Na casa ao lado da minha tem um escritório. Eles tem um cachorro que late o dia todo. Já verifiquei e ele fica o dia todo sozinho no quintal cimentado e late quando vê que tem gente no escritório. Durante os finais de semana e a noite que o escritório está vazio, ele fica quieto. Nem parece que existe cachorro. Mas durante o dia ele late muito e acaba atrabalhando o sossego. Já estou ficando emocionalmente abalada, pois ele late, late, late. Se o cachorro late eventualmente, porque chegou alguém, porque tocou a campainha, porque viu um gato no telhado é compreensível. Mas latir a durante o dia todo com pausa de um minuto a cada 10 minutos de latido não é compreensível. Já conversei quatro vezes com os donos do cachorro.. Meu marido já conversou com eles 3 vezes. Minhas amigas que vem pra fazer meditação comigo já ligaram pedindo uma solução. Até agora eles não tomaram nenhuma providência. Hoje ele já latiu quase uma hora sem parar.

Quais os meus direitos? qual o procedimento nesse caso? Obrigada,

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    Michele Sexta, 12 de junho de 2009, 19h35min

    Eu não tenho somente um vizinho e sim a vizinhaça inteira tem carrocho, e vcs podem acreditar a cachorrada late a noite toda e dia todo e eles não tem a coragem de mandar oscães calarem a boca. Eu tenho 03 caes e eles praticamente não latem pois eu não deixo, só latem qdo realmente está acontecendo algo importante (chegando alguém estranho, algum bicho....) entãoeu sei por experiencia própria que se os donos quiserem eles fazem os cães ficarem quietos´basta terem respeitos pelas pessoas... e as nossas leis estão sempre do lado daqueles que não as obedecem infelizmente

    L

    Luiz Quarta, 17 de junho de 2009, 11h14min

    Estou vendo que esse problema é mais comum do que parece. Enfim, um vizinho tem um cachorro que late mais de dez horas por dia. Fui várias vezes reclamar, mas o dono do cachorro nunca está, ou manda dizer que não está. Consegui o telefone dele, e liguei várias vezes, mas ele "nunca" está, e sempre outra pessoa atende o telefone. Após tanto reclamar, a solução do vizinho foi: mudar o número de telefone, assim não ouve mais reclamação!!! Minha dúvida é: das várias pessoas que responderam aos comentários postados, alguma é advogado/a, que possa dar uma orientação realmente fundamentada juridicamente? Parece que vou precisar.

    B

    Bruno G Terça, 30 de junho de 2009, 22h19min

    Eu também já estou farto de ouvir latidos dessa cachorrada todo dia, o dia todo.
    Também estou farto de ler que 'os pobres cachorros não têm culpa, a culpa é do dono".

    Isso é papo furado, não é o dono que late e sim a droga do cão. E não quero saber se o 'cachorrinho late porque está preso' ou se 'latir faz bem a ele'. Eu quero de volta o meu direito de poder ter paz dentro da minha casa e poder ler um livro ou ver um filme, sem ficar irritado por causa de um maldito cão que não cala a boca nunca.

    Eu acho que está na hora de pressionar as autoridades no sentido de tomarem medidas a fim de preservar as pessoas que precisam trabalhar, estudar ou repousar - de serem levadas à loucura pelo barulho interminável que esses animais patéticos fazem!

    O que está acontecendo é uma enxurrada desses bichos sendo levados para dentro de apartamentos, geralmente por gente carente de afeto humano, e isso está ajudando em aumentar o nível de estresse geral, por causa dos uivos e latidos. Basta ler a quantidade de reclamações em muitos sites e fóruns da Internet contra essa atual praga canina que aflige a maioria das pessoas.

    Já que muitos donos dessa cachorrada não toma uma providência sequer, é a nossa vez de contra-atacar. Da minha parte, já comecei a reunir os vizinhos que estão com o mesmo problema, para organizar uma linha de ação firme contra isso. Já temos a adesão de um bocado de gente disposta a enfrentar qualquer dificuldade para seguir em frente, até que as nossas reivindicações sejam consideradas por esferas mais altas. A união faz a força, então recomendo que todos aqui façam o mesmo. A médio prazo espera-se que nossas vozes soem mais alto do que os latidos da cachorrada e essa situação insuportável possa reverter.

    Ano passado consegui despachar para outro bairro um morador do meu prédio com seu totó barulhento, numa simples reunião de condomínio. Esta semana também reclamei com o síndico do prédio ao lado sobre um cachorro que late o dia todo. Para minha satisfação, ele também não aguenta mais o barulho do cão e já contatou a administradora do prédio. A dona do animal vai receber uma notificação oficial e a partir daí, será multada. Vamos ver por quanto tempo ela gostará de pagar multas, por causa de um bicho que parece uma ratazana e só faz latir o dia inteiro...

    Hora de agir, minha gente. Chega de ouvir latido o tempo todo!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    T

    Thiani Quinta, 02 de julho de 2009, 13h09min

    Ricardo Veiga... Obrigada pelo elogio!

    Luiz... Os fundamentos jurídicos para se entrar com uma ação contra os terríveis donos destes cães estão no início deste debate. Entre outros, estão expressos o Dec. Lei 3.688/41, o Código Civil em seus artigos 554, 1.277, 1.313, e assim por diante... Entre com uma ação de obrigação de fazer cumulada com danos morais. Registre um B.O. e junte rol de testemunhas para deporem... É necessário também provar o seu dano/abalo decorrido da perturbação vinda dos cães. A Defensoria Pública presta o serviço gratuitamente.

    Boa sorte a todos nós que temos bom senso e respeito ao próximo e desejamos simplesmente ter paz e sossego!

    Thiani Boézzio

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    E

    Eliane ferreira Quarta, 12 de agosto de 2009, 23h50min

    Tenho dois cães, ficam presos ás suas respectivas casinhas.. cuido deles muito bem, porém essa semana meu vizinho reclamou do latido de um deles, dizendo não consegue dormir á noite e que eu deveria soltá-los, etc... eu descuti com ele e tal... e ele acionou a vigilância sanitária... o que me entriga é que além de ouvir o som altíssimo, ele toca guitarra o dia todo, tem 3 cães e 8 gatos, dá pra acreditar nisso ??? Nunca reclamei de nada porque não gosto de discussões, mas essa foi a gota dágua... Quero saber quais os meus direitos e como devo agir... tenho um bebê de 1ano em casa !!!!

    G

    Gabrimor Sábado, 19 de setembro de 2009, 12h17min

    Muito obrigado pela atenção de todos que estão lendo

    Depois de ler o tópico já tenho uma boa base pra tentar resolver o problema que tenho, que é parecido com o de vocês, mas tem uma diferença que no meu entender é uma diferença importante.

    Venho lendo aqui que algumas tentativas de resolver o problema tendo como argumento o barulho causado pelo animal do vizinho nem sempre dão certo. Acho que o argumento a seguir é mais forte.

    Moro em uma espécie de vila e o cachorro que me incomoda fica SOLTO EM UMA ÁREA COMUM AOS OUTROS MORADORES. E não acredito que isso possa acontecer. Se eu conseguir que o cachorro fique preso o cachorro vai passar a me incomodar MUITO MENOS.

    Os senhores e senhoras acham que eu consigo resolver o problema? O que devo fazer?

    E

    Evelin_oca Domingo, 10 de janeiro de 2010, 20h40min

    TENHO UM POODLE E ESTOU CRIANDO NO MESMO TERRENO ONDE SE LOCALIZA UM RESTAURANTE,O RESTAURANTE É DO LADO DA MINHA CASA, MAS MEU CACHORRO É CASEIRO GOSTARIA DE SABER SE ISSO É PERMITIDO PELA VIGILANCIA AMBIENTAL, POIS NAO QUERO DAR PROBLEMAS PRARA MINHA VIZINHA. EU TOMO TODOS OS DEVIDOS CUIDADOS DE HIGIENE E VACINAÇÃO, BEM COMO VISITAS PERIODICAS AO VETERINÁRIO

    D

    Dr. Ricardo Braga Domingo, 27 de junho de 2010, 5h51min

    Prezados lesados por barulho excessivo de cães,
    Justiça concede solução jurídica para “latidos do cachorro do vizinho” - http://www.codigodefesaconsumidor.com.br/justica-concede-solucao-juridica-para-latidos-do-cachorro-do-vizinho/

    D

    Dom Deb Terça, 13 de julho de 2010, 22h12min

    Para acabar com os latidos de cochorro do vizinho, comprei um Stop Bark da Viatek, foncionou perfeitamente e não precisei nem de perder tempo com ação juridica, nem ficar em conflito com vizinho. O efeito deste aparelho foi instantaneo.

    L

    Luciana_1 Sexta, 23 de julho de 2010, 23h55min

    Oi gente... Tudo bem????
    Faz tempo q nao escrevo neste Forum....

    Pois se passou um tempão q a situação do cachorro latidor aumentou. Pois o casal se separaram e a mulher ficou com a casa e ela não gosta do cachorro e pouco se importa se o cachorro encomoda ou não...E agora como está solteira, ela passa noites fora de casa ou chega de madrugada... Nesta ultima quarta-feira, ela chegou em casa 2:20 da madrugada e eu querendo dormir pq trabalhei o dia todo e estava cansada... Na quinta resolvi ir falar com ela novamente e a bonita me disse q a situação vai piorar, pq ela nao vai mais dormir na casa e o cachorro vai ficar sozinho e q ela quer q se dane eu e o cachorro... Eu disse para ela da lei q diz que o cachorro nao pode ficar latindo a noite todo e tudo q ela me disse foi para procurar meus direitos e me xingou com nomes de baixo calão...

    Fiquei absmada com a atitude dela...Hoje mesmo ela ja nao vai dormir em casa e eu, idiota, irei dormir na sala por causa do cachorro dela....

    Fui orientada em denuncia-la, pois a minha mãe enche o saco, pois acha q nao deve arrumar confusão com vizinhos... Fico sem saber o q fazer, pois eu adoraria ve-la se dando mal....

    Ela ainda me disse assim: Não se preocupe, ele está velho e logo morre...So q ja vivo está situaçãoha quase 10 anos....Estou pirando... Depois q esse cachorro apareceu, eu me tornei uma pessoa irritada, estressada, se uma agulha cair do meu lado eu ja estouro...Eu nao era assim, alias, ja faz tanto tempo q perdia a calma (10 anos), q eu ja nem lembro direito como eu era...rsrsrs

    E esse estress todo me incomoda muito, pois sou psicologa e preciso ter toda a calma do mundo para atender, estou precisando ir no psiquiatra ver se consigo algum remedio para acalmar...

    Ficar sem dormir e ouvindo latidos está acabando com a minha saude mental de verdade...

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 21h44min

    Já tentei protetores, a noite qdo o latido e bem em frente sua janela não funciona. O que funcionaria mesmo seria a educação dos donos desses animais, mas infelizmente nem todos a teem.