OAB Cesp 2008.2
Alguem fez a prova d cesp 2008.2? Gostaria muito de debater algumas questões. Alguem tem algum gabarito prévio??
Bom dia!
Pessoal, achei extremamente VÁLIDO o posicionamento do nosso colega Raimundo J. Batista, que enviou e-mail ao CESP solicitando a anulação de ofício das questões 24 e 85 onde os erros na elaboração não apresentam dúvidas. Acredito que deveríamos nos UNIR e TODOS enviarem e-mail a comissão de prova solicitando a mesma coisa. Assim, já garantiríamos 2 questões.
Olá pessoal! Nesse momento aglutinarmos forças é fundamental para vencermos mais essa etapa, pois é manifesto o erro do CESPE nas questões ventiladas nesse fórum. Sem dúvida essa prova foi umas das mais polêmicas e controversas dos últimos exames e via de regra os recursos interpostos são acolhidos não em sua totalidade, mas acredito q no mínimo 3 questões serão anuladas por erro evidente. A questão 48 não está sendo analisada com maior profundidade. Vejamos: Pede para assinalar a resposta incorreta. No meu entendimente há duas alternativas incorretas. Quando diz que "os atos que geram direitos adquiridos não podem ser revogados" se analisarmos o sentido literal e hermenêutico dessa afirmação podemos concluir q os direitos adquidos realmente não podem ser revogados, porém os atos que importaram em tais direitos podem ser absolutamente revogados, pois a administração poderá a qualquer tempo revogá-los, entretanto o direito adquirido possui efeito ex nunc e os atos adimistrativos que importaram em tais direitos poderão ter efeitos ex tunc.
Peço que analisem esse entendimento pois seria mais uma questão passível de recurso e provimento pelo CESPE Fiquemos com DEUS Boa sorte a todos!!!
Galera,
Cuidado com a correção do Damásio, pois ele fala que é possível recorrer de uma questão que a OAB não aceitará modificar. Além disso, o fundamento está equivocado.
Na questão 1 de Ética, o Damásio sugere que cabe recurso, pois o enunciado não explica o que é CNA (Confederação Nacional dos Advogados).
Fiquem atentos, pois não existe recurso padrão. Cada um deve elaborar a sua fundamentação.
Bjs.
Prezados,
Não querendo desmerecer a capacidade de ninguém, mas vamos ser mais moderados nas justificativas dos recursos, pois estou vendo verdadeiros absurdos.
Inicialmente, vale destacar que "não existe decepção, mas sim excesso de expectativa".
Dessa forma, é importante levar em consideração que a Cespe, desde que eu acompanho a OAB, nunca anulou tantas questões, como as suscitadas acima.
Existem de fato algumas questões que devem ser anuladas, mas longe de ser a quantidade absurda que estou verificando.
Vamos buscar as anulações, mas com base!!
Sucesso!!
Estou aguardando o prazo de recurso. Acho que não adianta esse procedimento de mandar e-mail para CESPE, pq certamente a resposta será de que o procedimento correto será aguardar a divulgação do dia 23/09 e após isso recorrer conforme consta do edital de abertura de inscrições. O que temos que fazer até essa divulgação e o correspondente prazo para recursos é procurar embasar ao máximo as razões recursais. Segundo, considerem como uma crítica construtiva, tenho visto "n" postagens com erros crassos de português. Fico me perguntando se não tivermos condições sequer de expressar nossas indignações de forma correta como serão esses recursos? Lembrem-se é um certame para resultar é uma possivel aprovação para a 2a. fase que é toda escrita e em que devemos elaborar peças com clareza, raciocínio jurídico, correta estruturação tanto gramatical quanto ortográfica.
Boa Tarde a todos (as).
Também enviei mensagem eletrônica para a CESPE sugerindo anulação das questões, conforme abaixo:
Considerando a grande quantidade de questões que estão sendo ventiladas de serem anuladas por diversos cursos preparatórios de toda parte do Brasil, como Damásio, Curso Fraga, entre outros, sugiro/solicito que sejam anuladas antecipadamente, isto é, antes de divulgação dos aprovados no sítio da OAB das questões nº 11, 24, 31, 34, 63, 64 e 93, para que não tragam prejuízos aos concursandos.
Atenciosamente,
Sávio, Obrigado pela informação acredito q irei fazer matrícula para cursinho para a prova prático-profissional, pois estou muito confiante q no mínimo 3 questões possam ser anuladas. Fiz 48 questões, estou apostando muito e espero q aqueles q estão nessa expectativa possam conseguir o seu intento.
Valeu galera!
Pelo que vi nos foruns passa de 11, tem alguns que chega a 13 questões.
De acordo com o item 5.7 do edital de abertura do Exame da ordem/2008, se as questões forem anuladas serão atribuidas a todos os candidatos.
Como ja sabemos de antemão que recursos idênticos serão indeferidos, ou seja, sequer serão analisados não seria interessante reunir os diversos colegas que precisam da anulação e impetrar com um só recurso?
Evidente que bem fundamentado, pois assim tal recurso valeria para todos!! O que acham disso???
No início também pensei assim a respeito da questão 58, mas se analisar o artigo com calma, se conclui que a UTILIZAÇÃO do serviço é realmente efetiva ou potencial, o que é específica e divisível é a natureza do serviço. Embora gere confusão, como eu tb fiz na hora da resposta, acredito que seja dificil eles anularem, pois a pergunta diz expressamente quanto a utilização do serviço, dê uma olhada.
Julio,
estamos com o mesmo pensamento, acredito fielmente que 3 questões possam ser anuladas. Fiz 47 na prova, e já me matriculei no cursinho para a segunda fase. Contudo, se for analisar toda a prova, possuímos matérias para impugnar muito mais que 3 questões. Entrarei com certeza com recurso para mais de 3 questões.
abraços
Helder, as questões 11, 93 e 85, segundo o entendimento dos professores não há chance de serem anuladas. A 93 e a 85 ficaram bem explicadas e parecem não ser objeto de recurso realmente, mas a 11 ainda me gerou dúvidas, estou analisando e acho q vou entrar com o recurso desta questão sim, vale a pena tentar. As questões 24, 58 e 63 ainda não foram corrigidas, mas a 58 como postei acima não acredito que seja possível anularem. Assim que tiver novidades, posto aqui.