Na casa ao lado da minha tem um escritório. Eles tem um cachorro que late o dia todo. Já verifiquei e ele fica o dia todo sozinho no quintal cimentado e late quando vê que tem gente no escritório. Durante os finais de semana e a noite que o escritório está vazio, ele fica quieto. Nem parece que existe cachorro. Mas durante o dia ele late muito e acaba atrabalhando o sossego. Já estou ficando emocionalmente abalada, pois ele late, late, late. Se o cachorro late eventualmente, porque chegou alguém, porque tocou a campainha, porque viu um gato no telhado é compreensível. Mas latir a durante o dia todo com pausa de um minuto a cada 10 minutos de latido não é compreensível. Já conversei quatro vezes com os donos do cachorro.. Meu marido já conversou com eles 3 vezes. Minhas amigas que vem pra fazer meditação comigo já ligaram pedindo uma solução. Até agora eles não tomaram nenhuma providência. Hoje ele já latiu quase uma hora sem parar.

Quais os meus direitos? qual o procedimento nesse caso? Obrigada,

Respostas

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 21h46min

    Onde acho esse aparelho, pelo amor de deus....

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 21h54min

    Acho que todos nós que sofremos com latidos de cães deveriamos propor duas coisas:
    1) Uma campanha de conscientização junto aos donos de animais , contando com a colaboração dos mais sensatos e educados para que consigamos alguma coisa junto aqueles que não respeitam os vizinhos.

    2) Lutar por uma lei que inclua na " lei do silencio" latidos de cães, pelo menos assim os proprietarios teriam de recolher seus animais à noite, o que já ajudaria. Eu sofro disso a uns cinco anos outros vizinhos já reclamaram tm e nesse tempo todo os proprietarios já tiveram dois cães mortos , um eu soube que foi envenenado e assim mesmo estão no terceiro cão e não se incomodam se ele late, dizem que: Cão late mesmo. Já até escrevi uma materia sobre isso. Não tem jeito, estamos num pais onde as pessoas ainda deixam as necessidades de seus animais na ruas, a solução vai ser mesmo uma Lei. Vamos lutar por isso. Quem se candidata a recolher as assinaturas, eu faria isso se soubesse como, alguem pode me orientar?

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 21h54min

    Acho que todos nós que sofremos com latidos de cães deveriamos propor duas coisas:
    1) Uma campanha de conscientização junto aos donos de animais , contando com a colaboração dos mais sensatos e educados para que consigamos alguma coisa junto aqueles que não respeitam os vizinhos.

    2) Lutar por uma lei que inclua na " lei do silencio" latidos de cães, pelo menos assim os proprietarios teriam de recolher seus animais à noite, o que já ajudaria. Eu sofro disso a uns cinco anos outros vizinhos já reclamaram tm e nesse tempo todo os proprietarios já tiveram dois cães mortos , um eu soube que foi envenenado e assim mesmo estão no terceiro cão e não se incomodam se ele late, dizem que: Cão late mesmo. Já até escrevi uma materia sobre isso. Não tem jeito, estamos num pais onde as pessoas ainda deixam as necessidades de seus animais na ruas, a solução vai ser mesmo uma Lei. Vamos lutar por isso. Quem se candidata a recolher as assinaturas, eu faria isso se soubesse como, alguem pode me orientar?

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 22h13min

    CÃES LATIDORES: UMA PROPOSTA CIVILIZADA

    O objetivo desta mminha colocação é que possamos unir forças e recolher dados reias que possam levar as autoridades tomarem uma atitude diante deste problema e a população fazer um trabalho de conscientização junto aos donos de animais.

    Acredito que com relatos Medicos e da área do Direito que apresentem as consequencias trazidas em casos de latidos pertubadores possamos ter algum sucesso tendo a lei a nosso favor e evitando tanta burocracia e discussões. Em alguns paises isso já é lei. Não sei se é do conhecimento de todos, mas latidos qdo frequentes podem levar a pessoa que sofre com os mesmos vir a ter serios disturbios, desde fisicos (insônia, cansaço, pressão alta, stress ...) como emocionais ( irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações de humor,etc...), isso pode prejudicar a pessoa em sua vida pessoal e profissional, apresentando-se insuportavel de conviver com terceiros além de baixa produtividade no trabalho. Eu mesma precisei desmarcar compromissos devido a noites mal ou não dormidas. Além disso eu mesma já não me aguentou mais sobre esse assunto. O momento que para mim seria de prazer, chegar na minha casa e descansar, passou a ser irritante só de pensar na possibilidade do latido estridente do cão do meu vizinho.

    Peço tm, essa talves seja a participação mais importante, a colaboração de donos conscientes que ajudassem orientando aos que não o são.

    Solicito tm ajuda de profissionais (veterinários, adestradores) que colaborem nessa conscientização.

    ASSIM COMO NÃO SOMOS OBRIGADOS A ENCONTRAR NAS RUAS AS NECESSIDADES DESTES ANIMAIS, DEIXADOS PELOS SEUS DONOS.
    TAMBEM NÃO SÃO OBRIGADOS A PERDER NOITES DE SONO COM OS CACHORROS DE TERCEIROS.

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 22h14min

    CÃES LATIDORES: UMA PROPOSTA CIVILIZADA

    O objetivo desta mminha colocação é que possamos unir forças e recolher dados reias que possam levar as autoridades tomarem uma atitude diante deste problema e a população fazer um trabalho de conscientização junto aos donos de animais.

    Acredito que com relatos Medicos e da área do Direito que apresentem as consequencias trazidas em casos de latidos pertubadores possamos ter algum sucesso tendo a lei a nosso favor e evitando tanta burocracia e discussões. Em alguns paises isso já é lei. Não sei se é do conhecimento de todos, mas latidos qdo frequentes podem levar a pessoa que sofre com os mesmos vir a ter serios disturbios, desde fisicos (insônia, cansaço, pressão alta, stress ...) como emocionais ( irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações de humor,etc...), isso pode prejudicar a pessoa em sua vida pessoal e profissional, apresentando-se insuportavel de conviver com terceiros além de baixa produtividade no trabalho. Eu mesma precisei desmarcar compromissos devido a noites mal ou não dormidas. Além disso eu mesma já não me aguentou mais sobre esse assunto. O momento que para mim seria de prazer, chegar na minha casa e descansar, passou a ser irritante só de pensar na possibilidade do latido estridente do cão do meu vizinho.

    Peço tm, essa talves seja a participação mais importante, a colaboração de donos conscientes que ajudassem orientando aos que não o são.

    Solicito tm ajuda de profissionais (veterinários, adestradores) que colaborem nessa conscientização.

    ASSIM COMO NÃO SOMOS OBRIGADOS A ENCONTRAR NAS RUAS AS NECESSIDADES DESTES ANIMAIS, DEIXADOS PELOS SEUS DONOS.
    TAMBEM NÃO SÃO OBRIGADOS A PERDER NOITES DE SONO COM OS CACHORROS DE TERCEIROS.

    F

    FeranadaM. Sexta, 13 de agosto de 2010, 22h20min

    E uma boa solução, mas infelizmente nem todos tem condições de comprar esse produto, a não ser que saiba onde vende por um custo mais acessivel. Pois esse é um problema que atinge todas as classes sociais.

    T

    Thiani Terça, 17 de agosto de 2010, 16h57min

    Dom Deb,

    "Stop Bark da Viatek".... Que produto é esse? Como funciona? Onde posso encontrar? Por favor, nos ajude! Comprei um apitinho numa pet shop que diziam que utilizando emite uma vibração nos auvidos dos cães, fazendo eles pararem de latir. Resultado: não adiantou nada! Possivelmente este produto irá nos ajudar!

    F

    FeranadaM. Quarta, 18 de agosto de 2010, 17h26min

    O problema e que a função do cão: segurança, está acabando com a saúde de algumas pessoas. Latidos noites seguidas causa disturbios serios nas pessoas, a ponto delas perderem o controle e aì a culpa é do dono do animal e não mais do vizinho que reclama. É preciso urgente uma solução para isso. Sou psicologa atendo junto com outros medicos e estamos tendo varios casos de pessoas que estão sem dormir por conta de latidos. Essa solução de que o cão está lá para guardar a casa, vai ter de mudar. Eu mesma tenho tido esse problema o dono do cachorro alega justamente isso que o cão está lá para latir a qq movimento da rua. gato cahorro, passarinho, guarda... estou vendo que na hora que um bandido tentar entrar, ninguem da vizinhança vai fazer nada. Conhecem a fabula do carneirinho : E o lobo, e o Lobo e o lobo...pois é no dia que o lobo chegar.......
    GENTE NÃO É BRINCADEIRA, SO QUEM PASSA POR ISSO SABE.

    T

    Thiani Quinta, 19 de agosto de 2010, 15h23min

    FeranadaM.
    Te dou o maior apoio! Assino em baixo! Mas sabe o que é pior, que os próprios donos desses cães não entendem? É que, além de perturbar gravemente a saúde das pessoas com os latidos constantes de seus cães, esses próprios cães não garantem segurança para os seus donos, pois latem sempre, por qualquer coizinha. Quando realmente entrar um ladrão no pátio, o dono novamente vai achar que está ocorrendo "qualquer coisinha". Isso não dá nenhuma segurança nem para o próprio dono.

    É tão simples ensinar um animal, não precisa nem adestrá-lo em um lugar específico. É só repreender quando ele latir sem motivo. Aqui no meu bairro tem cachorros que latem só pelo fato de passar uma pessoa na rua, independente do horário. O meu irmão que mora na mesma rua tem três cachorros e latem somente se entrar um estranho dentro do pátio.

    E alguns donos de cães ainda dizem... "Cachorro precisa latir"... Haja paciência para tanta ignorância!

    B

    Bruno G Domingo, 10 de outubro de 2010, 16h53min

    FeranadaM,

    Acabo de ler a sua postagem sobre a proposta de que uma lei seja criada para tentar solucionar esse grave problema do incômodo causado por latidos incessantes de cachorros. Você tem a minha mais absoluta adesão para a causa.

    Há dois anos venho combatendo o problema no prédio onde moro, e com um certo esforço e discussão já consegui expulsar três dos cachorros mais barulhentos daqui. Ainda faltam mais dois.

    Acredito que uma lei firme facilitaria bastante a vida das pessoas que sofrem com essa praga atual, já que falta bom senso aos donos desses animais em reconhecer o mal que causam à saude física e mental da vizinhança.

    Como podemos juntar forças e organizar isso? Não encontrei neste fórum nenhum meio de mandar mensagens em pvt para outro participante.

    Eu estou no Rio de Janeiro. Tomara que vários estados participem também.

    D

    David Cavalcante Terça, 30 de novembro de 2010, 21h54min

    @Bruno G

    Bruno, eu realmente espero que os 3 cães que você conseguiu expulsar do condomínio tenham sido extremamente incômodos para todos os moradores.
    Assim como você sustenta a necessidade do "bom senso" por parte dos proprietários de cães latidores, seria interessante saber distinguir, por parte dos outros moradores, o bom senso (também) e a intolerância.

    É da natureza dos cães latir, alguns fazem isso com mais frequência e outros com menos frequência, mas o fato é que todos eles latem.
    A jurisprudência brasileira é pacífica no sentido de permitir a posse de cães de pequeno porte dentro de edifícios verticais, desde que não prejudiquem o sossego coletivo.

    O grande problema é que muitas vezes esse "sossego coletivo" é confundido com certas intolerâncias infundadas de alguns moradores egoístas.
    Não estou dizendo que isso é regra, mas que muitas vezes os cães latem esporadicamente durante o dia e esses vizinhos oportunistas exploram um incômodo mínimo e banal como esse a ponto de forçar o coitado do proprietário a se desfazer do animal.

    O fato é que muita gente tem medo de brigar na Justiça, mas eu tenho plena convicção de que juiz nenhum determinaria que um proprietário se desfizesse de seu cão porque este late 2 ou 3 vezes, com extensão de 1 ou 2 minutos cada, durante o dia.

    "Não consigo dormir"
    "Meu filho não consegue dormir"
    "Estou ficando traumatizado"
    "Estou tendo graves problemas de saúde"
    "Me transformei numa pessoa estressada e vivo brigando com os outros"

    Esses são apenas alguns dos exageros que vivo escutando por aí.
    Sei que em alguns casos existem fundamentos, mas na maioria deles as pessoas querem culpar o pobre cão pelas próprias frustrações sociais/profissionais.

    Eu não apóio, de forma nenhuma, a perturbação do sossego coletivo, tampouco sou partidário de se utilizar de um cão para causar doenças (físicas ou psicológicas) nos outros.

    No entanto, eu acho que o bom senso deve vir de ambos os lados, proprietário e vizinho, a ponto de entender quando o cão realmente está causando prejuízo significativo à vida alheia.

    Todo mundo tem o direito de ter um cão.
    Todo mundo tem o direito de que seu cão lata esporadicamente durante o dia.
    O que ninguém tem o direito de causar problemas REALMENTE SIGNIFICATIVOS (e não meros aborrecimentos ou intolerâncias) aos outros.

    S

    SATX Domingo, 05 de dezembro de 2010, 13h55min

    Tenho cachorro em casa, que já gerou denúncia por causa de barulho. Após tomar algumas providências, consegui acalmar o cachorro, que, de fato, late muito; e depois disto, peguei assinatura com diversos vizinhos, em favor da permanência do animal no quintal de casa.
    O fato é que passarinhos roubam ração do animal e também água; o que causa enorme indignação e agrava os latidos.

    Passei a fazer "passeios diários" com ele, que duram cêrca de 40 minutos. Ele adotou um comportamento mais amigável; embora ainda continue latindo para os pássaros, mas reduziu a agressividade.

    Não há como calar um cachorro, embora exista uma cirurgia nas cordas vocais que faz o barulho do latido diminuir; mas não sou favorável.

    Se os donos não podem passear com o animal, que contratem uma pessoa para isto; só assim o cachorro late menos.

    Uma boa vizinhança é essencial para quem tem animais; em especial, porque além de proteger os donos, protege também os vizinhos. Pensem nisto.

    Saudações a todos.

    M

    Marcelo C F Terça, 08 de fevereiro de 2011, 17h09min

    Nanda, é muito fácil resolver essa sua situação..... eu no seu lugar faria o seguinte já que a visinha está ameaçando dar "chumbinho" para o seu cachorro: eu esperaria de noite e colocaria um vidro inteiro de "chumbinho" na caixa de água da casa dela e mandaria todos "cantar em outra freguesia"..... fácil e sem stress..... pense nisso! Sua preocupação vai acabar.

    J

    Jose Monte Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 12h36min

    Olá N.O.M.,

    Inexiste lei neste país.

    Nenhum órgão vai resolver o problema. Uma coisa é certa o seu direito de cidadão foi violado. Já fui vitima desta transgressão penal art. 42 da lei das contravenções penais, porem, como mencionado lei neste país é assim, não se respeita. Veja o Sarney, O Lula e seu filho, a Dilma. É uma zona geral.

    Enfim, tenho uma solução eu a adotei e resolvi o problema; tive minha paz de volta. Compre um dispositivo (eu comprei nos USA) eletrônico que emite uma onda magnética e o coloque perto de sua janela. A cada latido este cão receberá uma descarga eletromagnética inaudível ao ser humano e sentira o mesmo desconforto que voce sente hoje.

    Uma coisa te garanto ele vai parar de latir e NINGUÉM saberá que voce tem este equipamento é baratinho custa só uns US$15,00.

    J

    Jose Monte Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 12h40min

    Olá N.O.M.,

    Inexiste lei neste país.

    Nenhum órgão vai resolver o problema. Uma coisa é certa o seu direito de cidadão foi violado. Já fui vitima desta transgressão penal disposta no art. 42 da lei das contravenções penais, porem, como mencionado lei neste país é assim, não se respeita. Veja o Sarney, O Lula e seu filho, a Dilma. É uma zona geral.

    Enfim, tenho uma solução eu a adotei e resolvi o problema; tive minha paz de volta. Compre um dispositivo (eu comprei nos USA) eletrônico que emite uma onda magnética e o coloque perto de sua janela. A cada latido este cão receberá uma descarga eletromagnética inaudível ao ser humano e sentira o mesmo desconforto que voce sente hoje.

    Uma coisa te garanto ele vai parar de latir e NINGUÉM saberá que voce tem este equipamento é baratinho custa só uns US$15,00.

  • -1
    C

    Carlos Alberto F. B. Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 13h07min

    Na maioria das vezes eu prefiro ouvir um cachorro latindo do que um retardado acéfalo falando ou escrevendo besteira. Não gosta de barulho, se muda para o cemitério.

    Quanto mais eu conheço os humanos, mais eu gosto do meu cachorro.

  • -1
    A

    ADVOGADO ALEX Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 13h37min

    Concordo com o Carlos Alberto.
    Já pensou se as pessoas quisessem fazer cessar todos os tipos de barulho que escutamos nas cidades, tais como buzinas, sirenes, etc, etc???

    J

    Jose Monte Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 1h15min

    Carlos Alberto F. B. e ADVOGADO ALEX,

    Senhores,

    Coloquem seus cães perto de minha varanda e quero ver eles fazerem barulho, esta feito o desafio. Vocês sim são dois acéfalos desajustados que não respeitam o direito alheio. Por isto que este país esta deste jeito.

    Leiam o art. 42 da Lei das contravenções penais.

    Quem se achar desrespeitado ai vai o link comprem e coloquem em suas varandas, eu uso e tenho paz.

    http://www.amicus.com.br/coleira-anti-latido-smart-modelos.html?gclid=CJ2Ni5eR_6YCFaZl7AodYhwreg

  • -1
    C

    Carlos Alberto F. B. Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 8h16min

    Jose Monte...

    Ficou nervosinho, será que a carapuça entrou? eu mencionei o seu nome? Não tiro uma palavra do que eu falei, quem não gosta de barulho, vai morar na sibéria ou então no cemitério.

    Quanto mais eu conheço os humanos, mais eu gosto do meu cachorro!

    A

    Amandab Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 9h42min

    ...

    LUIZ FELIPE PONDÉ

    NÃO CONFIO em "vítimas".

    Explico-me, antes que o plantão dos humilhados e ofendidos grite.

    Claro que existem vítimas no mundo. Brancos que escravizaram negros, negros que comercializaram negros, homens que batem em mulher, mulheres que torturam homens que as amam até destruir neles qualquer resto de dignidade, gays que perseguem pessoas porque são diferentes deles (surpresa?), homofóbicos, crianças espancadas em casa e humilhadas nas escolas por outras crianças, enfim, há vítimas por todos os lados. Não me refiro a este tipo de vítima "óbvia" quando digo que não confio em "vítimas".

    Quando digo que não confio em "vitimas", refiro-me àquele personagem que toda família tem pelo menos um.

    Você identifica facilmente uma dessas "vítimas" em reuniões de fim de ano ou em festas familiares fazendo o culto de si mesmas. Elas comumente acusam aos outros de "só pensarem em dinheiro" e de serem insensíveis. Normalmente essas "vítimas" não conseguem ganhar dinheiro e vivem graças à ajuda dos outros -claro, os mesmos que "só pensam em dinheiro".

    Outro traço é a "sensibilidade aguçada" e uma "outra qualidade de consciência" -esta, então, é o fim da picada. Normalmente, pessoas assim adoram "arte-terapia". O apego à espiritualidade interesseira também é muito comum.

    A "sensibilidade aguçada", então, me emociona (risadas). Elas choram com facilidade diante da própria sensibilidade. Aliás, este choro seria uma prova de sua qualidade de consciência maior do que a dos outros, aqueles miseráveis seres endurecidos pela aspereza infernal que acomete os que são obrigados a pegar a vida pelos cabelos e domá-la a cada dia, sem perdão.

    Na realidade, estas "vítimas" costumam cobrar dos outros aquilo que elas nunca dão: atenção, cuidado, amor desinteressado, lealdade.

    Experimente pedir a uma delas alguma coisa: estarão ocupadíssimas com alguma coisa "superimportante" naquele momento "superimportante" de suas vidas "superimportantes".

    Pessoas assim costumam ser muito sensíveis ao sofrimento dos cães e gatos.

    Choram se virem algum animal sofrendo -mais uma prova de sua superioridade ética.

    De novo, antes que o plantão dos humilhados e ofendidos de alguma ONG a favor de piolhos sem lar grite, adoro cães, não tanto gatos. Mas eles também têm "direito" à felicidade, claro.

    A chave para o amor aos animais neste tipo de "pessoa sensível" é que amar animais é muito mais fácil.

    Raramente eles o traem ou o expõem ao ridículo ou o abandonam. Por isso, hoje em dia (uma época dominada pelo marketing de comportamento) é tão comum gente que adora animais e detesta seres humanos. Tem até gente por aí que acha que homens e bichos deveriam ter os mesmos "direitos".

    Um dia macacos terão direito ao voto?

    Enfim, cuidado com quem se acha "vítima" de um mundo insensível e dominado pelo dinheiro. Ela é, provavelmente, a mais insensível e interesseira de todas.

    .