Gostaria de saber qual o caminho e/ou medidas a serem tomadas após reprovação em concurso publico na fase de investigação social.

No preenchimentodos formulários não me recordei sobre um acontecimento, que seria o meu encaminhamento até uma delelgacia de policia, pois pessoas menores de idade estão ingerindo bebida alcoolica e foram abordadas pelo juizado de menores na minha presença, até onde fui informado eu estaria acompanhando como testemunha, esse processo foi arquivado. E na entrevista sobre averiguação da Investigação social fui questionado sobre o não preenchimentodeste fato nos formulários, disse que não me recordava e fui alertado que poderia ser eliminado do concurso por omissão, nos questionamentos o entrevistador me perguntou sobre o acontecimento, dizendo que eu era o acusado e as pessoas que eu presenciei ingerindo bebida alcoolica seriam as vitimas, fato que eu desconhecia, talvez pela desinformação, preenchi um formulario relatando oque escrevi aqui e mesmo assim fui considerado inapto. Queria saber então oque fazer nesse caso, pois acho injusto responder por um fato que não me julgo culpado, visto que eu não estava ingerindo bebida alcoolica e muito menos comprado. E esse fato não constava na certidão negativa de antecedentes, então não teria como saber.

Se alguem puder me ajudar fico mto agradecido. Estou no aguardo...

Respostas

    L

    Luizzz Segunda, 05 de julho de 2010, 16h59min

    valeeeeuu pacificador OBRIGADOOO!!!!

    U

    Urgenteee!!! Segunda, 12 de julho de 2010, 10h11min

    O Pacificador

    mas tem como eles descobrirem que eu morei nesse local ou não?

    outra coisa,
    se eu entrar com processo adm, posso de alguma forma receber alguma represaria quando estiver lá dentro?

    [não sei se fui clara na pergunta]

    Grata.

    O

    O Pacificador Segunda, 12 de julho de 2010, 23h55min

    bruninha, a comissão de investigação social não verifica isso, a preocupação deles é se o candidato possui algum inquérito ou processo judicial em andamento. A verificação, em loco, que se faz é aquela visita onde vc mora atualmente e perguntas aos vizinhos sobre quem é vc, o que faz, se possuem alguma reclamação contra sua pessoa, essas coisas. Caso vc queira entrar com um recurso administrativo, não haverá nehum impedimento ou perseguição, a função deles não é esta, e justiça seja feita, na maioria das vezes são imparciais. Portanto, se vc acha que foi prejudicada e não te atenderam no administrativo, procure o judiciário. Mas antes procure um advogado, exponha em detalhes seu caso e veja se vc possui ou não o direito que pleiteia. boa sorte

    I

    ISS Terça, 13 de julho de 2010, 7h02min

    Pacificador! bom dia! só para esclarecer qual corporação que vc serve, e se vc fez ou faz IS?

    Z

    Zumbi Quarta, 14 de julho de 2010, 18h25min

    Boa noite! Estarei indo pra I.S da polícia, e gostaria de saber se caso eu seja ''não indicado'' posso recorrer com quais argumentos?
    MEu processo foi pro fórum ,porém,foi arquivado pelo promotor..respondi por danos,esbulho..Qual a chance de ganhar uma açao desse tipo? E eu poderia pedir pra aguarda uma decisão final fora do certame?

    O

    O Pacificador Quarta, 14 de julho de 2010, 20h26min

    GBS bom dia, não sou policial, meus dois irmãos que são, um civil e outro militar, mas minha monografia no bacharelado em Direito foi sobre isso.
    .
    Alexandrii rua, vc tem q especificar mlhor seu caso, esbulho é processo civil, se for isso não há problema, se houver delito peenal, em tese tem-se que averiguar em qual fase está o processo, inquérito ou até se houve algo nesse sentido. Vá calmo p IS e não omita se vc responde a algo na justiça. A omissão sim pode te eliminar.

    R

    Rubens Costa Sexta, 16 de julho de 2010, 13h26min

    Nobres colegas!

    Eu me chamo Rubens,moro em Hortolândia SP,sou um ex PM que luta com todas as forças para ser reintegrado à PM.
    Antes de entrar no mérito do assunto,quero parabenizá-lo pela disposição em publicar material sobre MS em IS,e deixar seu e-mail à disposião dos leitores;sua atitude,é louvável,quem dera se todos os advogados tivessem essa Hombridade,com toda certeza,muitas injustiças seriam corrigidas.
    Entrei na PMESP em 1997 realizando um sonho que sempre tivera desde criança.Trabalhei na Zona Oeste no 4ºBPM/M e na Zona Norte no 18ºBPM/M, ambos de São Paulo,sempre sendo um bom Policial, exercendo minha profissão com dignidade,obtendo vários elogios dos meus superiores.
    Em 2003.pelo fato de sempre morar no interior (Hortolândia SP),manifestei desejo de ser transferido para aquela região,o que de fato aconteceu.
    Em Hortolândia,também obtive bom êxedo,participei de várias ocorrências,com elogios,entre elas,me lembro que certa vez,coloquei a minha vida em risco,ao subir em uma caixa d'agua de cerca uns vinte metros de altura para salvar um homem que tentava suicídio.Lembro-me que na hora em que consegui segurá-lo,o cabo que o sustentava,rebentou,se não tivesse a coragem de segurá-lo,ele teria morrido.Esta ocorrência foi acompanhada pela população local,que aplaudiram a coragem do policial,mas infelismente,não recebi nem sequer um elogio da PM,pois,ocorrência como àquela,já vi na televisão e o policial das vezes recebe até medalhas por ato de bravura.
    Outra ocorrência,certa vez prendemos em flagrante um comerciante dono de uma empresa de ração de Campinas que fez um cheque de R$ 1.000 reais e nos ofereceu para que não apreendêssemos uma carga de ração que estava sem nota fiscal.Quando chegamos na Delegacia,compareceu cerca de cinco advogados do comerciante,e um deles nos falou:"Que conhecia pessoas do alto escalão da PM,Chegando a citar o nome de um deles,que aquilo não ficaria assim,que faria de tudo para nos mandar embora,ou transferir-nos.(Fato que posteriormente aconteceu;eu fui demitido e meu companheiro foi transferido para capital paulista).Tudo isso foi relatado no BO-PM que fizemos.
    Cerca de sete meses depois,em uma abordagem realizada por volta das 21Hs,em um veículo Voiage em frente a uma Pizzaria onde estava várias pessoas,na abordagem constamos que era necessario recolher o veículo,o que de fato começamos realizar.Quando iniciamos a confecção,o abordado literalmente começou a chorar, a dizer que iria se casar,que iria embora pro Japão,enfim,começou chamar à atenção das pessoas.Por eu ser sempre uma pessoa de bom coração,aquilo me comoveu,e para evitar maior constrangimento,dissemos a ele que o seviço de guincho era particular,que ele esperasse a chegada do guincheiro,pois,já havia sido acionado,foi quando ele nos disse, que sabia o valor do guincho,pegou alguns dinheiro mais uma folha de cheque e jogou sobre o capô da Vtr e foi embora.
    Devido ao fato de várias pessoas terem visto àquilo,e o fato do choro do condutor,ficamos sem reação.Posteriormente o guincheiro soube do fato, informando-nos,que iria entregar nota fiscal no endereço fornecido pelo condutor,pois,na metodologia da empresa,uma vez acionado paga-se o serviço de deslocamento do guincho.
    Tudo isso, depois soubemos que fora realizado pela empresa de guincho.
    Mas também soubemos,que no dia seguinte,uma pessoa compareceu no 8ºBPMI de Campinas dizendo que fora vítima de concussão por policiais de Hortolândia.
    De imediato,me apresentei ao meu Cmt de Cia,(Hoje Major PM),e relatei o acontecimento,que de imediato foi passado ao Cmt do Batalhão do l9ºBPM/I Sr Ten Cel.Mondim.
    foi feito a investigação preliminar,foi ouvido o condutor, que por várias vezes se contradizeu,a proprietária da Pizzaria que viu a cena testemunhou ao nosso favor,meu Cmt testemunhou ao meu favor,dizendo ainda que certa vez quando estava abastecendo a Vtr um pessoa conhecida por "Larangeira"lhe contou sobre o ocorrido dizendo que presenciou à abordagem, que quando manifestou desejo de testemunhar ao favor dos PMs,recebeu mensagens de ameaça no seu celular.Tudo isso foi dito por meu Cmt no seu depoimento.
    Tempo depois,segundo o Cmt da 4ªCiado19ºBPM/I de Hortolândia,(Hoje 3ªCia do 48ºBPM/I),nos informou que a pedido do Cmt do CPI/I-2 era para ser feito o PAD.(Acredite,o Sub Cmt do CPI, era a mesma pessoa citada por um dos advogados do comerciante citado acima).
    No PAD as contradições do condutor continuaram,há vários vícios no processo administrativo,as testemunhas continuaram mantendo seus depoimentos,NA ESFERA CRIME,FOI ARQUIVADO POR"AUSÊNCIA DE EFETIVA PRÁTICA DE CRIME MILITAR" ,a requerimento do MP,que foi acolhido pelo Juiz.O Presidente do PAD em seu relatório final, disse que realmente trabalhamos mal,(fato que concordo plenamente),todavia,não eramos passivos da demissão,porém foi discordado pelo Cmt superior,que pediu nossa demissão,que veio a ocorrer em 07/04/05.
    Desde então, luto pela reintegração.Entrei com MS,com anulação de ato administrativo,todos foram negados e transitou em julgado.
    Não desisti,continuei lutando,orando a Deus que tem o poder de anular qualquer sentença.
    Em meados do início de 2007,a pessoa que me acusou entrou em contato comigo do Japão,(realmente ele casou e foi para o Japão),dizendo que está arrependido do que fez,que não tem paz,que não consegue mais dormir e que FORA ORIENTADO POR UM OFICIAL PM à fazer àquilo,e que tal Oficial disse ainda, que os policiais de Hortolândia eram todos ladrões, isso ele relatou em uma carta feita a punho,que nos enviou.
    De posse disto,protocolei mendiante advogado,processo no TJ-SP,onde o MM da 2ªvara após análise, viu que agora realmente existe "novas roupagens", porém,conforme LC nº45 caberia ao TJM-SP julgar o fato.
    Mas lamentavelmente,o MM da 2ªauditoria não se importou com o arrependimento do condutor,nem o fato dele ser orientado por um Oficial a falar àquilo,nem com o despacho do MM do TJ-SP.
    Recentemente,a pessoa que me acusou,enviou uma outra carta do Japão,confirmando tudo àquilo que eu havia dito em meus depoimentos.

    Depois deste preliminar,gostaria de fazer uma pergunta aos senhores:
    Eu estou aprovado no Concurso da Polícia Civil do PR;e sei que provavelmente na IS,terei complicações,o Sr acha que eu entrando com MS terei vitória?
    O processo de reintegração está na 2ª Instância do TJM,aguardando julgamento.

    O

    O Pacificador Sábado, 17 de julho de 2010, 1h24min

    Caro Rubens Costa, sua história é comovente. Sim, como vc disse na IS irão interpelá-lo por este fato ocorrido. Vc sabe que não deve mentir, pois na IS da polícia eles conseguem levantar isso, outro fator é que todos os editais são claros em falar que omissão em IS é eliminação do certame. Vc disse que não houve indiciamento criminal, o que a meu ver, é muito mais importante. Portanto continue firme no concurso, e sim, se te eliminarem na IS contate seu advogado e impetre outro mandado de segurança, anexe suas provas e testemunho, veja tb, se é possível a pessoa que está no Japão te reenviar as duas cartas, mas desta vez peça para ele ir a um consulado brasileiro e autenticar isto lá, pois aí sim terá valor legal. Boa sorte.

    R

    Rubens Costa Sábado, 17 de julho de 2010, 15h21min

    Caro "O Pacificador"!

    Sou grato a vc pela disposição em me responder.

    Infelizmente, eu fui vítima de alguns que tem o poder nas mãos.

    Para se ter uma idéia,todas as pessoas que fizeram parte do PAD,inclusive o Presidente e meu ex Cmt de Cia,já manifestaram,dizendo que serão minhas testemunhas.
    Caso o Sr queira saber mais sobre este caso,me passe seu e-mail,ou envie-o ao meu "[email protected]"

    Acompanhei alguns comentários seus,e quero externar meus parabéns;sua disposição é louvável e digna de ser imitada.

    R

    Rubens Costa Sábado, 17 de julho de 2010, 15h21min

    Caro "O Pacificador"!

    Sou grato a vc pela disposição em me responder.

    Infelizmente, eu fui vítima de alguns que tem o poder nas mãos.

    Para se ter uma idéia,todas as pessoas que fizeram parte do PAD,inclusive o Presidente e meu ex Cmt de Cia,já manifestaram,dizendo que serão minhas testemunhas.
    Caso o Sr queira saber mais sobre este caso,me passe seu e-mail,ou envie-o ao meu "[email protected]"

    Acompanhei alguns comentários seus,e quero externar meus parabéns;sua disposição é louvável e digna de ser imitada.

    K

    Kristoffer Quinta, 22 de julho de 2010, 1h07min

    Caros amigos,

    De 2005 a 2008 tive uma empresa, no final de 2007 por diversos motivos pessoais não pude mais pagar os alugueis, tentei vender o negócio e não consegui, após algum tempo sem pagar o aluguel o locador entrou com uma ação de despejo, depois de quase dois anos saiu a ordem de despejo, mas eu ja havia saido uns meses antes do local. Agora estou com um processo na justiça , além de estar com o nome no SPC e SERASA por ter ficado com muitas dividas e não ter conseguido pagar, algumas das dividas estão quase completando 5 anos.

    Minha pergunta é se tanto o processo judicial quanto a restrição no SPC e SERASA são suficientes para me eliminar na fase de investigação social para um concurso de Guarda Municipal.

    K

    Kristoffer Quinta, 22 de julho de 2010, 1h29min

    Caros amigos,

    De 2005 a 2008 tive uma empresa, no final de 2007 por diversos motivos pessoais não pude mais pagar os alugueis, tentei vender o negócio e não consegui, após algum tempo sem pagar o aluguel o locador entrou com uma ação de despejo, depois de quase dois anos saiu a ordem de despejo, mas eu ja havia saido uns meses antes do local. Agora estou com um processo na justiça , além de estar com o nome no SPC e SERASA por ter ficado com muitas dividas e não ter conseguido pagar, algumas das dividas estão quase completando 5 anos.

    Minha pergunta é se tanto o processo judicial quanto a restrição no SPC e SERASA são suficientes para me eliminar na fase de investigação social para um concurso de Guarda Municipal.

    U

    Urgenteee!!! Quinta, 22 de julho de 2010, 10h37min

    Olá,

    estou com uma dúvida:

    Passei no concurso de soldado temporário em no dia 12/07 vieram fazer a investigação social. Nem fizeram muitas perguntas aos meus vizinhos, só se eu era uma boa pessoa.
    E em relação a isso, eu queria saber quanto tempo eles demoram a mandar alguma carta avisando que eu tenha que dar algum esclarecimento, caso eles me achem inapta.

    E outra coisa,
    hoje fiquei sabendo que meu nome foi para os orgãos de proteção ao crédito, e eu queria saber de quanto em quanto tempo eles pesquisam o nome pra ver, porque da primeira vez que fizeram a pesquisa, meu nome estava limpo. Eles ainda vão pesquisar meu nome antes de chamarem para a matricula ou não?

    Grata.

    I

    ISS Quinta, 22 de julho de 2010, 13h44min

    Com certeza será pesquisado novamente, possivelmente será chamada a esclarecer se´e que não foi dado tempo para saldar os débitos se foi dado prazo e vc não cumpriu é causa para liminação

    O

    O Pacificador Sexta, 23 de julho de 2010, 22h28min

    Caros Urgenteee, kristoffer, alexandrii rua e Rubens Costa. Ando meio ocupado e realmente tem faltado tempo de aparecer aqui no fórum, portanto peço desculpas pela demora aos que me pediram uma opinião, mas vamos lá.

    Urgenteee, fique tranquila, pois é ponto pacífico nos tribunais que dívidas cíveis e nome no SPC/SERASA não eliminam em concurso. claro que não vale se o nome foi posto lá por deliberada má-fé do cidadão(com intuito de lesar). se te barrarem, procure um advogado, ganho de causa certo, se for comprovado que seu nome não foi para o SPC por má-fé.

    Kristoffer, oque falei p urgentee serve para vc, ação civil por cobrança, sem má fé, como vc diz que foi, não eliminam. Seria importante assim que vc conseguir um emprego ir aos autos e procurar negociar a dívida e consequente extinção do processo.

    alexandrii rua, não entendi, o processo foi administrativo ou judicial? De qualquer forma havendo o promotor pedindo arquivamento extingue-se o processo, ou seja, não há denúncia, nem vc é reu, tranquilo, mas acompanhe o desenrolar na sua corporação e não deixe de contatar seu sindicato caso o processo não se encerre.

    Rubens Costa anota aí: [email protected]

    K

    Kristoffer Sábado, 24 de julho de 2010, 1h28min

    Pacificador, obrigado pela resposta, mas ainda tenho uma dúvida, o que exatamente é ação civil por cobrança sem má fé? é possível entender que agi de ma fé por minhas dividas ja estarem com 4 anos. Consultei o TJ e aparece um processo de execução fiscal de R$ 3.816,00 que não tenho pra pagar pois tive a empresa falida, tive que pagar muitas contas. Éssa ação não paga, é suficiente para me reprovar?, ja que não tenho nem como negociar...o que vc me aconselha? Como posso negociar essa dívida?

    O

    O Pacificador Sábado, 24 de julho de 2010, 23h08min

    Se essa dívida foi por um fato só(sua falência) e não uma sequência de compras ou dívidas com clara intenção de não pagá-las, vc pode ficar tranquilo. Esta ação civil se for fundada no primeiro exemplo que dei vc não será reprovado por isso. Para negociar sua dívida procure a empresa que está te cobrando na justiça e negocie c ela, caso isso não seja possível procure um advogado e ele te orientará.

    Ã

    Érick Levi Domingo, 25 de julho de 2010, 0h00min

    Caros colegas,

    Todas as situaçõe colocadas são do caso de um servidor que tem processo penal em curso... mas no meu caso é diferente: o Servidor foi DEMITIDO POR PROCESSO ADMINISTRATIVO. Não responde a processo penal. Ele recoreu do processo administrativo, judicialmente. Ainda tramitando o processo civil anulatório do ato demissionário. Ele faz novo concurso. TEM DIREITO A TOMAR POSSE????

    Z

    Zumbi Domingo, 25 de julho de 2010, 16h31min

    O pacificador,respondi tanto no orgão que trabalho quanto na justiça...Em ambos foi arquivado....EU queria saber de vc,se cabe mandato de segurança, ou ação ordinária,e se é possível me manter longe da atividade durante o processo..Agradeço a ateção e vc está desculpado.rsss valeu.