Busca e Apreensão de veículo automotor

Há 16 anos ·
Link

Olá!!

Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.

1364 Respostas
página 53 de 69
brunosnf
Há 13 anos ·
Link

então doutor, quer dizer, que se por ventura, eu nao tiver bens em meu nome e eles nao encontrarem o carro o que ocorre de pior é meu nome ficar sujo por 5 anos?? desde já muito obrigado!!

brunosnf
Há 13 anos ·
Link

esqueci de perguntar, dá problemas pro meu pai ou minha mãe? por ser parente mais proximo de mim? ou isso nao tem nada a ver doutor? att e um abraço!!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

então doutor, quer dizer, que se por ventura, eu nao tiver bens em meu nome e eles nao encontrarem o carro o que ocorre de pior é meu nome ficar sujo por 5 anos?? desde já muito obrigado!!

R- Sim, haja viasta atual legislação vigente.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

esqueci de perguntar, dá problemas pro meu pai ou minha mãe? por ser parente mais proximo de mim? ou isso nao tem nada a ver doutor? att e um abraço!!

R- Absolutamente, nada acontece.

Bia R.
Há 13 anos ·
Link

Bom dia Drº Antonio

Sou advogada iniciante.....entrei com uma ação de busca e apreensão de um veículo ano passado, a juíza concedeu a liminar, isso há uns 2 meses e ainda o veículos esta retido no deposito e agora recebi uma publicação para entrar com a ação principal. Sei que a busca e apreensão é uma medida cautelatória, no entanto, achei que poderia ser considerada uma ação satisfativa, pois a intenção era só o resgate do veículo.

Essa ação principal poderá ser uma ação de indenização???

grata!!!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Seria o objeto do litigio.

Bia R.
Há 13 anos ·
Link

sim, o objeto do litigio é um automóvel que estava em uma locadura e esta estava usufruindo do bem sem autorização do proprietário e não queria devolver, por isso a busca e apreensão. Então posso entrar com ação principal agora, pedindo indenização pela retenção do veículo pela locadora.

mto grata Drº

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

sim, perdas e danos. Hove crime, vejamos o CP:

Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:

JP Varginha / MG
Há 13 anos ·
Link

Olá,

Drs. estou com um "pequeno problema", comprei uma motocicleta que era financiada e por motivo de impossibilidade de pagamento a pessoa me passou o veículo, eu transferi o financiamento para o meu nome e não cheguei a transferir o documento do veículo para o meu nome, bem, passado um tempo perdi o emprego e tive de passar o veículo pra outra pessoa que tivesse condição, no entando a única pessoa que encontrei foi um tio meu que assumiu o pagamento das parcelas mas não transferiu o financiamento e nem regularizou a documentação conforme haviamos combinado e posteriormente começou a atrasar o pagamento das parcelas. Agora está com 3 parcelas em atraso e o banco está ameaçando a busca e apreensão, faltam somente 9 parcelas para acabar o contrato e ele não me atende, sumiu mesmo. Gostaria de saber se há meios legais de reaver a posse deste veículo, pois desta forma eu quitaria o contrato e regularizaria a documentação, com ele não há negociação, Grato.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Constituir um advogado para demandar em juízo com ação de rescisão de contrato ou obrigação de fazer. Se não souber o endereço dele nem onde se encontra o veículo nada em princípio poderá ser feito. Procurar pessoalmente um advogado civilista de sua confiança ou indicado por amigos da sua relação diária.

brunosnf
Há 13 anos ·
Link

boa noite dr antonio, so queria tirar mais uma divuda, q é a seguinte. se o carro ja estiver sob busca e apreensão e eu estiver com ele eu posso continuar pagando ao detran para renoval o ipva dele? ou dá algum problema?? e outra, depois de 5 anos q meu nome limpar o carro tmb fica limpo? ou ainda continua em busca e apreensão?? desde já muito obrigado!!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Bom, Pode e deve continuar pagando o IPVA, sem problemas. Mesmo após limoar o nome e cpf o veículo continua com pendência, digo com gravame. Poderá eventualmente o processo cautelar de busca e apreensão ser arquivado face o grande lapso temporal sem o cumprimento da liminar.

Att.

Adv. Antonio Gomes.

Josh Fil
Há 13 anos ·
Link

Estou tendo um problema sério com meu carro que primeiramente teve bloqueio administrativo. Eu fiz o financiamento deste carro, nunca atrasei as parcelas , paguei em 60X sem atrasos, e quitei na metade do ano passado(2010). O Bloqueio aconteceu em 2008, até ano 2009 nem tinha percebido tal bloqueio, então comecei a ir atrás para ver o que era. Fui na Revendedora de carros bastante conhecida, tentei ligar no banco que tava financiado várias vezes, mas não conseguia nunca falar com alguém que soubesse informar algo. No ano passado(2010) quase fechei a venda deste meu carro para um terceiro, que me pagaria um bom valor pelo carro. Mas como moro atualmente em outra cidade, tive que voltar para minha cidade natal para fechar esta venda. Quando fui para lá percebi que tudo que fui atrás, que a revendedora verificaria para mim nada aconteceu. Então não conclui a venda pois não quiseram compra um carro com tal bloqueio, e sorte do rapaz, pois neste ano agora em Janeiro de 2011 no começo do ano foram apreender o carro em minha antiga residência, levaram meu carro e tentei mostrar as prestações quitadas e nada adiantou. Caso alguém possa passar informações sobre este tipo de causa, o que fazer, o que não fazer. Me interesso muito.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Tomei conheciemnto, e digo, r. sentença muito bem fundamentada. Não satisfrito cabe exclusivamente recorrer, isto é, levar o caso para o colegiado.

CCdeSA
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde, irei expor minha situação primeiramente. Meu pai comprou um carro financiado pela BV em 48X, porém o mesmo veio a falecer quando ainda faltam 6 prestações. Devido aos custos para velório e enterro, além do sistema de agendamento e prazos do INSS, ficamos sem condições d epagar a atual parcela do veículo, a qual ainda não completou 30 dias de atraso. Pergunto, pode a BV, representada pela Toledo Advogados, fazer a busca e apreensão deste veículo? Qual seria a melhor coisa a se fazer? Grato

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Busca e apreensão pode ocorrer desde que com ordem judcial. O caminho legal e necessário é pagar uma vez que trata-se de apenas 06 parcelas para concluir o CONTRATO.

Marco Lima
Há 13 anos ·
Link

Amigo..passei fisicamente uma moto para uma amigo...porem nao passei ainda a documentação para o nome dele e ele deixou alguns IPVas e baixa de alienação sem pagar..aconteceu que esta moto teve perda total em um acidente.... pergunto:

se eu nao pagar estes ipvas e o duda de baixa de alienação pode acontecer algum processo contra minha pessoa?

Existe alguma forma de dar baixa nesta moto(pois ela saiu de circulação) diante ao Detran?

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Pela ordem, sim e sim.

Lika Navarro
Há 13 anos ·
Link

Dr. Antonio Gomes, boa tarde!

Comprei um carro em 08/2008, paguei 8 parcelas e nada mais! Mudei de cidade, foi aberto um processo de busca e apreensão, porém, mesmo com várias tentativas não me encontram. o Juiz autorizou a busca do meu endereço na receita federal, porém o endereço que consta lá na declaração de 2009/2010 já não é mais o meu. De que outra forma podem conseguir meu endereço? E mais, posso responder a algum outro processo por não ter atualizado meu endereço junto a financeira? Muito Obrigada

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Não existe previsão legal para punir nem processo ao cidadão que não atualiza endereço na receita. Pode conseguir seu endereço por todos os meios legais autorizado pelo magistrado, tais como, light, detran, tribunal eleitoral, cedae, receita federal, etc..

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta