema de coagano cerebral descobrimos que ela nasceu só com um rin por isso tenho que ficar cuidando dela obrigada por sua atenção

    Mariana Borin

    Mariana Borin Quarta, 28 de agosto de 2019, 19h02min

    Olá , boa noite , eu tenho 18 anos , meu pai não me paga pensão dês dos 16 porque eu engravidei , eu estudo e estou querendo fazer um curso técnico , eu eu fazendo um curso , e colocando meu pai na justiça eu consigo volta a receber minha pensão ? Não sou cansada e nem emancipada . E não tenho renda nenhuma