Perdi o direito de dirigir conforme resolução 276/08 do Contran
Segundo a nova resolução do Contran rege o seguinte: " Os condutores com Prontuário Geral Único (CNH sem foto digitalizada) vencidas até 13 de maio terão até 11 de agosto para se recadastrarem no Detran, e os motoristas que estão com documento ainda na validade, terão até 30 dias após o vencimento para fazê-lo. Depois de 11 de agosto, os interessados terão que realizar os mesmos procedimentos de quem tira a primeira CNH para as categorias A e B."
Tenho minha Carteira Nacional de Habilitação (sem foto digital) que foi emitida em 10/07/1987 com vencimento para 06/06/2008, durante estes 21 anos de habilitação e nunca levei sequer uma multa e agora para renovar minha habilitação sou obrigado a proceder como tirar a 1º habilitação. Estou sendo penalizado injustamente. Não tenho direito sequer a uma defesa ou ao menos uma multa por não ter me cadastrado no curto prazo que tinha (30 dias). Liguei para o telefone de agendamento de habilitação e não consegui, me encaminharam para o SAC e a única coisa que ouvi foi um "sinto muito, o sr. tem que passar por todos os procedimentos como se tirasse a 1º habilitação". Total absurdo este procedimento, me sinto desonrado por ter que passar por isso. Seria humilhante e constrangedor que depois de mais 20 anos de CNH, um direito que adquiri legalmente, tenho que voltar a auto escola, lugar onde se aprende a dirigir e se habilitar a direção no trânsito. . Paguei o Duda para renovação e me deparo com este empecilho tremendamente burocrático e arbitrário. Pois no site do Detran/RJ no campo passo-a-passo para renovação não diz nada sobre o novo procedimento http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=145#procGostaria ). Alguém poderia me ajudar se com mandado de segurança consigo renovar minha CNH? Ou qual seria o melhor caminho? Obrigado
Bom dia nobres colegas.
Pessoal, entrei no link da materia acima e acredito que esse seja um ótimo caminho para fazer alguém escutar nosso problema.
Devemos enviar um milhão de reclamação via ESTADÃO, quero ver se isso não vai chamar a atenção deles.
No link, me parece que muita gente lê e "ELES" (Detrans), tem preocupação em responder.
Vamos enviar um milhão de reclamação.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081019/not_imp262576,0.php
Sds Valmir
Pessoal, temos que tentar resolver isso de uma maneira diferente porque ficarmos aqui só reclamando não esta resolvendo. Quero saber quem aqui está disposto a ir para São Paulo Capital para fazermos uma passeata ou irmos ao DETRAn, sei la. Alguma coisa temos que fazer. Quem estiver disposto a ir, por favor, entre em contato comigo pelo email, para que possamos definir data e o que fazer.
À Sara Janssen: Sim, sou eu. Quanto tempo, heim? Preciso do carro para dar aulas. Obrigado por dar sua opinião. Entre lá no meu Orkut.
Olá, Companheiros!
Entrei no "site" da Deputada Federal Andreia Zito, do Rio de Janeiro, e ela, através de seu assessor. respondeu(a ÚNICA a responder, dentre tantos outros deputados!):
"----- Original Message ----- From: andreiazito@andreiazito.com.br To: hermanotavares@ufrrj.br Cc: dep.andreiazito@camara.gov.br Sent: Friday, October 17, 2008 11:33 PM Subject: [Fwd: MENSAGEM ENVIADA PELO SITE]
Hermano marise
Milton, Cumprientndo-o, incumbiu-me a deputada Andreia Zito de levar ao seu conhecimento o quanto se sente felz com o recebimento do seu e-mail. Sobre o problema cassação da CNH, pela REsolução 276/2008, gostaria que enviasse maiores informações sobre o caso, para que possamos pensar por quais caminhos poderemos ajudar. OK. Atenciosamente, Prof. Herano Tavares Assessor Partlamentar dep. Andreia Zito"
Enviei, respondendo:
"Muitíssimo obrigado por responder ao meu e-mail, Professor Hermano! Aliás, foi a ÚNICA pessoa competente, do meio parlamentar, a responder!
O que está acontecendo conosco é algo que nos remete aos tempos de exceção, quando nos cassavam qualquer direito e qualquer documento. Hoje, tempos de "democracia", como muitos afirmam, barbáries como esta continuam a acontecer! Não desejo que intercedam apenas por mim, mas por mais de 1 milhão de motoristas, hoje cassados em seu direito de dirigir. A Resolução 276/08 do Contran, entre outras providências, cancelou todas as CNHs antigas, sem foto, expedidas antes de 1998, quando do novo Código de Trânsito. Foi "concedido" um prazo para que todos recadastrassem suas CNHs até 11 de agosto de 2008, mas a divulgação sobre isso foi falha, pois não houve divulgação adequada na mídia, como, por exemplo, a divulgação sobre as eleições que, além do tempo obrigatório, artistas "aparecem" na TV a todo instante para nos lembrar do dia do voto! As pessoas, como eu próprio, só descobrem que seu documento foi cancelado quando se dirigem ao Órgão de Trânsito para renová-lo. Quão frustrados e humilhados nos sentimos ao ouvir do funcionário: - "Sua CNH já era! Vá até uma auto escola, matricule-se e faça as mesmas aulas que você fez quando você tirou sua Carteira há vinte e tantos anos! Não resta mais nada a fazer. Você pode entrar com requerimento pedindo reconsideração, mas não aconselho, porque não vai adiantar nada!!!" Diante de tal fato, gostaria de ter o apoio da Nobre Deputada Andreia Zito para derrubar a Resolução 276/08 e fazer valer a Democracia(com D maiúsculo). Sei que ela pode fazê-lo, pois pelos projetos que tenho conhecimento de autoria dela, a derrubada dessa resolução por ela é apenas um "detalhe"!
Muitíssimo obrigado!
Atenciosamente,
Milton Thomaz"
Ah, ia esquecendo de postar o endereço da Deputada Federal Andreia Zito: http://www.andreiazito.com.br/contato/
É só entrar e enviar sua mensagem. Muito simples!
Abraços a todos!
LEMBRETE!!!
Nosso Abaixo-assinado está muito "capenga"!!! Cadê as milhares de assinaturas? Página do Abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984
Amigos de Luta!!!
Ou eu estou ficando maluco devido a estar obsecado já com essa droga de resolução ou não sei mais o que pensar.
Como sempre faço semanalmente acesso algum site de buscas, yahoo ou google e coloco assim "CARTEIRA CNH CANCELADA". Tempos atrás em nenhum lugar isso eu tenho certeza e muitos daqui confirmaram isso não existia em nenhum site falando sobre a resolução 276/08 e tão pouco que o prazo para recadastramento era 11 de Agosto de 2008. Pois é hoje fiz a mesma pesquisa e para qual a minha supresa? Dezenas de sites falando sobre essa resolução e mencionando o prazo para recadastramento da CNH incorrendo a possibilidade do cancelamento da CNH se o condutor perder o prazo. Aí muitos podem dizer: "Que bom nossas vozes estão sendo ouvidas e os meios de comunicação estão divulgando". Doce engano pois essas dezenas de matérias estão aparecendo com data retroativa, isto é como se fossem publicadas a tempos atrás caracterizando que o Detran, Denatran fizeram a comunicação a população. Sempre pesquiso o site Web motors pois fico atras de cotações de carros e sei que pesquisei lá e não tinha nada sobre CNH e agora apareceu e o estranho que quase todos tem a mesma foto de ilustração como exemplo. Coincidência?????? creio que não.... posso estar enganado mas me cheira matérias pagas.....Cruzes..... esse pesadelo há de acabar...
Abraços
boa tarde a todos. a minha cnh venceu em setembro e quando fui renova-la no detran de SP, recebi a noticia que estava cancelada. protocolei um pedido para a fazer a renovacao e tive a resposta depois de 30 dias (+/-): "NAO". o sentimento de revolta e indignacao foi imediata, pois como tenho carteira de motorista fora do brasil, nunca tive problemas e renovar mesmo depois de vencida. estava muito P da vida com isso, sempre achei que a cnh fosse um direito adquirido, ou melhor exemplificando: um diploma universitario. agora que achei este forum estou encontrando forcas para divulgar e continuar, mesmo sem cnh, a lutar por esse direito. obrigado por escutarem o meu desbafo.
olá pessoal!!!
Tô afastada mas acompanhando tudo.
Silvio - Eu topo ir pra São Paulo - mas tenho um probleminha - entro numa cirurgia quarta (22) e ficarei quarenta dias sem dirigir, 15 dias sem fazer força e 5 dias na cama - ninguem merece...
Estarei ausente por 20 - 30 dias do computador.
Enfim - acho que por esse tempo não vai dar. Mas fica a minha força.
Tô tentando achar pessoas aki em cps para ajudar em são paulo. Adianto que o povo daqui é meio fechado. Sinto falta da solidariedade igual encontrada em cidades pequenas. Campinas já foi melhor ...
Abraços - Inté 40 dias.
Bom dia, Colegas! Já recebi a resposta do Assessor Parlamentar da Deputada Andreia Zito:
"De:Hermano Tavares
Para:[email protected]
Assunto:Re: MENSAGEM ENVIADA PELO SITE]
Data:20/10/2008 14:23
Sr. MIlton, Após esses esclarecimentos, verificaremos que providências poderão ser ultimadas pela deputada Andreia Zito. Tenha certeza que, brevemente, estaremos fazendo contato com V. Sª sobre as providências que foram possíveis. Atenciosamente, Prof. Hermano Tavares Assessor Parlamentar dep. Andreia Zito"
Pela primeira vez estou recebendo respostas do meio parlamentar! E respostas rápidas; só falta vir a resposta de que providências serão REALMENTE tomadas. Quem sabe desta vez alguém FAÇA algo e não apenas DIGA algo!!!
A página da Deputada Andreia Zito é: http://www.andreiazito.com.br/contato/
Forte abraço a todos!
Ao Ricardo: Você não está louco não! Tenho percebido a mesma coisa. Antes eu não via tantos anúncios sobre essa @#@&*%$$#@#@$! de resolução! Agora a internet está "qualhada" de notícias "datadas" de há MUITO TEMPO! Que coisa, não?
LEMBRETE!!!
Vamos "descapengar" nosso Abaixo-assindo!!! Cadê as milhares de assinaturas? Página do Abaixo-assinado: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984
Salve Milton Thomaz.
Realmente parabéns pois você encontrou um canal perfeito. Uma parlamentar de respeito e carater que não se escondeu. Parabéns também a Deputada Andreia Zito pois está exercendo verdadeiramente o seu cargo. Uma representante do povo de primeira grandeza.
Milton realmente não estou louco pois as matérias apareceram com data retroativa mesmo.
Grande abraço vamos torcer.
Olá pessoal. Alguém sabe porque a imprensa está se omitindo de falar sobre este assunto. Tão polêmico e ninguém publica nada. Pelo que vejo da imprensa so há interesse em caso de tragédia. Vejo também que somos poucos catarinenses estão desCNHnizado. Mas nem por isso vou deixar de lutar. Vamos lá pessoal, queimar pneus em frente ao DETRAN dá IPOBE. Talvez ele se interessem pelo nosso caso. Vamos continuar com nosso abaixo assinado. http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/1984
Pois é, Ricardo, acho que encontramos alguém REALMENTE capaz de, pelo menos, discutir este assunto lá em Brasília! A nobre Deputada Andreia Zito elabora projetos até de emenda constitucional! Pelo menos um já foi aprovado, na última quarta-feira, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara! Você sabe que para um projeto desses ser aprovado, o "caboclo" tem de brigar com todo mundo!
Estive "sapeando" a internet, como sempre faço, e encontrei, no "site" Auto Esporte, a postagem feita pela madie - SP/Adamantina - 15/10/2008 05:42. Gostaria de parabenizá-la. Não me lembro de tê-la visto aqui no Forum! Aproveitei e "tasquei" meu comentário lá também!!! O endereço para quem quiser comentar lá, também, é: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI14805-10142,00.html
Estou esperando pela resposta sobre meu requerimento. Até agora NADA! Não sei se foi deferido ou não; só sei que meu número de registro não se encontra mais no banco de dados do "qualquer-coisa-tran".
Abraço a todos!
NÃO VAMOS DESISTIR!!!
Ao Silvio: Você acha que logo EU ia deixar de comentar alguma coisa em seu Blog? Parabéns, meu Amigo, parabéns!
À minha querida Amiga Simone: Que você tenha muito sucesso em sua cirurgia! Quero vê-la dirigindo em breve(dois coelhos com uma cajadada: recuperação da cirurgia e a tão sonhada "Carta de Motorista"). A cirurgia é de grande ou pequeno porte? Seja lá qual for o porte, você vai recuperar-se muito bem. Abraços! Estou torcendo daqui.