OS TÓPICOS DESTE FÓRUM DEVEM TER COMO CONTEÚDOS DEBATES SOBRE LEGISLAÇÃO, DOUTRINA, E EVENTUALMENTE SOBRE CASOS CONTROVERSOS PARAS OS QUAIS OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS, TANTO ADVOGADOS COMO ACADÊMICOS, NECESSITEM DE ESCLARECIMENTOS. NÃO ESTOU FALANDO QUE CASOS HIPOTÉTICOS, OU DE PEQUENAS DÚVIDAS NÃO DEVAM SER ANALISADOS, MAS APENAS AQUELES EM QUE SE VÊ, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, QUE A INTENÇÃO REAL DA PESSOA É A DE QUE SE DÊ UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA O CASO DELA, INUTILIZANDO A NECESSIDADE DE CONSULTA A UM ADVOGADO, QUE SE ABSTENHAM DE COMENTAR. OBRIGADO.

Respostas

    J

    JACQUELINE SILVA Domingo, 04 de janeiro de 2009, 17h28min

    Dr. Ivan.

    Não sou advogada, e procurei no site uma maneira de esclarecer duvidas, ate' porque sou obrigada a acreditar no que meu advogado ou juiz determinar. Agora pode ter certeza que com toda minha ignorancia na area, se o senhor viesse ate a minha casa e me pedisse um prato de comida, alem de fazer com muito carinho ainda lhe daria a receita. Assim teria a certeza de que o senhor sairia satisfeito e faria a propaganda para mim. Talves no futuro abrisse um restaurante.

    J

    JACQUELINE SILVA Domingo, 04 de janeiro de 2009, 18h01min

    Parabens dra. Carla,

    concordo com a senhora, medicos não dão diagnosticos pelo computador, seria um tanto estranho, ate porque seria conveniente examinar o doente. Se o medico errar sera fatal.
    Quando pedimos uma orientação, e' como pedir uma luz, ate porque nenhum de vcs leram qualquer processo.
    Realmente penso que a classe mais unida e' a das donas de casa.

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 04 de janeiro de 2009, 20h28min

    Em um Estado Democrático de Direito, a atuação do Advogado é indispensável não somente no imenso quadro da administração da Justiça, como expressamente declara a Constituição, mas, também, no universo das relações sociais. Dispõe o º 1.º do art. 2.º do Estatuto da Advocacia e da OAB: "No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social". É esse tipo de profissional quem conduz o pedido do cidadão, pelos meios regulares, ao conhecimento das autoridades competentes, para proporcionar a composição de um interesse ou a solução de um conflito.

    Portanto, além das exigências próprias do mandato, o procurador "deve preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade", além de "velar por sua reputação pessoal e profissional" (Código de Ética e Disciplina da OAB, art. 1.º, I e III).

    O Advogado possui um sentimento de justiça, de defesa dos direitos alheios, de dirimir os conflitos, enfim, de proporcionar o bem-estar e a harmonia social.

    Pode-se dizer que o advogado é um dos juristas dotados de imunidade e indispensabilidade, que visa sempre, cumprir funções que lhe são privativas junto à sociedade, proporcionando o acesso à justiça àqueles que buscam a jurisdição, com o intuito de resolver seus conflitos, além de proporcionar através de seu trabalho o cumprimento fiel das regras contidas na ordem jurídica. Por ser um jurista, tem perante a sociedade a função específica de proteger os direitos fundamentais do indivíduo e a realização da Justiça Social, destacando-se como um defensor das causas que lhe são propostas.

    Exercida com liberdade e tendo nesta o seu maior atributo, impõe-se realçar a missão do advogado, uma vez que sem liberdade, não há advocacia; sem a intervenção do advogado, não há justiça; sem justiça, não há ordenamento jurídico, e sem este não há condição de vida para as pessoas

    A advocacia foi institucionalizada com a Constituição de 1998, no seu Título IV, Capítulo IV, que trata da organização dos poderes, considerando essa atividade como sendo essencial à justiça. O seu exercício é, portanto, atribuído àqueles cujos nomes estiverem constando na Ordem dos Advogados do Brasil, estando prescrito no Artigo 3º do Estatuto da mesma. Acresce, ainda, que a advocacia é a única habilitação profissional que constitui pressuposto essencial à formação de um dos Poderes do Estado:o Poder Judiciário

    L

    lucia helena_1 Segunda, 05 de janeiro de 2009, 10h20min

    Caro ivan,,respeito sua opniao ,,mais admiro os advogados q perdem um minuto do seu tempo para doar um pouco de seus conhecimentos.Se tem conhecimentos e meios de ajudar ao proximo ,,porq nao fazer!!
    Quem dar recebe!! Ivan,,ninguem esta tomando honorarios de advogado algum,,hoje no brasil ninhem da um passo a frente na area judicial sem q tenha um advogado,,sendo assim esses nobres advogados nao estao atrapalhando ninhem a encher o bolso de dinheiro,simplismente orientaom pessoas q se encontram em situaçoes dificies e q por nao entender nada de lei ,muitas vezes nao tem como reclamar seus direitos,sr ivan nosso pais é tao carente de solidariedade humana,,o mundo do direito fica muito longe para maior parte da populaçao,,tente se por no lugar de uma pessoa q tem um parente preso,,e nao sabe q atidude tomar,tente se colocar no lugar dessas pessoas q se encontram desesperadas,,vc vai dizer,,entao q proucure um advogado,,mais isto é obvio,mais nem sempre os advogados conceguem esclarecer todas as duvidas dessas pessoa,,e as pessoa solidarias q eu conheci nesse forum ajuda e muito,,essas pessoas,posso te garantir q essas pessoas principalmente dr vanderley,citado a cima,fornece informaçoes com uma etica proficional e uma responsabilidade muito grande,frizando sempre a colocaçao de se proucurar um advogado!!(parabens dr vanderley,,e todos os advogados solidarios desse forum,,vcs nao imaginam como é importante para a populaçao essa doaçao de conhecimento!! Parabens!!
    Agora ivan,me desculpe a sinceridade mais se vc chegou ao ponto de pedir ao forum q nao ajude as pessoas para nao atrapalhar ao advogados encherem o bolso de dinheiro ,é porq seu prestigio ta baixo em,,
    reflita um pouco!! E pense um pouco mais no ser humano!!
    Nos nao somos nada nessa vida,,o q levamos quando morremos é o q fizemos de bom aki!!
    Abraço!! Pesso q me desculpe alguma coisa!!
    Reflita

    S

    Sara_1 Quinta, 15 de janeiro de 2009, 20h12min

    Passei no exame da ordem há anos e continuo estudando para concursos. As vezes as pessoas fazem perguntas justamente para saber se precisam contratar um advogado, portanto não acredito que responder com o genuíno intuito de ajudar possa configurar dano para quem quer que seja.
    Compartilhar conhecimentos é importante em qualquer área, principalmente em uma onde esclarecimentos podem poupar muita dor de cabeça e inclusive auxiliar na busca por ajuda profissional.
    Aqui deixei uma pergunta, não me identifiquei como advogada e estou aguardando uma resposta. Já imaginou se todos pensassem como o senhor? Teria que comprar livros de matérias que não caem nos concursos que estou prestando apenas para responder uma dúvida porque meus colegas só responderiam se eu a disfarçasse como discussão jurídica!

    R

    Rosemare lagoa Sexta, 23 de janeiro de 2009, 14h56min

    Poxa que chato uma discussão dessa.
    Eu encontrei esse forum e fiquei muito
    feliz ,aqui aprendemos algum direito que
    podemos ter(pessoas como eu que ñ sabem nada)
    duvidas sobre coisas que nos deixam sem dormir,
    esclarecimentos sobre como agirmos,mas tudo que
    é dito aqui ñ nos faz sermos advogados para entrarmos
    com causa própria,pelo contrario, nos mostra que com um
    advogado podemos entrar na justiça.

    PEÇO AOS BONS ADVOGADOS QUE Ñ PAREM DE ORIENTAR
    A ESSE POVO QUE TANTO NECESSITA DE AJUDA E Q DEUS
    VAI ABENÇOA-LOS POR ISSO

    R

    Rosemare lagoa Sexta, 23 de janeiro de 2009, 15h12min

    Ao srº Ivan Martins digo-lhe que
    dinheiro ñ é tudo na vida,existe pessoas
    que ñ tem dinheiro para uma consulta
    (e que através de uma orientaçãoé que
    tomam coragem para buscar um advogado)
    e sem saber seus direitos ficam a vida toda
    com medo de procurar um profissional.
    E o mais importante de tudo seu Ivan é
    que é dando q se recebe,é quem ensina
    aprende mais.
    Fale um pouco com Deus ,pergunte a ele se
    o conhecimento ,a oportunidade que ele lhe deu
    ñ é para ser dividida com quem precisa.

    Que a paz seja na sua vida,um abraço

    M

    maristela cordeiro Segunda, 26 de janeiro de 2009, 19h33min

    Acho que aqui ninguém está mais discutindo a insana proposta do sr. Ivan, o que passou a ser discutido aqui é : quanto vale seu conhecimento? " Cobrarei caro porque o conhecimento jurídico é superior a qualquer outro".
    Precisei algumas vezes do forum para que respondessem às minhas dúvidas, e através dessas respostas , conclui que o excelentíssimo advogado por mim constituído não trabalhava corretamente, procurei outro e agora estou mais satisfeita.... bem mais.... (pagando bem menos)
    Posso assim dizer que o forum resolveu e está resolvendo meus problemas.

    Sou uma mera professsora , que ganha muito pouco , talvez porque não tenha o precioso conhecimento do sR. Ivan ou porque divida com meus alunos o que aprendi ; ... e o pagamento não vem em dinheiro...
    Sei que há advogados que realmente merecem ganhar muito bem, pois se dedicam ao direito como uma vocação que deve servir a toda a sociedade, entendendo que esse conhecimento não o torna superior a ninguém , porém há outros que vislumbram apenas o dinheiro, maculando assim a classe e fazendo com que muitas vezes desistamos de acreditar no ser humano.

    Obrigada DR. Geraldo Lins Cedro por não ter medo de colaborar, não ter medo de errar, não ter medo de receber críticas, e principalmente de aprender....

    M

    maria cristina trevensoli Quarta, 04 de março de 2009, 13h26min

    Neste país onde a corrupção impera, as vezes não queremos uma consulta e sim gritar ao mundo uma situação a qual não vemos a luz no final do túnel!
    Como educar nossos filhos com princípios morais, sociais, se o que eles vivenciam é exatamente o oposto?
    O honesto cresce seu patrimônio com dignidade e às vezes é pego de surpresa, porque hoje dentro das próprias famílias existem os de má índole.
    O golpista, faz tudo com muita frieza, não deixa rastro dos golpes que prepara e muitas vezes é um inocente quem arca com todo prejuízo.
    Quem prepara a maldade sabe o que fez mas quem arca com as consequências, chega a perder o emprego, amigos, o referencial do bem as vezes até a vontade de viver. Tudo isso, nem mesmo o melhor e mais caro dos advogados traz de volta!
    Att,
    Cristina Trevensoli

    G

    Gustavo Lopes Segunda, 09 de março de 2009, 22h16min

    Estou besta! Nunca li tanta besteira em minha vida! A única pessoa aqui que deve trabalhar no mesmo mundo em que eu vivo é o Dr Ivan. Pelo amor de Deus! Todos os advogados aqui devem trabalhar por esporte. Ninguém quer ganhar dinheiro para pagar seus livros, seus estudos, seus cursos e atualizações? Ninguém sustenta família aqui? Caros idiotas: vocês ganham a vida como? Dando consultinhas de graça no fórum (que devem ser péssimas, a julgar pelo nível do português empregado por quase todos aqui) ? Pelo menos tenham a dignidade de valer o seu trabalho indo à defensoria pública. Se vocês fazem consultas de graça é porque elas devem ser tão ruins que ninguém pagaria um tostão furado por elas, a não ser esses jacús oportunistas que aparecem por aqui. A propósito do advogado carioca, nunca li tanto lixo escrito por uma só pessoa - está precisando estudar bastante, hein? Não existe uma cartilha "caminho suave" para advogados como você? Talvez nunca tenha entrado numa biblioteca ou livraria - mesmo porque, se já tivesse comprado algum livro, saberia quantas consultas se faz para comprar alguns tomos. Mas agora já descobri que os advogados são seres que não comem, não se vestem, não moram, não lêem - são simplesmente as pessoas mais benevolentes já criadas por Deus.

    M

    Marcelo Andrade_1 Segunda, 09 de março de 2009, 22h32min

    Estava dando uma passada no site e precisando de adevogado para uma perguntas.

    Vi esse topico e achei muito bom! Vou ser curto e grosso: o Dr Ivan está mais que certo! Vc advogados são uns burros mesmo, eu perguntei o que eu queria e não paguei um centis pela consulta, e eu tinha grana na mão para pagar.

    Eu sou mecanico, esperimentem furar o peneu na frente de onde trabalho (sou o dono) para ver se eu concerto de graça? Tá louco? quem vai pagar meu jabá?

    Continuem dando essas consultas de gratis!

    Mas não contem comigo na hora do peneu furado (que vcs nem terao dinheiro para me pagar ja que nao cobram nada).

    Tem mais é que tirar um sarro...ou voces acham que todo pobre é bonzinho?
    TÉ!

    D

    Dr. Pedro Santana Segunda, 09 de março de 2009, 22h59min

    HAHAHAHAHAHA!!!!!

    Nunca vi nada tão bizarro como esse tópico! Quantos padres, santas, que corações benevolentes, nossa!

    A impressão que tenho é que algumas das respostas foram dadas pela própria Madre Tereza usando uma alcunha para não se identificar, tamanha santidade das respostas! Quase chorei (de rir, claro).

    Outros não sabem nem o que é a própria profissão, exemplo da pérola lançada nas "mal traçadas linhas" do Adv. Antonio Gomes:

    "Ser advogado é ser bom, quando necessário. (OBS.: E PÉEEEEESSIMO TB, TODO MUNDO SABE, OU VCS ACHAM QUE A CLASSE TEM ESSA MÁ FAMA PQ?)

    Ser justo, sempre. (CARA, FALA A VERDADE, VC QUERIA SER JUIZ E NÃO ENTROU NO CONCURSO, NE?)

    Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade.(E SE TEU CLIENTE FOR O CRIMINOSO?)

    Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator....(ISSO....ABANDONA TEU CLIENTE E FICA DO LADO DA OUTRA PARTE, MUITO INTELIGENTE....)

    O verdadeiro direito é aquele que anda de mãos dadas com a justiça social e com a realidade. (MEU, VC FEZ MESMO FACULDADE???)

    Fui! (TOMARA QUE TENHA SIDO ESTUDAR....)"

    Mas, tudo bem! Já que ninguém cobra por trabalhar, se alguém quiser fazer uma faxina aqui em casa, o convite está feito (deixo até dar uma lida nos meus livros e consultar meus códigos).

    OBS>Mas se quiser fazer anotação traga o papel e a caneta, pois tudo que tenho aqui não foi adquirido de graça!

    A

    Adv. Antonio Gomes Segunda, 09 de março de 2009, 23h13min

    Pedro Santana se isso te faz feliz , tomei conhecimento.

    N

    Nis Terça, 10 de março de 2009, 0h44min

    Àqueles que, não só durante o meu aprendizado acadêmico, contribuíram e contribuem para o meu aprendizado e aperfeiçoamento, agradeço imensamente...
    E, por oportuno, trago as palavras do espanhol Juan Luis Vives: "A sabedoria torna bons os homens. A simulação da sabedoria torna-os péssimos"

    D

    DEONISIO ROCHA Terça, 10 de março de 2009, 5h10min

    Dr. Pedro Santana,

    Acho que sua intervenção foi infeliz, para não dizer coisa pior. O respeito que vc tem consigo mesmo e com seus colegas é lastimável.
    Não consigo imaginar uma pessoa como você, senão um egoísta, mesquinho, altruista e prepotente.
    Você fez direito porquê? Não sabia contar ou multiplicar e escolheu ser advogado, ou foi por opção mesmo. Talvez tenha sido obrigado pelo pai a seguir carreira.
    Olha, dá para pensar tantas coisas de uma pessoa como você, que este espaço seria muito pequeno para tanto.
    Mas, sinceramente espero que na sua profissão, os anos lhe dêm a luz necessária ao discernimento e para entender que não estamos aqui somente para extorquir as pessoas, mas se pudermos deixar alguma coisa boa, mesmo que seja um pouco de nossos conhecimentos já fizemos alguma coisa pela humanidade.
    Ao seu caso cabe bem àquela piadinha de advogado: Vamos tomar alguma coisa? - De quem?

    Grande abraço e muita luz no seu caminho por que você vai precisar...

    Deonisio Rocha
    [email protected]
    http://drdeonisiorocha.blogspot.com/

    D

    Dr. Pedro Santana Terça, 10 de março de 2009, 8h43min

    Deonisio Rocha, em primeiro lugar, os motivos que me levaram a fazer Direito me são particulares, não lhe interessa, provavelmente o seu motivo foi não saber rezar, já que a sua vocação é o sacerdotismo, mas pensando bem, vejo que te falta aquilo que começou exigindo: respeito, com o agravante da hipocrisia.

    Tb não consigo imaginar alguém como vc, senão um falso, vaidoso, alguém que gosta de tentar passar moral nos outros (mas, pelos seus insultos, não tem nem para si).

    Outra: alguém está falando em extorsão? Pelo jeito as suas consultas não podem ser cobradas pq tb não valem muita coisa, ou saberia que extorsão é uma coisa completamente diferente de cobrar por seu serviço profissional (faz um favor para o mundo: dá uma olhadinha no art.158, CP, vejo que talvez seja a primeira vez que o leia).

    Feio é usar esse fórum para se promover, com indicação de blog com currículo....tsc, tsc, tsc....

    E

    Ebenezer dos Santos Terça, 10 de março de 2009, 17h10min

    Pq será que todo pseudo-intelectual metido a besta gosta de citar algum espanhol infeliz... vai ler Dostoyevsky, Faulkner, Hemingway, Nietzsche, Maquiavel, Platão. Tenha dó! Tirou isso da revista Caras da mamãe?

    D

    Dr. Pedro Santana Terça, 10 de março de 2009, 17h42min

    HAHAHAHAHAH!!!!!!!!!! adorei essa, Ebenezer!

    A

    Aline Lima_1 Terça, 10 de março de 2009, 17h54min

    Boa Tarde á tds!
    Eu li esse tópico, e fiquei estarrecida com a colocação do Dr. Ivan, pq ele está sendo mto radical na colocação dele, eu mesma entrei nesse site e consequentemente no forum para buscar ajuda pois o processo do meu marido está parado, já busquei ajuda por todos os lados, e este é um deles, não quero que ninguém me dê uma consulta gratuita, só um parecer, até pq quem estar na situação em que me encontro hj, nos deixa perdida, em total desespero, pq ora um fala uma coisa ora outro fala outra, e nada é concluso, acho que no mundo estamos para ajudar uns aos outros, hj sou eu quem preciso, amanhã é o Sr. Dr. Ivan, e de nada adianta tanta inteligência guardada, ou valendo ouro, devemos sim dar valor ao nosso trabalho, mas acho que ajudar ao próximo não faz mal à ninguém. Acho mto nobre a atitude daqueles que se dispõem a dar um minuto de atenção a quem tanto precisa.
    Obrigado á todos!!!
    Aline Lima

    A

    Adv. Antonio Gomes Terça, 10 de março de 2009, 19h30min

    Quase todos os tolos julgam ser apenas ignorantes. Nunca dê conselhos, os ignorantes não darão atenção a eles e os mais sábios não necessitam deles.