MAIARA, ESSA FOI A RESPOSTA DE UM COLEGA DO FORUM, SE AJUDAR.....
5ª Questão - Quanto ao feto"
Para organizar melhor o raciocínio é necessário rever alguns itens da doutrina já conhecido:
O Homicídio é o crime de matar alguém. Este alguém tem que ser ente nascido com vida. Se este ente é uma criança e o crime é praticado por qualquer pessoa, há um homicídio. Se é praticado pela mãe, a solução é dupla: se foi sob a influência do estado puerperal, no momento do parto ou logo após, há infanticídio; se foi praticado pela mãe após o estado puerperal, há homcício pura e semplesmente.
Resumindo: a) Morte do filho, pela mãe, sob a influência do esta puerperal, durante o parto ou logo após: infanticídio. b) Morte do feto, pela mãe ou terceiro, antes do parto: aborto; c) Morte da criança, por terceiro, durante ou após o parto: Homicídio. d)Morte do filho, pela mãe, depois do estado puerperal: homicídio.
Dá-se aqui o fenômeno da absorção e o crime mais grave, homicício, absorve o menos grave, aborto. O caso é enquadrado no art. 121 de modo geral.
"Ocorrendo o nascimento com vida do feto, verificando-se sua morte posterior em consequencia de fatores independentes das manobras abortivas... o delito a se cogitar é o de homicídio." (RT 483/277 TJSP).
Com relaçao ao item 2.3, eles colocaram como sendo nota integral 0,8 para tres requisitos. Eu acertei dois requisitos e me deram nota parcial, ou seja, 0,4. Matematicamente falando se fosse dividir 0,8 por 3 e multiplicar por 2 requisitos acertados se obtiria a nota 0,53 o q ensejaria no arredondamento para mais e nao para menos e prejudicar. Alguem sabe a respeito e se caberia recurso.
Valeu luciana!!!
Achei um acórdão do STJ q pode sustentar a competência da Justiça Estadual...
Processo: CC 19508 1997/0021723-0 Data de publicação: 29/03/1999
PENAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. EBCT. AGÊNCIA FRANQUEADA. FURTO. 1. Compete à Justiça Estadual processar e julgar crime de roubo praticado contra bens integrantes do acervo patrimonial de agência franqueada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, quando não houver prejuízo à bens ou serviços da empresa pública federal. 2. Conflito conhecido para declarar competente o Juízo de Direito da 2ª Vara Criminal de Feira de Santana-BA, o Juízo suscitado.
No voto do relator foi sustentado que o roubo na agência franqueada não atingiu os serviços prestados pela EBCT, portanto, não teria afetado os interesses da União, devendo o crime ser julgado pela Justiça Estadual.