direitos do professor readaptado
Estamos revendo o plano de carreira dos professores, por isso gostaria de saber quais são os direitos dos professores readaptados. O que podemos incluir no nosso plano a respeito disso?
Sou professora readaptada, preciso viajar para trabalhar em outra cidade, gostaria de saber quais são as possibilidades de cumprir meu horário em uma escola de minha residência, a estrada que faço meu trajeto está em péssimas condições, tanto de asfalto quanto de sinalização e ainda no horário que preciso sair há um movimento intenso de caminhões que transportam o produto da localidade.
Olá Sandra, sim, existe o Manual do Readaptado e da Readaptação, versão - DRHU (2005), está disponível na internet, se você tiver dificuldades para conseguir me comunique, envio para você. Sou professora readaptada também, realizei uma pesquisa sobre essa situação, um trabalho de mestrado que possibilitou identificar muitas questões referente a situação de readaptação do professor da rede pública do Estado de São Paulo.
Atenciosamente Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol.
Sou professora readaptada da rede pública do Estado de São Paulo, desenvolvi uma dissertação de mestrado intitulada: Identidade e trabalho docente:A situação do professor readaptado em escolas públicas do Estado de São Paulo. Gostaria muito de ajudar a sanar dúvidas sobre essa situação, fico a disposição.
Atenciosamente Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Olá Ester, para poder te ajudar na resposta desta pergunta informo que identifiquei em pesquisas que a regulamentação legal que dispõe sobre a situação de readaptação de servidores públicos do Estado de São Paulo, encontra conforme indicação no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, Lei 10.261 de 28/10/1968, atualizado pela Constituição Federal de 1988 e pela Constituição do Estado de São Paulo de 1989, como sendo as primeiras fontes legais, que dispõem sobre a readaptação de servidores públicos, revela no Capítulo X – Da Readaptação, em seus artigos, 41 e 42 a seguinte indicação:
Art.41. Readaptação é a investidura em cargo mais compatível com a capacidade do funcionário e dependerá sempre de inspeção médica. Art.42. A readaptação não acarretará diminuição, nem aumento de vencimento ou remuneração e será feita mediante transferência.
Sendo assim, identificamos que faz 41 anos, desde a primeira implantação da normatização que dispõe sobre a readaptação de servidores estaduais, e que no decorrer desses anos até hoje, o que podemos verificar e que foram realizadas emendas, alterações propostas por vários sistemas de gestão governamental. Acrescento também que o Rol de Atribuições segundo informações cedidas por meio de entrevista à Comissão de Assuntos à Assistência à Saúde (CAAS, 2007), talvez tenha sido formulado logo após a vigência da Lei nº 10.261/68. Verificamos que por parte do sistema estadual atualmente não existe nenhuma proposta efetiva de politicas públicas que possa analisar essa situação como um problema sério que afeta a eficácia do sistema educacional, e que promove a suapensão da identidade profissinal desses docentes. Atenciosamente Maria de lourdes de Moraes Pezzuol.
Olá Isabel de Sales de Itaí, para você mudar de escola é necessario que você saiba quantos professores readaptados tem na escola que você pretende atuar, precisa saber qual o limite que supota a escola. É necessario ter também o consentimento do diretor, de ambas as escolas. Atenciosamente Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Olá Cecília Pereira, de Rio Pardo MS, você precisa saber quais os orgãos públicos que rege essa situação, não sei se você é da rede pública municipal ou estadual. Aqui em São Paulo, a burocrácia do sistema estadual é demorada, o processo de readaptação do professor poderá ser de seis meses, dois anos ou definitivamente. Informações da Comissão de Assuntos e Assistência à Saúde, (CAAS, 2007, 2008), dão conta de que, atualmente, o afastamento de seis meses e o de dois anos não está sendo mais realizado devido ao grande número de servidores que têm passado pelo processo de readaptação. Segundo o Departamento de Recursos Humanos (DRHU, 2005), a readaptação do professor foi criada, para que pudesse evitar a permanência do servidor em licença-saúde por longo período. Desta forma, a readaptação pode ser imediata, abrindo espaço para uma ação equivocada, pois analisa a situação do professor de forma pontual, encerrando-a no processo de readaptação e não possibilitando que esse professor possa ser reintegrado, reabilitado ao seu trabalho original. Atenciosamente Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol
Olá Romilda, pelo que sei não existe readaptação por duas doenças, depende da gravidade do seu quadro, se na época quando foi expedido o seu laudo médico para a sua readaptação pelo médico périto, você ja apresentava as duas doenças cronicas, esses foram os motivos para a sua readaptação. Saiba que é muito dificil um servidor se aposentar por invalidez, em pesquisas consegui identificar professores que se readaptaram por um motivo de doença e atualmente estão apresentado outras, principalmente as relacionadas de fundo emocional como a depressão. Infelizmente a situação de readaptação do professor na rede pública é ignorada, o sistema governamental utiliza-se apenas o uso da péricia médica em avaliações para servidores readaptados, como um fator pré determinado de uma pólitica constante.
sou professora de ensino medio e fui readaptada com jornada noturna com 32 aulas mais 3htpcs isso em 2003, em 2005 pedi transferenia para uma escola fundi I com eja e agora o diretor quer que trabalhe com as crianças na sala de leitura, tomando leitura dos alunos para verificaçao de alfabetizaçao, gostaria de saber se pode um professor ensino medio so trabalhar com crianças de 1 a 4ªseries, e como fica pq ai diminui meu salario pois perderei o gtcn ao qual sempre fiz juz
Olá, sou professora há 20 anos e estou sendo readaptada por um problema de tendinite no ombro. Quais meus direito quanto ao horário de trabalho? Professor com 40 horas/aula tem um dia de folga na semana e horas atividades. E eu como fico nessa? Tenho que cumprir jornada fechada de uma bibliotecária, como querem me readaptar?
gente gostaria de saber de alguem pois aqui no meu municipio ninguem sabe informar, sou readaptada há 6 anos, conseguir ampliar minha carga hora há 8 anos e agora a nova administração cortaram minhas 200h, agora gostaria de saber se tenho direito a 200h, pois a lei diz que professor readaptado nao pode der perdas de direitos e vantagens?
gente gostaria de saber de alguem pois aqui no meu municipio ninguem sabe informar, sou readaptada há 6 anos, conseguir ampliar minha carga hora há 8 anos e agora a nova administração cortaram minhas 200h, agora gostaria de saber se tenho direito a 200h, pois a lei diz que professor readaptado nao pode der perdas de direitos e vantagens?
Gostaria de ter maiores informações sobre professor readaptado, pois sofri um acidente a 4 anos, onde faturei quatro vertebras, no primeiro ano fiquei em cadeira de rodas, usei colete, e fiquei de licença, no outro ano tentei reiniciar minha jornada e estava em cargo comissionada, onde não gostei e pedi para voltar a minha atividade, como não conseguia ficar muito tempo em pé, escrever no quadro, e fazer as correções, pois sentia muita dor, fui transferida de setor, pois sou funcionária publica, mas continuava recebendo como professora, más as dores eram terriveis, e nestes quatro anos vivia pegando licença.Com a mudança do governo municipal, e gostar de ser professora e de sala de aula, resolvi tentar retornar, mas foi impossivel, dores, travações na coluna, impossibilidade de executar minha função, eis que fui ao meu médico que vem metratando desde o acidente, e ele pediu para que eu fosse readaptada, quando mais frágil estamos, eis a Prericia, que falou que se eu vier a pegar mais licença, eles irão me aposentar por invalidez, e minha maior surpresa é que readaptada perderei minha gratificação, sendo que fico na escola, entro em sala de aula para diversas ações, dar recados, colar bilhetes em cada caderno, fico na biblioteca, cuido do recreio, de uma forma estou educando e me relacionando com os alunos, tenho 40 anos, 20 anos de magistério, viúva, meu esposo faleceu no acidente, tenho dois filhos , tenho que tomar medicamentos com as famosas receitas azuis, para aturar e suportar a dor, e fico muito indignada com a forma que nos tratam,sinto-me incapaz,desvalorizada,e com baixa estima, será que ficar doente ou sofrer um acidente é algo que queremos, sinto que olham assim, pois quem me olha ve uma mulher otimista que acredita na vida, tenho que ser assim, meus filhos precisam e eu também, estava pesquisando na lei organica do município e nada li sobre o assunto, marquei entrevista com a viceprefeita, com o prefeito e procurei advogado, não sei o que irá acontecer, mas podem ter certeza que lutarei,acredito que vencerei de um jeito educado, ou indo as jornais, reviatas rádios,estou doente, meu médico assina embaixo e tem laudos, onde a Pericia mal le, ou olha radiografias, ou ressonancia computadorizada, olham vc como mais um elemento que não quer mais fazer, o que levou anos estudando para se tornar, cabe a nós e pessoas que conhecem leis, lutar, nos ajudar e não nos deixar pisar