Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/35799
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Dicas como passar na 2º fase da OAB

Dicas como passar na 2º fase da OAB

Publicado em . Elaborado em .

Diante de várias notícias e estatísticas apresentadas pelos noticiários, verificamos que existem um número razoável de Bacharéis em Direito, que são aprovados na 1º fase do Exame de Ordem e estão se preparando para a 2º fase.

Resumo: Diante de várias notícias e estatísticas apresentadas pelos noticiários, verificamos que existem um número razoável de Bacharéis em Direito, que são aprovados na 1º fase do Exame de Ordem e estão se preparando para a 2º fase, além daqueles que hoje, vão para a chamada repescagem ( que são os aprovados na 1º fase que vão para a 2º, porém não conseguem êxito, e tem mais uma chance de se submeterem a prova subjetiva). Sendo assim, demonstraremos neste trabalho, algumas dicas para os Bacaharéis que se encontram neste momento de preparação.

Palavras- chaves: exame de ordem, preparação, dicas.

Sumário: 1- Introdução; 2- Dicas; 3- Conclusão.

1- INTRODUÇÃO

Verificamos em vários notíciários, que existem uma gama de Bacharéis em Direito que se submetem ao tão temido Exame de Ordem todos os anos, e sempre com um grande número de reprovações, principalmente na 1º fase ( prova objetiva). Porém, após a aprovação da chamada repescagem, verificamos, que há um bom número de candidatos, que conseguem a chance de se submetem a nova prova subjetiva. Sendo assim, iremos traçar algumas dicas para aqueles que se encontrem nesta situação, e para todos aqueles que vão submeter a prova subjetiva (2º fase).

2- DICAS

Caros amigos, para aqueles que vão enfrentar o tão temido Exame de Ordem, eis, algumas dicas para escolher a disciplina da 2º Fase e estudá-la.

  1. Pense, muito antes de escolher.
  2. Escolha a disciplina que você goste, e não aquela que tem menos peça processual.
  3. Escolha um ótimo curso para preparação, onde você entenda o que o professor explica e que tenha prazer em assistir suas aulas.
  4. Caso não tenha, compre uma excelente doutrina e de preferência aquela que você se identifique e compreenda a linguagem do autor.
  5. Caso não tenha, compre um livro de peça prática.
  6. Faça todas as peças da matéria escolhida, redija o máximo de peças possíveis, e quantas vezes forem necessárias.
  7. Faça todas as marcações permitidas em seu Código atualizado.
  8. Leia muito a lei seca e sublinhe os principais artigos, pois você precisará no momento da prova, seja para citar na peça processual, ou para fundamentar uma questão.
  9. Faça resumos das aulas e estude também por eles, pois ajudará principalmente nas questões discursivas, você não deve esquecer que precisará das questões para ser aprovado, pois somente a peça processual não aprova. A peça vale 5.0 e para ser aprovado é preciso tirar no mínimo 6.0 no total da prova.
  10. Tenha Fé em Deus sempre, acredite em você e invista neste processo, não fique com dó ou pena de investir seu dinheiro nos livros, no curso ou qualquer outro material. Pense que todo o seu esforço, dedicação e dinheiro investido, valerá a pena, no momento em que você ver seu nome na lista de aprovados.

3- CONCLUSÃO

Essas são simples discas, elaboradas para vocês, creio que seguidas, serão muito válidas e poderão ajudar bastante.

Amigo, acredite em você, tenha Fé, dedique-se. É melhor dedicar-se verdadeiramente nesse momento da sua vida, do que passar a vida inteira, sendo cobrado por amigos, familiares e o mundo inteiro por essa aprovação, tendo, que ouvir nos almoços de domingo, aquela tia, perguntando se você passou, porque o fulano e ciclano foi aprovado e só você não!

Quando acordar para estudar, imagine o momento de ver seu nome na lista dos aprovados, que é simplesmente, sensacional, indescritível. Em que você poderá chorar muito, mais dessa vez de alegria e ter a sensação de dever cumprido e provar para você mesmo e o mundo inteiro que é capaz.


Autor

  • Simone Maria da Silva Rodrigues

    Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira, com Pós-Graduação em Gestão Pública pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec/GO) e Pós-Graduanda em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Universidade Federal de Goiás (UFG/GO).<br>

    Textos publicados pela autora


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.