EXTINÇÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO-SERÁ QUE VAI ACONTECER?
Bom dia. A cada dia que passa,me convenço mais de que somos todos uns idiotas em acreditar nestes politicos,são projetos,emendas e tudo mais para continuar a enrolar o povo,solução nenhuma,é muito mais fácil continuar a por a culpa no FHC,para mim o governo Lula foi muito pior é pura enganação e esmolas.Não sei o que vai acontecer,mas estou pegando a esmola que me deram e continuo pagando inss normal no meu trabalho enquanto não mudar nada,pelo menos recebo um extra,se mudar para melhor entro na justiça e vejo o que acontece. Um abraço.
Dr.Walter,
tenho 46 anos de idade e no mês de junho completarei 35 anos de contribuição, sendo que deste tempo, 3,5 anos foi em decorrência da conversão de 1,4 referente a tempo de periculosidade. A minha dúvida é a seguinte : se caso ocorrer a extinção FP após eu completar o tempo (junho/09) este meu tempo convertido vai valer ou terei que esperar completar os 53 anos conforme a regra divulgada ?
Arnaldo:
o "pé na cova" não era nem um pouco irrisório.
Correspondia a 70% do valor da aposentadoria plena (aquela era a dita "proporcional", que acabou em 1998).
E mais: ia aumentando automaticamente a cada ano até atingir, 5 anos depois, aos 100%.
O nome próprio era "abono de permanência de tempo de serviço" ou algo parecido.
Aliás, os servidores públicos readquiriram esse abono, de uma forma indireta, pois quem já pode se aposentar e não requer o benefício, fica sem pagar a contribuição à Previdência (RPPS) - parece que tem um plus mensal de igual valor (11%).
Ricardo
Considerando a sua convicção em incluir os 3,5 anos imagino que não há nenhuma possibilidade do INSS refugar. E penso que muito dificil que a lei nova vá subtrair-lhe mais este direito adquirido.
Então com TC = 35 anos V tem direito a aposentação pela lei 9876/99 sem precisar esperar a chegada dos 53, MAS com aplicação do FP que corresponde a um brutal desconto de cerca de 48% do seu salário de direito.
Ou seja V até começa a receber na data devida mas o governo descaradamente se apropria desde logo de 48% do seu salario... e ao longo de mais dez anos, quando V tiver com 57 anos vai ter que voltar a trabalhar pois seu salario vai estar reduzido a 25% do que deeria ser. Esbulhado progressivamente pela correção irrisória.
Trabalhei dêsde criança até 15 anos de idade na LAVOURA., com minha mãe e outros irmãos, meu pai trabalhava na industria por meio periodo para ajudar na casa. Já completei 35 anos de contribuição levando em consideração 02 anos de LAVOURA, mas o INSS alega que não tenho direito a LAVOURA, pois meu pai é aposentado como industriario e minha mãe é aposentada pela Lavoura e isso descaracteriza a agricultura familiar. O que posso fazer ??
Deputado vai encaminhar pré-proposta do relatório
O deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), relator do projeto de lei que extingue o Fator Previdenciário, pretende até o dia 16 de fevereiro, encaminhar uma pré-proposta de relatório para análise das Centrais Sindicais e do Governo. A medida foi anunciada pelo deputado durante o encontro que reuniu os ministros José Pimentel, da Previdência Social e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral e os representantes das seis Centrais Sindicais. O deputado destacou que o documento que irá apresentar trata-se de uma minuta e o seu conteúdo está em análise. O parlamentar pretende ainda realizar audiências Públicas na Comissão de Finanças e Tributação antes de concluir o relatório final.
No encontro estiveram presente o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, o presidente d CUT, Arthur Henrique da Silva, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, do presidente da Central Geral dos Trabalhadores (CGTB) e o presidente da Nova Central Sindical dos Trabahadores (NCST), José Calixto Ramos.
Obs: Sou a favor da pena de morte, para políticos.Sem tortura, apenas um bala na cabeça!! O Brasil tem 500 anos e a "casa da mãe Joana" não acaba!!
Não é um desabafo, é um sonho!!
Dr. Walter, boa noite, tenho lido este forum com muita atenção, meu caso:
Em setembro terei 35 anos de contribuição , completo 51 anos em junho, mas tenho dentro deste tempo mais 7 anos de especial (laudos expedido pela empresa sb 40 e dirben 8030) que acho que ganharia aproximadamente 2 anos na contagem, hoje usando estes anos de especial daria + de 35 anos(37). Minha empresa após 21 anos de trabalho fui demitido e logo recontratado em uma tercerizada tendo sido o salario reduzido de 3.000,00 para 2.000,00 logo agora que precisava aumentar minha contribuição, lendo ao forum estou concluindo se aprovado o fim do FP e aplicado fator 95 terei que jambrar mais 9 anos, e estou concluindo que é melhor solicitar aponsetadoria o mais rapido possivel, não consiguirei permanecer todo este tempo no mercado de trabalho. 1- Estaria agindo bem partindo deste principio solicitar imediatamente o beneficio mesmo perdendo como FP? 2- Se solicitar agendamento para dar entrada mesmo que mude a lei garanto a regra antiga quando for atendido, se for daqui a 4 ou 5 meses? Agradeço a todos que participaram até o momento deste forum pois é de grande valia sentir a opinião de varias pessoas com situações diferentes. E agradeço Dr. Walter pois tenho certeza que terei resposta a altura. Grato a todos.
José:
há apenas um pequeno erro seu quanto ao "95".
A cada ano am mais de idade, corresponderá um ano a mais de contribuição.
Salvo se uma nova legislação exigir idade mínima de 60 anos, você não precisaria "jambrar" mais 9 anos, porém metade disso.
Posso estar enganado, mas penso que se a lei mudar antes da data agendada, vai ter de ser aplicada a nova legislação.
Olá pessoal
Conforme tenho lido e também de acordo com os posts anteriores, o deputado Pepe Vargas está querendo fazer modificações na Lei Caim.
Nesse caso se forem feitas mudanças no texto original, pelo que eu entendo o projeto teria que voltar ao Senado, passar pelas comissões novamente e ser votada novamente, enfim, fazer todo o caminho novamente.
Estou errado no meu pensamento, ou mesmo sofrendo modificações na Câmara o projeto pode ir a votação sem voltar ao Senado?
Quem souber explicar, agradeço.
Obrigado pela atenção de todos.
Angelo
José_1 Campinas
Desculpe opinar uma vez que o Dr. Walter é quem foi questionado, mas aproveito a oportunidade para confirmar a orientação que tive:
Eu tb. já tenho 30 de contribuição e estou aguardando a aprovação do FP, uma vez que fui orientada, que no caso de ter completado o tempo de contribuição, mesmo que a lei mude, existe a garantia de direito adquirido.
Angelo_1
Eu questionei o Senador Paim, veja a resposta:
Senhora Claudia,
Registramos seu contato. Caso tenha alterações na Câmara, o projeto retorna ao Senado. Estamos aguardando o relatório. Respeitosamente, com as cordiais saudações do Senador Paulo Paim,
Mª Aparecida Santos
Assessoria de Demandas
Visite: www.senado.gov.br/paulopaim
Oi amigos.
Pelo menos vão falar sobre o assunto..... Vamos torcer,para algo de bom acontecer,pois a dif.continua,os aposentados receberam 5,92 ./.
Agenda - 12/02/2009 08h00 Agenda do dia Confira abaixo a agenda e a previsão de cobertura jornalística. A previsão de cobertura é indicada por selos e inserida duas vezes ao dia: às 9 horas, para os eventos da manhã; e às 14 horas, para os da tarde. Os itens sem indicação de selo não terão cobertura jornalística. Mudanças na previsão de cobertura podem ocorrer a qualquer momento; assim, consulte este serviço sempre que julgar necessário.
11h30 Presidência Reunião com senadores e deputados para discutir a votação dos três projetos de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que beneficiam mais de 20 milhões de aposentados e pensionistas. Gabinete da Presidência
QUE NOVIDADE!!!!!!!!!!!!!!
Tempo real - 12/02/2009 13h51 Reunião para discutir propostas sobre aposentados é cancelada A reunião do presidente Michel Temer com deputados e senadores para discutir a votação de três projetos de lei que beneficiam aposentados, marcada para hoje pela manhã, foi cancelada. Ainda não foi definida uma nova data.
Alguém me responda, por favor. Não entendo de leis, porem li tudo que foi possível aqui neste fórum e pergunto será que algum dia a aposentadoria será corrigida, pois meu marido é aposentado desde 2001, aposentou com 70% limitado ao teto, até hoje não entendo isso e a pouco mais de quatro meses fui ao posto do inss para saber se ele poderia pedir correção do “beneficio” e a moça me disse que era melhor não mexer nisso, pois poderia corrigir para menos do que ele esta recebendo. Será isso verdade? Outra coisa por que chamar beneficio, se a pessoa paga mensalmente e compulsoriamente para ter esse Direito, no meu entender beneficio é algo que lhe é dado como bolsas e outras, porem Aposentadoria ninguém esta dando nada, apesar de não ter um contrato por escrito pressupunha se que estavão pagando para isso, ou não???????
Leninha | Praia Grande/SP
V tocou no ponto nervoso. E tem toda razão. É assunto muito sério e diz respeito a falencia Brasil enquanto projeto de pais.
A coisa é colocada num prisma que parece que o trabalhador aposentado é um estorvo. Sobrevive de favor e de migalhas doadas pela magnanimidade do governo.
Pais que não honra seus compromissos com a classe trabalhadora não pode prosperar. Mais dia menos dia a casa TEM que cair, Lembrem-se da tomada da Bastilha !
O que está sendo feito com o direito de aposentadoria no Brasil é coisa de dar inveja a qualquer organização MAFIOSA. Trata-se verdadeiramente de Indecente Exploração de Trabalho Escravo em pleno seculo XXI.
E não tenham duvida; o Brasil, logo logo, será estigmatizado como exemplo de nação sem honra que nunca cumpre seus compromissos.
CALOTEIRO CONTUMAZ. Onde se mete a "administrar recursos do trabalhadoir " ira pó. Basta lembrar quem criou o Rombo do FGTS e quem pagou a conta.
E não me venham com a velha ladainha do Deficit da Previdencia e nem com a historinha de que o Salario Minimo está tendo "aumentos reais", daí porque a "falsa impressão" de que o salario dos aposentados estão perdendo poder aquisitivo.
O SM foi refencial basico do sestema previdenciario por mais que 50 anos e de repente não serve com indexador dos salarios dos aposentados.
E certamente é rejeitado como indexador pelos banqueiros que dominaram este Brasil. Para os Banqueiros e para os tributos SELIC e quetais. Para os trabalhadores e população miseras "correção monetária e taxas de juros negativas" Como na caderneta de poupança, no FGTS, no PIS
Deus olhai por nós inocentes, Que um dia duvidamos do conselho do mestre "Maldito é o homem que confia no homem"
É pessoal vejam só o que vai acontecer daqui a pouco tempo a quem paga pelo teto.
ano salário minimo teto maximo equivalencia em salário minimo 2000 151,00 1.430,00 9,47 s.m. 2001 180,00 1.561,56 8,67 s.m. 2002 200,00 1.869,34 9,34 s.m. 2003 240,00 2.400,00 10,00 s.m. 2004 260,00 2.508,72 9,95 s.m. 2005 300,00 2.668,15 8,89 s.m. 2006 350,00 2.801,56 8,00 s.m. 2007 380,00 2.894,28 7,61 s.m. 2008 415,00 3.038,99 7,32 s.m. 2009 465,00 3.218,90 6,92 s.m.
Pelo andar da carruagem, vejam aonde vai parar = a 1 Salário minimo
Vamos pressionar os deputados para estancar esta sangria.
Abraço a todos.