Dúvidas Herança

Meio irmão que não era registrado tem direito no meu terreno?

Há 5 anos ·
Link

estou com um problema e temo ser processado, vou te contar o caso. Em 1986 quando tinha 2 anos sofri um acidente em 1991 recebi uma indenização e em 1997 com essa indenização e mais economias meus pais compraram um terreno direto no meu nome, e em 2008 meu pai descobriu que tinha outro filho após exame de DNA e agora em 2021 meu pai morreu e esse filho alega que tem direito a metade, é certo, sendo também que na época da compra ele vivia em união estável com a minha mãe. Será que consegue me dar uma luz sobre esse caso?

46 Respostas
página 2 de 3
Elcio
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Esse acordo está correto.

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Mas caso ele mova, qual linha de defesa posso usar? Caso eu perca vou perder apenas os 25% dos 50% do meu pai? Minha mãe tem mesmo 50% do terreno que está no meu nome? Me desculpem mas nao entendo nada das leis

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

André! Presta atençao linha de defesa cabe ao advogado que vc contratar decidir o que adotar...nao adianta perguntar aqui, se dissermos alguma coisa e o advogado resolver ir por outro caminho o que vc fará. Sua mãe não tem nenhum direito no seu terreno a menos que vc venha falecer antes dela.

Elcio
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Se pai e mãe compraram o terreno, ele só poderá pleitear a parte do seu pai, dividido com você, obviamente, em espécie, ninguém tira a sua mãe de lá.

Elcio
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Abriram o inventário?

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Senhores, O advogado dele alega que meu pai fez isso para burlar a lei, só que se burlou a lei para prejudicar meu meio irmao ele tambem prejudicou minha pois quando se sepraram minha mae ficou com a casa que dela e ele ficou usando o terreno o mesmo nao entrou na partilha pois está no meu nome, o que estou tentando esclarecer é o seguinte: Caso o Juiz de a causa para o meu irmao ele vai ganhar apenas 25%

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Não há como prever o que o juiz ira decidir. A princípio 25% devidamente corrigido. E vc não pode alegar prejuízo algum em razão dos bens divididos entre e sua mãe afinal vc não podia requerer nada na partilha .

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Tem chance da porcentagem para ser maior? Tenho canche de ganhar e continuar com o bem? Hoje o imovél que existe no terreno está locado, caso eu perder eu iria propor que fizessemos um documento passando o imovel no nome da minha mae no meu e no dele. E eu passaria 50% do valor do alguel para minha mae, 25% pra mim e os outros 25% para ele.

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

" Tem chance da porcentagem para ser maior? Tenho canche de ganhar e continuar com o bem? Enquanto não houver uma?ação não há como saber o que ele ira pedir e muito menos dizer o que o juiz vai determinar. Neste momento como diria Dilma vc tem 50% de chance de ganhar e tem 50% de chance de perder

O que vc quer é futurologia...nao há como prever o que o juiz vai decidir vc esta sofrendo por antecipação...

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Vc tem razão ISS, só que meu meio irmao nao sabe que se for pra justiça minha mae tem 50 % sobre esse terreno, ele pensa que é eu entre ele os 100%

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Pouco importa se sua mãe tem ou não parte nesse terreno ele esta discutindo a antecipação que seu pai fez em relação a vc.

Elcio
Advertido
Há 5 anos ·
Link

André, deixe que o seu irmão ache ou que o advogado prometa conseguir o que não é devido, é assim que se perde uma ação além da sucumbência correr solta contra ele.

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Elcio, vou lutar pelos 75% (meu e da minha mãe) ele vai entrar com a ação pensando que tem direito a metade e essa vai ser a carta na manga, pois ele e seu advogado não tem todas as informações que eu tenho, concorda?

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

O fato de vc ter informações que ele não dispõe não o torna o vencedor da demanda. Seu papai quis ser esperto e arrumou problemas para vc. De resto não há mais nada a ser respondido aqui

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

ISS// Vou conversar com minha advogada e dizer que quero fazer o inventario desta forma: 50% mãe 25/% eu 25% meu irmão e na divisão mensal do aluguel usaremos a mesma divisão. Assim não fica rolando processo por não sei quanto tempo. creio que seja o certo

Autor da pergunta
Há 5 anos ·
Link

Senhores, boa noite! Tudo bem? Fiz a proposta e até repassei a porcentagem dos alugueis para o meu meio irmão, o acordo que propos era transferir 25% do imovel para ele e todo mês passar 25% do aluguel para ele. De inicio ele aceitou, mas quando foi para assinar a transferencia ele pulou para tras e disse que nao vai assinar mais nada. Alguma dica ou sugestao?

Gbs
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Nao. Agora discutam a propriedade na justiça e o juiz decidira

Elcio
Advertido
Há 5 anos ·
Link

Concordo, se ele não ac aceitou esse ótimo acordo, deixe que ele se submeta à morosidade no andamento processual, recursos e demora no julgamento, honorários, custas, além da sucumbência e, ao final, levar menos do que tinha direito ou nada, enfim, azar o dele.

Autor da pergunta
Há 4 anos ·
Link

Senhores boa noite! Como já era previsto o meu meio irmão entrou com um processo onde eles alegam a doação querendo que o terreno passe para o nome do meu pai (sendo que o terreno nunca esteve no nome do meu pai) o processo já está com um recurso pois eles entraram com pedido para não pagar os custos do processo e o juiz negou e eles estão recorrendo! Devo entrar com um processo também? Podem me instruir?

Elcio
Advertido
Há 4 anos ·
Link

A ação foi promovida contra o senhor? Se, sim, já foi citado?

Esta pergunta foi fechada
Há 1 ano
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos