Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/33646
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Hobbies que lhe ajudam a se tornar um advogado melhor

Hobbies que lhe ajudam a se tornar um advogado melhor

Publicado em . Elaborado em .

Nem só de trabalho vive o homem. Sempre encontramos um meio de distrair a nossa mente das preocupações dos negócios e relaxar um pouco.

Algumas pessoas têm hobbies que são quase como vícios, porém um tipo de vício muito bom. Eles conseguem deixar a pessoa mais tranquila e, alguns, ainda conseguem melhorar o desempenho da pessoa no trabalho, principalmente para aqueles que precisam ser estrategistas como os advogados. Veja agora quais são os principais hobbies que lhe tornam um profissional melhor:

Aprenda a tocar um instrumento

Estudos comprovam que a música tem uma ação direta no nosso cérebro (leia um deles clicando aqui). Crianças que ouvem música desde bebês são mais comunicativas e aprendem as coisas de maneira mais rápida. Aprender a tocar algum tipo de instrumento desenvolve novas áreas do cérebro que estavam paradas e adormecidas. Novas sinapses são criadas e você terá maior facilidade em adquirir novos conhecimentos, não só de música como também vários outros assuntos. Enquanto tocamos um instrumento, várias áreas do cérebro são ativadas ao mesmo tempo e em locais diferentes. Vários sistemas como o de controle da atenção, memória, linguagem, orientação espacial, motor, pensamento social entre outros, começam a se desenvolver com maior facilidade melhorando o seu desempenho como profissional de forma direta.

Leia muito

Para um advogado esse conselho parece óbvio e chato já que esse profissional já passa o dia lendo páginas e páginas de processos. Mas, estamos falando de outro tipo de leitura, uma que seja mais agradável à imaginação, estamos falando de literatura. Ler aumenta o vocabulário, o que ajuda na hora de redigir documentos e também melhora a argumentação. Você se sente mais seguro na forma de expressar o que pensa quando lê assuntos variados.

Videogame

A ordem aqui é se divertir e por isso mesmo o videogame está entre um dos hobbies que ajudam a melhorar o desempenho do advogado. Enquanto você joga, várias áreas do seu cérebro precisam estar ativas ao mesmo tempo, entre elas coordenação motora aliada ao raciocínio lógico e matemático. É uma combinação perfeita. É claro que tudo em excesso faz mal e passar horas jogando e esquecer da vida não faz bem nem para o corpo nem para a mente. Chame a galera para uma competição em sua casa no final de semana. Além de melhorar o seu lado profissional você ainda se diverte com os amigos.

Jogos de lógica

São ideais para aumentar a capacidade do cérebro em resolver problemas. Fazer coisas como montar quebra-cabeças, fazer palavras-cruzadas ou jogar xadrez são hobbies que ajudam a expandir o número de ligações neurais e isso aumenta a sua facilidade e a velocidade em resolver situações que parecem complicadas. Com o passar do tempo você vai aumentando a sua capacidade e precisará de desafios maiores para se sentir bem.

É importante lembrar que um hobby é aquilo que você faz simplesmente por puro prazer. É um ótimo passatempo para afastar o estresse que causa problemas cognitivos como falta de memória e pode desencadear um infarto. Porém, se você faz o seu hobby visando algo em troca, isso deixa de ser um momento de lazer e passa a ser uma obrigação. Por exemplo, mesmo que você goste de ir a academia ou fazer exercícios físicos, mas faz isso visando a perda de peso, então já não é mais um hobby.

Quer melhorar a capacidade do seu cérebro? Uma das melhores formas de fazer isso é estimulá-lo de formas diferentes. Você pode conferir uma delas clicando aqui. Então, não se prenda a um único hobby. Você pode ler, viajar, aprender um novo instrumento, bordar, entre outras coisas. Tudo isso ajudará a desenvolver novas ligações neurais e ajudará no melhor desempenho do seu trabalho. Você verá como se tornará mais fácil argumentar com os clientes e se expressar de forma clara.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.