Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/38208
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A fábula do peixe e do macaco

#DepartamentoasQuintas

A fábula do peixe e do macaco . #DepartamentoasQuintas

Publicado em . Elaborado em .

A fábula do peixe e do macaco #DepartamentoasQuintas

A fábula do peixe e do macaco, narrada por Mia Couto:

Um macaco passeava-se à beira de um rio, quando viu um peixe dentro de água. Como não conhecia aquele animal, pensou que estava a afogar-se. Conseguiu apanhá-lo e ficou muito contente quando o viu aos pulos, preso nos seus dedos,

achando que aqueles saltos eram sinais de uma grande alegria por ter sido salvo. Pouco depois, quando o peixe parou de se mexer e o macaco percebeu que estava morto, comentou – que pena eu não ter chegado mais cedo!”

Fábula africana narrada por Mia Couto (http://www.contioutra.com/a-fabula-do-macaco-e-do-peixe-mia-couto/)

Uma fábula corporativa, não é mesmo?

Quantas vezes gestores acham que estão fazendo como o macaco, ajudando, colaborando, desenvolvendo pessoas e/ou procedimentos, mas na verdade os matam e não conseguem acordar para esta realidade.

E muitos peixes colaboradores sequer conseguem perceber seu papel e se apegam a mudanças sem sentido ou futuro, que apenas matam tempo e desgastam relações.

Algumas reflexões que podemos fazer da fábula:

# Cada um tem o seu papel na organização e devemos aprender o seu papel;

# Devemos colaborar, mas compreender primeiro a função de cada um para colaborar com algo útil;

# Na análise da fábula, a busca por ajudar conforme a sua visão levou o outro a morte e mesmo assim não houve compreensão do fato. Buscar uma análise crítica na vida real é sempre bem vinda.

E para você, qual a conclusão?

E o que você tem feito para colaborar com a equipe? Você está pensando no todo e nas consequências?

De boas intenções o inferno está cheio. Vamos fazer o nosso melhor com análise completa de resultados para que a fábula continue como fábula e não como um espelho da realidade.


Autor

  • Gustavo Rocha

    Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD. Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.