Busca e Apreensão de veículo automotor

Há 16 anos ·
Link

Olá!!

Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.

1364 Respostas
página 61 de 69
Leo befenat
Há 13 anos ·
Link

Ilmo. Sr. Dr. Antonio Gomes muito obrigado pelo esclarecimento em parte já estou um pouco aliviado.

Imagem de perfil de gregamusa
gregamusa
Há 13 anos ·
Link

Bom dia Dr. Antonio, o sr. poderia me ajudar no meu caso?

Comprei um carro zero em 2009.Como o sr mesmo já disse, faço parte dos brasileiros que gostam de viver na miséria....rsrsrsr....(ai que burra que eu sou!)

mas enfim, fiz financiamento por CDC, já paguei 20 parcelas, mas agora estou desempregada e não sei como fazer. Já tem 2 parcelas em atraso e fiquei sabendo que quando vencer a terceira, eles entrarão com busca e apreensão. O que posso fazer pra me proteger? Posso devolver o carro? Como fica o restante do financiamento? Por ser CDC eles terão que me devolver algum valor? Pra devolver, terei que fazer uma carta. Que carta é esta? Po favor se puder me ajude!?

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

bom!!! Vamos ao fatos:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , in verbis:

"faço parte dos brasileiros que gostam de viver na miséria....rsrsrsr....(ai que burra que eu sou!)"

R- Rsrsrs.......... afirmei, embora não abra mão da prerrogativa de possuir um corolla automatico.

Vamos aos fatos. Incialmente tentar transferir o finaciamento para um terceiro. Dependendo do valor do veículo e das parcelas restantes é possível receber $$$ no negócio, desde que transferencia direta no banco. A outra oção é fazer um acordo com o banco para devolver o veículo desde que ele declare plena e rasa quitação quanto ao débito, nesste caso é mais seguro conversar com advogado pessoalmente, digo, prestar uma asssistencia direta ou indireta. por fim,. sem outros caminhos, exceto efetuar o pagamento regular e aguardar a busca e apreensão, sendo a última a pior das opções.

Att.

Adv.

Antonio Gomes.

Imagem de perfil de gregamusa
gregamusa
Há 13 anos ·
Link

É Dr...meu carro não é um corolla, mas bem que eu gostaria!!!!

Será que ainda pode me ajudar? Tenho um amigo com o caso parecido com o meu. Ele comprou uma fiorino. Deu 5 mil de entrada e financiou o restante em 48 vezes pelo banco BV. A transportadora que ele está agregado, está atrasando o pagamento de salários e com isso, as parcelas do carro tbm atrasaram. Já está com 3 parcelas vencidas. Ele não consegue renegociar a dívida com o BV e nem parcelar com a assessoria de cobrança. Ele falou até com a ouvidoria do BV, mas eles alegam que pra renegociar, tem que estar com as mensalidades em dia. Tbm não dá pra devolver amigavelmente pq o banco não trabalha com essa possibilidade. O que ele deve fazer. Sentar e aguardar a busca e apreensão? Já que não tem com quem negociar? E os valores que ele já pagou, como ficam? O dele tbm é CDC. Obrigada pelas respostas até aqui!

Silas Silva
Há 13 anos ·
Link

Dr.

Eu emprestei meu nome pra comprar uma moto pro meu cunhado. Sendo que sempre está pagando as emprestações com atraso, inclusive já recebi várias comunicações do SPC e SERASA. Hoje ele não é mais meu cunhado. Já pedi pra ele transferir o financiamento, mas ele diz q nao pode pq tem o nome sujo. O que posso fazer? Seria possivel uma "busca e apreensão" ? obg.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Inicialmente, não existe legalmente o termo "emprestar" no caso concreto, ou seja, você é o responsavel direto e exclusivo do referido veículo. Diante da situação, cabe constituir um advogado, ele após analisar o caso, digo, os fatos, as provas e a questão de mérito irá decidir se uma demanda: Obrigação de Fazer ou Indenizatória, podendo caber em qualquer caso medida cautelar, seja multa diária ou até mesmo reintegração de posse. Por fim, digo, procurar pessoalmente um advogado de sua confiança para resolver a questão jus, ou no mínimo por indicação de pessoa da sua convivência diária.

Att. Adv. Antonio Gomes

Ayro Luiz Ramos dos Santos
Há 13 anos ·
Link

Dr. Antonio,

No caso do Sr. Silas, a busca e apreensão seria possível!? OU só o banco que poderia promover esta ação?! obg.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Pelo fundamento do decreto-lei 911/69 só a financeira é parte legítima para demandar ação cautelar de busca e apreensão, por este fundamento, por outro lado o instituto cautelar previsto no CPC precisamente nos arts. 839 a 843, autoriza cautelar de busca e apreensão de coisa móvel para tanto consulte pessoalmente o seu ou um advogado, pessoalmente

Cintia Nardes
Há 13 anos ·
Link

Bom dia Dr,

no dia 22|01 estive aqui, comentei sobre o meu caso. vou resumir aqui ...

atrasei uma prestação, por uns 10 dias.. e repus o dinheiro no banco, mas o banco ja nao debitou mais, eu ja havia feito pedido de boleto bancario ( o qual tenho carta protocolada), fui ao procon, para tentar resolver a situação , nenhum representante do bco compareceu a adiencia....

contratrei uma advogada, que m orientou entrar com revisao contratual, a juiza negou o pedido de deposito em juizo, mas ordenou que o nome nao ficasse com restrinçao.

Hoje apos 11 meses, minha advogada disse que o escritorio entrou com busca e apreensao, como eu me defendo? ja que o banco nao debitou as parcelas seguintes, nao me deu opção de pagamentos das mesmas, a juiza nao deixou que eu fizesse o deposito em juizo???

e como poderia pagar o que eles exigem ... valor da parcela, 752,31 vencidas sao 10, que somam 7.523,10 .... e o escritorio que cobra o valor de 11.000.00

ai mudei de advogado, pq nao podia deixar meu carro ser aprendido... em 3 dias.. ele conseguiu q eu depositasse em juizo, um valor 5.800,00 , e fui pagando parcelas de 583,00 ( foram pagas 3 parcelas) ...

eu estava no trabalho e oficial chegou com o mandato.. porem o carro tava em casa e meu marido estava dormindo, ele m ligou falando que a oficial estava forçando o portao... liguei p advg, e ele falou que era pra eu ficar tranquila pois tava tudo certo... que ele ia no forum ver o que estava acontecendo....

pedi carona p um amigo e ele m trouxe em casa.. ai ja estava uns 10 policias todos armados, a oficial e um rapaz do bco ( depositario ou depositante ) eu comecei a chorar .. na hora fiquei nervosa nao li o mandato.. eu so pedia pra esperar meu advg pois estava tudo certo ( nao tinha saido mandato de busca no site do tsj.

levaram o carro!

apos fui informada que " o carro deveria ter saido de casa com o guincho...e nao como moço dirigindo, e que nao havia mandado pra entrarem na minha csa, o mandato era pra buscar no pronto socorro onde trabalho.

eu estou sem ideia de como proceder? posso processar o bco por estar pagando tudo certinho em juizo ....

m ajude...mais uma vez!

Cintia Nardes
Há 13 anos ·
Link

obs. no desespero ontem liguei p advg, disse pra recuperar os valores em depositos, ja q eu nao ia conseguir meu carro de volta, pois juntar com o dinheiro que eu tenho e comprar um carro usado, eun trabalho em 4 lugares, saio de um serviço e ja tenho que estar em outro, nao posso ficar sem carro, pois de onibus nao consigo chegar no horario.

acha uma boa opçao? acha que o banco pode tentar um acordo comigo? pra eu pagar o carro num valor justo, neim precisaria ser as parcelas reduzidas.

Dr Adriano A. Moraes
Há 13 anos ·
Link

Ao Exelentíssimo Doutor Antonio Gomes.

Douto causídico, a ti me dirijo por meio deste para sincera e fraternalkmente agradecer e elogiar a sua atuação junto a essa comunidade, suas orientações, sempre pautadas na legalidade, moral ,ética, compreenssão, empatia e solidariedade, fizeram com que minhas lides fossem compostas da melhor maneira possível, sendo o termos final bom para ambas as partes.

Que o DEUS do seu coração te conceda as benesses do universo que lhe são merecidas, com muita Paz Profunda e de forma Justa e Perfeita.

Dr Adriano A. Moraes
Há 13 anos ·
Link

Peco desculpas pelos erros de digitacão, pois meu teclado é padrão USA e está com defeito.

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Adriano, ilustre colega!!!! Tomei conhecimento, e digo, sempre mais feliz quando certifico eco em minhas afirmações jurídicas. Mais energia adquiro para contribuir na socialização do conhecimento jurídico, especialmente na camada mais humilde da nossa sociedade.

Sendo assim, sejamos todos felizes, sempre.

Adv. Antonio Gomes.

CENTRALDOLOCALIZADOR
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Se seu carro foi roubado, clonado, se não foi transferido de proprietário, se vendeu e não recebeu ou sumiu, faça seu cadastro www.Centraldolocalizador.Com.Br ele pode ter sido vendido como np (finan) tenha mais uma chance de encontra este veículos, por um localizador cadastrado ou até uma denúncia anônima, não perca tempo

Imagem de perfil de gregamusa
gregamusa
Há 13 anos ·
Link

É Dr...meu carro não é um corolla, mas bem que eu gostaria!!!! Será que ainda pode me ajudar? Tenho um amigo com o caso parecido com o meu. Ele comprou uma fiorino. Deu 5 mil de entrada e financiou o restante em 48 vezes pelo banco BV. A transportadora que ele está agregado, está atrasando o pagamento de salários e com isso, as parcelas do carro tbm atrasaram. Já está com 3 parcelas vencidas. Ele não consegue renegociar a dívida com o BV e nem parcelar com a assessoria de cobrança. Ele falou até com a ouvidoria do BV, mas eles alegam que pra renegociar, tem que estar com as mensalidades em dia. Tbm não dá pra devolver amigavelmente pq o banco não trabalha com essa possibilidade. O que ele deve fazer. Sentar e aguardar a busca e apreensão? Já que não tem com quem negociar? E os valores que ele já pagou, como ficam? O dele tbm é CDC. Obrigada pelas respostas até aqui!

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

bOM DIA!!!! vEJAMOS O MÉRITO DA QUESTÃO JUS:

O que ele deve fazer. Sentar e aguardar a busca e apreensão?

R- Sim, exceto que pretenda demandar em juízo ofertando a devolução do veículo. Negociar é uma faculdade exclusiva da financeira, digo, a lei não obriga negociar, obriga sim, cumprir o contrato, e os motivos alegados para a lei é irrelevante.

Adv.

Antonio Gomes.

Já que não tem com quem negociar? E os valores que ele já pagou, como ficam? O dele tbm é CDC. Obrigada pelas respostas até aqui!

Saviano
Há 13 anos ·
Link

Por favor Sofri um mandato de busca e apreensão de um veículo com 37 parcelas pagas de 60. Contratei um advogado e no processo o juiz autorizou o pagamento das 4 parcelas em atraso. Fiz o pagamento de 6 parcelas em juizo inclusive as custas do advogado. O processo já está com 2 meses. Pergunto neste caso o juiz pode dar ganho de causa a mim? Quanto tempo pode demorar o processo? Se o juiz der ganho de causa em quanto tempo o banco tem que devolver o veículo? Ele entrega onde foi retirado? O que quer dizer concluso no processo? Meu advogado informou que o caso está na mão do juiz para resolver. O juiz tem prazo para fazer a conclusão?

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Vejamos a questão solicitada logo a seguir:

Por favor Sofri um mandato de busca e apreensão de um veículo com 37 parcelas pagas de 60. Contratei um advogado e no processo o juiz autorizou o pagamento das 4 parcelas em atraso. Fiz o pagamento de 6 parcelas em juizo inclusive as custas do advogado. O processo já está com 2 meses. Pergunto neste caso o juiz pode dar ganho de causa a mim?

R- Não.

Quanto tempo pode demorar o processo?

R- anos e anos.

Se o juiz der ganho de causa em quanto tempo o banco tem que devolver o veículo?

R- No prazo determinado pelo juízo, em regra entregar 1o dias após intimado o credor.

Ele entrega onde foi retirado?

R- Não.

O que quer dizer concluso no processo?

R- Porcesso sob a bunda do magistrado ou sobre a mesa.

Meu advogado informou que o caso está na mão do juiz para resolver. O juiz tem prazo para fazer a conclusão?

R- Em tese sim, em verdade não.

Por fim seguir eEXCLUSIVAMENTE O ADVOGADO CONSTITUÍDO O ÚNICO COMPETENTE PARA DIZER, DECIDIR E ORIENTAR, cobre o caso concreto.

Att. Adv. Antonio Gomes.

adriano!
Há 13 anos ·
Link

Doutor tenho uma divida de quaze 14 mil no crediario de uma madeireira aqui da minha cidade. Nao estou mais conseguindo pagar, e ja incluiram meu nome no SPC e SERASA, e me ligam com muita frequencia dizendo que vao me processar na justica. Como tenho carro e casa financiado no meu nome (pagos em dia) a minha pergunta é: eles podem me tirar casa ou carro na justiça, por conta desta divida da madeireira?

Adv. Antonio Gomes
Há 13 anos ·
Link

Poderá haver bloqueio e eventual penhora, pórem o advogado demonstrando ser tais bens impenhoraveis irá requer o desbloqueio ou levantamento da penhora. Procurar um advogado pessoalmente e imediatamente para orientações em off.

Att.

Adv. Antonio Gomes

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta