Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/50482
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Por que é importante dirigir com os faróis acesos durante o dia?

Por que é importante dirigir com os faróis acesos durante o dia?

Publicado em . Elaborado em .

Agora que é oficial e obrigatório, muitas são as perguntas que surgem e uma delas é justamente essa do título que vamos tentar responder.

A resposta é muito mais simples do que você está imaginando: é importante pelo simples fato de aumentar a segurança na condução e no trânsito para você e para o resto, e se isso for pouca coisa, aqui vão outras razões para que de agora em diante antes de sair de casa deixe os faróis ligados e comece a adotar uma conduta responsável:

  • Um veículo com luzes acesas durante o dia torna-se mais rápido e fácil de “ser notado” por outros condutores, portanto também ajuda a “ver” aos demais, independentemente das condições de luminosidade.
  • Estudos concluem que reduz significativamente as possibilidades de colisões entre carros (5%) e em 12% entre pedestres e ciclistas nas estradas. NHTSA
  • Outro beneficio comprovado é facilitar que o motorista aviste ao menos 3 km de distância a sua frente nas retas.
  • De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os automóveis com faróis acesos durante o dia tornam-se 60% mais visíveis.
  • O maior percentual de mortes nas rodovias brasileiras é por colisão frontal em tentativa de ultrapassagem, com o uso do farol baixo o motorista consegue ver, de maior distância, se o veículo à sua frente está indo ou vindo em sua direção.

Portanto, o uso dos faróis acesos durante o dia nas estradas se faz necessário por questões de segurança viária.

Mais do que evitar multa e perder pontos na carteira, o motorista deve ter a consciência de que estará contribuindo para a comunicação nas estradas e, sobre tudo, para a preservação de vidas.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.