Direito de vizinhança - latido de cachorro
Na casa ao lado da minha tem um escritório. Eles tem um cachorro que late o dia todo. Já verifiquei e ele fica o dia todo sozinho no quintal cimentado e late quando vê que tem gente no escritório. Durante os finais de semana e a noite que o escritório está vazio, ele fica quieto. Nem parece que existe cachorro. Mas durante o dia ele late muito e acaba atrabalhando o sossego. Já estou ficando emocionalmente abalada, pois ele late, late, late. Se o cachorro late eventualmente, porque chegou alguém, porque tocou a campainha, porque viu um gato no telhado é compreensível. Mas latir a durante o dia todo com pausa de um minuto a cada 10 minutos de latido não é compreensível. Já conversei quatro vezes com os donos do cachorro.. Meu marido já conversou com eles 3 vezes. Minhas amigas que vem pra fazer meditação comigo já ligaram pedindo uma solução. Até agora eles não tomaram nenhuma providência. Hoje ele já latiu quase uma hora sem parar.
Quais os meus direitos? qual o procedimento nesse caso? Obrigada,
Iara, tenho um caso parecido.Minhas cachorras nao ficam muito tempo sozinhas, se exercitam 2 vezes por dia, são saudaveis e são geralmente educadas. Tenho um vizinho que claramente não gosta de bicho e que se incomoda com o fato de existir cachorro dentro do apt. Recebi uma notifição e um recado- ameaça passado pelo porteiro. Conversei com a sindica, e ela me garantiu que nao houve reclamação oficial, e que o sr vizinho devera ser mais tolerante. Uma vez que ela ve me esforço em manter as cachorros educadas.Fui informada por advogados que nada podera ser feito - pois ele precisa provar que as cachorras incomodam- e que como ninguem mais reclamou, nao existe incomodo de mais pessoas. Sem a existencia de ´prova qto à perturbação nada pode ser feito. Como as acusações são injustas eu posso até abrir um processo por assédio moral - uma vez que eu me sinto acuada por injustas acusações. Somos proprietarios responsáveis e não queremos causar incomodo a ninguem, muito menos colocar meus bichinhos em situações que elas tenha que chorar, uivar o dia todo! So que gostariamos que os que nao gostam de bichos entedam que cachorro late como eu entendo que criança chora, casal briga. O que não pode é latidos inconvenientes repitidos! Se vc tiver alguma luz gostaria de ouvi-la! abraços
Neste debate já se falou que cachorros latem porque passam fome ou maus tratos. No meu bairro existem vários cachorros que são tratados e mimados que nem uns bebem e latem muittttooo!!!!! Como explicar isso? Simplesmente porque os donos não os ensinam e não impões limites!
Da mesma forma aquele papo de que o cachorro late porque precisa se comunicar e faz parte de sua raça, com o máximo respeito, é mentira!!! Ao redor de minha casa existem 19 cachorros e todos eles latem sempre, simplesmente porque vêem outro cão ou uma pessoa passar na rua etc, e não são educados pelo seus donos... Em contra partida a minha irmã, que mora um pouco mais afastada de minha casa tem um casal de filas e o meu outro irmão, que também mora em outra casa na mesma rua, tem três vira-latas. DETALHE: OS CINCO SÓ LATEM SE ALGUÉM ENTRAR NO PÁTIO, SIMPLESMENTE PORQUE FORAM ENSINADOS PARA ISSO!!!!! Não exige técnica especial nem curso para isso. Só basta coerência e um pouquinho de paciência que os cães aprendem sim.
Além do mais, o cão latindo somente nos momentos de necessidade (quando entrar um invasor no pátio) além de não incomodar os demais vizinhos, irá garantir a real segurança ao seu dono, pois este saberá realmente quando estarão invadindo sua casa.
OUTRO DETALHE: gosto de crianças, mas, por exemplo, não gosto de crianças mal educadas e mimadas. A mesma regra é para os cães: adoro cães, agora me pergunte se gosto de cães que latem de forma incessante? É a mesma situação para os cães mal educados: não receberam nenhum limite de seus donos, portanto irão ficar chatos e insuportantes, assim como as crianças mimadas!!!
Ah... E o cão se comunica de diversas formas sim, até as mais lindas e impressionantes possíveis, sem sequer precisarem latir. Quem pensa e defende o contrário, na minha opinião, com máximo respeito, está dotado de um pensamento ignorante.
Como só os cachorros da minha irmã e do meus irmão são educados e eu sofro com os outros 19 cachorros malucos em volta da minha casa, sabe o que vou fazer? Jamais os mataria com veneno, pois acho isso um ato de crueldade; vou comprar um APITO ESPECÍFICO PARA CÃES, na qual não emite som ao ser humano, mas o bicho ouve e se aqueta um pouco ao sentir a vibração sonora do mesmo. As pessoa dizem que funciona. Já encomendei um em uma Pet. Chega a ter lista de espera. Infelizmente, já que os próprios donos não educam seus cães, eu vou ter que educar! Fazer o quê? Não consigo nem dormir direito mais, além de tudo, trabalho e estudo em casa. Esta missão é quase impossível! Que horror! Mas a esperança é a última que morre...
Estou às lágrimas! Sinceramente: quanto desapego a vida animal, quanta intolerância. Socorro!
Todos os dias quando vejo pessoas como encontrei nesse forum que cogitam em envenenar cachorros, denuncia-los ao centro de zoonose (que irá obviamente sacrificá-los) penso eu em eu mesma me envenenar, morrer, partir, nunca criar meus filhos num mundo onde os seres vivos são descartados a bel vontade, por capricho!
Deus nos ampare. Só Ele pode! Ele criou os homens e criou os animais, somos frutos da mesma obra. Como podemos atentar contra esta obra???
Tenho fé que muitos PETAs, WWF, Greenpeaces, ABEACS, SUIPAs aparecerão todos os dias, com líderes fortes, conquistando a LEI para nossas causas!
Abs
"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade" (Leonardo Da Vinci)
sabe como funciona a legislação sobre os excessos de latidos do cão, em Paris, por exemplo?
se o cão late por mais de 5 minutos e há 2 vizinhos incomodados, que morem em endereços diferentes, reclamam na região administrativa. para o infrator. ... MULTA. em caso de reincidência ......... PRISÂO.
é simples, justo, civilizado, educado.
pobre Brasil, terceiro mundo de justiça primitiva.
Ja Passei pelo mesmo problema e apos anos suportei ate que não mais aguentei e fui na delegacia e fiz um BO e graças a Deus hoje vivo em PAZ.
A lei existe então temos o dever de lutar pelos nossos direitos.
A poluição sonora e outro poblema que estou tentanto acabar por aqui.
Veiculos de propaganda e carros paticulares com som alto ja esta virando pandemia por todo pais. LUTEM NÃO TENHAM MEDO. A POLUIÇÃO SONORA E CASO DE SAUDE PUBLICA.]
É Maria Tereza, realmente ninguém liga para os danos da poluição sonora... a nossa cultura é permissiva quanto a isso...
Eu relacionaria:
- banalização do uso da buzina.
- descargas de motos.
- sinaleiras de garagens (odeio!!!)
- festas em condomínios
- caro de som.
- latido de cães.
onde não há poder público, tudo é permitido.
Oi gente!!!! Sou eu novamente... Realmente é muito complicada esta historia de cachorros histericos... Como ja disse antes, tenho um vizinho q tem um cachorro e pouco se importa se o cachorro dele encomoda.... Estou tomando coragem para denunciar, o problema é q nao sei se outras pessoas escultam, pq o bendito fica bem de baixo da janela do meu quarto, a outra casa fica distante, e ate o latido chegar la, ja nao dá mais para se saber de onde vem, e atraz é um terreno vazio, nao sei se tem como eu denunciar sozinha... Mas vou cabar tentando... Não quero castigar o cachorro, pois é um animal e nao sabe o q esta fazendo, mas o dono deveria ter desembolçar os 200 mil reais para aprender a respeitar os vizinhos, pois ele sabe q o cachorro encomoda....
Essa situação toda é complicada, e sinceramente pouco me importo se esse cachorro for sacrificado, e olha q eu amo animais, mas esse eu queria ve-lo bem longe ou bem morto....
FRANCISCO, vc pediu meu e-mail a um tempo atraz, ele é [email protected]
Bjs
eu sou solidário a todos que sofrem com latidos excessivo de cães. absurdo é a grave falta de canal legal para resolver o incômodo - falta de respeito, falta de ética desse nosso cotidiano do caos.
sabe como pode resolver a situação? ........ surtando! chega junto do responsável como um louco ameaçador e temerário... ou ele vai respeitar na marra ou a coisa vai degringolar para a violência.
Eu não tenho somente um vizinho e sim a vizinhaça inteira tem carrocho, e vcs podem acreditar a cachorrada late a noite toda e dia todo e eles não tem a coragem de mandar oscães calarem a boca. Eu tenho 03 caes e eles praticamente não latem pois eu não deixo, só latem qdo realmente está acontecendo algo importante (chegando alguém estranho, algum bicho....) entãoeu sei por experiencia própria que se os donos quiserem eles fazem os cães ficarem quietos´basta terem respeitos pelas pessoas... e as nossas leis estão sempre do lado daqueles que não as obedecem infelizmente
Estou vendo que esse problema é mais comum do que parece. Enfim, um vizinho tem um cachorro que late mais de dez horas por dia. Fui várias vezes reclamar, mas o dono do cachorro nunca está, ou manda dizer que não está. Consegui o telefone dele, e liguei várias vezes, mas ele "nunca" está, e sempre outra pessoa atende o telefone. Após tanto reclamar, a solução do vizinho foi: mudar o número de telefone, assim não ouve mais reclamação!!! Minha dúvida é: das várias pessoas que responderam aos comentários postados, alguma é advogado/a, que possa dar uma orientação realmente fundamentada juridicamente? Parece que vou precisar.
Eu também já estou farto de ouvir latidos dessa cachorrada todo dia, o dia todo. Também estou farto de ler que 'os pobres cachorros não têm culpa, a culpa é do dono".
Isso é papo furado, não é o dono que late e sim a droga do cão. E não quero saber se o 'cachorrinho late porque está preso' ou se 'latir faz bem a ele'. Eu quero de volta o meu direito de poder ter paz dentro da minha casa e poder ler um livro ou ver um filme, sem ficar irritado por causa de um maldito cão que não cala a boca nunca.
Eu acho que está na hora de pressionar as autoridades no sentido de tomarem medidas a fim de preservar as pessoas que precisam trabalhar, estudar ou repousar - de serem levadas à loucura pelo barulho interminável que esses animais patéticos fazem!
O que está acontecendo é uma enxurrada desses bichos sendo levados para dentro de apartamentos, geralmente por gente carente de afeto humano, e isso está ajudando em aumentar o nível de estresse geral, por causa dos uivos e latidos. Basta ler a quantidade de reclamações em muitos sites e fóruns da Internet contra essa atual praga canina que aflige a maioria das pessoas.
Já que muitos donos dessa cachorrada não toma uma providência sequer, é a nossa vez de contra-atacar. Da minha parte, já comecei a reunir os vizinhos que estão com o mesmo problema, para organizar uma linha de ação firme contra isso. Já temos a adesão de um bocado de gente disposta a enfrentar qualquer dificuldade para seguir em frente, até que as nossas reivindicações sejam consideradas por esferas mais altas. A união faz a força, então recomendo que todos aqui façam o mesmo. A médio prazo espera-se que nossas vozes soem mais alto do que os latidos da cachorrada e essa situação insuportável possa reverter.
Ano passado consegui despachar para outro bairro um morador do meu prédio com seu totó barulhento, numa simples reunião de condomínio. Esta semana também reclamei com o síndico do prédio ao lado sobre um cachorro que late o dia todo. Para minha satisfação, ele também não aguenta mais o barulho do cão e já contatou a administradora do prédio. A dona do animal vai receber uma notificação oficial e a partir daí, será multada. Vamos ver por quanto tempo ela gostará de pagar multas, por causa de um bicho que parece uma ratazana e só faz latir o dia inteiro...
Hora de agir, minha gente. Chega de ouvir latido o tempo todo!
Ricardo Veiga... Obrigada pelo elogio!
Luiz... Os fundamentos jurídicos para se entrar com uma ação contra os terríveis donos destes cães estão no início deste debate. Entre outros, estão expressos o Dec. Lei 3.688/41, o Código Civil em seus artigos 554, 1.277, 1.313, e assim por diante... Entre com uma ação de obrigação de fazer cumulada com danos morais. Registre um B.O. e junte rol de testemunhas para deporem... É necessário também provar o seu dano/abalo decorrido da perturbação vinda dos cães. A Defensoria Pública presta o serviço gratuitamente.
Boa sorte a todos nós que temos bom senso e respeito ao próximo e desejamos simplesmente ter paz e sossego!
Thiani Boézzio
Tenho dois cães, ficam presos ás suas respectivas casinhas.. cuido deles muito bem, porém essa semana meu vizinho reclamou do latido de um deles, dizendo não consegue dormir á noite e que eu deveria soltá-los, etc... eu descuti com ele e tal... e ele acionou a vigilância sanitária... o que me entriga é que além de ouvir o som altíssimo, ele toca guitarra o dia todo, tem 3 cães e 8 gatos, dá pra acreditar nisso ??? Nunca reclamei de nada porque não gosto de discussões, mas essa foi a gota dágua... Quero saber quais os meus direitos e como devo agir... tenho um bebê de 1ano em casa !!!!
Muito obrigado pela atenção de todos que estão lendo
Depois de ler o tópico já tenho uma boa base pra tentar resolver o problema que tenho, que é parecido com o de vocês, mas tem uma diferença que no meu entender é uma diferença importante.
Venho lendo aqui que algumas tentativas de resolver o problema tendo como argumento o barulho causado pelo animal do vizinho nem sempre dão certo. Acho que o argumento a seguir é mais forte.
Moro em uma espécie de vila e o cachorro que me incomoda fica SOLTO EM UMA ÁREA COMUM AOS OUTROS MORADORES. E não acredito que isso possa acontecer. Se eu conseguir que o cachorro fique preso o cachorro vai passar a me incomodar MUITO MENOS.
Os senhores e senhoras acham que eu consigo resolver o problema? O que devo fazer?
TENHO UM POODLE E ESTOU CRIANDO NO MESMO TERRENO ONDE SE LOCALIZA UM RESTAURANTE,O RESTAURANTE É DO LADO DA MINHA CASA, MAS MEU CACHORRO É CASEIRO GOSTARIA DE SABER SE ISSO É PERMITIDO PELA VIGILANCIA AMBIENTAL, POIS NAO QUERO DAR PROBLEMAS PRARA MINHA VIZINHA. EU TOMO TODOS OS DEVIDOS CUIDADOS DE HIGIENE E VACINAÇÃO, BEM COMO VISITAS PERIODICAS AO VETERINÁRIO
Oi gente... Tudo bem???? Faz tempo q nao escrevo neste Forum....
Pois se passou um tempão q a situação do cachorro latidor aumentou. Pois o casal se separaram e a mulher ficou com a casa e ela não gosta do cachorro e pouco se importa se o cachorro encomoda ou não...E agora como está solteira, ela passa noites fora de casa ou chega de madrugada... Nesta ultima quarta-feira, ela chegou em casa 2:20 da madrugada e eu querendo dormir pq trabalhei o dia todo e estava cansada... Na quinta resolvi ir falar com ela novamente e a bonita me disse q a situação vai piorar, pq ela nao vai mais dormir na casa e o cachorro vai ficar sozinho e q ela quer q se dane eu e o cachorro... Eu disse para ela da lei q diz que o cachorro nao pode ficar latindo a noite todo e tudo q ela me disse foi para procurar meus direitos e me xingou com nomes de baixo calão...
Fiquei absmada com a atitude dela...Hoje mesmo ela ja nao vai dormir em casa e eu, idiota, irei dormir na sala por causa do cachorro dela....
Fui orientada em denuncia-la, pois a minha mãe enche o saco, pois acha q nao deve arrumar confusão com vizinhos... Fico sem saber o q fazer, pois eu adoraria ve-la se dando mal....
Ela ainda me disse assim: Não se preocupe, ele está velho e logo morre...So q ja vivo está situaçãoha quase 10 anos....Estou pirando... Depois q esse cachorro apareceu, eu me tornei uma pessoa irritada, estressada, se uma agulha cair do meu lado eu ja estouro...Eu nao era assim, alias, ja faz tanto tempo q perdia a calma (10 anos), q eu ja nem lembro direito como eu era...rsrsrs
E esse estress todo me incomoda muito, pois sou psicologa e preciso ter toda a calma do mundo para atender, estou precisando ir no psiquiatra ver se consigo algum remedio para acalmar...
Ficar sem dormir e ouvindo latidos está acabando com a minha saude mental de verdade...