No ano passado prestei concurso para o cargo de soldado 1ª classe da PMMG, na 4ª fase que era o exame psicologico acabei sendo reprovado no exame psicotecnico ou seja fui contra-indicado, o exame psicologico era formado por 4 exames. Quando recorri com recurso administrativo contratei uma psicologa para me representar na entrevista no meu recurso e também para elaborar meu recurso administrativo contra a avaliação psicologica da PMMG. O exame psicologico foi aplicado por empresas particulares.No dia em que a minha psicologa me representou na entrevista de recurso administrativo, ela constatou que a empresa que me aplicou o exame tinha feito de maneira irregular a aplicação do psicotecnico e na avaliação psicologica a empresa responsavel pela avaliação só estava considerando apenas um dos exames que no caso era o exame psicotecnico (PMK) e despresando os outros 3 exames. No recurso administrativo o meu recurso foi indeferido. Entrei na Justiça com pedido antecipado de tutela classe anulatoria, o meu processo caiu na 4ª varal do TJMG, o Juiz deferiu o pedido, passou 15 dias e eu fui convocado para o curso da PM, passou dois meses o advogado geral do estado entrou com pedido suspencivo na 2ª estancia, o desenbargador aceitou o pedido, passou 16 dias e acabei sendo desconvocado ou seja fui afastado do gargo. O meu advogado me disse que tenho agora que esperar a decisão do agravo, que no caso se não for resolvido na 2ª estancia o processo voltar para a 1ª estancia dai o Juiz nomeia um perito para me examinar e que só depois da pericia é que posso voltar para o cargo. Gostaria de saber se no jusdiciario demora quanto tempo para uma decisão do agravo. Também gastaria de saber se a decisão do agravo for favoravel a mim o que acontece?

Um detalhe esse exame psicotecnico (PMK) é subjetivo e um outro detalhe nesses dois meses que eu estive na PM fazendo o curso, umas das disciplinas do curso era avalição psicologica dos alunos feitas por psicologos públicos da propria PM, e nessa avalição eu fui INDICADO.

Abraços!

Respostas

    L

    Leonardo Segunda, 03 de agosto de 2009, 21h33min

    Vejamos agora ,o que é ser contra-indicado em um exame psicólogico para policial militar do estado de Minas Gerais.

    *ANEXO IV
    PERFIL PROFISSIOGRÁFICO EXIGIDO NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO CONCURSO PÚBLICO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR
    O presente perfil profissiográfico consta das características exigidas ao candidato a ingresso no Curso de Formação de Oficiais do CBMSC, bem como suas respectivas descrições e dimensões (níveis). As dimensões classificam-se em "elevado" (muito acima dos níveis medianos), "adequado" (dentro dos níveis medianos), "baixo" (abaixo dos níveis medianos) e "ausente" (não apresenta a característica).
    1. CONTROLE EMOCIONAL (AUTOCONTROLE):
    Descrição: habilidade de reconhecer as próprias emoções diante de um estímulo, controlando-as de forma que não interfiram em seu comportamento;
    Dimensão: elevado.
    2. ANSIEDADE:
    Descrição: aceleração das funções orgânicas, causando agitação emocional que pode afetar a capacidade cognitiva do candidato; devido à antecipação de consequências futuras, a preocupação antecipada leva a um estado de preparação física e psicológica para defender a incolumidade pessoal contra uma possível adversidade, o que deixa o indivíduo em constante estado de alerta (fase 1 do ciclo de estresse);
    Dimensão: baixo.
    3. ANGÚSTIA:
    Descrição: mal estar psicofísico caracterizado por temor difuso, podendo ir da inquietação ao pânico;
    Dimensão: baixo.
    4. IMPULSIVIDADE:
    Descrição: incapacidade de controlar as emoções e tendência a reagir de forma brusca e intensa, diante de um estímulo interno ou externo;
    Dimensão: ausente.
    5. AUTOCONFIANÇA:
    Descrição: atitude de autodomínio do candidato, presença de espírito e confiança nos próprios recursos, estabelecendo contatos de forma resoluta e decidida. Capacidade de reconhecer suas características pessoais dominantes e acreditar em si mesmo;
    Dimensão: adequado.
    6. RESISTÊNCIA À FRUSTRAÇÃO:
    Descrição: capacidade de absorver e lidar objetiva e eficazmente com situações frustrantes;
    Dimensão: adequado.
    7. POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:
    Descrição: grau de inteligência geral (fator G), dentro de faixa mediana padronizada para a análise, aliado à receptividade para incorporar novos conhecimentos e reestruturar conceitos já estabelecidos, a fim de dirigir adequadamente seu comportamento;
    Dimensão: elevado.
    8. AGRESSIVIDADE:
    Descrição: manifestação de tendência ao ataque em oposição à fuga de perigos ou enfrentamento de dificuldades;
    Dimensão: baixo.
    9. DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO:
    Descrição: capacidade para lidar, de maneira produtiva, com tarefas sob sua responsabilidade, participando delas de maneira construtiva;
    Dimensão: elevado.
    10. INICIATIVA:
    Descrição: capacidade de agir adequadamente sem depender de ordem ou decisão superior em situações específicas;
    Dimensão: elevado.
    11. POTENCIAL DE LIDERANÇA:
    Descrição: habilidade para agregar as forças latentes existentes em um grupo, canalizando-as no sentido de trabalharem de modo harmônico e coeso na solução de problemas comuns visando atingir objetivos pré-definidos. Facilidade para conduzir, coordenar e dirigir as ações das pessoas, para que atuem com excelência e motivação, estando o futuro líder disponível para ser treinado em sua potencialidade;
    Dimensão: elevado.
    12. SOCIABILIDADE (RELACIONAMENTO INTERPESSOAL):
    Descrição: capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades, sentimentos e comportamentos dos outros;
    Dimensão: elevado.
    13. FLEXIBILIDADE DE CONDUTA (ADAPTABILIDADE):
    Descrição: capacidade de diversificar seu comportamento, de modo adaptativo, atuando adequadamente, de acordo com as exigências de cada situação em que estiver inserido;
    Dimensão: elevado.
    14. CRIATIVIDADE:
    Descrição: habilidade do candidato para tirar conclusões e revitalizar soluções antigas a que chegou pela própria experiência anterior e vivência interna, apresentando então novas soluções para os problemas existentes, procurando assim buscar formas cada vez mais eficazes de realizar ações e atingir objetivos, valendo-se dos meios disponíveis no momento;
    Dimensão: elevado.
    15. FLUÊNCIA VERBAL (COMUNICABILIDADE):
    Descrição: capacidade em comunicar-se de forma compreensível e agradável;
    Dimensão: elevado.
    16. SINAIS FÓBICOS:
    Descrição: medo irracional ou patológico de situações específicas como: animais, altura, água, sangue, fogo, etc., que levam o indivíduo a desenvolver evitação ou crises de pânico;
    Dimensão: ausente.
    17. RESPONSABILIDADE:
    Descrição: capacidade do indivíduo em tomar decisões, assumindo suas consequências;
    Dimensão: elevado.
    18. AMBIÇÃO:
    Descrição: desejo de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor próprio;
    Dimensão: adequado.
    19. ASSERTIVIDADE:
    Descrição: capacidade de expressar-se corretamente, deixando clara a sua vontade, agindo ativamente para sua aquisição;
    Dimensão: elevado.
    20. DISCIPLINA:
    Descrição: capacidade de ater-se a um método, uma ordem, uma maneira de ser e de agir;
    Dimensão: elevado.
    21. ORGANIZAÇÃO:
    Descrição: capacidade de desenvolver atividades, sistematizando as tarefas;
    Dimensão: elevado.
    22. PERSEVERANÇA:
    Descrição: capacidade para executar uma tarefa, vencendo as dificuldades encontradas até concluí-la;
    Dimensão: elevado.
    23. ATENÇÃO CONCENTRADA:
    Descrição: capacidade de discriminar e localizar, rapidamente, partes de um todo: perceber e distinguir semelhanças e diferenças pequenas, em dois objetos aparentemente iguais ou diferentes;
    Dimensão: adequado.
    24. PERCEPÇÃO ESPACIAL:
    Descrição: capacidade de imaginar a posição de um objeto, após ter sofrido uma rotação no espaço; identificar-se e localizar-se em um ambiente, tendo conhecimento da posição de outros pontos ao seu redor;
    Dimensão: elevado.
    25. CORAGEM:
    Descrição: qualidade de quem além de ter vontade, enfrenta situações adversas ou que representem risco pessoal;
    Dimensão: adequado.
    26. DIPLOMACIA:
    Descrição: capacidade de ser atencioso, cortês, evitando magoar as outras pessoas;
    Dimensão: elevado.
    27. METICULOSIDADE:
    Descrição: capacidade de agir atendo-se à detalhes;
    Dimensão: adequado.
    28. OBJETIVIDADE:
    Descrição: capacidade de selecionar, dentre várias possibilidades, o essencial e necessário para atingir uma determinada meta;
    Dimensão: elevado.
    29. SENTIDO CRÍTICO:
    Descrição: capacidade de analisar imparcialmente um fato, um evento, uma opinião, submetendo-os a uma apreciação científica;
    Dimensão: adequado
    ANEXO V
    ESTADO DE SANTA CATARINA
    SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PUBLICA E DEFESA DO CIDADÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ENSINO DIVISÃO DE SELEÇÃO, INGRESSO E ESTUDOS DE PESSOAL
    DECLARAÇÃO DE BENS

    L

    Leonardo Segunda, 03 de agosto de 2009, 21h40min

    Bom acho que até o resultado do dia 10/08/2009 é o que tenho para apelar e pedir que alguém que estiver lendo me ajude, pois estou precisando muito de ajuda, profissional e pessoal...

    Muito obrigado gente,vocês que estão lendo , fiquem com Deus e desculpem se estou cometando algo que alguém aqui leia e não concorde, mais é muito trsite certas coisas que acontecem com o ser humano.

    Estou me sentindo o ser mais triste com toda essa história, muito obrigado leitores pela sua compeensão ou falta dela, muito obrigado mesmo.

    *
    [email protected]

    L

    Leonardo Terça, 04 de agosto de 2009, 14h15min

    Esperando resposta...

    L

    Leonardo Terça, 04 de agosto de 2009, 15h01min

    atualizando o tópico e esperando resposta...

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Terça, 04 de agosto de 2009, 20h43min

    Leonardo...

    Estou lendo o que escreveu.. mas como sou constantemente interrompido, só agora fui conseguir ler com a calma necessaria para poder opinar...

    Primeiramente, recomendo calma a vc.. contenha essa ansiedade.. o resultado não saiu ainda. não se esqueça que essa foi uma recomendação feita há mais de 2,000 anos (não andeis ansiosos com o que comereis e bebereis..) e consta no novo testamento.

    O que pode ser feito, ja esta encaminhado.. noto que vc tem uma ansiedade imensurável.. só neste tópico, conte as vezes que postou..

    E o assunto é sempre o mesmo, com hipoteses e formas de abordagem do assunto diferente.. só que eu não consigo, face aos afazeres, te acompanhar..

    Mas vejo que vc aborda a situação da legislação de varias formas.. fique tranquilo que a advogada que te recomendei, ou outros se preferir ai em BH, vão te informar o que é possivel fazer no seu caso, CASO VENHA SER CONSIDERADO INAPTO.

    falta poucos dias, e eu sei que a ansiedade aumenta quando vai chegando a hora.. mas so vai ser possivel fazer alguma coisa, (se necessario for) apos o resultado.

    ok?

    boa sorte.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Terça, 04 de agosto de 2009, 21h49min

    Ollizes S R
    Boa noite, como vai???
    Espero que bem.
    O senhor recebeu o e-mail que te enviei???
    Houve um erro aqui é não sei se recebeu ele aí.
    Abraços.
    Att:jws

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Terça, 04 de agosto de 2009, 22h27min

    Julio..

    O site da OAB esta com problema.. (isso sempre acontece quando sai resultado de exame da ordem..)

    Mas vou ver e te respondo.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Quarta, 05 de agosto de 2009, 11h16min

    Ollizes, MUITO BOM DIA.

    Conseguí o acórdão de meu processo, não postei aquí por este canal ser aberto, te enviei 2 e-mails contendo o mesmo em inteiro teor, para que o Sr desse uma analisada para mim, assim terei uma visão a mais do que somente o do meu advogado.

    Abraços.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Quarta, 05 de agosto de 2009, 13h19min

    Ollizes S R
    Boa tarde.

    Me diz uma coisa, quais provas eu preciso para processar a clinica que reprova um candidato, não com intenção de entrar no ctsp, mas sim com intenção de ganhar um reparo financeiro, pelos gastos em excesso e também por afirmarem que um candidato possui uma anomalia psicologica sendo que ele não a tem???

    Grato.

    L

    Leonardo Quarta, 05 de agosto de 2009, 14h13min

    Boa tarde, Dr(o) Olizes!

    Dr(o) entendo a minha ansiedade, não é bincadeira não, mais estou resando para nossa senhora das psicólogas ,para ela diminuir minha ansiedade, acho que ela está me ajudando.

    Dr(o) eu só quero saber a resposta do Dr(o) como advogado, diante do acontecido e dos meus questionamentos.

    obrigado Dr(o) Olizes pela força, obrigado mesmo!

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quarta, 05 de agosto de 2009, 15h34min

    JULIO

    Vi seu processo.. mandei resposta pelo e-mail..

    Quanto a reparação por danos, a primeira coisa é comprovar que houve o dano.. seja ele material ou moral.

    Somente após a prova e estipulação da conduta omissiva ou comissiva (ou nexo de causalidade como prefere chamar os juristas) da pessoa fisica ou juridica que causou o prejuizo e ainda a comprovação do prejuizo sofrido é que podemos processar alguem pedindo ressarcimento.

    Leandro..

    Este espaço é onde postamos informações que esclarecem situações.. O direito faz parte das ciencias humanas, justamente por ser inexata...

    Os magistrados não raras vezes, decidem contra o previsto em lei.. desde que essa lei venha de encontro a um principio fundamental, basilar dos direitos humanos, das garantias fundamentais, da dignidade humana..

    Por isso não temos uma formula pronta.. cada caso é um caso e como tal é analisado pelos profissionais do direito.

    ok?

    abraço e boa sorte a todos.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Quarta, 05 de agosto de 2009, 18h47min

    texto retirado,apenas para leitura momentanea.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Quarta, 05 de agosto de 2009, 19h32min

    Julio

    Reenviei duas vezes há pouco a mensagem que mandei as 15 horas para seu e-mail.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Quinta, 06 de agosto de 2009, 10h01min

    Dr Ollizes, primeiramente muito bom dia.

    [email protected]

    qualquer um desses e-mails eu tenho acesso, a grafia usada pelo senhor estava correta?
    Não recebí nada até o presente momento.

    Abraço.

    L

    Leonardo Quinta, 06 de agosto de 2009, 16h34min

    Boa tarde Doutores, desculpa me intrometer, mais vou fazer uma sugestão...

    Ollizes S R e Julio.

    Julio, observa se não é seu antispam que está bloqueando você ler , suas menssagens, Dr(o) Olizes observa isso tambem, sugiro para confirmar isso, que amos olhem em outro computador de preferência uma lan hause, é uma sugestão as vezes tentamos enviar um E-mail, mais o memso é bloqueado pelo ante-spam ou ante virus, temos que ter cuidado, ou pode até ser um virus também que está fazendo essa balburdia no envio de menssagens, outra opção vá na congiguração do seu e-mail e veja se não está para bloquear e-mails não confiaveis. pode ser varios fatores.

    Por isso, recomendo o melhor ante-virus do mundo ele é Russo igual os soldados Russos, uso ele e recomendo o Kaspersky Anti-Virus 2010 esse é imbativel, não estou fazendo propaganda, só estou tentando ajudar.

    ok

    boa sorte para vocês, caros amigos, qualquer coisa, estoua disposição.

    L

    Leonardo Sábado, 15 de agosto de 2009, 14h10min

    Bom dia, Dr(o) Ollizes

    A aplicação do teste:

    A aplicação do teste deve obedecer rigorosamente às instruções contidas no manual, o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste.
    O aplicador deve estar muito bem preparado de modo a evitar imprevistos durante a aplicação. Deve estar de posse de conhecimento das condições necessárias para aplicações contidas no manual, e do treinamento.
    As condições físicas gerais para a aplicação de um teste também deve ser objeto de cuidados: tamanho e iluminação da sala, arejamento, temperatura, influência de elementos perturbadores...Pode parecer desnecessárias, mas essas condições influenciam no bom desempenho em qualquer atividade, principalmente nos testes.
    Sabendo-se que as atividades anteriormente desenvolvidas pelos aplicandos podem influenciar seu desempenho, como por exemplo: perturbação emocional , fadiga , uma noite mal dormida... O relacionamento estabelecido entre aplicador e aplicando com finalidade de aumentar a motivação e diminuir a ansiedade chama-se rapport.
    Apesar de motivá-los, o examinador sabe que é importante que o indivíduo consiga um rendimento máximo por meio de seus próprios esforços. Motivar não é o mesmo que “empurrar’ o sujeito para determinada tarefa.

    " Que foi o que aconteceu comigo, fui empurrado diante de fatos citados na minha denúncia."

    Dr(o), Olizes, o que acontece quando existem fatos que provam que houve impericia por parte ,de determinada clinica, ao contra-indicar um candidato sem os devidos cuidados.

    o que pode acontecer ao estado e a clinica.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Sábado, 15 de agosto de 2009, 16h13min

    Leonardo..

    Já saiu o resultado de seu exame? era dia 10/08.. não??

    Quanto ao que expõe acima, não ha como opinar sobre fato teórico.. e sim sobre o fato concreto.

    Em acontecendo o que narra, verifica-se o prejuizo a pessoa, e o código civil brasilieiro é claro quando manda reparar a vitima de erro, seja ele por dolo ou culpa.

    Quanto a reparação por erro, dano material, moral, vc mesmo pode verificar na net que há milhares de postagens sobre o assunto.

    E quem sera encarregado de reparar o erro, seria a clinica e o estado.

    ok?

    abraço.

    M

    mbckhvkljhvkjfdhj Quarta, 19 de agosto de 2009, 12h34min

    Leonardo

    por favor, estas condições que vc postou de maneiras corretas de ser aplicado os testes, vc tirou de onde?
    tem como me madar o texto inteiro, eu me interesso [email protected].

    obrigado

    ah e seu resultado, o que deu?

    L

    Leonardo Quarta, 19 de agosto de 2009, 15h31min

    Julio.

    Ô moço, entra no msn, que te falo.

    VOCÊ SUMIU, MOÇO,MOÇO, VOCÊ FAZ UM FAVOR PARA MIM, PEDE PARA SEUS AMIGOS POSTAREM OPINIÕES AQUI NO FÓRUM, O PESSOAL PARECE QUE TEM MEDO DE SE EXPRESSAR, MOÇO , QUE HOMENS SÃO ESSES, QUE PM"S SÃO ESSES , CONHEÇO UM MOÇO, QUE MORRE DE MEDO DE AVIÃO, JÁ EU, VOARIA NA AZA DO AVIÃO, E OLHA ESSE MEU AMIGO FOI INDICADO. TEM QUE TER CORAGEM E LUTAR POR NOSSOS IDEAIS, AFINAL ,AONDE VAMOS SEM IDEIAIS, PRINCIPIOS...?????

    OU MOÇO, TENHO UM ASSUNTO AQUI, QUE É DO STF, É CARNE FRESCA, SE VOCÊ QUISER COMENTAR E DE DR(O) Ollizes, estou precisando saber até que ponto uma decisão como essa pode nos ajudar a proceguir no concurso, pois o que vejo são liminares caindo a todo instante , o estado de Minas Gerais não estaria contráriando uma decisão do STF no sentido de recorrer e derubar as liminares dos candidatos, que explicação existe sobre isso, alguém aqui poderia me responder?

    desde já , obrigado...

    Candidatos reprovados em exame psicotécnico podem participar de concurso

    Da Redação - 01/08/2009 - 08h01

    A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Ellen Gracie, negou pedido do governo do Ceará para que suspendesse liminares concedidas pelo TJ-CE (Tribunal de Justiça do Ceará).

    De acordo com informações do STF, as liminares permitem que quatro candidatos considerados inaptos no exame psicotécnico e na investigação social do concurso para agente penitenciário da Sejus (Secretaria de Justiça) do Estado cheguem ao final do concurso.

    No pedido de suspensão de segurança, o governo do Ceará alegou a existência de lesão à segurança pública, dado que as liminares impugnadas “acabam por inviabilizar o certame, forçando a administração pública a adotar medidas paliativas de pouca efetividade no combate à violência nos presídios”. E isso, segundo ele, quando o concurso em referência busca justamente melhorar a segurança nos estabelecimentos prisionais.

    Ao indeferir o pedido, a presidente do STF alegou que as liminares deferidas em favor de alguns candidatos não impedem a nomeação dos demais aprovados e lembra, neste contexto, que a jurisprudência do Supremo é no sentido de que não basta a mera alegação de lesão, sendo necessária “a comprovação inequívoca de sua ocorrência”.

    Ademais, disse não haver, a primeira vista, ilegalidade nas liminares do TJ-CE. Quanto ao exame psicotécnico, observou que, segundo decisão da 2ª Turma do STF, “a orientação deste tribunal é firme no sentido da possibilidade da cobrança do exame psicotécnico em concurso público, desde que estabelecido por lei e que tenha por fundamento critérios objetivos, inclusive com a possibilidade de reexame”. E cita vários precedentes no mesmo sentido.

    Quanto à investigação social, ela cita parecer do ministro Cezar Peluso, segundo o qual “é antigo o entendimento da Corte no sentido da impossibilidade de exclusão de candidato de concurso público apenas por não preencher os requisitos sociais”.

    A ministra alegou também que a reprovação de um candidato na investigação social não era razoável, vez que um processo de lesão corporal culposa contra ele foi extinto sem julgamento de mérito e ele apresentou atestado de bons antecedentes, enquanto o governo do Ceará não comprovou as imputações que, segundo ele, constam contra o candidato.

    L

    Leonardo Quarta, 19 de agosto de 2009, 16h48min

    Dr(o) Olizes uma liminar como essa , poderia ser usada, para garantir o direito de um candidato contra-indicado injustamente, em proceguir no concurso, até que os danos moarais e materiais sejam reparados?

    * Outra situação andei analisando alguns materiais sobre o PMK, e vejo muita coisa subjetiva, quando se fala em dados obtidos de amostragem, que comparação eles utilizam para definir que esse ou aqulele candidato tem um perfil adequado.

    "quem é o grupo de referencia"

    será que seriam os proprios psicólogos?

    outras coisa importante que li, que acho importantes muitos refletirem e verem que esses exames estão cadia que passa, sendo uma farsa para contra-indicar pessoas capacitadas.

    veja o que MIRA y LÓPES mãe do PMK no Brasil diz sobre o assunto;

    O autor se atém a uma discussão
    sintética de como se processa o funcionamento do
    psiquismo humano. Ele parte teoricamente da infância
    à juventude, até o adulto, colocando em evidência
    elementos psicológicos presentes nas fases do
    desenvolvimento de cada um de nós e discutindo o
    papel dos mecanismos de defesa, tais como a projeção,
    a racionalização e a negação. Entende-se bem que só o
    conhecimento efetivo do modus operandi do ser humano
    psicológico permite ao jurista ter uma visão ampliada
    do ser humano, que vai muito além do corpo físico e
    biológico, mas que se compõe de uma alma; o qual
    representa uma rede associativa de significado
    simbólico que o indivíduo constrói mentalmente sobre
    si mesmo e o mundo que o cerca.

    Então vejamos, seria só as folhas a serem analisadas como um todo e os testes coletivos, para se chegar a uma conclusão de que , aquele ou outro sujeito não serve para tal profissão.

    O que vejo é o seguinte,

    Comerciante acusa militar de espancá-lo
    Marcos Avellar
    Um comerciante de Funilândia, na Região Central de Minas, a 81 quilômetros de Belo Horizonte, acusa um cabo da Polícia Militar de tê-lo espancado da noite de terça-feira até a manhã de ontem no município.
    De acordo com Fabiano do Vale Ribeiro, de 33 anos, seu drama começou às 20h de terça-feira, com uma abordagem policial no Centro da cidade, em frente a um posto de gasolina. Ele estava dentro do seu carro, estacionado no local, quando o militar, que se identificou como cabo Paulo, pediu os documentos pessoais e do veículo, um VW Santana Quantum. Ribeiro diz que entregou os documento de identidade e do carro, mas se negou a apresentar a carteira de habilitação, por estar apenas estacionado e não em movimento.
    “Foi quando os problemas começaram”, revelou. Segundo ele, o policial o acusou de um assalto a um motel em Sete Lagoas, que fica a pouco mais de 30 quilômetros de Funilândia, em que o mesmo carro teria sido usado para a fuga. “De lá, fui levado para Sete Lagoas, onde fui espancado”, garante.
    O comerciante mostrou um corte no supercílio e hematomas na coxa esquerda como prova das agressões físicas, além de a roupa estar suja de sangue. Ele ainda reclamou de forte dor nas costas. “Apanhei muito com cassetete”, denuncia. Fabiano Ribeiro foi liberado às 7h30 de ontem, depois que conseguiu avisar a família, que contratou um advogado. Ele ainda acusa o policial de ter ficado com R$ 390 e três cartões de crédito que lhe pertencem. “O cabo Paulo dizia que ia ficar com o dinheiro para amenizar o meu coro.”
    O comerciante não tem passagem pela polícia e fez exames de corpo de delito, apesar de temer represálias dos policiais pela denúncia.
    O Estado de Minas procurou o comando do 25º Batalhão da PM, em Sete Lagoas, responsável pelo policiamento em Funilândia, mas não encontrou ninguém para falar sobre o assunto. A informação era de que ontem não havia expediente a partir das 13h no batalhão e que não havia como localizar os responsáveis pelo comando ou pela assessoria organizacional.
    NOTA: notícia publicada no jornal ESTADO DE MINAS, caderno GERAIS, quinta-feira, 06 de agosto de 2009.
    COMENTÁRIO: as marcas da infâmia
    "A minha educação estúpida não admitia que um ser humano fosse batido e pudesse conservar qualquer vestígio de dignidade." (Graciliano Ramos em Memórias do Cárcere)
    Enquanto a mídia publica bate-boca dos políticos, conflitos internacionais, futebol, moda, vida de artista, resumo de novelas, receitas culinárias e todos os detalhes do acidente com o Felipe Massa lá na Suécia, ela se lixa para a TORTURA que rola solta no país, e, principalmente, em Minas Gerais. É uma conduta medieval.
    De vez em quando, um jornal se propõe a publicar a notícia acima, mas jamais na primeira página como deveria um fato tão infame, assim como também não dá continuidade do que foi apurado pelas autoridades. Conclue-se, é óbvio, que nada foi apurado. Mas caberia à imprensa noticiar que nada foi apurado.
    Imagine isso na França ou na Grécia, que quase foi ao chão em revolta contra a morte de um jovem por um policial.
    No Brasil, a tortura é cultural ou melhor, institucional, pois é praticada por agentes do estado e camuflada pelas autoridades. As exatas autoridades encarregadas pela Carta Magna de proteger os "insignificantes direitos do cidadão comum", como classifica Graciliano Ramos.
    Que se pode esperar de um país onde o ser humano não tem ao menos o direito de não ser torturado? Já ouvi autoridade dizer que espancar não é tortura. São fatos normais. Espancar um homem até vazar sangue pela boca, nariz, moer seus órgãos internos, levá-lo à morte, é normal.
    Que espécie de seres humanos somos nós? Que espécie de civilização somos nós que ainda chamamos a isso "estado de direito"?
    E temos um enorme organismo de justiça! Que justiça? Uma justiça que não serve nem para bicho.
    Fico pensando: como dormem as autoridades mineiras? Como dormem um juiz, um promotor de justiça, um comandante da polícia, um delegado, que sabem do sangue que desce de corpos torturados e indefesos?
    E o governador Aécio Neves, como dorme? Ou vai nos fazer acreditar que não sabe, que em seu palácio não chega o cheiro de sangue e da morte e não se ouve o grito dos torturados?
    Art. 5º da Constituição Federal, III
    Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
    Art. 144, parágrafo 6 da CF
    § 6º - As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    AI ME PERGUNTO COM TANTOS DESDÉNS, ESSES EXAMES NÃO ESTARIAM CONTRÁRIANDO SEUS PRÓPRIOS PRINCIPIOS, POIS SE O FATO CITADO ACIMA FOR VERDADE , COMO QUE UM POLICIAL DESSES PODE ESTA NAS RUAS, ENQUANTO OUTROS QUE TEM JUSTA COMPEENÇÃO DAS COISAS SÃO CONTRA-INDICADOS, E OUTROS , COMO NESSE CASO VIVEM MATANDO PESSOAS, O QUE A PSICÓLOGIA DA PMMG, TEM A DIZER SOBRE SEUS POLICIAIS, O QUE A PSICÓLOGIA TEM A DIZER SOBRE ESSES EXAMES, O QUE NA VERDADE ELE É, O QUE PRECISA SER FEITO PARA MELHORAR ESSAS APLICAÇÕES E CONTRA-INDICAR DA FORMA CORRETA SEUS MILIANTES, NÃO FAZER COMO OS MESMOS VEM FAZENDO, UM PM MATA UM DEPUTADO, VAI CULPAR QUEM???
    A PSICÓLOGA, COITADINHA, OU O ESTADO QUE O DEU LIMINAR, MAIS O QUE DIZER DOS ELEMENTOS QUE MATAM AS PESSOAS INOCENTES E ESTÃO USANDO A FARDA DA POLICIA MILITAR DE MINAS GERAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES, O FATO É QUE, O SER HUMANO ELE PINTA O SEU PRÓPRIO INFERNO, E NOS INOCENTES NOS QUIMAMOS NELE, POIS ME VEJO NO INFERNO NESSE MOMENTO, TUDO POR CULPA DE PESSOAS QUE SÃO INESCRUPULOSAS COMO POLICIAIS QUE MATAM, PSICÓLOGAS QUE SÃO IRRESPONSAVEIS E NÃO SABEM, OU VIVÉM DE MANUAL , EM VEZ DE ANALIZAR OUTROS FATORES, OU SEJA TUDO ISSO, É O PRINCIPIO QUE LEVA A ACHAR E CONSTATAR QUE ESSE EXAME É UMA ABERRAÇÃO, E PRECISA URGÊNTEMENTE SER MELHORADO, PARA CONTRA-INDICAR AS PESSOAS CERTAS E NÃO CRIAR DUVIDAS SOBRE AS PESSOAS QUE VERDADEIRAMENTE DEVERIAM USAR A FARDA DA POLICIA MILITAR ISSO VALE PARA OUTRAS POLICIAS TAMBÉM.

    UM EXEMPLO DE IRONIA DO DESTINO FOI NA BAHIA, QUANDO MAIS DE 800 CANDIDATOS FORAM CONTRA-INDICADOS NO EXAME PSICOLÓGICO.

    E AI ME PERGUNTO, O QUE HOUVE ,O QUE ACONTECEU, ABSOLUTAMENTE NADA. TODOS ESTÃO TRABALHANDO NAS RUAS, ONDE ESTÁ O ESTADO PARA RECORRER E PROVAR QUE REALMENTE TODOS ESSES CANDIDATOS FIZERAM UM EXAME PSICOLÓGICO, COM TODOS OS PROCEDIMENTOS LEGAIS, O ESTADO NÃO RECORREU , O CASO FOI ABAFADO , OS PSICOLÓGOS TIVERAM QUE ENGOLIR O SEU PRÓPRIO VENENO, NÃO POR QUE ELES NÃO QUERÉM, É POR QUE TODOS ELES SABEM QUE ESSE EXAME FAZ PARTE DO MOMENTO DE CADA UM, E A PROVA MAIS QUE CONCRETA, QUE ELE É SUBJETIVO, E PRECISA SER MELHORADO.