OS TÓPICOS DESTE FÓRUM DEVEM TER COMO CONTEÚDOS DEBATES SOBRE LEGISLAÇÃO, DOUTRINA, E EVENTUALMENTE SOBRE CASOS CONTROVERSOS PARAS OS QUAIS OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS, TANTO ADVOGADOS COMO ACADÊMICOS, NECESSITEM DE ESCLARECIMENTOS. NÃO ESTOU FALANDO QUE CASOS HIPOTÉTICOS, OU DE PEQUENAS DÚVIDAS NÃO DEVAM SER ANALISADOS, MAS APENAS AQUELES EM QUE SE VÊ, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, QUE A INTENÇÃO REAL DA PESSOA É A DE QUE SE DÊ UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA O CASO DELA, INUTILIZANDO A NECESSIDADE DE CONSULTA A UM ADVOGADO, QUE SE ABSTENHAM DE COMENTAR. OBRIGADO.

Respostas

    ?

    [email protected] Quarta, 01 de outubro de 2008, 22h31min

    A fundamentação do colega acima não me convence. Não acho que temos que dar um "norte" a qualquer pessoa que entra aqui com seu caso. Repito: estamos aviltando a nossa profissão. Só uma observação: os meus estudos não foram custeados com dinheiro público.
    Ademais, nao estou propondo aqui nenhum tipo de mordaça aos participantes. Ajudem os colegas advogados ou estudantes que precisam, colaborem da forma que puderem e apenas nos casos onde se percebe que o intuito do participante é obter algum tipo de serviço gratuito aqui no fórum, substituindo uma consulta a um advogado, neguem. É simples, é isso.

    A

    Antonio Quarta, 01 de outubro de 2008, 22h36min

    Prezado Ivan,

    para mim é uma honra.

    Estou neste forum para ajudar (com o pouco que sei) e ser ajudado.

    Eventualmente, receber as críticas e refleti-las.

    C

    Carlos Quarta, 01 de outubro de 2008, 23h03min

    Colegas,

    O que tenho a dizer é:

    Ajudo e sou ajudado.

    Mais ajudado...

    Quando ajudo me exercito... Quando sou ajudado me enriqueço.

    Abs.

    D

    DEONISIO ROCHA Quarta, 01 de outubro de 2008, 23h54min

    Neste caso, concordo com o item abordado...

    Deonisio Rocha

    A

    alessandra Quinta, 02 de outubro de 2008, 11h23min

    Na minha opinião, somente naqueles casos em que se percebe que o consulente está tentando CONFIRMAR as informações prestadas por seu advogado, o que demonstra ausência de confiança no trabalho do colega, aí sim, poderia se evitar dar opiniões.

    Do contrário, nao vejo nada de errado em tentar ajudar.

    Fico com o comentário do MILTON: "Que pequeno".

    abs.

    ?

    [email protected] Quinta, 02 de outubro de 2008, 12h29min

    Pequeno realmente volrizar a nossa profissão, realmente colega. Ou será que é pequena a nossa profissão?

    S

    Scheila C. Quinta, 02 de outubro de 2008, 13h18min

    Pequenas são as pessoas q em um mundo tão atormentado por carências infinitas, destina seu precioso tempo a discussões q provavelmente não levarão a lugar nenhum. Uma população q carece de quase tudo, não pode ser privada de "pequenas"(estas, não em sentido pejorativo) na benevolencia profissional e humana.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Quinta, 02 de outubro de 2008, 13h27min

    sou um estudante de direito ainda, mas acho que o xará quis dizer é que não pode haver excessos de esclarecimentos jurídicos com intuito de se adquirir prestígio em meio de comunicação de massa, conforme o código de ética. De resto, acho que se deve usar os conheceimentos para ajuda aos colegas em geral, estudantes e advogados.

    J

    JOSE ELIAS SILVA DE OLIVEIRA Quinta, 02 de outubro de 2008, 13h47min

    Parabéns pelo seu cometário Scheila Cassia.

    J

    Junior57 Quinta, 02 de outubro de 2008, 14h44min

    [...] também se enriquece com o que não é material. Esquece-se, também, que uma orientação através de um forum de relacionamentos não irá jamais substituir a eventual necessidade de contratação de um advogado. É só um norte a quem não tem com quem falar sobre o drama que vive. Ou alguém conhece algum leigo que, após obter orientação sobre seu problema, peticionou sozinho, obteve a liberdade do parceiro preso, desbloqueou seus recursos? Haja saco! Por mim, encerro e não falo mais sobre essa pequenez...

    F

    fernando anadon ritta Quinta, 02 de outubro de 2008, 16h16min

    Mas que feio, Ivan. Repartir conhecimento com as pessoas não só nos engrandecem como também colaboramos para esclarecer dúvidas. Sou acadêmico de Direito e fico imaginando o caos que seria se todos pensassem como tu.

    A

    Adv. Antonio Gomes Quinta, 02 de outubro de 2008, 19h59min

    Tal indagação em princípio não merece minha manifestação, sem adentrar no mérito do conteúdo, primeiro em respeito a liberdade de manifestação do cidadão por qualquer meio, e por último por não ler texto integral proferido em caixa alta.

    Atenciosamente e solidário a todos os participantes que se manifestaram,

    Adv. Antonio Gomes.

    G

    Geraldo da Silva Quinta, 02 de outubro de 2008, 20h53min

    Nossa, Doutor Ivan: E o senhor nem pensa naqueles que não têm condições de pagar nem a consulta e precisam de nossa ajuda para encontrarem o caminho para ter acesso à justiça?
    Dinheiro, dinheiro, dinheiro....

    J

    juscelino vieira Quinta, 02 de outubro de 2008, 23h32min

    pessoal, acho que esse assunto já deu o que tinha que dar ou seja, a lugar algum, é bom retornamos ao nosso objetivo. , mas como dizem os populares ô classe desunida.

    J

    Jorge Senna Quinta, 02 de outubro de 2008, 23h37min

    Você é muito mercenário, não acha

    E

    Edu N. Segunda, 06 de outubro de 2008, 18h08min

    Eu acredito que ninguém vai ficar mais pobre ou menos rico por estender a mão a alguém que acredita em um estado democrático de direito e teme pela violação de seus ditreitos constitucionais .
    O direito , assim como a medicina , é vocação e não meio de vida .é onde o nível profissional anda paralelamente com o lado humano .E como em qualquer profissão , se não existe paixão no que você faz , não existe sucesso .
    O dr. Não fique pensando que o pessoal ta pedindo esmola aqui no forum . Apenas acreditam que os "sagrados" anos de faculdade de direito resultaram em profissionais bem sucedidos ao ponto de não fazer diferença em seu saldo bancário um simples gesto de cidadania

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 06 de outubro de 2008, 18h43min

    A título de descontração, caros colegas da Ordem:

    Não devemos temer os invejosos porque enquanto você dorme pacificamente, ele perde o sono quando pensa em você.

    Você acorda e saúda o sol, ele olha o seu bronzeado.

    Você sai para o trabalho, ele calcula o seu salário.

    Você constrói sua casa, ele julga a cor das tintas.

    Você estuda, tem boas notas, ele se preocupa com esses números.

    Você conquista um diploma, ele vive o medo do seu sucesso futuro.

    Você levanta um prédio, ele escolhe uma janela prá pular.

    Você cura os doentes, ele adoece por conta disso.

    Você ensina os seus alunos, ele tenta descobrir o que você não sabe.

    Você tem a simpatia da chefia, ele prefere chamá-lo de puxa-saco.

    Você recebe os aplausos, ele busca saber se alguém o vaia.

    Você liga seu computador para serviço útil, ele coleciona programas de vírus ou invade seu correio com tolas agressões.

    O que ele realmente faz - quando faz! - :

    você cria , ele copia !

    você faz a audiência, e ele pergunta como foi lá?

    Você teme o invejoso? Por que? ... Ele é um eterno espectador...

    Merece sua compaixão e não seu temor...

    Fonte: Mensagens e Poemas

    Adv. Antonio Gomes.

    S

    Sandra.adv 27272/SC Segunda, 06 de outubro de 2008, 18h45min

    Simples: uma vela nada perde ao dividir sua chama com outra.

    S

    Sandra.adv 27272/SC Segunda, 06 de outubro de 2008, 18h47min

    Parabéns Dr. Antonio Gomes, foi digna a mensagem para ser transmitida aos demais.

    C

    [email protected] Segunda, 06 de outubro de 2008, 18h49min

    Eu li as 52 colocações.

    Não restou nada, para acrescentar.

    Concordo com todos, inclusive com o Dr. Ivan - moderadamente é claro.

    É péssimo quando o cliente já chega no seu escritório "impondo" oq, tu deves fazer.

    Porém, como profissional deve - discordar dele, impor que você é o advogado, ele que encontre uma advogado para postular exatamente oq, ele quer.

    Eu já passei por uma situaçã que meu cliente tinha um "parente em outro estado" que é advogado, e ele - meu cliente queria que eu impor - logo renuncie.

    Eu já encontrei respostas "que precisei" em tópicos como este, então acho válido deixar sim - a opnião.

    Quando ao item dar consulta de graça - Discordo, pois o leigo ainda que tenha uma resposta vai precisar de um advogado para postular, logo ninguém sairá perdendo...

    Bom, é q. eu penso...

    Sandra Araújo