Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/46449
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Na ausência do Vice-Presidente, quem assume o cargo?

Na ausência do Vice-Presidente, quem assume o cargo?

Publicado em . Elaborado em .

Em caso de vacância do cargo de Presidente e Vice-Presidente da República, conheça qual é a linha sucessória presidencial no Brasil.

Em caso de ausência do Presidente, cabe ao Vice-Presidente assumir seu lugar como chefe de Estado. Caso também não exista possibilidade do Vice assumir a presidência, o cargo é assumido pelo Presidente da Câmara dos Deputados – no caso, a Casa Legislativa Federal que representa o Povo.

No caso de uma nova impossibilidade, o cargo é assumido pelo presidente da Casa Legislativa que representa os Estados e o Distrito Federal, ou seja, o Senado. Por último, caso nenhum dos quatro primeiros na linha do poder estejam aptos a assumir, o cargo ficará com o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Em suma, a linha sucessória presidencial, segundo o art. 80 da Constituição Federal, é esta: Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal e Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Vale ressaltar que, em caso de impeachment, o Vice-presidente assumirá o cargo. Mas, caso ele também passe pelo processo de impeachment e este ocorra antes da primeira metade do mandato presidencial, o novo mandatário será escolhido pelo Poder Legislativo. 


Confira também o tópico no Jus Dúvidas:



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.