Olá!!

Gostaria de saber se após a apreensáo do veículo, por impossibilidade de entrar em acordo com a financeira, já que a quantia exigida extrapola todos os limites do bom senso e dos meus recursos financeiros, o que acontece se não contestar a respectiva ação em juízo, bem como não comparecer em nenhuma das audiencias. Cabe salientar, que não possuo quaisquer bens em meu nome e atualmente estou desempregado!!!!! Agradeço desde já a sua atenção.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 29 de janeiro de 2009, 14h02min

    José Carlos - deve constituir um advogado para peticionar comprovando a quitação e requerendo a liberação do veículo. Comprovado a cobrança indevida o advogado em outro processo providenciará quanto aos danos materias e morais.

    C

    Campos Melo Quinta, 29 de janeiro de 2009, 14h14min

    Dr, Financiei um carro em 48 prestação, fiquei desempregado e estou com 4 parcelas atrasadas. Já entraão na justiça, e está em aguardo de mandado de busca e apreensão, mas liguei para o escritorio e vou pagar as parcelas atrasadas dia 02/02/09, eles já me enviarão a boleta. Quantos dias um mandado é cumprido??
    Se quiser ver o andamento do processo, entre no www.tjmg.gov.br, meu nome Rafael Souza Rocha.

    Se eu pagar antes do amndado ser cumprido como devo proceder?

    Obrigado

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 29 de janeiro de 2009, 14h53min

    O mandado na mão do oficial é cumprido a qualquer momento, embora ele tenha um prazo de 30 dias para cumprir.

    O mandado na Rua mesmo você pagando ele vai ser cumprido, é necessário constituir um advogado para juntar o recibo nos autos e requerer o recolhimneto do mandado, ou através de acordo com o setore juridico da financeira eles ao receberem o valor peticionar nos autos acusando a quitação.

    O caso nessse pé não é tão simples, eis que o processo para ser arquivado é necessário pagar as custas, e poderá ocorrer até condenaçao em honorários.

    Obs. Sem a presença de advogado você não terá segurança, deve portanto, independente de pagar constituir um para finalizar a situação.

    C

    Campos Melo Quinta, 29 de janeiro de 2009, 16h36min

    Dr, Olhei com um advogado amigo, e ele disse que para eu esconder o carro, e falar com o oficial que eu não sei onde que está, ou que eu não quero falar. Pois vou efetuado o pagamento da divida na segunda e o mandado já foi expedido. Se eu fazer isto tem algum problema? Posso ser preso??

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 29 de janeiro de 2009, 17h55min

    Tudo que você declarar ira certificar o sr. oficial de justiça. A situação só resolve através de advogado e ele saberá o que fazer e dizer saobre os fatos. Digo, se tem um amigo advogado não é lógico seguir orientação de terceiro desconhecido, mesmo que advogado, como também, não é ético advogado desconhecido opinar em processo orientado e sob a responsabilidade dele.

    Boa sorte.

    C

    Campos Melo Sexta, 30 de janeiro de 2009, 9h36min

    Sr. Um aoutra duvida, acho que o oficial já foi lá em casa ontem e hoje, e eu não estava. Quantas vezes ele poderá ir lá em casa, até devolver o mandado para o juiz falando que não foi cumprido??

    A

    Adv. Antonio Gomes Sexta, 30 de janeiro de 2009, 10h52min

    Tantas vezes quanto for necessárias.

    R

    Ricardo Santos_1 Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 1h27min

    Bom dia, tinha um automovel financiado e há aproximadamente 02 anos o mesmo foi roubado. Continuei pagamento a prestações por mais um ano, mas depois devido a situação que fugiu ao controle não consegui mais efetuar os pagamentos. Vou regularizar tudo até o meados deste ano. Agora verifiquei que foi dado mandado de busca e apreensão deste veiculo. Como funciona isso já que este veiculo encontra-se furtado a mais de 02 anos? Qual o risco para mim? Desde já agradeço.

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 1h46min

    Risco nenhum quanto a prisão civil, eis que o RO demonstra o motivo justo do desaparecimento do veículo Quanto a responsabilidade civil da divida poderá recair em penhora de seus bens.

    J

    Joze Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 2h47min

    Olá...
    Eu sofri um acidente sério na rodovia Dutra, sai do ônibus e fui atravessar a rodovia no turno da noite no caso passou uma moto com o farol apagada. o atropelamento foi quase fatal fiquei em coma vinte dias quebrei a perna, entre outros, isso já faz um ano e meio na justiça ele perdeu e teve q vender a moto para me pagar pelos danos só q ele não me pagou no prazo e valia multa meu advogado já entrou com mandado de busca e apreensão já faz um bom tempo, no caso qual outro recurso eu poderia efetuar já q eu conheço casos semelhantes q nunca deram certo....

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 2h52min

    Seu advogado constituído é o único competende para dizer sobre o caso e apresentar o caminho juridico a ser trilhado, portanto, deve conversar com o referido.

    J

    Joze Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 10h53min

    Apenas mais uma duvida?
    Eu fiz uma pergunta ai do meu caso do atropelamento. Eu queria saber já q ele perdeu e teve q vender a moto para me pagar e o pedido de busca e apreensão já foi mandado? Como funciona este mandado de busca e apreensão?? Demora-se a serem efetuados? eles vão quantas vezes na casa do rapaz, Isso tem alguma eficácia?

    J

    Joze Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 10h54min

    Apenas mais uma duvida?
    Eu fiz uma pergunta ai do meu caso do atropelamento. Eu queria saber já q ele perdeu e teve q vender a moto para me pagar e o pedido de busca e apreensão já foi mandado? Como funciona este mandado de busca e apreensão?? Demora-se a serem efetuados? eles vão quantas vezes na casa do rapaz, Isso tem alguma eficácia?

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 13h23min

    Eu fiz uma pergunta ai do meu caso do atropelamento. Eu queria saber já q ele perdeu e teve q vender a moto para me pagar e o pedido de busca e apreensão já foi mandado?
    R- não sei.
    Como funciona este mandado de busca e apreensão??

    R- o oficial vasi no local e cumpre a ordem.

    Demora-se a serem efetuados?
    R- prazo da lei 30 dias para o oficial cumprir.

    eles vão quantas vezes na casa do rapaz, Isso tem alguma eficácia?

    R- até três vezes. Poderá ter ou não eficácia.

    F

    Fabiano F. Esteves Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 14h13min

    Caro Dr. Antonio Gomes
    Meu veículo foi financiado em 36 x 525,00. O pagamento estava sendo feito regularmente, apesar de eventuais atrasos, até que as parcelas de n° 27, 28 e 29 se acumularam. A partir daí, a financeira definiu a dívida residual do carnê em 4.880,00 que deveriam ser pagas em 9 prestações de 527,00. As duas primeiras form pagas, mas a situação financeira se agravou e os pagamentos foram interrompidos em julho de 2008. Daí em diante, não houve nenhum tipo de contato por parte da financeira ou dos escritórios de cobrança e eu permaneci aguardando o surgimento de alguma proposta viável. Contudo, em janeiro de 2009, surgiu uma oficial de justiça em minha porta com um mandado de busca e apreensão. No corpo do texto estava indicado que as parcelas estariam em atraso desde agosto de 2007, o que não corresponde à realidade. Daí eu pergunto:
    1) Caso seja possível a purga da mora, a dívida poderá ser parcelada?
    2) A liberação do carro depende da liquidação total da dívida ou ocorre no primeiro pagamento?
    3) A despesa com reboque já que o carro não está funcionando cabe a mim quando for liberado?
    4) O fato da informação prestada à juíza ser diversa da realidade pode embasar algum tipo de ação judicial em relação ao banco?

    Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada.
    Fabiano Esteves

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 14h24min

    1) Caso seja possível a purga da mora, ....

    R- sim dentro do prazo legal.

    .... a dívida poderá ser parcelada?

    R- não, exceto que a finaceira permita.

    2) A liberação do carro depende da liquidação total da dívida ou ocorre no primeiro pagamento?

    R- No seu caso apenas pagando as dívidas vencidas, se todas já venceram, então será toda dívida.

    3) A despesa com reboque já que o carro não está funcionando cabe a mim quando for liberado?

    R- Cabe a você receber o carro no local ou onde o juiz determinar, daí para frente o ônus é com você além das custas processuais e honorários sucumbencias.

    4) O fato da informação prestada à juíza ser diversa da realidade pode embasar algum tipo de ação judicial em relação ao judicial em relação ao banco?

    R- Não, apenas você provará que a dívida é apenas tais parcelas, e fica só nisso.

    F

    Fabiano F. Esteves Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 16h00min

    Caro Dr. Antonio Gomes
    Eu gostaria de elucidar outras dúvidas tendo em vista os seus esclarecimentos na última postagem.
    1)Qual é o prazo legal para a purga da mora?
    2)Caso o banco não aceite o parcelamento, a dívida será executada e o carro leiloado. No caso, o montante considerado para quitação após o leilão do veículo é aquele definido após a purga da mora?
    3)Caso a importância obtida no leilão seja inferior à dívida, o banco tratará de penhorar meus bens. Meu único bem é um carro alienado à outra financeira que, apesar de estar no meu nome, está sendo pago pelo meu pai. Esse bem corre risco de penhora mesmo estando alienado?
    Obrigado!

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 17h06min

    1)Qual é o prazo legal para a purga da mora?

    R- Através do seu advogado, S.M.J 05 dias, ex vi legis dec. 911/69 no seu parágrafo 1.° do artigo 3.° e 15 dias para resposta (parágrafo 3.° do referido artigo), ambos o prazo começa a contar a partir do cumprimento da liminar.

    2)Caso o banco não aceite o parcelamento, a dívida será executada e o carro leiloado. No caso, o montante considerado para quitação após o leilão do veículo é aquele definido após a purga da mora?

    R- Após cinco dias do cumprimento liminar sem purgar a mora o credor poderá leiloar o veículo sem precisar de autorização do juízo. Após quitado o débito, custas processuais e honorários, se sobrar algum valor receberá o réu de volta, se por acaso faltar será executado para pagar a diferença.

    3)Caso a importância obtida no leilão seja inferior à dívida, o banco tratará de penhorar meus bens. Meu único bem é um carro alienado à outra financeira que, apesar de estar no meu nome, está sendo pago pelo meu pai. Esse bem corre risco de penhora mesmo estando alienado?

    R- Claro se faltar poderá o banco requerer penhora dos seus bens inclusive este veículo mesmo que alienado, digo, pouco importa se o seu pai paga ou não, se de fato é seu ou não, o que importa para lei é que o veículo se encontra registrado em seu nome.

    Adv. Antonio Gomes.

    C

    Cristiano_1 Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 17h20min

    Boa tarde Dr. Adv. Antonio Gomes, assumi um financiamento de outra pessoa e deste financimento paguei 12 de 60 prestações, contando as que ja estava paga e agora esta com 3 atrasadas tentei devolver o carro para o banco mas ele não quer aceitar porque não tenho o recido de compra e venda do veiculo que ja esta no meu nome mas tinha ido para o endereço do antigo dono e não acho mais essa pessoa o que devo fazer. Obrigado!
    Cristiano

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 17h30min

    O que pode fazer:

    Pegar segunda via dos documentos e entregar o veículo. Continuar pagando. Passar o carro para terceiro com autozação da financeira. Aguardar o oficial de justiça apreender o veículo e assumir os riscos apresentados acima sobre esses fatos.