Os pais podem impedir uma garota de 16 anos de namorar?
Eu tenho 17 anos de idade, e minha namorada tem 16. Os pais dela são meio malucos e as vezes falam/ameaçam proibir o relacionamento sem nenhum motivo, apenas porque querem exercer poder sobre a garota como se ela fosse uma boneca. Considerando que nós, independente da idade, somos seres humanos com sentimentos e vontades próprias e que temos plena capacidade de raciocinar com nossa idade, há alguma maneira de eles proibirem esse namoro por lei? Se sim, há algo que eu possa fazer para impedir? Essa tal "proibição" é totalmente sem sentido; eles não tem nenhum motivo para querer proibir, todos os argumentos que eles tentam usar são sem sentido ou muitas vezes rasos. Eles podem simplesmente destruir nossa felicidade e eventualmente causar danos psicológicos a própria filha só por que querem? Aos que forem responder, por favor, respostas objetivas à minha pergunta, sem nenhum discurso filosófico ou respostas rasas ou com conteúdo que contenha opinião pessoal, quero apenas um "aconselhamento jurídico" sobre o problema descrito.
O Jus tem um artigo sobre esse assunto!
jus.com.br/artigos/104992/posso-namorar-uma-menor
Fizemos uma postagem, com tudo explicadinho.
Quer resposta objetiva?
Enquanto ela for menor de idade, está sob tutela legal dos pais. Ela é relativamente incapaz, de modo que eles decidem com quem ela terá ou não contato. Se namora ou se não namora.
Meios legais de impedir que você se aproxime dela enquanto ela for menor de idade? Certamente sim! Algo que você possa fazer? Aguardar que ela complete a maioridade e aí sim decida o que e com quem fará.
"eles não tem nenhum motivo para querer proibir, todos os argumentos que eles tentam usar são sem sentido ou muitas vezes rasos"
O fato de eles não quererem já é motivo mais que suficiente para impedirem que a filha menor se envolva com alguém. Não precisam sequer dar explicações ou motivos para quem quer que seja. Um simples "não quero" já é motivo mais que suficiente.