Ola amigos, sou novo aqui no forum, sou estudante de Direito e estou no 6º Periodo. Moro em Montes-Claros-MG e tenho 22 anos.

Bom, moro na mesma residencia desde o meu nascimento. Meus pais moram aqui a mais tempo. Ou seja, tem bastante tempo que moramos aqui.

Temos uma vizinha que tambem tem muito tempo que mora na rua.

O nosso problema começou a 8 meses atras, quando a mesma construiu a casa do cachorro, grudado no meu muro. Nao importo pelo fato da casa estar utilizando meu muro, mas sim pelo incomodo que o cachorro está trazendo.

O cão é grande, pela aparencia, parece ser um "viralata", e late muito alto. A sua dona o prende na casa as 6:30 horas da manhã, e solta o mesmo as 22:30 horas.

Logo, quando o cachorro é preso, o mesmo começa a latir, acordando todos da minha casa, pois as janelas do quarto fica muito perto do muro onde está a casa do cachorro, na distancia de mais ou menos 10 metros.

Se nao bastasse, o incomodo na hora do meu sossego, ainda nao consigo falar ao telefone, não consigo assistir TV, e nao consigo mais estudar em paz.

Hoje 7:30 horas conversei com a dona do cão, e ela pediu desculpas, porém não fez nada até agora. O cachorro continua a latir sem parar.

Estou cansado disso tudo, não sei se posso ligar isso ao fato do cachorro me encomodar tanto, mas até meu desempenho na faculdade caiu muito esse periodo, pois não consigo mais estudar na minha propria casa em paz.

Eu queria ajuda de voces, para resolver esse problema o mais rapido possivel, já que a propria dona do cão ignora que está incomodando.

Eu gostaria de receber algum modelo de petição inicial, tanto na area civel, quando na area criminal. Pois tenho como base legal para o meu caso, o Art. 42 da Lei das Contravenções Penais (Decreto Lei 3688/41):

Art. 42 - Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda: Pena - prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Tambem tenho como base legal o Art. 1277 do Codigo Civil, na parte Direitos de Vizinhanca, Do Uso Anormal da Propriedade, que diz:

Art. 1.277. O proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.

Parágrafo único. Proíbem-se as interferências considerando-se a natureza da utilização, a localização do prédio, atendidas as normas que distribuem as edificações em zonas, e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.

Portanto, tenho duvida em qual esfera eu teria mais sucesso e levando em consideracao o tempo, na qual, quanto mais rapido resolver isso, mais rapido poderei voltar a ter meu querido sossego.

Desde já, agradeço a todos.

Respostas

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Terça, 24 de março de 2009, 10h26min

    Continuo enfatizando que a mordaça no cão do damázio é a solução.

    O FF Freire tem razão: o acinte (leia-se provocação) é elemento subjetivo do tipo penalizador sem o qual não se completa.

    O Damázio se refere à coletividade, incomodando a vizinhança.

    Mas...latido intermitente de cão perturba, é fato.

    Entretanto tem gente que não mora no sítio para não ser acordado pelo galo ou o mugido da vaca.

    Vai entender o ser humano!!!!

    F

    FABIANO_1 Terça, 24 de março de 2009, 10h41min

    tudo besteira! nada como uma dose micro de chumbinho resolva

  • -1
    F

    fatima Suspenso Terça, 24 de março de 2009, 13h41min

    Fabiano que ideia "maravilhosa" pode fazer um coquetel de chumbinho e tomar com sua familia,começando pelas crianças,o que acha???

    P

    Patricia_1 Terça, 24 de março de 2009, 22h21min

    Sim a provocação é elemento subjetivo do tipo, mas o motivo reprovavel também é e eles não devem ser conjugados. Podendo ser usado para enquadrar a conduta da vizinha que incomoda.

    P

    Patricia_1 Terça, 24 de março de 2009, 22h25min

    Esta contravenção não exige que seja a vizinhança pertubada mas ALGUÉM, que se entende por apenas um e não uma coletividade que é indispensável na contravenção de pertubação do trabalho ou do sossego ALHEIOS.

    F

    Francisco Florisval Freire Terça, 24 de março de 2009, 23h15min

    O tipo penal é cristalino e indubitavelmente exige a presença do elemento subjetivo, cuja ausência conduz à atipicidade do fato.

    Elemento subjetivo do tipo é tanto a provocação quanto outro MOTIVO reprovável.

    A mera conduta da vizinha que incomoda não revela o elemento subjetivo do tipo porquanto não revela o MOTIVO, aliás, incomodar é elemento objetivo, não subjetivo.

    Exemplo de outro motivo reprovável (diverso de provocação) é brincadeira excessiva com a vítima que não deu confiança para tal - motivado pela brincadeira. (mesmo que não se tenha a intenção de provocar, pode incomodar, é dizer, pode perturbar a tranqüilidade)

    V

    Vanderley Muniz - [email protected] Quarta, 25 de março de 2009, 9h32min

    Patrícia esse ALGUÉM a que se refere a lei é o agente provocador, o autor do fato.

    Vamos inverter a frase: ALGUÉM perturbar...ALHEIOS.

    Veja os incisos, são auto explicativos, por exemplo: com gritaria ou algazarra, etc, tudo no singular, apenas a vítima está no plural, ou seja a coletividade.

    F

    FABIANO_1 Quarta, 25 de março de 2009, 10h06min

    Fátima:
    vc deve ser aquele tipinho de mulher que ao invés de sair com a família prefere sair com o cachorro para satisfazer sua carência, além de beijar os animais ou algo mais...é compreensível porém lamentável!
    Se quiser tem lugar pra vc e sua família no coquetel...

    F

    fatima Suspenso Quinta, 26 de março de 2009, 14h12min

    E vc Fabiano deve ser aquele tipo de pessoa arrogante,cheio de nojo,que não tem amor nem por seus filhos,mãe e pai idoso nem pensar,com certeza no seu entendimento asilos foram feitos para eles. Deve ser um vizinho insuportavel pois esta sempre incomodado com a vida alheia,o sucesso alheio te incomoda,sem dizer que deve ter um complexo de inferioridade lastimavel,daquele tipo que a esposa da graças a DEUS por sair de casa. Infelismente acho que nem chumbinho conseguiria acabar com a má sorte de sua familia.

    F

    FABIANO_1 Sexta, 27 de março de 2009, 11h54min

    pelo contrário FÁTIMA, tenho amor por seres humanos o que é natural de todas as pessoas, não suportando animais que importunam o sossego, bem como os donos que são mais irracionais quanto aos mesmos.
    Ademais, ter cachorros não representa sucesso, o que leva a crer seu que vc tem um espírito pobre, além da carência afetiva de seres humanos, buscando satisfazer suas demandas com animais...lamentável!
    Obs. Infelizmente é com z, ok? Invista mais em conhecimento ao invés de arrumar animais que incomodam vizinhos...

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 13h22min

    Realmente vc é uma pessoa muito "especial",tenho pena de sua mãe que o carregou no ventre, deve ter sido uma experiencia horrivel, deve ser filho unico, não acredito que alguem repetiria a experiencia. Vc diz que tem amor ao próximo qual deles? sua imagem no espelho? Realmente é muito hipocrita de sua parte achar que alguem com intuito de parecer engraçado sugere que se envenene um animal, se considere um ser humano. Quer saber mais? Fabiano vc é daqueles seres humanos que passam do outro lado da rua e os cães ficam loucos de tão assustados com seu espirito negro,sua alma rancorosa,essa coisa ruim que vc traz dentro de vc. Quanto ao s ou z não faz diferença eu me banco!!! Porque grana eu tenho só me falta gramurrrrrrrrrrrr!!!

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 13h29min

    "Especial...

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 13h30min

    Realmente vc é uma pessoa muito "especial"!

    F

    FABIANO_1 Sexta, 27 de março de 2009, 14h50min

    obrigado pelo especial...isso só me faz ficar contente por se diferenciar de uma pessoa que busca curar sua carência afetiva com animais barulhentos...ainda bem que tenho uma família para suprir isso...
    Complicado quando nota-se que a pessoa tem algum trauma de infância ou falta de algo, buscando nos animais a satisfação...
    Essas frases ridículas só me faz confirmar a sua falta de cultura e tratar-se de uma favelada cheia de cachorros na corrente...que pena!

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 15h40min

    Meu Deus vc fica nervoso a toa? Coitado,talvez se fizesse amor regularmente melhoria sua auto estima. Todos nós temos familia,afinal não nascemos de semente, sei que ás vezes por necessidade ou falta de amor, muitas mulheres abandonam sua cria,mais se esse for seu caso não a culpe ,afinal, até vc sugeriu dar chumbinho ao animal indesejado,portanto mesmo que vc foi criado em orfanato,não culpe os outros pela sua sorte,vc poderia até derrepente hoje ser um transformista famoso, ja pensou???Poderia ser um encarcerado excluido,acho que seria pior! É melhor ser essa pessoa infeliz que tu és.

    F

    FABIANO_1 Sexta, 27 de março de 2009, 17h21min

    Pois é devo orientá-la para fazer amor com ser humano e não com cachorro como vc demonstra fazer, se os pobres animais ainda aceitarem (acho que iriam prefirir o chumbinho mesmo). Ainda bem que tive uma estrutura familiar e afetiva boa para não ser como vc uma amental...Pelo jeito seus genitores pactuam da sua imbecilidade e ficam desrespeitando o espaço e sossego alheio! Na próxima geração venha como ser humano porque se vier como cadela irá repetir esta.

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 17h57min

    Calma fofo,esta nervosinho? esta vacinado? Vc deveria conter sua bestialidade, deve ser uma pessoa pessima,se nota pelo seu linguajar,por algum acaso é um pit bul? ou um pervertido??rsrsr Realmente temos que lidar com todo tipo de "gente",com certeza vc foi muito maltratado quando "criança",realmente muitas crianças sofrem e se tornam pessimos seres humanos. Por favor não faça a seus filhos o que fizeram a vc, o mundo ja ta cheio de pessoas ruins como vc,torne seus dias na terra melhor,faça algum bem ao seu semelhante,tenho certeza que vai se sentir melhor...antes que fique idoso e seus familiares o coloque em um asilo publico.

    F

    fatima Suspenso Sexta, 27 de março de 2009, 17h58min

    Amental?????

    M

    Mike Sexta, 27 de março de 2009, 20h10min

    Por favor: peçam desculpas recíprocas e coloquem fim aos termos.

    Afinal, estão apenas se expondo mecanicamente, na empolgação, não sendo exatamente as pessoas que dizem ser.

    Obrigado.

    F

    fatima Suspenso Sábado, 28 de março de 2009, 17h13min

    Mike tudo bem,não postarei mais para este senhor,mais pedir desculpas é impossivel,afinal não acho que estou errada,portanto acho que só o desprezo ja basta!

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.