Olá!!

Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.

Respostas

    E

    edimilson_1 Segunda, 08 de dezembro de 2008, 21h58min

    Tudo bom dr
    comprei um veiculo e me envolvi em um acidente de transito, a policia militar constatou que não existia nenhuma parcela deste carro paga, porém não existe busca e apreensão do veiculo, meu carro ficou preso e não querem me devolver mesmo o 2008 estando pago, a policia pode prender meu carro por falta de pagamento de parcelas do financiamento sem que esse carro tenha busca e apreensão?
    o que eu devo fazer e se um simples mando de segurança resolve?
    muito obrigado!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 09 de dezembro de 2008, 21h40min

    O melhor é se dirigir ao depósito público e após tomar conhecimento do real motivo da apreensão do veículo, pagar as custa de praxe e liberar o veículo, a seguir deverá consultar um advogado para verificar se é necessário remedio jurídico

    A

    André_1 Quinta, 11 de dezembro de 2008, 9h19min

    Tenho um veiculo financiado leasing, morava no RS agora mudei p SP, tenho parcelas em atraso, se for decretada busca e apreensão do veiculo, quais as chances de encontrarem o veiculo, sendo que meu endereço é no RS? Já foi paga mais que 40% do valor da divida isso ajuda em alguma coisa?

    Z

    Zé da Silva Terça, 16 de dezembro de 2008, 2h55min

    Olá, Boa Noite.
    Eu adquiri um veículo financiado em nome de outra pessoa, porém o mesmo esta com a documentação em dias, vai vencer, será que um despachante consegue pagar o documento, pois o referido veículo é de Campo Grande, e eu tenho conhecimneto que o financiamento esta atrasado, so que no sistema de checagem da policia militar, não consta busca e apreensão.
    Sert por ventura eu estiver transitando com o veículo e este for preso por um oficial de justiça, eu apenas perco o veículo ou posso também responder por algum crime, tipo apropiação indébita ???
    M eoriente Doutor, pois não posso comprar um carro 100% documentado, por isso optei pelo famoso "Finan" ou "Pulado" como dizem por ai, eu assiti aquela reportagem do fantástico do dia 24 de agosto e achei interessante, muito obrigado.

    A

    ALMIDANTE Terça, 16 de dezembro de 2008, 5h33min

    Financiei um carro em fevereiro de 2008 agora , por forças maiores não pude continuar pagando !
    efetuei 4 pagamentos apenas ... a 3 meses o banco levou o veiculo e nunca mais entrou em cotato comigo .. recentemente liguei pra eles e disseram que eles não tinham mais nada a ver com o problema e que deveria procurar os advogados da finaciadora .. assim fiz mais com pouca educação esse advogado me disse que tenho que pagar toda a divida ou esperar o banco leiloar o carro e descontar esse valor da divida toda ... além disso ligaram para meus amigos cujo nomes não constavam nas referencias que eu deixei ( nem sei como consiguiram tais tels ) revelando o numero de parecelas e os valores em pendencia ...
    minhas perguntas !
    eles podem revelar isso assim sem mais nem menos ? a pessoas cujo vinculo não figura em lugar nenhum neste contrato ... posso procesa-lós por danos morais ?
    e meu carro como fica ? terei agora que pagar a divida toda ?
    estou confuso ...
    agradeço desde já qualquer esclarecimento

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 16 de dezembro de 2008, 12h17min

    Bom, ALMIDANTE. Não houve nenhuma pratica de ilegalidade por parte do credor. Pode constituir um advogado se desejar. O fato é que após a venda do veículo o processo continuará no sentido de lhe cobrar a diferença do valor contratado, pois considerando ter pago apenas tres parcelas o valor da venda do veículo não cobrirá logicamnete a dívida assumida do financiamento.

    Ok.

    V

    Vania_1 Terça, 16 de dezembro de 2008, 13h39min

    Satisfação Drº Antonio Gomes

    Estou com um problema sobre o assunto.
    Tivemos (eu e minha familia) nossa carro apreendido, busca e apreensão por falta de pagamento quando já estavam 6 parcelas atrasadas. Esse carro foi financiado em nome da empresa de meu irmão. Sem ter o que fazer, na época não tinhamos dinheiro para acertar, não fomos atrás, eles ligaram para fazer acordo mas não tinhamos como fazer, passou um ano e recebemos em casa a intimação para pagamento de honorarios de sucumbência, não pagamos e isso foi bloquado na conta da empresa.
    Só que agora eu ligo para o advogado da financeira e ele me diz q não existe o q ue fazer, agora queremos pagar, parcelar, para limpar o nome do meu irmão e ele não me diz nada, diz q vai entrar em contato e não entra. E tbm eu tento procurar o processo pelo numero e não encontro em lugar algum.
    O que eu faço, como eu acho esse processo?

    V

    Vania_1 Terça, 16 de dezembro de 2008, 13h42min

    Ah Drº desculpe-me, esqueci de um detalhe, o advogado não me diz se o carro foi leiloado ou não, quando liguei na financeira me disseram que ele ainda não tinha sido leiloado, como pode correr o processo se o carro não foi leiloado...e eles estão cobrando um valor maior do que o carro tinha sido financiado inteiro.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 16 de dezembro de 2008, 18h58min

    Bom. Inicialmente a financeira não cobra o valor do financiamento, pouco importando se o carro tenha um valor aquem ou muito aquem da dívida oriunda de um contrato com fundamneto no decreto 911/69.

    O processo cautelar de busca e apreensão ocorreu alhures inclusive além da apreensão houve sentença consolidando o veículo na posse definitiva da financeira, a evidência disso se encontra na execução dos honorários sucumbenciais em face da empresa.

    Se houver interesse deve constituir um advogado para conhecer o processo, hoje possivelmente arquivado. A minha alma juridica diz, nada existe a seu favor nessa busca, ou seja, o carro já era, o que pode existir é dívida do financiamneto a pagar.

    Ok Vania.

    E

    Eliane_1 Quinta, 18 de dezembro de 2008, 16h50min

    olá..
    sei que me carro está com mandado de busca e apreensão pq pesquisei e vi no site do tj, mas não fui notificada .Teria que receber uma intimação do fórum ou é tudo assim automático? o meu finaciamento é leasing

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 18 de dezembro de 2008, 17h05min

    A medida é realizada sem a intimação da parte. Primeiro cumpre-se o mandado e depois intima a ré para defesa, se houver.

    Z

    Zé da Silva Terça, 23 de dezembro de 2008, 13h19min

    Ola Drº, ainda aguardo a resposta da minha pergunta postada à mais ou menos 7 dias atras, sobre o famos ve ículo "Finam" ou "Pulado", como dizem por ai.

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 23 de dezembro de 2008, 13h39min

    Assim perguntou o consulente, vejamos:

    Olá, Boa Noite.
    Eu adquiri um veículo financiado em nome de outra pessoa, porém o mesmo esta com a documentação em dias, vai vencer, será que um despachante consegue pagar o documento, pois o referido veículo é de Campo Grande, e eu tenho conhecimneto que o financiamento esta atrasado, so que no sistema de checagem da policia militar, não consta busca e apreensão.

    R-Não havendo ordem de busca e apreensão do veículo no DETRAN, e estando os imostos e multa em dia poderá através de despachante pegar o ipva 2009 no DETRAN de origem.

    Sert por ventura eu estiver transitando com o veículo e este for preso por um oficial de justiça, eu apenas perco o veículo ou posso também responder por algum crime, tipo apropiação indébita ???

    R - Se apenas adquiriu o veículo com dívida, o mandado efetua apreensão apenas do veículo.

    M eoriente Doutor, pois não posso comprar um carro 100% documentado, por isso optei pelo famoso "Finan" ou "Pulado" como dizem por ai, eu assiti aquela reportagem do fantástico do dia 24 de agosto e achei interessante, muito obrigado.

    Adv. Antonio Gomes.

    G

    Gilson_1 Sábado, 27 de dezembro de 2008, 1h07min

    Olá Dr. Antonio. Tudo bem?
    Gostaria, por gentileza, que me esclarecesse algumas dúvidas básicas sobre busca e apreensão.

    Financiei minha moto junto ao banco em 36x de R$279,00. Paguei 10 parcelas e atrasei 06. Na semana passada o oficial de justiça compareceu no meu endereço para cumprir o mandato de busca e levou a moto.
    Fui informado que teria 05 dias para dar solução à dívida. decidi fazer uma devolução amigável e irei na segunda-feira próxima ao cartório realizar o procedimento.
    Minha dúvida é:

    Depois de fazer o acordo a moto irá para leilão e se ficar algo restante da dívida eu terei que pagar, mas eu responderei algum processo por isso? Pois eu sou Vigilante e a cada dois anos preciso fazer o curso de reciclagem e apresentar todos os documentos tais como: antecedentes criminais, decrin e etc... e se eu for processado não poderei mais exercer a profissão. Outra coisa; após o leilão o saldo devedor que sobrar eu irei negociar junto ao banco, se por um acaso eu não quitar esse saldo eu poderei também ser processado, ou apenas constará em SPC e Serasa a restrição?.

    Desde já agradeço a atenção e ficarei no aguardo!

    Boas Festas!!!

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 27 de dezembro de 2008, 17h32min

    Depois de fazer o acordo a moto irá para leilão e se ficar algo restante da dívida eu terei que pagar, mas eu responderei algum processo por isso?

    Pagando a dívida não responderá nenhum processo, se não pagar o banco poderá demandar com a ação de execução.

    Pois eu sou Vigilante e a cada dois anos preciso fazer o curso de reciclagem e apresentar todos os documentos tais como: antecedentes criminais, decrin e etc... e se eu for processado não poderei mais exercer a profissão. Outra coisa; após o leilão o saldo devedor que sobrar eu irei negociar junto ao banco, se por um acaso eu não quitar esse saldo eu poderei também ser processado, ou apenas constará em SPC e Serasa a restrição?.

    Além do spc e serasa o banco poderá demandar com ação de execução, por outro lado, nada de prejuizo sob antecedentes criminais .

    Desde já agradeço a atenção e ficarei no aguardo!

    Boas Festas!!! abraçossssssssssssssssss.

    G

    Gilson_1 Domingo, 28 de dezembro de 2008, 0h11min

    Olá Dr.

    Obrigado pelos esclarecimentos, mas ainda me restou uma dúvida.
    O que seria ação de execução?.....tem a ver também com processo judicial?

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 28 de dezembro de 2008, 0h23min

    Nobre Gilson a ação de execução de título extrajudical é uma medida (processo ) onde o credor busca receber por meio judicial a quantia não paga, através de penhora independente de colocar no SPC e/ou Serasa o executado (devedor).

    Ok.

    E

    Ezequiel Oliveira de Jesus Segunda, 29 de dezembro de 2008, 10h01min

    Bom dia!

    No ano passado comprei uma moto finaciada pelo banco finasa paguei 30% do valor pacelado e não tenho mais condições de continuar pagando pois estou atualmente desempregado. Gostaria de saber , por Favor, se eles tem direito por lei de tomar minha moto ou sendo eu o proprietário ir preso? Nesse caso qual seria a melhor negociação para mim?

    Obrigado!

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 29 de dezembro de 2008, 10h33min

    Assiste direito a financeira em tomar o veículo (busca e apreensão), o remedio juridico aplicado ao caso após você ser notificado. Poderá ser decretado a sua prisão civil caso apresente oposição injustificada a devolução do bem.

    Caminho: Entregar o veículo através de acordo administrativo com a financeira efetivando o distrato, ou constituir advogado para litigar nos autos de busca e apreensão.

    Ok.

    C

    carlos_1 Segunda, 29 de dezembro de 2008, 10h45min

    Comprei uma moto nova, estava andando com ela e furou o pneu levei ela pra arrumar o pneu e a pessoa sumiu junto com a moto a mesma estava sem placa, cheguei a pagar algumas parcelas e agora estou sem condiçoes de pagar as parcelas e o banco esta querendo dar busca e apreenção, o que devo fazer tenho o B.O. de apropriação indevida....?