Segundo a nova resolução do Contran rege o seguinte: " Os condutores com Prontuário Geral Único (CNH sem foto digitalizada) vencidas até 13 de maio terão até 11 de agosto para se recadastrarem no Detran, e os motoristas que estão com documento ainda na validade, terão até 30 dias após o vencimento para fazê-lo. Depois de 11 de agosto, os interessados terão que realizar os mesmos procedimentos de quem tira a primeira CNH para as categorias A e B."

Tenho minha Carteira Nacional de Habilitação (sem foto digital) que foi emitida em 10/07/1987 com vencimento para 06/06/2008, durante estes 21 anos de habilitação e nunca levei sequer uma multa e agora para renovar minha habilitação sou obrigado a proceder como tirar a 1º habilitação. Estou sendo penalizado injustamente. Não tenho direito sequer a uma defesa ou ao menos uma multa por não ter me cadastrado no curto prazo que tinha (30 dias). Liguei para o telefone de agendamento de habilitação e não consegui, me encaminharam para o SAC e a única coisa que ouvi foi um "sinto muito, o sr. tem que passar por todos os procedimentos como se tirasse a 1º habilitação". Total absurdo este procedimento, me sinto desonrado por ter que passar por isso. Seria humilhante e constrangedor que depois de mais 20 anos de CNH, um direito que adquiri legalmente, tenho que voltar a auto escola, lugar onde se aprende a dirigir e se habilitar a direção no trânsito. . Paguei o Duda para renovação e me deparo com este empecilho tremendamente burocrático e arbitrário. Pois no site do Detran/RJ no campo passo-a-passo para renovação não diz nada sobre o novo procedimento http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=145#procGostaria ). Alguém poderia me ajudar se com mandado de segurança consigo renovar minha CNH? Ou qual seria o melhor caminho? Obrigado

Respostas

13379

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quarta, 07 de setembro de 2011, 17h55min

    .

    Oi!

    Oi dona Polar2!

    Oi "pras paredes". He. He. He.

    Dona Polar2, obrigado pelos pontinhos que deixastes. Valeu!

    Notícias fresquinhas vindo de Brasília, rumores falam em guerrilha, foto no jornal, cadeia nacional, uou... (RPM)

    Em 18 de agosto de 2011 os Apensados do Forever Maledetto passaram pelas mãos do desembargador federal Sebastião Fagundes de Deus.

    Em 05 de setembro de 2011 o desembargador Fagundes de Deus emitiu parecer e os redespachou para a QUINTA TURMA.

    Isso significa que os dois processinhos Apensados do Forever Maledetto já se encontram em condições de serem votados pelos nobres membros da Quinta Turma.

    Eu espero pelas Boas Novas, brevemente.

    Paredes e a dona Polar2, abraços!

    Gil

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quarta, 07 de setembro de 2011, 18h05min

    .

    ==» 18/08/2011 - Processo recebido no gabinete do desembargador federal Sebastião Fagundes de Deus

    ==» 05/09/2011 - Processo remetido

    ==» 06/09/2011 - Processo recebido na QUINTA TURMA

    . . .

    Pronto! Os Apensados estão prestes a receberem o tiro de misericórdia e uma pá de cal. He. He. He.

    Gil (de sempre)

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quinta, 08 de setembro de 2011, 16h57min

    .

    êta trem de doido, sô! Os Apensados estão mais vivos do que nunca e passeiam daqui para ali e dali para lá... He. He. He.

    Agora foram dar um perdido na Procuradoria Regional da República:

    ===>> 08/09/2011 - VISTA PARA PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA

    Pedir vista é pedir para ver o processo, para lê-lo, para ter acesso à ele. Pode ser para dar um parecer, para formar uma opinião.

    Como eu não estou com pressa alguma, os Apensados poderão ficar com a Procuradoria por uns 40 aninhos. He. He. He.

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quinta, 15 de setembro de 2011, 22h35min

    .

    Cá estou eu de volta para monologar com as Paredes...

    Então, os Apensados do Forever do Maledetto tinham ido passear pela Procuradoria Regional da República e agora regressaram para as prateleiras da Quinta Turma:

    <<< 15/09/2011 - PROCESSO DEVOLVIDO PELA PROCURADORIA REGIONAL DA REPUBLICA >>>

    Tomara que caiam em algum fundo de gaveta e mofem por 40 anos!

    Tchau, Paredes!

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quinta, 15 de setembro de 2011, 22h43min

    .

    ô dona Parede, esqueci de emendar lá em cima que como a Procuradoria pediu VISTAS, logo, os Apensados do infeliz do Maledetto voltaram acompanhados de um papel novinho, é um PARECER assinado por um Procurador Federal.

    Não dá é para saber ainda o que foi que o Procurador Federal escreveu. Dona Parede, aguardemos...

    É isso ai!

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Sexta, 23 de setembro de 2011, 20h42min

    .

    Oi Paredes!

    Os Apensados do Maledetto estão fazendo a Via Crucis deles:

    << 15/09/2011 - Processo devolvido pela Procuradoria Regional da República para a Quinta Turma do TRF1 >>

    << 16/09/2011 - Petição juntada (é o parecer do Procurador Federal) >>

    << 23/09/2011 - Processo remetido para o gabinete do desembargador federal Fagundes de Deus >>

    << 23/09/2011 - Processo recebido no gabinete do desembargador federal Fagundes de Deus >>

    Agora a Quinta Turma poderá finalizar os processos dando fim a um ato de terror que começou a 2 anos e 4 meses.

    Tchau, Paredes!

    .

    J

    Julio Cesar Carvalho Sexta, 04 de novembro de 2011, 21h54min

    olá companheiros de luta, depois de um longo período de ausência, volto a postar no fórum, espero que todos tenham conseguido suas cnh´s sem problema.

    J

    Julio Cesar Carvalho Sexta, 04 de novembro de 2011, 21h58min

    bons tempos aqueles de luta pelos nossos direitos, mais uma vez a verdade e a justiça prevaleceram.

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quinta, 22 de dezembro de 2011, 15h04min

    .

    Ei...

    Oi...

    Olá...

    Alô...

    para todos os Amigos & Amigas!

    Das montanhas alterosas de Tiradentes, JK, Tancredo, Itamar... saudades de todos e todas.

    E para os colaboradores anônimos do Jus Navigandi também, especialmente, para o Rodrigo Chaves de Freitas.

    E, claro, eu não esqueceria jamais das todas poderosas, levadas, arteiras, conscientes e felizes demais da conta CNHs com DNA de Fênix:

    » Blood, Sweat and Tears

    » Brivanita

    » Eduardo

    » Eros

    » Luma

    » Monik

    » Renata

    » Vivi

    Os tempos são de festas, reflexões, sonhos e comemorações e eu desejo-lhes um alegre, iluminado e inesquecível Natal e um 2012 especial, com muito pão de queijo e Ora Pro Nobis, saúde, paz, amor e realizações felizes!

    Abraços e beijos,

    Gil

    .

    V

    Vanessa Rafaela Quarta, 28 de dezembro de 2011, 0h35min

    "Que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro."

    Para todos amigos e amigas Feliz Ano Novo

    Abraços Vanessa.

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Sexta, 02 de março de 2012, 15h56min

    .

    Olá para os Amigos & Amigas, saudades também, uai!

    Os Apensados do Maledetto em 2012 continuam na jornada Via Crucis deles:

    << 24/01/2012 - Processo sob responsabilidade do juiz convocado Ricardo Machado Rabelo, juiz federal >>

    << 14/02/2012 - Redistribuição por transferência ao desembargador federal Souza Prudente >>

    << 17/02/2012 - Processo remetido para o gabinete do desembargador federal Souza Prudente >>

    << 02/03/2012 - Processo recebido no gabinete do desembargador federal Souza Prudente >>

    Bom, então, é isso aí! Eu anseio pelo fim dos Apensados da R276/2008 antes de ela completar quatro anos de terror. He.He. He. Afinal, é neste ano de 2012 que findarão todos os prazos de validades das CNHs sem fotografias, não é mesmo verdade?

    Amigos & Amigas, feliz final de verão a 40 graus. Tchau! Tchau! Tchau!...

    Gil

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quinta, 22 de março de 2012, 18h32min

    .

    Oi!

    Apensado do Maledetto vivo, caminhando e cantando:

    << 22/03/2012 | 11h01m | Processo remetido para a Quinta Turma >>

    Os processinhos estão indo para o matadouro. É isso aí!

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Sexta, 18 de maio de 2012, 22h22min

    .

    Oi!

    O Apensado do Maledetto entrou na pauta da reunião de julgamento da Quinta Turma a ser realizada em 06/06/2012, uma quarta-feira.

    As últimas movimentações do Apensado do Maledetto, foram:

    << 18/05/2012 | 17h48m | Incluído na paula de julgamento do dia 06/06/2012 >>
    << 03/05/2012 | 12h47m | Processo recebido no gabinete do desembargardor federal Souza Prudente >>
    << 02/05/2012 | 13h36m | Processo remetido para o gabinete do desembargador federal Souza Prudente >>
    << 23/03/2012 | 11h49m | Processo recebido na Quinta Turma >>

    .

    Para mim está difícil acreditar que esse julgamento afetará às CNHs com DNA de Fênix. Mas, essa possibilidade existe, senão, o julgamento será para quê? Qual a necessidade do julgamento? Logo, existe sim uma possibilidade negativa de afetar as CNHs com DNA de Fênix.

    Aos Amigos & Amigas de sempre, peço-lhes que torçam e orem para os meritíssimos da Quinta Turma.

    Quem quiser assistir de camarote ao julgamento, então, que fique ligado na primeira quarta-feira de junho.

    Tremendo de frio em Belzonte, deixo abraços para os Amigos & Amigas,

    G i l

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Quarta, 06 de junho de 2012, 20h55min

    .

    Olá para as Paredes, boa noite!

    Informo para as Paredes, as amigas de sempre nos últimos meses, sobre o andamento do Apensado do Maledetto e a trupe dele:

    < 18/05/2012 - 17h48m - Incluído na paula de julgamento do dia 06/06/2012 (quarta-feira) >

    < 22/05/2012 - 11h54m - Pauta de julgamento publicada no e-DJF1 >

    < 05/06/2012 - 09h58m - Processo remetido para a Quinta Turma >

    < 05/06/2012 - 14h27m - Processo recebido na Quinta Turma >

    O julgamento estrou na paula da reunião da Quinta Turma, ocorrida hoje, dia 6.

    Então, Paredes, o julgamento deve ter ocorrido hoje, mas, acho que a informação será publicada somente na segunda-feira do dia 11.

    Senhoras Paredes, aguardemos a próxima segunda-feira para sabermos o resuldado do julgamento, mas, pensando bem, quem se interessará por essa notícia, não é mesmo verdade?

    Eu aproveito para manifestar os meus sinceros sentimentos de pêsames para o meu amigo carioca Fábio gente boa demais conta que deve estar muito sentido pela perda dos talentos do R10 que agora veste a Camisa 49 do meu Galo Doido Demais da Conta aqui na minha gelada e molhada demais da conta Belzonte. He. He. He.

    Amigo Carioca da Gema e Gente Muito Boa, eu sinto muito mesmo, mas, agora o seu ex-R10 foi promovido no meu Galo Doido para R49. He. He. He.

    Somente o Galo Doido para fazer uma loucura destas. He. He. He.

    Eu sinto muito, mas, finalmente, aquelas surras que eu levei no seu Maraca naquela roubalheira do dia 01/06/1980 finalmente foi vingada. He. He. He.

    iêutôvingado. He. He. He.

    itômuitofiliztamém. He. He. He.

    Até segunda!

    Abraços para as Paredes, para as BARATAS, Traças, Carapanãs, Ratos e outros bichos,

    Gil

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Terça, 12 de junho de 2012, 17h05min

    .

    Olá Amigos & Amigas!

    O Apensado do Maledetto está finito!

    A pá de cal, digo, a sentença final foi dada pela Quinta Turma do TRF/1 na reunião do dia 06 de junho de 2012 e confirmou o que já comentei aqui: A AGU perdeu o prazo para o recurso e, quando recorreu, já era tarde. A Quinta Turma seguiu o voto do Relator e mandou arquivar o Apensado do Maledetto, devolvendo-o para a 22a. Vara, aqui em Belo Horizonte das Minas Gerais, onde deverá ser sepultado sem honra alguma, digo, ser arquivado sem nenhum mérito histórico, ao contrário.

    Conforme publicado no E-DJF1, Ano IV Número 112 Brasília-DF Disponibilização: segunda-feira, 11 de junho de 2012 - Publicação: terça-feira, 12 de junho de 2012, da Primeira Região/TRF, cujo hyperlink é:
    http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=12/06/2012&jornal=20&pagina=191&totalArquivos=1740

    Leiam:

    .:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.

    Apelação / Reexame necessário 2008.38.00.032006-0/MG
    Processo na Origem: 311258620084013800
    Relator: Desembargador Federal Souza Prudente
    Apelante: União Federal
    Procurador: Ana Luisa Figueiredo de Carvalho
    Apelado: Ministério Público Federal
    Procurador: Fernando de Almeida Martins
    Remetente: Juizo Federal da 22a. Vara, em Minas Gerais

    DECISÃO
    -=-=-=-=-
    Os presentes autos foram distribuídos, por dependência, à colenda Quinta Turma, sob a Relatoria do eminente Desembargador Federal Fagundes de Deus, em virtude de prevenção, supostamente gerada pela anterior distribuição do AI nº 2008.01.00.070912-7 (fls. 325), vindome conclusos, por redistribuição, em virtude da aposentadoria de Sua Excelência.

    Ocorre que, antes mesmo da distribuição destes autos e da apreciação do pedido de efeito suspensivo interposto nos autos do referido recurso, o eminente Relator que me antecedeu declarou prejudicado o agravo de instrumento em referência, por perda de objeto, conforme se vê dos autos em apenso, nestes termos:

    "Julgo prejudicado o presente agravo de instrumento interposto contra decisão que, em ação civil pública, deferiu o pedido de liminar, tendo presente que, por intermédio do Ofício 616/2009, o ilustre juiz a quo comunicou a prolação de sentença na ação originária, julgando procedente o pedido autoral, o que implica a perda do objeto do recurso, por não subsistir interesse no seu processamento, dado que as partes passam a estar sujeitas, a partir daí, aos efeitos da sentença, e não mais da decisão ora agravada (CPC, art. 557, caput, e RITRF/1ª Região, art. 30, XXIII).
    Publique-se.
    Após o transcurso do prazo legal, sem recurso, remetam-se os autos à vara de origem para arquivamento".

    Em sendo assim e em face do que dispõe o art. 15, § 5º, do Regimento Interno deste egrégio Tribunal, não restou caracterizada qualquer prevenção, na espécie dos autos, a justificar a distribuição do presente feito por dependência ao recurso acima referido.

    Com estas considerações remetam-se os autos à livre distribuição, com as anotações de estilo, restando prejudicada a inclusão destes autos na pauta de julgamento do próximo dia 06/06/2012.

    Publique-se. Intime-se.

    Brasília, Distrito Federal, em 1º de junho de 2012.

    Desembargador Federal SOUZA PRUDENTE (Relator)

    .:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.:.

    Amigos & Amigas, portadores das CNHs com DNA de Fênix, agora é definitiva a nossa vitória e alegria, tudo devemos ao Procurador Público Federal Fernando de Almeida Martins e aos trabalhos dos diversos Juízes e Desembargadores que trabalharam no Processo (original) e no Agravo (recurso). E destaco também o papel especial desempenhado pelo Jus Navigandi que nos forneceu as ferramentas para as nossas manifestações de apelos e indignações (as quais foram muito importantes, pois, fizeram parte do processo e fizeram história). A Jus Navigandi foi muito importante, demais da conta. Outro documento importante foi o Abaixo Assinado que também é parte integrante do Processo. Enfim, todos foram importantes e já foram registrados os nossos agradecimentos e homenagens.

    As todas poderosas, levadas, arteiras, conscientes e felizes demais da conta CNHs com DNA de Fênix:

    » Blood, Sweat and Tears

    » Brivanita

    » Eduardo

    » Eros

    » Luma

    » Monik

    » Renata

    » Vivi

    que sejamos muito felizes demais da conta e, claro, extensível para todas as outras CNHs colegas com DNA de Fênix e que não tiveram os nomes publicados.

    Obrigado à Jus Navigandi, em especial ao Rodrigo Chaves de Freitas.

    Obrigado ao Procurador Público Federal Fernando de Almeida Martins.

    Obrigado aos Juízes e Desembargadores Federais envolvidos com o Processo e o Agravo.

    Obrigado aos Amigos & Amigas, um dia na esteira do tempo nos reencontraremos pelas longas estradas da vida de meu Deus, o meu maior agradecimento.

    .

    G

    Gil _ Belo Horizonte, Minas Gerais Segunda, 14 de abril de 2014, 15h14min

    Olá Amigos & Amigas, saudades!

    O finado Apensado do Maledetto está movimentando-se...

    Esse trem morre não, sô! He. He. He.

    Vejam que o Apensado, depois de dois anos mumificando, movimentou-se para as mãos de uma juíza federal:

    No dia 08/04/2014, às 15h21m28s, código 11.190, PROCESSO SOB RESPONSABILIDADE DA JUIZA FEDERAL GILDA SIGMARINGA SEIXAS (convocada)

    .

    O trem do Maledetto tem mais de sete cabeças e morre de jeito nenhum. He. He. He.

    Este ano eu renovei a minha CNH Renata com vida até 2019.

    E vamos acompanhando o Apensado do Maledetto Sexta-feira 13, A Ressurreição de Jason.

    Abraços,

    Gil

    Alex lacerda da silva

    Alex lacerda da silva Quarta, 18 de fevereiro de 2015, 0h54min

    Desculpas mandei erado

    D

    Dacunha Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 11h19min

    Muito complicado isso.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.