Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/32754
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Da ilegitimidade processual e administrativa em face da sociedade controladora e empresas do mesmo grupo

Sociedade controladora

Da ilegitimidade processual e administrativa em face da sociedade controladora e empresas do mesmo grupo . Sociedade controladora

Publicado em . Elaborado em .

A ilegitimidade de parte passiva no processo administrativo e judicial, em relação as empresa controladoras que faz parte do grupo societário,

A ilegitimidade de parte passiva no processo administrativo e judicial, em relação as empresa controladoras que faz parte do grupo societário, não responde legalmente pelas obrigações geradas por outras empresas do mesmo grupo, pois ambas tem personalidade jurídicas distintas de direito privado diferentes, em um primeiro momento não respondendo umas pelas outra, pois essa responsabilidade no segundo plano são responsáveis subsidiariamente na forma do contido no Art. 28, § 2° do CDC ), exceto no caso de desconsideração da personalidade Jurídica, quando tratar de empresa não identificada por algum motivos previstos nos termos dos ( Art.13, I, II,  III do CDC ). 

Para discernir a responsabilidade direta, é necessário se identificar a exata relação contratual, de forma que a presença do contrato ou a nota fiscal nos autos já elide quaisquer dúvidas quanto à correta identificação da legitimidade processual no caso concreto que venha enseja dúvidas.

Nesta lógica de entendimento, o Egrégio Superior Tribunal de Justiça já vem decidindo em casos semelhantes:

“RECURSO ESPECIAL Nº 782.810 - MA (2005⁄0154739-3)

EMENTA

PROCESSO CIVIL. ILEGITIMIDADE AD CAUSAM  E PODER DE CONTROLE DE SOCIEDADE COMERCIAL. Ainda que a sociedade comercial seja controlada por outra, as obrigações que assume são dela, e não da sociedade controladora, esta ilegitimada, consequentemente, para responder à demanda que deveria ter sido ajuizada contra aquela. Recurso especial conhecido e provido.”

Dessarte nessas considerações fica fácil se constatar de plano a legitimidade ou não, dos entes passivos, na relação processual, seja no processo judicial ou administrativo, com relação à responsabilidade subsidiaria e solidaria na relação de consumo.


Autor

  • Juscelino da Rocha

    Sou advogado militante formado em Direito pela Universidade São Francisco São Paulo, Pós-Graduado Lato Senso em Direito do Consumidor, Pós-Graduado Lato Senso em Direito Processual Civil, Pós-Graduação Lato Senso em Negociação, Conciliação, Mediação, Arbitragem e Práticas Sistêmicas e cursando Pós-Graduação Lato Senso em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; Ex-Secretário Geral da OAB OLINDA, e de Jaboatão dos Guararapes, Ex-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo Claro na Região Nordeste, Ex-Vice-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo Claro na Região Nordeste, Presidente do Conselho de Usuários da OI S/A, Ex-Presidente do Conselho de Usuários de Telefonia do Grupo TIM na Região Nordeste, Membro do CEDUST - Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Anatel, Presidente da Associação dos Advogados Dativos da Justiça Federal em Pernambuco, Ex-Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB OLINDA e Advogado do PROCON ESTADUAL DE PERNAMBUCO. FONES: 081-99955.8509 e 988264647- Sitio Eletrônico: https://juscelinodarocha.jus.com.br .

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.