OS TÓPICOS DESTE FÓRUM DEVEM TER COMO CONTEÚDOS DEBATES SOBRE LEGISLAÇÃO, DOUTRINA, E EVENTUALMENTE SOBRE CASOS CONTROVERSOS PARAS OS QUAIS OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS, TANTO ADVOGADOS COMO ACADÊMICOS, NECESSITEM DE ESCLARECIMENTOS. NÃO ESTOU FALANDO QUE CASOS HIPOTÉTICOS, OU DE PEQUENAS DÚVIDAS NÃO DEVAM SER ANALISADOS, MAS APENAS AQUELES EM QUE SE VÊ, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, QUE A INTENÇÃO REAL DA PESSOA É A DE QUE SE DÊ UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA O CASO DELA, INUTILIZANDO A NECESSIDADE DE CONSULTA A UM ADVOGADO, QUE SE ABSTENHAM DE COMENTAR. OBRIGADO.

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 06 de outubro de 2008, 20h35min

    Ser advogado é ser bom, quando necessário.

    Ser justo, sempre.

    Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade.

    Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator....

    O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade.

    Fui.

    A

    Antonio Segunda, 06 de outubro de 2008, 20h56min

    Dr. Antonio Gomes,

    o advogado,

    o professor,

    o benevolente e ...

    o filósofo.

    "A inteligência é uma construção do sujeito que enriquece os objetos externos"

    Jean Piaget

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 06 de outubro de 2008, 23h26min

    Nobre colega Antonio segundo Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido " Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediados pelo mundo."

    Conclusão: nossa missão é educar aquele colega, rsrsrs.........

    Boa noite a todos.

    G

    GLC Terça, 07 de outubro de 2008, 0h00min

    Interessante a discussão.
    Mas tem pessoas que necessitam de uma orientação, mas muitos deles querem mais do que necessário, inclusive tem consulentes que já têm advogado e vem procurar dicas aqui no Fórum, talvez não confiando em seu advogado, daí é preciso ter muito cuidado ao dar uma opinião.
    Tenho adquirido mais conhecimento e aprendido muito neste Fórum, bem como já tirei muitas dúvidas.
    Muito feliz Dr. Antônio com suas colocações, sinceridade e sempre procurando ajudar a quem precisa.
    abraços..

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Terça, 07 de outubro de 2008, 0h23min

    Data vênia, aos colegas , mas TODA UNANIMIDADE É BURRA!

    Portanto considero alguns pontos levantados interessantes e legais de serem debatidos. Não se sintam , por favor , ofendidos , os que pensam contrariamente.

    TODA UNANIMIDADE É BURRA...

    A

    Ana Bonadimam Terça, 07 de outubro de 2008, 10h18min

    Ivan,

    entendo que todo ensinamento é um aprendizado, cada caso é um caso e não temos informações suficientes para dar consultas, todos temos ciencia que todo fato não é descrito em uma meia duzia de frases, pode-se ter várias versões para cada caso e o caso concreto depende das circunstancias.

    Há divergencias em decisões judiciais, os operadores e futuros operadores do direito indicam uma possível solução, mas também temos conciência que a lei mesmo especifica é mutavél, e a maioria das decisões são passiveis de recurso.

    O que mais me impressiona neste forum são profissionais sem experiencia estabelecidos, buscando informações.

    Vejo que o poder de postular cabe ao operador do Direito, se um profissional não souber discorrer sobre um assunto, deixará seu cliente perder a ação e ainda poderá reverter contra si, um belo processo por impericia.

    Nós aprendizes, apenas recebemos um norte, não vejo como uma resposta segura, mas sim um caminho a estudar.

    abçs.

    G

    Graça Carillo Quarta, 15 de outubro de 2008, 17h49min

    Ivan,

    Por acaso está passando por dificuldades financeiras?

    C

    [email protected] Quarta, 15 de outubro de 2008, 18h02min

    Graça Carillo,

    Nunca teve uma dúvida e pediu ajuda para alguém? algum colega de turma, ou até mesmo para o cartorário.

    Não vejo problema algum em tentar esclarecer de forma superficial, pois como já dito por colegas anteriormente, aqui é um mero bate papo de possibilidades diante de questões em tese fáticas.

    Acho que o Dr. Já nasceu sabendo tudo. Por isso a revolta. Mas ele já leu para saber que não é bem assim que os outros colegas pensam.

    Ps. Gostei da sua colocaçao.

    J

    joão paulo firmino Quarta, 15 de outubro de 2008, 18h10min

    Amiga sandra araujo, gostaria de saber se uma audiencia adimonitoria pode trazer algum beneficio para um apenado que cumpre pena no regime seme- aberto? Pode me responder outro colega que ver essa pergunta

    J

    joão paulo firmino Quinta, 16 de outubro de 2008, 19h09min

    DR.Diego Ramalho , gostaria de saber o seguinte, quando um cidadão é condenado a 2 anos de reclusão , tendo cumprido 7 meses no regime fechado a parti da condenação, e 10 messes no regime seme- aberto , ele ja tem direito a outro regime ? me fale por favor

    O

    Orlando Oliveira de Souza_1 Quinta, 16 de outubro de 2008, 20h00min

    Toda unanimidade é burra...será inteligente toda unidade?...isso não seria arbitrário?...o ditador não é unanimidade e isso é inteligente? Numa democracia a unanimidade é burra?Numa democracia não pode haver liberdade de opinião?Entra no JUS quem quer...então todos que entram são burros?Tanto o consulente como o consultor são burros?

    A

    Antonio Sexta, 17 de outubro de 2008, 21h08min

    Isso aqui ainda não acabou não????

    Sigam as sábias palávras do filósofo %@#*&(:-) ###!}=$#??

    "todos tem razão,
    mas ninguem tem razão".

    Por favor, deixem que esta discussão que acabou por se tornar pobre e moribunda, morrer...

    que vá para o fuuunndooo... do banco de dados e lá se perca ao serem desmagnetizados os seus bytes... +.

    THE END.

    I

    Ivan - Acadêmico de Direito Sexta, 24 de outubro de 2008, 19h09min

    Orlando, o que condeno é a falta de tolerância dessa "unidade" com as posições divergentes, como demonstraram algumas pessoas que participaram deste tópico, às vezes até fazendo ofensas (comportamento esse proibido pelo site) e juízos de valor de cunho pessoal.

    Trancreverei algumas dessas ofensas abaixo, e julguem por si mesmos.

    "Por acaso está passando por dificuldades financeiras? "

    "Pequenas são as pessoas q em um mundo tão atormentado por carências infinitas, destina seu precioso tempo a discussões q provavelmente não levarão a lugar nenhum."

    "Esse aí deve cobrar até por informações na rua. Hipocrisia não né? "

    "Infelizmente ainda a pessoas assim. "

    "Só um comentário: que pequeno!!!! "

    obs: DEVE TER OUTRAS MAIS POR AÍ, NÃO VOU ME DAR AO TRABALHO DE LÊ-LAS.

    T

    thais ferreira assad Domingo, 26 de outubro de 2008, 22h13min

    S.Ivan martins

    o senhor deve se achar um advogado, so que assim como medico os advogados devem fazer o serviço com amor e nao so por dinheiro afinal estamos em um pais onde muitas pessoas nao tem acesso a nenhum tipo de informaçao eu conheco diversos advogados que manten uma rede enorme de clientes e nao se senten ameaçados por este forum se o sr nao se garante no seu serviço acho melhor mudar de profissao

    T

    thais ferreira assad Domingo, 26 de outubro de 2008, 22h14min

    nao é a toa em que vivemos em um pais egoista, quando achamos pessoas em que gosta de ajudar, vem outra e critica o seu trabalho .

    C

    Clê Quinta, 30 de outubro de 2008, 23h50min

    Caros Colegas:
    Não vejo razões para ofender quem quer que seja. Lembram-se da época que o fórum era chamado de "Debates"? Pois então, acho que a finalidade principal é trocar informações, ser solidário.
    Não sei se vocês chegaram a assistir algum filme americano que tenha advogados que atuam "pro bono", não são defensores dativos, são advogados militantes que tem 1 dia ou alguns dias por mês que atendem a população mais carente.

    Entendo o Dr. Ivan quando ele coloca em relação as perguntas que são colocadas no fórum todos os dias. Tem muita gente que abusa e até confunde os colegas. São aqueles que postam a mesma pergunta, que quer uma resposta rápida, os folgados que querem resoluções para as questões acadêmicas de direito, quer dizer há que se separar o joio do trigo.

    Na maioria das minhas respostas eu coloco ao fim a observação para que procure em sua cidade um advogado especialista naquela área.

    Também as vezes nos deparamos com pessoas que estão "penando" nas mãos de seus advogados que não os orientam corretamente criando uma sensação de desconfiança e insegurança. Quando percebo que o caso é esse aconselho a representar o profissional na Ordem de sua cidade. E não faço isso por ser anti-ética, pelo contrário, cabe a nós zelar pelo futuro de nossa profissão, fazendo com que cada vez mais a classe passe a ser respeitada como merece.

    Eu gosto de responder as questões aqui, as vezes me enredo tanto que fico um tempão respondendo, chega a ser viciante na verdade. Acho um excelente exercício, inclusive para casos homônimos que serão enfrentados no nosso dia. Obrigatoriamente nós acabamos por atualizar ou reciclar nossos conhecimentos.

    Ñas áreas que respondo (direito processual do trabalho e direito do trabalho) o que se observa é que as vezes no mesmo dia há o mesmo tópico (as vezes pela mesma pessoa, as vezes pessoas diferentes) com o mesmo assunto:
    Por exemplo: Demissão empregada doméstica, estabilidade gestante, férias, multa do FGTS, então percebo que as pessoas não tem a curiosidade de observar primeiro se há um pergunta relacionada aquele tópico.
    Mas no fundo, não ligo, respondo com o maior prazer, pq gosto de ajudar, acho que essa é a obrigação principal de todos os operados do Direito.

    Não vai ser uma opinião de fórum que vai acabar com a nossa profissão, acho que só acrescenta ao debate das boas ideias, da exposição concisa, no fim aquele que está consultando (exceto nas ações que o mesmo possui o "jus postulandi") terá que procurar um advogado.

    Abraços!

    Clê

    B

    Borin v Sexta, 31 de outubro de 2008, 1h01min

    Por mais informação que seja repassada aqui no forum, de nada vai adiantar ao interessado, já que o mesmo não possue capacidade postulatória para estar em juízo, tendo sempre que recorrer a um advogado, caso tenha condições de arcar, caso contrário só lhe resta o sofrimento das filas da D. Pública.

    Abraço.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 31 de outubro de 2008, 14h27min

    Cle,

    já fui criticado aqui porque aconselhei as pessoas a não responderem mais de uma vez o que já haviam respondido antes, remetendo o consulente ao debate onde se encontram várias respostas.

    Mas também muitas vezes repeti o que já dissera. Não me emendo.

    O Ivan, que se apresenta com "acadêmico" (será que já se formou? não terá sido o primeiro que se forma, tem OAB e continua se escondendo como se ainda fosse estudante), defende uma tese pessoal. Acho que ele não precisa dividir seu saber com ninguém, basta não responder nada. Mas querer que ninguém troque informações e experiências, é algo bem diferente.

    De minha parte, creio já ter escrito isso antes, aprendo diariamente em matérias nas quais eu pensava que sabia algo. Devo bastante a este fórum há mais de 10 anos.

    Comecei colaborando e discutindo, expondo idéias, errando e aprendendo, quando ainda estava na faculdade - se não me engano, em 1996.

    Já passei por muitas situações em que prometi a mim mesmo que nunca mais voltaria, mas torna-se um vício participar.

    Mais que transmitir ensinamentos ou quebrar galho de oportunistas (que querem respostas para trabalhos acadêmicos, argumentos para recorrer em concursos, ou razões para reclamar de seu advogado), temos muita gente que tem o espírito de trocar experiências, sanar dúvidas e aprender um pouco mais, principalmente.