Dúvidas Previdência

Tarefa de requerimento de recurso especial criada no GET

Há 5 anos ·
Link

Boa tarde, meu processo tema segunite informmação: Tarefa de requerimento de recurso especial criada no GET - Tarefa 330442635, o que siguinifica isso? Pois o processo julgado pela câmara de recursos ja foi julgado em ultima instancia do inss e, o meu direito a aposentadoria foi deferido.

485 Respostas
página 20 de 25
Roberto José Vilar
Advertido
Há 4 anos ·
Link

Boa noite! O meu movimentou hoje, aparece isso. Enviado em 08/10/2021, por INSS Tarefa transferida para análise no projeto de recurso da SRII

Alguem já passou por essa fase ?

José Aparecido de Jesus
Há 4 anos ·
Link

Roberto o meu passou pela essa análise agora está no relator conselheiro pra ser julgado.

luiz carlos ferreira de sa
Há 4 anos ·
Link

bom dia marcelo blz com o mandado de seguranca minha aposentadoria sai em 30 dia com todos o atrasados de 2018 antes 2021 ok

luiz carlos ferreira de sa
Há 4 anos ·
Link

bom dia marcelo blz com o mandado de seguranca minha aposentadoria sai em 30 dia com todo o astrasado

Wanderley Leonardo
Há 4 anos ·
Link
· Editado

Bom dia, o meu ainda está assim! Encaminhar para a APS para cumprimento de acordão com implantação de benefício - Número do protocolo GET da subtarefa: 81165107506/07/2021 09:29:22

O meu continua na mesma! Será que falta pouco, alguém já passou por essa etapa?

Luís Pimentel
Há 4 anos ·
Link

Bom dia, Wanderley. O meu entrou nesta etapa em 17/04/21 e está parado desde então.

Wanderley Leonardo
Há 4 anos ·
Link

Ok Luiz, infelizmente temos que aguardar a BOA vontade deles. COMPLICADO!

Wanderley Leonardo
Há 4 anos ·
Link

Boa tarde! Alguém teve alguma movimentação?

José Aparecido de Jesus
Há 4 anos ·
Link

A minha nada.

Roberto José Vilar
Advertido
Há 4 anos ·
Link

Boa tarde pessoal , o meu continua com o mesmo movimento: Enviado em 08/10/2021, por INSS Tarefa transferida para análise no projeto de recurso da SRII Bom pelo que apurei esse movimento em a ver com os novos prazos homologados pelo STF que começaram a valer em 05/08/2021.

Transitou em julgado dia 17.02.2021 o acórdão prolatado no Recurso Extraordinário 1171152, no qual o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou acordo firmado entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Procurador-Geral da República, o Advogado-Geral da União e o Procurador-Geral Federal, o qual estabeleceu prazos para atendimento e análise dos processos administrativos relacionados a benefícios previdenciários.

Discutiu-se o Tema 1066 de repercussão geral:

“Recurso extraordinário em que se discute, à luz dos artigos 2º; 5º, inciso II, 37, caput; e 201, caput, da Constituição Federal, bem como dos princípios da eficiência, razoabilidade e dignidade da pessoa humana, a possibilidade de o Poder Judiciário fixar prazo para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize perícia médica para concessão de benefícios previdenciários, sob pena de, caso ultrapassado o prazo estabelecido, serem eles automaticamente implantados.”

O acordo havia sido homologado em decisão monocrática pelo Relator Min. Alexandre de Moraes em 09.12.2020 e referendado pelo Plenário da Corte em 05.02.2021.

Assim, com o fim da controvérsia por meio de composição amigável em relação à qual não cabe mais qualquer discussão, passam a valer os seguintes pontos de maior relevância:

Prazos para concessão de benefícios:

– Benefício assistencial – 90 dias

– Aposentadorias, salvo por invalidez – 90 dias

– Aposentadoria por incapacidade permanente (por invalidez) – 45 dias

– Salário maternidade – 30 dias

– Pensão por morte – 60 dias

– Auxílio reclusão – 60 dias

– Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) – 45 dias

– Auxílio acidente – 60 dias

Os referidos prazos começam a valer a partir de 05.08.2021, isto é, daqui 6 meses após a homologação. Note-se que o início dos prazos se dará somente após o encerramento da instrução do respectivo requerimento administrativo.

Prazos para perícias médicas e avaliações sociais:

45 ou 90 dias, a depender do local.

Os prazos para perícias médicas e avaliações sociais não serão considerados enquanto perdurar a pandemia, o que significa dizer que ainda não há qualquer previsão de quando começarão a valer efetivamente.

Prazos para cumprimento de decisões judiciais:

Implantações em tutelas de urgências – 15 dias

Benefícios por incapacidade – 25 dias

Benefícios assistenciais – 25 dias

Aposentadorias, pensões e outros auxílios – 45 dias

Ações revisionais, emissão de CTC, averbação de tempo e emissão de GPS – 90 dias

Juntada de documentos de instrução (processos administrativos e outras informações) – 30 dias

Os prazos poderão ser suspensos em situações de força maior ou caso fortuito (como greves, pandemias, situações de calamidade pública), desde que tais imprevistos alterem o fluxo regular de trabalho e impeçam o INSS de cumpri-los.

O descumprimento do acordo faz com que o INSS seja obrigado a analisar o requerimento administrativo em 10 dias, representando verdadeiro elastecimento do prazo que, somente no caso de descumprimento, trará a incidência de juros moratórios (poupança).

Além disso, está prevista a existência de um Comitê Executivo, apto a realizar o acompanhamento do acordo, estabelecer mecanismos de avaliação, propor medidas de prevenção e busca de soluções, podendo ainda deliberar sobre a aplicação ou não das sanções previstas, à luz dos princípios da boa fé, da transparência, da demonstração de boa gestão pública e, quando for o caso, da reserva do possível.

Ainda quanto às sanções previstas, estas não serão aplicadas enquanto restar demonstrada a impossibilidade contextual intransponível para o cumprimento dos prazos pactuados, cabendo ao Comitê Executivo deliberar sobre sua alteração, ainda que temporariamente.

Assim, diante do exposto, a despeito da fixação de prazos inclusive superiores àqueles previstos legalmente (Lei do Processo Administrativo Federal), discussão que deixamos para um outro momento, a pergunta que fica é uma só: será que o INSS realmente irá cumprir os prazos acordados ou, novamente, vai se valer de desculpas e brechas do acordo para seguir mitigando os direitos de seus segurados e beneficiários?

De todo modo, é certo que devemos todos, segurados, beneficiários e advogados, nos atentarmos aos prazos estabelecidos e permanecermos vigilantes em casos de descumprimento, torcendo, por fim, para que esta força tarefa conte realmente com o esforço e comprometimento de todos os envolvidos, para que se alcance o objetivo primordial, que é justamente garantir um atendimento justo e eficiente, que promova o adequado reconhecimento de direitos previdenciários e assistenciais que se encontrem sob a guarida da Previdência Social.

A equipe do Balera, Berbel & Mitne fica à disposição para apoiá-los nesses e em outros assuntos relacionados a esse tema.

José Aparecido de Jesus
Há 4 anos ·
Link

Boa noite, alguém com movimentação no processo?

Luiz Antônio Pereira da Silva
Há 4 anos ·
Link

Amanhã completa 3 meses que teve a movimentação para cumprimento de acordao e implantação de benefício, acredito que essa seja a última etapa porém só Deus sabe quando vão cumprir e implantar a minha aposentadoria, lamentável essa longa espera, ficam enrrolando pra liberar os nossos benefícios e depois querem jogar nossos atrasados para os precatórios.

José Aparecido de Jesus
Há 4 anos ·
Link

Alguém sabe explicar oq significa ajuntado de documentos?

Walisson Miranda
Há 4 anos ·
Link

Juntada de documentos geralmente ocorre quando o INSS envia o processo para apreciação da junta de recurso ou câmara, as razões e as contra razões. Isso é típico de acontecer antes do julgamento de seu recurso.

Paula Santos
Há 4 anos ·
Link

Pessoa, boa tarde. Alguém ainda tem esperança que o governo pague os atrasados e implante a aposentadoria? Minha situação é a seguinte: há mais de 1 ano a Junta de Recurso deferiu por unanimidade meu pedido de aposentadoria por idade e até agora o INSS não implantou o pagamento. Fico pensando se não seria melhor esquecer isso e entrar com novo requerimento. Acho que o INSS está testando os nossos limites pra isso acontecer.

Roberto José Vilar
Advertido
Há 4 anos ·
Link

Paula Santos vem para nosso grupo no face INSS O SOFRIMENTO DA ESPERA!!!!!!

Roberto José Vilar
Advertido
Há 4 anos ·
Link

Estamos trocando experiencia lá

Wanderley Leonardo
Há 4 anos ·
Link

Bom dia, o meu ainda está assim! Encaminhar para a APS para cumprimento de acordão com implantação de benefício - Número do protocolo GET da subtarefa: 81165107506/07/2021 09:29:22

Um desrespeito, quando teremos nossos direitos adquiridos?

Luiz Antônio Pereira da Silva
Há 4 anos ·
Link

Boa tarde Wanderley, o meu também está igual ao seu, aguardando implantação desde julho de 2021

Carlos
Há 4 anos ·
Link

Bom dia, o meu tbm está para implantação do benefício desde Agosto/21.

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos