EXTINÇÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO-SERÁ QUE VAI ACONTECER?

Há 17 anos ·
Link

ALGUÉM TEM NOTÍCIAS SOBRE A "EXTINÇÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO"?

719 Respostas
página 12 de 36
Jose Renato Gimenes
Há 17 anos ·
Link

Contribui para a previdencia mais de 25 anos pelo teto. Atualmente estou desempregado e contribuo como facultativo pelo minimo. Não é justo alterarem prejudicando muitas pessoas que estão na mesma situação. Outra coisa é com a relação a idade minímas pois se a mesma for alterada então o governo terá de arrumar empregos para todas as pessoas que estão com mais de 45 anos fora do mercado para continuar tendo condições de contribuir. Agora me diga quantas empresas irão manter funcionários com 60 anos., realmente eles só enxergam o lado deles(governistas) que com o salario e mordomias que possuem não necessitam deste regime. Realmente é mais uma piada como tantas outras que temos de engolir, cade a democracia do pais, o povo só é lembrado quando exite eleições.

francisco geraldino
Advertido
Há 17 anos ·
Link

É isso ai pessoal este fim do fator previdenciario tem que ser muito bem explicado é mais uma farsa,da de um lado e tira do outro , fico com o sr.Jose Renato Gimenes de paulinia que esta desempregado contribuindo com minimo e ai como fica as contribuições de 25 anos pelo teto , ai Dr.Walter Rodrigues Filho A EMENDA RITA CAMATA realmente merece adesão em massa vamos la pessoal vamos abrir os olhos.

Walter Rodrigues Filho
Há 17 anos ·
Link

Enfim temos alguns se um importante movimento em Brasilia. Mais importante é incentiva-lo e não deixar a chama apagar...

Precisamos nos engajar neste movimento. Precisamos urgentemente identificar algum lider ou coordenador em brasilia para manter contato, incentiva-los e nos engajar. É prá já. O movimento ganhará repercussão multiplicada e imediata se organizassemos contingentes de "caras enrugadas" em cada capital, em cada cidade. Isto não é dificil, é preciso algumas pessoas mais dispostas a coordenar e divulgar o moimento... Assim por um planejamento de datas poderiamos promover simultaneas e identicas manifestações pelo Brasil afora e por repetidas oportunidades... Isto evitaria gastos maiores com locomoção e estadia e sobretudo permitiria a maior adesão de outros indignados "caras enrugadas".

Walter Rodrigues Filho
Há 17 anos ·
Link

Denunciando a verdadeira intenção do governo com os projetos em pauta....

Já sabemos que o poder judiciario vem decidindo que o FP é inconstitucional... Isto pode indicar para uma avalanche de ações. Suponhamos uma para cada caso de aposentadoria concedida num futuro muito breve.
Logo o governo vem com estes projetos em SEPARADO do Paim acenar para: 1- Extinção do FP ... aplausos 2- Indexação dos beneficios ao mesmo indice do SM ... aplausos 3- Recuperação das perdas ocasionadas com a apropriação indébita já praticada ... aplausos

4- Idade minima de 60 anos e calculo pelas 36 ultimas contribuiçoes observadas nos 48 meses que antecederem ao pedido...... VAIAS

A primeira questão que se coloca é por que estes temas não estão organizados num unico projeto. Conhecendo como conheço a indole de nossos politicos e governantes facilmente percebo que alguns passarão (1 e 4) outros serão retardados para decisão na eternidade (2 e 3)..

E projetando as perdas impingidas pela não correção plena do TETO e dos Beneficios superiores a um SM não é dificil antever que: 1- Ao longo do tempo e não apenas porque no adiantado da idade o cidadão se sujeita a salarios menores, MAS PRINCIPALMENTE PORQUE A PERVERSIDADE do sistema adotado GARANTIRÁ QUE PELA REDUÇÃO SISTEMÁTICA DO TETO, NINGUÉM CONSEGUIRA CONTRIBUIR ACIMA DE UM TETO CADA VEZ COM MENOR PODER AQUISITIVO. Como já alertei em mais uns 15 anos o TETO estará em cerca de 3 SM. Logo TODOS que contribuiram pelo TETO serão aquinhoados com aposentadoria maxima pelo TETO... de 3 SM Ou seja não será mais necessário o FP para o trabalho sujo...de apropriação indébita de 10 Bi dos trabalhadores como desavergonhadamente confessou o MINISTRO

2- Agora vem o PAIM com este GOLPE de idade minima de 60 anos e calculo pelas 36 ultimas contribuições observadas nos ultimos 48 meses do pedido...!!! ORA, VERDADEIRAMENTE ESTÁ PASSANDO UM ATESTADO DE IDIOTA A TODOS TRABALHADORES DESTE PAIS. INACEITÁVEL e INEGOCIAVEL. Chega de estelionato. o Brasil precisa passar à maioridade... Precisa deixar de fazer jus ao estigma "O Brasil não é um pais sério"

Sim, pois o trabalhador precisará contar com 60 anos de idade para pedir aposentadoria. E mais, (sutilmente surge a face do monstro), precisará estar contribuindo em pelo menos 36 meses dos ultimos 48 meses !!!!... Certamente estará contribuindo pelo menor dos TETOS que vigorou na sua vida de trabalhador E é por estes salarios de contribuição que será calculado a RMI. Logo, através do PAIM, o governo quer impingir além de um substancial alongamento dos 35 anos de contribuição O CALCULO PELA MÉDIA DAS 7% MENORES CONTRIBUIÇÕES !!! Eu disse SETE por cento ....

Ou seja, parodiando, quase igual ao pensamento da RITA CAMATA diferença minima de um ZERO

ABRAM OS SEUS OLHOS ... de onde menos se espera é que vem a punhalada

Eu sempre soube que o FHC e o LULA são embustes. Agora o LULA superou o FHC de longe e se revela o maior traidor dos trabalhadores...

Desafio qualquer um a provar com argumentos lucidos que não é verdade o que afirmo...

Não tem meio termo pessoal À luta abraços

antonio cezar pereira de andrade
Há 17 anos ·
Link

Caros colegas eu sou a favor do fim do fator previdenciário e acho que os políticos deveriam parar de inventar novos fatores como este tal de fator 95/85, isso não acrescenta nada; é mais um golpe pra cima do trabalhador, 30 anos para mulher e 35 anos para o homem é mais que justo;principalmente se considerarmos os trabalhadores de áreas insalubres e penosas que começam a trabalhar mais cedo e depois de anos de desgaste não conseguem aposentaria especial e ainda tem que contribuir por vários como se tivesse trabalhado em um escritório. Em opinião anterior eu era a favor da média dos últimos 36 meses e após ler várias opiniões neste debete me convenci do contrário.

aloisio_1
Há 17 anos ·
Link

Meus amigos, não acredito que a extinção do FP iria prejudicar o trabalhador, pois tenho muitos amigos que se aposentaram antes do FP, e todos recebem hoje aposentadorias maior que a minha, que me aposentei a dois anos atraz com 55% do que tinha direito sem a aplicação do FP, e sempre contribui com 10 salarios.

Aparicio da Silva
Há 17 anos ·
Link

Senhores: Estamos todos preucupados com este tal fator previdenciário. Com isto o atual governo está fazendo conosco, como um bando de ladrões que querem assaltar um grande banco. Eles explodem uma bomba e colocam fogo em alguns carros fora do banco, e agem tranquilamente dentro do banco, sem serem notados, pois todas as atenções estão do lado de fora do banco. Enquanto todos nós estamos preucupados com o fator previdenciário, o governo vai devagarinho e sutilmente garfando os salários dos aposentados que ganham acima do mínimo. Os salários acima do mínimo, estão a cada ano se desvalorizando cada vez mais, pois os aumentos nunca acompanham a mesma porcentagem que é concedida para quem ganha o mínimo. Com esta política covarde e estes índices que nunca ultrapassam a 5 por cento de aumento, em muito pouco tempo todos aposentados estarão ganhando apenas um salário mínimo. Temos que pressionar estes deputados e senadores, para que revejam esta vergonhosa política de aumento para os salários acima do mínimo, pois o que estão fazendo com os aposentados é uma verdadeira covardia.

Wilson Soares
Há 17 anos ·
Link

Desabafo.

Faz-se necessário que aposentáveis com eu e os já aposentados nos engajemos neste movimento, para que pressionados, nossos representantes em Brasilia nos respeitem.

Pessem comigo: se nosso digníssimo Presidente, o Sr. Lula da Silva, que como eu tem sobrenome de povo, (SILVA) fizer seu sucessor, neste caso uma sucessora, se as coisas continuarem com estão, não mudarem, estaremos todos fadados a passar de um estado lastimável para o de penúria total. Parafraseando o Sr. Boris Casoi isto é uma vergonha.

Que o bom Deus nos ajude.

pedro_1
Há 17 anos ·
Link

O primeiro artido da lei previdenciária deveria estar escrito:

_Após um regime previdenciário JUSTO,em hipótese alguma,nem por decreto presidencial, podera ser alterado o estatuto do regime previdenciário quando este não beneficiar o contribuinte.

Bando de saqueadores!!!

David_1
Há 17 anos ·
Link

Mesquita Júnior lamenta início de recesso sem aprovação de projetos "fundamentais"

Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (12), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lamentou que o Congresso Nacional vá entrar em recesso na próxima semana sem que "algumas coisas importantes e fundamentais tenham sido feitas". A primeira delas seria a aprovação pela Câmara dos Deputados de três propostas que beneficiam os aposentados.

  • Vamos entrar em recesso sem ver acontecer aquilo que foi o ponto de honra de muitos senadores que se empenharam em vigílias, em uma operação de mãos dadas com os aposentados, com os velhinhos do Brasil, com os trabalhadores que estão na iminência de se aposentar, assustados ainda com o famigerado fator previdenciário - disse Mesquita Júnior.

Para o senador, seria dever do presidente da República promover a votação dessas matérias por meio do apoio de sua base aliada na Câmara e, assim, recompor a condição financeira de milhões de aposentados. Ele lamentou que o Congresso não esteja exercendo o poder que lhe compete.

  • Fico pensando: será que só os compromissos que o presidente da República assume e consigna no Orçamento devem ser levados em consideração? Por que os dos parlamentares não são considerados? - questionou.

Ao fim do discurso, Mesquita Júnior ainda externou sua preocupação com a informação trazida ao Plenário nesta semana pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), de que recursos públicos da ordem de bilhões de dólares estão sendo transferidos do Brasil para países da América Latina, África e Caribe, visando à realização, sem licitação, de obras de grande vulto por "grandes empreiteiras que financiaram as campanhas do Partido dos Trabalhadores". Mesquita Júnior sugeriu que o governo aplique o dinheiro brasileiro no Brasil e busque organismos financeiros internacionais para ajudar outros países.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que o Senado fez, além de três vigílias, várias audiências públicas para tratar dos direitos dos aposentados. Mas ele afirmou que se mantém otimista, uma vez que a pressão para a aprovação das matérias prossegue na Câmara. Paim afirmou ainda que intercederá junto ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para que sejam liberadas as emendas de Mesquita Júnior. Segundo Paim, a intenção do ministro é liberar todas as emendas individuais.

Aparecido José Bianchi
Há 17 anos ·
Link

Fator previdenciário: Os amigos leitores não estão entendendo corretamente o mal que é a extinção do fator previdenciário. Se hoje ( o homem ) se aposenta com 53 anos de idade ou 35 de contribuição, com a extinção deste fator terão que trabalhar ou contribuir com o INSS por muitos anos, ou seja, terão que somar 95 pontos, somando-se sua idade e o tempo de contribuição, você já fez este cálculo ??. Alguns já podem dar entrada na aposentadoria e estão esperando o fim do fator e não se deram conta dos 95 pontos que terão que somar.

Luiz_1
Há 17 anos ·
Link

Inicialmente era 8% s/ a renda. Ai criaram o % progressivo. Aumentaram o tempo de contribuição, a idade mínima (o tal de pedagio). Criaram o Salario de Referênica em contra-partida ao salario mínimo. Aposentado que volta ao trabalho agora recolhe. Fator previdenciario, 80% etc. etc etc. Vale salientar que medidas como, média de contribuições, teto, etc foram bem vindas para evitar abusos e verdadeiros "golpes". Se continuarmos nesta direção, no futuro, será interessante registra-se na carteira o minimo e sobre o, digamos, "ganho" do por fora (INSS, I. Renda, PIS/cofins, Sindical) pagar-se uma previdênica privada, ou um imóvel parcelado. É ação e reação. Pode ser um tiro no próprio pé.

Aparecido José Bianchi
Há 17 anos ·
Link

Pelo que entendí sobre o fator previdenciário, se for extinto você não mais se aposentaria com esta idade e com este tempo de contribuição pois você teria que somar 95 pontos entre sua idade e o tempo de sua contribuição, ou seja, você teria 80 pontos e teria que atingir os 95 pontos, teria que contribuir por mais 7 anos e meio e com registro em carteira ou contribuindo com o INSS pois a cada ano trabalhado somariam 2 pontos, um por idade e outro por ano de contribuição.

Claudia
Há 17 anos ·
Link

Gilberto Alves Gomes | Salvador/BA

Estou na mesma situação que vc. Se está correto ou não estou arriscando. VOU AGUARDAR. Fato: 1) Temos direito adquirido de aposentadoria; 2) Não temos mais pedágio à cumprir; 3) Nossa contribuição hoje é sobre o teto; 4) O FP significa hoje uma redução de 55% no cálculo do benefício mensal.

Gilberto, pondere e se visualizar algo diferente peço que me alerte.

Cláudia.

Claudia
Há 17 anos ·
Link

Gilberto Alves Gomes | Salvador/BA

Estou na mesma situação que vc. Se está correto ou não estou arriscando. VOU AGUARDAR. Fato: 1) Temos direito adquirido de aposentadoria; 2) Não temos mais pedágio à cumprir; 3) Nossa contribuição hoje é sobre o teto; 4) O FP significa hoje uma redução de 55% no cálculo do benefício mensal.

Gilberto, pondere e se visualizar algo diferente peço que me alerte.

Cláudia.

Claudia
Há 17 anos ·
Link

Desculpe foi publicado em duplicidade

Elcio
Há 17 anos ·
Link

Boa tarde a todos. Hoje faço a minha primeira paricipação aqui. Estou em situação parecida com Claudia/Sp e Aparecido/Catanduva. Em maio de 2009 completo 51 anos e 36 de contribuição. Hoje estou contribuindo como autonomo, pelo teto e nao sei o que fazer. Mas estou propenso a seguir a dica do Aparecido, pois estou com medo de esperar e ,como sempre acontece no Brasil, aquele que realmente trabalha ,sair perdendo. Voce Aparecido, ou voce Claudia, tem algum artigo, texto, parecer, que possa me indicar, para leitura, a fim de possa me ajudar na tomada de decisão? Nao queria passar desse fim de semana a minha decisão: peço de uma vez ou pago para ver . Agradecido, desde já Elcio

Augusto_1
Há 17 anos ·
Link

Caros correspondentes.

Encaminhei mensagem a todos os Srs. Deputados Federais da Câmara dos Deputados, manifestando minha preocupação sobre o assunto.

Muitos dos e-mails enviados, foram devolvidos devido caixa de mensagens cheia, provavelmente os parlamentares nem estejam abrindo suas Caixas de Correios.

Recebi resposta de somente dois (por enquanto) dizendo que irão olhar com atenção para o assunto.

Encaminhei o endereço deste portal a mais de 100 colegas de trabalho, além de amigos e parentes, a fim de que os mesmos possam fazer suas manifestações, seja no fórum, seja em mensagens aos Deputados.

No prazo de uma semana, estarei encaminhando nova mensagem para todos os Deputados, fazendo nova cobrança.

Sei que eles não receberão as mensagens, visto que entrarão em recesso parlamentar, todavia, não devemos deixar o assunto esfriar.

Conclamo a todos os participantes deste fórum para que, além dos parlamentares, encaminhem mensagens aos amigos, colegas de trabalho, parentes, enfim todos aqueles que possam enviar mensagens para os Senhores deputados, a fim de pressioná-los a aprovar o PL 3.299/2008.

Um grande abraço a todos

Augusto

Augusto_1
Há 17 anos ·
Link

Caros correspondentes.

Assisti no noticiário de hoje, a aprovação na calada da "madrugada", pelos senhores Senadores, da criação de milhares de cargos de Vereadores. Todavia, não deveremos olhar somente estes novos funcionários públicos que deveremos pagar para "cá entre nós, não fazer nada". Para cada novo Vereador, haverá um mínimo de quatro Assessores.

Se multiplicarmos os mais de sete mil vereadores por quatro, teremos 28 mil assessores mais sete mil novos vereadores. Um total de 35 mil novos funcionários públicos que teremos que pagar com nosso já suado dinheirinho.

Entretanto, a Câmara não aprovou ""AINDA"" essa palhaçada do Senado Federal, mas com certeza, quando voltarem do recesso, em fevereiro do ano que vem, irão sacramentar essa ""PIADA DE MAU GOSTO"".

E nós, o que estamos fazendo para que isso continue assim???

Votando neles. Votando nos homens.

Não está na hora de dar um basta??

Vamos sacanear todos os parlamentares deputados e senadores que hoje estão no congresso nacional, evitando sua reeleição.. Nós podemos, Nós temos a força.

Unamo-nos e tomemos uma iniciativa destas.

Vamos mostrar a todos que o brasileiro está cansado desse descaramento, dessa senvergonhice.

Vamos pressionar os senhores parlamentares para a aprovação da extinção do Fator Previdenciário. Nós podemos.

Abraços a todos.

Augusto.

Aparecido José Bianchi
Há 17 anos ·
Link

Amigo Elcio: Consultei um advogado que me deixou mais tranquilo. Ele simplesmente abriu a constituição e disse: Aposentadoria para os homens aos 35 anos de contribuição é direito constitucional. Assim sendo, passei a entender melhor as milhares de pessoas que escrevem nesta coluna que são favoráveis à extinção do fator previdenciário, pois eles acreditam que com a extinção receberão 100 % de suas médias mesmo aos 50 ou 51 anos de idade desde que com 35 anos de contribuição. Se for assim também serei favorável à extinção. Mas não bem isso que lí em alguns jornais sobre a proposta da extinção. As informações são que os homens somente se aposentarão cumprindo 95 pontos, somando-se a idade + o tempo de contribuição e as mulheres terão que atingir 85 pontos, mas seria inconstitucional uma pessoa com o 35 anos de contribuição ter que esperar a tal pontuação.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos