Estilingue:arma ou brinquedo?

16/03/2015 às 11:14
Leia nesta página:

Estilingue é um instrumento de brinquedo antigo, mas que hoje poderá ser classificado como arma, segundo a Portaria do Inmetro n. 108/2005.

Quem nunca brincou com um estilingue quando criança?

Recorda-me os tempos de infância em que íamos para a roça ou a um campinho e atirávamos em latinhas ou disputando quem atirava mais longe...

Você deve se lembrar. Estilingue, atiradeira ou fisga, é um instrumento de madeira ou plástico que dispara um projétil (na maioria das vezes pedrinhas) impulsionado pela mão com auxílio de elásticos.

Mas este objeto é uma arma?

Segundo a Justiça Federal do Rio Grande do Sul[1] o estilingue de brinquedo poderá ser considerado uma arma. A discussão é oriunda de ação na qual uma loja de Santa Maria/RS pedia a suspensão de multa imposta pelo IBAMA pela venda do item - que foi considerado arma de caça, perseguição e destruição da fauna silvestre. A 4ª turma do TRF da 4ª região suspendeu a penalidade até o julgamento final do processo, apontando que o estabelecimento pode ter sido induzido a erro, já que o brinquedo apresentava, em sua embalagem, selo de certificação do Inmetro. No caso em concreto, o INMETRO reconheceu que houve um equívoco na certificação do produto, de modo que estaria tomando as providências necessárias para o cancelamento e retirada do selo de certificação compulsória.

Mas o que deve ser levado em conta é que há a Portaria do INMETRO sob n. 108/2005 a qual disponibiliza uma lista de itens que não são considerados brinquedos. Entre os produtos citados, estão incluídos "estilingues, catapultas e arquearia, cujos arcos não tensionados superem a distância de 1,20m[2]"; bem como há sanções àqueles que infringem a lei e o utilizam e/ou comercializam.

Sendo assim, vai um alerta para os pais. Até que prove o contrário é preferível não dar este objeto a seu filho, pois incorre num risco futuro (e com possíveis sanções) ante as informações da Portaria 108/2005, bem como do julgado acima, no qual sua decisão terá repercussão a nível federal.

Cidadão consciente é cidadão prevenido. Conheça seus direitos e deveres.


Notas

[1] Processo n. 5029043-54.2014.4.04.0000

[2] N. 10 do Anexo II da Portaria 108/2005, do INMETRO.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Katia Ferreira

Advogada em Varginha - MG pelo escritório Macohin advogados associados . Correspondente. Pós-graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC MINAS. Graduada em Direito. Pós-graduada em MBA gestão empresarial pela FACECA-MG. Graduada em administração. Membro da Comissão OAB Jovem da 20ª Subseção da OABMG. Colunista do Jornal Varginha Hoje.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos