L

    Leandra Ramos Segunda, 18 de janeiro de 2016, 20h04min

    Também quero tirar uma dúvida sou casada a sete anos temos um filho de dois anos meu esposo é filho único e eu envesti muito na casa reforma e tal sera que tenho direito na casa caso aja separação?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 18 de janeiro de 2016, 20h20min

    Se a casa é dos pais dele ou recebida por seu marido em doação ou herança, lamento, vc não tem direito algum. Obras de recuperação e manutenção é obrigação dos ocupantes, apenas obras de aprimoramento, ampliação e melhorias, elevando por acréscimo o valor do imóvel no mercado, são cabiveis de indenização, em metade dos valores gasto em tais obras.

    C

    charles Sexta, 22 de janeiro de 2016, 16h48min

    Boa tarde mim separei da minha esposa a qual morei 12 anos e temos um filho pago pensão e ajudo na escola ...fiz uma casa em cima da minha tudo individual e ficou um pedaço de terreno nos fundo ela tbm quer dividi ela tem direito ainda no pedaço de terreno obrgado

    R

    Rafael F Solano Domingo, 24 de janeiro de 2016, 10h57min

    De quem é o terreno, Charles? Quando foi adquirido?

    Rosa Taianne

    Rosa Taianne Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 11h16min

    Oi tenho 9anos amigada tenho 2nene gêmeas de 3anos meu marido comprou uma casa quando nós briga ele fala que a casa e dele e fala pra mim ir embora quero saber se tenho direito se nós nos separa

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 11h48min

    Se ele comprou o imóvel com recursos conquistados antes da união com vc, lamento, sobre o imovel vc não tem qualquer direito, caso contrário, vc e ele são meeiros, isto é, cada um tem direito a metade do imóvel, do mesmo modo dividem as dividas que pesarem sobre este bem.

    Irene Souza

    Irene Souza Terça, 16 de fevereiro de 2016, 14h30min

    Vivo com um homem a dose anos qual meus direitos se caso ele falecer não temos filhos

    Irene Souza

    Irene Souza Terça, 16 de fevereiro de 2016, 14h32min

    Vivo com um homem a dose anos qual meus direitos se caso ele falecer não temos filhos

    Aline Levy

    Aline Levy Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 18h29min

    Olá boa noite preciso muito da ajuda ,da opinião de vocês.. fui casada durante 5 anos ,mas me separei do meu ex tem um ano.. eu tenho ainda direito?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 20h05min

    Aline, se o casamento não era em regime de separação de bens e foi adquirido bens durante seu casamento, é possível que vc tenha direito a meação, procure a defensoria publica

    R

    Rafael F Solano Quarta, 17 de fevereiro de 2016, 20h06min

    Irene, se vcs não firmaram acordo de união estável, caso lhe assista direito a pensão por morte, vc terá de provar na justiça seus direitos

    F

    Flavi Quarta, 02 de março de 2016, 15h38min

    Oi eu tenho 2 filhos com o meu esposo. Um de 7 e a outra de 2 eu não tenho para aonde ir a mae dele que deu a casa para as crianças eu sou obrigada a sair da casa

    R

    Rafael F Solano Quarta, 02 de março de 2016, 15h59min

    Situação dificil.

    Vc pode ganhar tempo, conseguindo que ele saia da casa, mas vc terá de arrumar onde ficar.

    Gleicianne Martins

    Gleicianne Martins Sexta, 11 de março de 2016, 23h24min

    Oi sou junta a 6 anos quando eu conheci meu companheiro ele não tinha nada, agora quero mim separa ele disse que eu ñ tenho direito de nada que ele tem é eu quero sabe se tenho direito

    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de março de 2016, 23h53min

    Depende.

    Como ele conquistou o que ele tem hoje?? Ele recebeu em doação ou por herança?? Ele usou recursos que já tinha antes de estabelecer união estável com vc??

    B

    Bárbara Segunda, 04 de abril de 2016, 14h43min

    Olá moro 1 ano com meu marido temos uma filha de três meses agora ele quer se separar ele acha que eu gasto demais só por isso só que não trabalho não tenho experiência com nada e tambem ele nunca deixou eu trabalhar até do curso eu sair por que ele não quis mais pagar sendo que ele tinha condições quero saber se tenho direito alguma outra pensão fora a que ele vai dá para minha filha.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de abril de 2016, 15h43min

    O que vc fazia, Barbara, ano passado, antes de ir morar com seu namorado??

    Lamento, mas de nada adianta acusar a terceiros pelas escolhas que vc fez, não ter estudado (cursos gratuitos existem as centenas e há mais de 5 anos!!!! Como o Senac, Senai e etc! Não ter conquistado uma profissão foi escolha SUA ) como escolher ter um filho com ele, ir viver com ele, e assim por diante!!!

    Se vc é maior de 18 anos sua sobrevivência é sua responsabilidade, a sobrevivência da criança que nasceu é 50% sua responsabilidade, como vc vai conseugir isso é problema seu, fazer faxina, tentar o 1º emprego como Aux de Serv Gerais, fazer salgadinho e vender pela rua......isso é com vc!!! Portanto, mexa-se!!!

    Se vc tem menos de 18 anos, vc apenas vivia com seu namorado e nunca deixou a tutela de seus pais, portanto, são eles que ainda mandam na sua vida e por isso devem lhe sustentar, e é deles a guarda de seu filho, pois sendo menor de 18 (se vc for, é claro) vc não pode assumir a guarda de outro incapaz

    O pai, sendo maior de 18 anos, tem de dar a pensão da criança, que deverá ser 50% das despesas básicas reais do recém nascido.

    D

    Desconhecido Segunda, 04 de abril de 2016, 17h19min

    Barbara
    Sim, você tem direito de receber alguma pensão para recomeçar a vida sozinha. Porém, não deve contar muito com isto, pois, o valor da pensão será muito baixo e por curto período.

    Assim sendo, coloque a criança na creche e procure um trabalho remunerado/emprego.

    L

    laucinete santos Sexta, 27 de maio de 2016, 21h09min

    Quais meus direitos vivo com meu companheiro a 19anos e temos dois filhos sendo um de 17 e a outra de 15so temos uma casa e eu não trabalho so ele que e funcionário público

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de maio de 2016, 22h22min

    Vcs estão se separando, Laucinete??

    Por que vc não trabalha? Tão jovem!! Poderia fazer sucesso em alguma atividade propria, ter sua renda, ter mais independência!!! Os filhos já estão criados, são do mundo agora!! Vá estudar uma profissão!! Nunca é tarde!! Há pessoas que buscam uma segunda profissão justamente depois dos 50!! Vc deve ter menos que isso, pode vir a ser uma empresária de sucesso! Há cursos gratuitos no Senac, pode ser de curta ou longa duração, tem para pessoas com ensino médio ou só o fundamental!!! Procure no google "senac psg " e a sigla de seu estado, vc pode se surpreender!!