Busca e Apreensão de veículo automotor

Há 16 anos ·
Link

Olá!!

Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.

1364 Respostas
página 56 de 69
cristina M.P
Há 13 anos ·
Link

Emprestei meu nome inocentemente para meu cunhado comprar um carro, acontece que tempos depois ele passou esse carro financiado para outra pessoa, que pagou o valor para ele e ele não pagou o carro, pagou algumas parcelas e depois parou de pagar, acontece que o carro esta com busca e apreensao, ele nao paga e eu nao faço ideia de onde esteja o carro. Quais a medidas judiciais posso tomar contra meu cunhado, uma vez que ele esta ciente de que agiu de má fé comigo

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde!!! Irei dizer sobre a questão:

Emprestei meu nome inocentemente para meu cunhado comprar um carro,

R- A lei não reconheçe tal inocência, pelo contrário, a lei lhe impôe total responsabilidade, portanto, irrelevante para o mundo do direito se por inocência ou não.

acontece que tempos depois ele passou esse carro financiado para outra pessoa, que pagou o valor para ele e ele não pagou o carro, pagou algumas parcelas e depois parou de pagar, acontece que o carro esta com busca e apreensao, ele nao paga e eu nao faço ideia de onde esteja o carro.

Quais a medidas judiciais posso tomar contra meu cunhado, uma vez que ele esta ciente de que agiu de má fé comigo.

R - Bom, incialmente constituir um advogado civilista para tomar as mediadas legais quanto ao processo de busca e apreensão, por outro lado demandar com ação em face do fulano que descumpriu o contrato, para tanto, entre outras, uma ação indenizatória se faz necessário.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Sobre o fato, iremos dizer:

Bom dia dr.

Minha situação é a seguinte: tenho um palio, financiei ele pela bv em 60 x, em setembro de 2006, paguei 40, restando 20 parcelas.

Desde de janeiro de 2010 que n pago. Morava em sp, mas agora moro em macéio. Já estou com nome no site do tj. Já foi enviado busca e apreensão do veículo.

Agora eu te pergunto: 1: tem algum risco de me encontrarem aki?

R- Sim.

2: se eu ficar sem pagar até terminar o contrato o que ocorrerá?

R- Incialmente não irá regularizar o veículo, e por outro lado, corre o risco de ser condenado a indenizar a financeira, assim como, ter o veículo apreendido.

3: após o termino do contrato eu oferecendo uma quantia irrisória p a bv eles aceitariam?

R- Poderá ocorrer caso desta natureza, digo, um valor reduzido, não irrisório.

4: posso ser preso?

R- não é o caso.

Cordial abraço,

Adv. Antonio Gomes.

Desde já agradeço.

Luciano Pains
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde Dr.

Eu postei aqui outro dia que estava com as prestações em atraso, mais consegui e regularizei o contrato gostaria de saber o seguinte:

1: Foram cobrados juros absivos enquanto tinhas as parcelas e atrasosó um exemplo: Valor da prestação: 399,99 Dias de atraso: 65 Valor que eu paguei : 778,00

Bem quero saber onde eu consigo rever esses valores se estão corretos indo no procon ou no pequenas causa ou entrar com uma revisional de contrato.

desde ja agradeço

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde Dr.

Eu postei aqui outro dia que estava com as prestações em atraso, mais consegui e regularizei o contrato gostaria de saber o seguinte:

1: Foram cobrados juros absivos enquanto tinhas as parcelas e atrasosó um exemplo: Valor da prestação: 399,99 Dias de atraso: 65 Valor que eu paguei : 778,00

Bem quero saber onde eu consigo rever esses valores se estão corretos indo no procon ou no pequenas causa ou entrar com uma revisional de contrato.

R- Naõ reconheço absolutamente nenhuma eficiencia nas instituiçãos citadas, entendo ser apenas para enganar pessoas de boá-fe e garantir tempo a empresas de má-fé a continuar lesando os consumidores.

Acredito em constituir advogado de sua confiança ou exclusivamente por indicação de amigos da sua relação diária, o qual poderá orientar ou levar o seu caso a juízo. Eu particulamente não vislumbro retorno no judiciário a seu favor sobre a questão sucitada, embora reconheça a injustiça, no caso poderá o judiciário admitir ser legal a cobrança que vislumbramos abusiva.

desde ja agradeço

Felipe - MT
Há 13 anos ·
Link

Bom dia Doutor Antônio,

Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela sua disponibilidade em sanar nossas dúvidas.

Lhe pergunto o seguinte:

Comprei um veiculo financiado pela BV, em 60x já paguei a 20º parcela... agora dia 20 de fevereiro, vai vencer a terceira parcela... como eu estava desempregado, agora que consegui um emprego, vou receber somente em 15 de março... ou seja próximo de vencer a 4ª parcela...

PERGUNTA:

  1. A qualquer momento podem fazer a busca e apreensão do veiculo, ou eu serei notificado por carta antes do oficial de justiça buscar o veiculo?

  2. Existe um prazo minimo para que possam buscar o veiculo, ou seja, sera que até dia 15 de março já vieram fazer a busca e apreensao?

Aguardo retorno, muito obrigado!

Fernando

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Bom dia!!! Atendendo a solicitação:

Bom dia Doutor Antônio,

Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela sua disponibilidade em sanar nossas dúvidas.

Lhe pergunto o seguinte:

Comprei um veiculo financiado pela BV, em 60x já paguei a 20º parcela... agora dia 20 de fevereiro, vai vencer a terceira parcela... como eu estava desempregado, agora que consegui um emprego, vou receber somente em 15 de março... ou seja próximo de vencer a 4ª parcela...

PERGUNTA:

  1. A qualquer momento podem fazer a busca e apreensão do veiculo, ou eu serei notificado por carta antes do oficial de justiça buscar o veiculo?

R- A lei obriga notificar o consumidor inadimplente, digo, é requisito obrigatório para legitimar a ação cautelar de busca e apreensão.

  1. Existe um prazo minimo para que possam buscar o veiculo, ou seja, sera que até dia 15 de março já vieram fazer a busca e apreensao?

R- Se não houve notificação não existe ação judicial válida.

Boa sorte,

Adv. Antonio Gomes.

Aguardo retorno, muito obrigado!

Fernando Permalink

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Muito cuidado com oportunistas de plantão. O meio virtual é muito perigoso. Havendo problemas procure um advogado civilista de sua confiança ou indicado por amigos, pela internet NUNCA EM NENHUMA HIPÓTESE, expecialmente aventureiros de plantão.

E_ferreira
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde Doutor Antônio,

Aconteceu no ano passado atrasei algumas parcelas, pelo Banco Finasa, negociei com o Banco paguei tudo, foram 3 percelas de uma vez que eu paguei, 1 semana ou 2 semanas depois chegou em casa o oficial de justiça com mandado de busca e apreensão. Meu Advogado entrou com ação para devolução do carro e danos morais. Aconteceu uma audiência de conciliação a Advogada do Banco mim ofereçeu 2.000,00, não aceitei e ela disse que o mandado de busca e apreensão foi legal pos no mês que entraram com ação eu estava devendo e eu recebi uma carta do serasa pelo Finasa, Advogada do Banco disse que esta carta nao era prova.

Ela esta certa sobre seus argumentos.

KARIN CRISTINA
Há 13 anos ·
Link

Bom dia, Dr. Comprei um veiculo financiado em 48 parcelas, ocorre que o veiculo esta com o hodometro adulterado e é prova de processo criminal( estelionato),nao tivemos mais condicoes de pagar as parcelas ,pois o motor e o cambio deram varios problemas e usamos o carro para trabalho, tentamos devolver amigavelmente o carro a financeira mas a mesma nao aceitou por ser um veiculo adulterado. Hoje nao podemos devolve-lo nem entrega-lo pois varias pericias estao sendo realizadas no veiculo,porem a financeira entrou com o processo de busca desde de dez/09 e nao o carro nao foi localizado, temos tambem mais um processo de indenizacao sobre o mesmo carro ,ou seja 03 processos. Minha pergunta: Como nao posso entregar o carro para nao sumir com uma prova crime , o que pode acontecer comigo nesse processo de busca e apreensao ? Neste processo ainda nao fui citado e nao possuo advogado neste caso. Aguardo . Grata.

Dr Adriano A. Moraes
Há 13 anos ·
Link

Olá prezados colegas.

Comprei um carro por 29.000,00 e dei 15.000,00 de entrada e financiei o restante em 48x de 492,00.

Ocorre que após fechar o negócio fui orientado a retirar o carnê no site do banco, o que fiz:

Porém não me ative ao detalhe de que estava, faltando duas folhas na impressão e então comecei a pagar as parcelas rigorosamente em dia. Depois de 02 meses fui informado pelo banco que estava com duas parcelas atrasadas e por isso deveria quitá-las senão perderia o carro, fui até o escritório de cobrança e combinei que poderia quitar as parcelas atrasadas em 15/03/2011, assim me disseram que aguardariam o pagamento e voltarim a entrar em contato.

Na ultima semana fui surpreendido com por um oficial de justiça portando um mandado de busca e apreenssão, meu carro foi levado e o agente do banco que acompanhava o servidor juducial me disse que agora é só eu ir até o escritório e pagar as parcelas atrasadas que terei meu carro de volta.

Isso procede, é verdadeiro?

Ouvi dizer que agora terei que quitar totalmente( o que é impossívwl p/ mim) o financiamento para reaver o veículo.

E o acordo que fiz o escritório? Não agiram de má fé comigo?

Dr Adriano A. Moraes
Há 13 anos ·
Link

Olá Doutor Antonio, como vai?

Minha situação é a seguinte:

Comprei um carro por 29.000,00 e dei 15.000,00 de entrada e financiei o restante em 48x de 492,00.

Ocorre que após fechar o negócio fui orientado a retirar o carnê no site do banco, o que fiz:

Porém não me ative ao detalhe de que estava, faltando duas folhas na impressão e então comecei a pagar as parcelas rigorosamente em dia.

Depois de 02 meses fui informado pelo banco que estava com duas parcelas , a saber 10/2010 e 11/2010, atrasadas e por isso deveria quitá-las senão perderia o carro, fui até o escritório de cobrança e combinei que poderia quitar as parcelas atrasadas em 15/03/2011, assim me disseram que aguardariam o pagamento e voltarim a entrar em contato.

Na ultima semana ( dia 04/03/2011), fui surpreendido com por um oficial de justiça portando um mandado de busca e apreenssão, meu carro foi levado e o agente do banco que acompanhava o servidor judicial me disse que agora é só eu ir até o escritório e pagar as parcelas atrasadas que terei meu carro de volta.

Quando começa correr o prazo de 05 dias, levendo em conta o fim de semana, feriado de carnaval, dias em que o escritório e banco não abrem?

Isso procede, é verdadeiro?

Ouvi dizer que agora terei que quitar totalmente ( o que é impossível p/ mim) o financiamento para reaver o veículo.

E o acordo que fiz o escritório? Não agiram de má fé comigo?

Por favor, tenho URGENCIA!!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Olá Doutor Antonio, como vai?

R- Boa noite, tudo bem.

Minha situação é a seguinte:

Comprei um carro por 29.000,00 e dei 15.000,00 de entrada e financiei o restante em 48x de 492,00.

Ocorre que após fechar o negócio fui orientado a retirar o carnê no site do banco, o que fiz:

Porém não me ative ao detalhe de que estava, faltando duas folhas na impressão e então comecei a pagar as parcelas rigorosamente em dia.

Depois de 02 meses fui informado pelo banco que estava com duas parcelas , a saber 10/2010 e 11/2010, atrasadas e por isso deveria quitá-las senão perderia o carro, fui até o escritório de cobrança e combinei que poderia quitar as parcelas atrasadas em 15/03/2011, assim me disseram que aguardariam o pagamento e voltarim a entrar em contato.

Na ultima semana ( dia 04/03/2011), fui surpreendido com por um oficial de justiça portando um mandado de busca e apreenssão, meu carro foi levado e o agente do banco que acompanhava o servidor judicial me disse que agora é só eu ir até o escritório e pagar as parcelas atrasadas que terei meu carro de volta.

R- O prazo de cinco dias para depositar em juízo começa no primeiro dia últil de funcionamente do judiciario. (procurar saber no tribunal do estado qual o primeiro dia de funcionamento do judiciário Estadual).

Quando começa correr o prazo de 05 dias, levendo em conta o fim de semana, feriado de carnaval, dias em que o escritório e banco não abrem?

R- cuidado com o pagamento em escritório> Existe um processo em trâmite que obrigatoriamente terá que constituir advogado para aqueles autos. O correto é o advogado depositar o valor que consta nos autos em juízo, e em 15 dias contestar o que entender de direito, seja valores cobrados abusivamente e/ou outra falhas como a falha do carnê e o descumprimento de acordo verbal junto ao escritório da financeira.

Isso procede, é verdadeiro?

Ouvi dizer que agora terei que quitar totalmente ( o que é impossível p/ mim) o financiamento para reaver o veículo.

R- Não, lhe assiste o direito de purgar a mora e continuar pagando as parcelas mensal normalmente.

E o acordo que fiz o escritório?

R- Acordo verbal, se ele não confessa, juridicamente não existiu, portanto, irrelevante a tal alegação.

Não agiram de má fé comigo?

R- Entendo que financeiras de veículos com base no decreto 911/69 são uma corja de estelionatarios pelo simples fato de financiar veiculo desta forma que contratam.

Boa sorte.

Adv. Antonio Gomes.

Por favor, tenho URGENCIA!!

Alvaro Alves
Há 13 anos ·
Link

Boa tarde Srs. Estou com uma dúvida, tenho um carro financiado o qual já paguei 31 das 36 prestações.Mas agora no momento estou desempregado e deixei atrasar 03 das 05 prestações restantes. Eu posso ter meu carro apreendido pela falta desses pagamentos sendo que só restam 05 parcelas pra o quitamento de meu veículo? Obrigado.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Alvaro Alves 09/03/2011 13:03 Boa tarde Srs. Estou com uma dúvida, tenho um carro financiado o qual já paguei 31 das 36 prestações.Mas agora no momento estou desempregado e deixei atrasar 03 das 05 prestações restantes. Eu posso ter meu carro apreendido pela falta desses pagamentos sendo que só restam 05 parcelas pra o quitamento de meu veículo? Obrigado.

R- Plenamente, basta uma parcela para legitimar o deferimento de Busca e apreensão. A qualquer momento o veículo será apreendido, isso é a regra vigente. Irrelevante os motivos da mora.

Att.

Adv. Antonio Gomes.

Bruna Avallone
Há 13 anos ·
Link

Bom dia Doutor! Fiz um financiamento de um carro com a Aymoré Financeira, sempre efetuo o pagamento em dia, porém no mês de agosto de 2009 fui fazer um pagamento na agência do antigo banco real e a gerente foi comigo fazer um pagamento por depósito no caixa automatico, o envelope era de cheque mais ela falou que não tinha problema. Se passaram os dias e soube que estava devendo essa prestação, o santander comprou o real e eu estou com o comprovante. Detalhe que depois disso consegui fazer todos os pagamentos, mas em dezembro bloquearam meu carnê. Não consegui pagar, e não estou conseguindo. Mais as outras eu consigo. Como proceder nessa situação? Desde já agradeço a atenção!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Constituir um advogado imediatamente para que seja demandado uma ação de consignação em pagamento face a mora da financeira, digo, a recusa de receber o pagamento das parcelas vencidas e vincendas.

Att.

Adv. Antonio Gomes.

KARIN CRISTINA
Há 13 anos ·
Link

Bom dia, Dr. Comprei um veiculo financiado em 48 parcelas, ocorre que o veiculo esta com o hodometro adulterado e é prova de processo criminal( estelionato),nao tivemos mais condicoes de pagar as parcelas ,pois o motor e o cambio deram varios problemas e usamos o carro para trabalho, tentamos devolver amigavelmente o carro a financeira mas a mesma nao aceitou por ser um veiculo adulterado. Hoje nao podemos devolve-lo nem entrega-lo pois varias pericias estao sendo realizadas no veiculo,porem a financeira entrou com o processo de busca desde de dez/09 e nao o carro nao foi localizado, temos tambem mais um processo de indenizacao sobre o mesmo carro ,ou seja 03 processos. Minha pergunta: Como nao posso entregar o carro para nao sumir com uma prova crime , o que pode acontecer comigo nesse processo de busca e apreensao ? Neste processo ainda nao fui citado e nao possuo advogado neste caso. Aguardo . Grata.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Inicialmente constituir advogado neste processo, tambem. Em última analise, não encontrado o veículo poderá ser a ação convertida em ação de depósito e em ato continuo ter bens penhorados até o valor da eventual dívida.

Att. Adv. Antonio Gomes.

Dr Adriano A. Moraes
Há 13 anos ·
Link

Boa noite Doutor.

Efetuei o pagamento das duas parcelas atrasadas, diretamente no escritório de advocacia que efetua a cobrança e entrou com a ação, , convém informar que na ação de busca e apreenssão essas mesmas parcelas somavam R$ 1.105,oo e quando fui pagar me cobraram R$ 1.520,oo e ainda não liberaram meu carro, alegam que só vão liberar com ordem judicial e mediante pagamento da estadia no pateo onde o ve;iculo está guardado, que né de R$ 20,oo por dia. Paguei mediante assinatura de acordo.

Depois de encerrado esta ação posso entrar com repetição de indébito por cobrança abusiva?

Na liminar de busca e apreenssão a magistrada determina que se for paga em 05 dias o veículo deve ser devolvido sem ônus, porque agora tenho que pagar estadia do páteo?

Isso não caracteriza cobrança abusiva e fere o CC e o CDC?

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta