Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/32597
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Presentes para crianças escondem tributos de gente grande

Presentes para crianças escondem tributos de gente grande

Publicado em . Elaborado em .

Dia das crianças traz produtos com carga tributaria até 72,18%, segundo IBPT

Uma data aguarda pelas crianças pode ser assustadora para os seus pais, especialmente quando descobrem a carga tributária dos presentes. Por causa disso, muitas vezes os presentes acabam saindo bem caro.

Saber o quanto se paga de tributos é importante para auxiliar a decisão de compra do consumidor. Por esse motivo entrou em vigor a Lei de Transparência Fiscal, cuja finalidade é informar quanto foi pago de tributos. A relação de porcentagem fiscal deve estar devidamente descrita na nota fiscal.

Também é necessário informar que, muito da pesada carga de tributos se deve ao caráter supérfluo de alguns produtos, tal qual jogos de vídeo game (72,18%) ou aparelho de MP3 (49,45%). Igualmente, existem outros itens que podem assustar o consumidor. Veja abaixo a lista pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) com as tributações dos principais presentes para as crianças:

Carga tributária dos presentes do Dia das Crianças

http://i.imgur.com/UlDBu5q.jpg



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.