Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/60883
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Smartphone está entre os 5 itens mais roubados na cidade de São Paulo.

Saiba como se proteger e como agir em situações de furto e roubo

Smartphone está entre os 5 itens mais roubados na cidade de São Paulo. Saiba como se proteger e como agir em situações de furto e roubo

Publicado em . Elaborado em .

O celular é um dos itens mais visados entre os criminosos. Saiba como se proteger e como agir em situações de furto e roubo.

São Paulo é a cidade com mais registros de crimes no Brasil, segundo a plataforma colaborativa de segurança Onde Fui Roubado. Portanto, todo usuário de smartphone corre o risco de sofrer com a violência e acabar sem o dispositivo.

Roubos e furtos são os tipos mais comuns de crimes praticados em São Paulo. Só em relação aos celulares, já foram mais de 9 mil subtraídos de seus donos desde que a plataforma entrou em funcionamento. Nos dois primeiros meses do segundo semestre de 2017, os celulares ocupam a 4ª posição dos itens mais levados pelos criminosos.

Embora os índices de furtos e roubos tenham diminuído no final do primeiro semestre do ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, você deve continuar tomando as medidas de prevenção necessárias e saber como agir caso isso infelizmente aconteça com você.

Dicas de prevenção contra furto e roubo de smartphones

Para evitar que situações de furto e roubo aconteçam com você, é necessário tomar alguns cuidados. Abaixo, segue uma lista de recomendações para sua segurança.

Evite deixar o celular visível

É cada vez mais comum se deparar com pessoas falando ao celular ou então digitando enquanto andam nas ruas ou esperam o ônibus. Ou ainda, deixando o aparelho sobre a mesa no horário do almoço ou em um bolso de fácil acesso.

Essas atitudes chamam a atenção de pessoas mal-intencionadas, já que, uma vez que hoje em dia todo mundo possui um celular, o criminoso roubará ou furtará o aparelho que estiver mais fácil.

Se não houver uma emergência, prefira utilizar o aparelho apenas em locais um pouco mais reservados, como dentro do metrô ou de uma loja, e sempre deixe ele guardado em um local seguro, como o fundo da bolsa ou um bolso fundo na parte frontal da calça.

Mantenha distância dos locais mais visados

Em São Paulo, algumas regiões são famosas devido à quantidade de furtos e roubos de celulares praticados. A Avenida Paulista é, de longe, o ponto mais problemático quando se trata desse assunto, seguida da Avenida Brigadeiro Faria Lima e da região central, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo.

Evite transitar por essas regiões, principalmente se estiver a pé ou dirigindo um carro. Se precisar frequentar os locais, prefira utilizar o transporte público e andar com o celular protegido na bolsa ou nos bolsos. Só pare para conferir as notificações e fazer chamadas em espaços mais reservados.

Faça um seguro para celular

Tomar a decisão de fazer um seguro evita que você perca o investimento feito no seu smartphone e, ainda, que você passe um longo período sem um dispositivo, que é tão essencial nos dias de hoje.

O custo de um seguro para celular é, em média, 20% do valor do aparelho, e fica disponível em até um dia após a contratação para que você não fique desprotegido. Além disso, celulares novos e seminovos, com até um ano da data de compra, podem ser segurados.

Instale aplicativos de segurança

É importante ter em seu smartphone um app de busca e rastreio. Eles permitem fazer a localização do aparelho e apagar dados confidenciais remotamente, evitando que outros danos sejam causados pelos criminosos.

Entre os apps mais recomendados, estão o Where is my Droid, Lost my Android e o Find my iPhone. Todos são simples de utilizar e possuem funções muito similares, essenciais para a sua segurança.

Esse tipo de aplicativo pode ser instalado tanto em celulares Android quanto iOS, em versões gratuitas e pagas. Portanto, assim que você adquirir um celular novo ou logo após ler esse texto, faça a instalação.

Levaram meu celular. E agora?

Se você foi vítima de um roubo ou furto de celular, mantenha a calma e aprenda, passo a passo, o que fazer:

- Primeiro, certifique-se que você ou as pessoas que estão nos arredores não estão feridas ou em estado de choque. Peça ajuda ou preste a assistência necessária antes de continuar.

- Se houver polícia no local, relate o acontecido para que eles possam fazer uma busca imediata. Tente fornecer o máximo de características sobre o criminoso, como cor das roupas, presença de tatuagem e cor dos cabelos.

- Quando chegar a um local seguro com acesso à internet, faça o mais rápido possível o rastreio do aparelho e a limpeza do celular remotamente. Para isso, use os aplicativos de segurança previamente instalados ou a própria nuvem do seu sistema operacional.

- Ligue para a operadora, comunique o incidente e solicite o bloqueio da linha. Você só deve fazer isso após apagar os seus dados para não correr o risco de perder o contato com o seu dispositivo.

- Faça um boletim de ocorrência. Ele pode ser feito pela internet e tem algumas funções: primeiro, entrar para as estatísticas de segurança pública visando medidas para coibir esse problema, depois, serve para ser apresentado à seguradora, caso você possua o seguro ativo, e, por último, permite fazer o bloqueio do IMEI.

- Se você não conseguir recuperar o seu celular, utilize o código IMEI para bloquear totalmente o aparelho, reduzindo as chances de um criminoso “reaproveitá-lo”. Você pode descobrir esse número na caixa do aparelho, na nota fiscal ou no site do seu sistema operacional.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.