Comunidades quilombolas passam a ser isentas do ITR

24/02/2015 às 22:55
Leia nesta página:

Com a vigência da Lei nº 13.043/2014, as terras quilombolas passaram a ser isentas do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural. Trata-se de inovação legislativa que fortalece o direito à terra assegurado aos quilombolas pela CF/88 (art. 68 do ADCT).

A partir do dia 13 de novembro de 2014, as terras quilombolas passaram a ser isentas do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). A Lei nº 13.043/2014, resultante da conversão da Medida Provisória nº 651 de 2014, estabeleceu a isenção nos seguintes termos:

“Os imóveis rurais oficialmente reconhecidos como áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos que estejam sob a ocupação direta e sejam explorados, individual ou coletivamente, pelos membros destas comunidades são isentos do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR.” [1]

As dívidas contraídas pelas comunidades quilombolas com a União, em razão do não pagamento do ITR, foram “perdoadas” pela Lei 13.043, o que vai beneficiar centenas de comunidades no país inteiro que possuíam débitos milionários com a Fazenda Pública.

A cobrança de ITR contra comunidades quilombolas precisava ter um fim porque agredia os direitos constitucionais destes grupos sociais, notoriamente carentes. A dívida com o Fisco impedia o acesso de várias comunidades a linhas de crédito do Governo Federal e a políticas públicas como o “Minha Casa, Minha Vida”.

A Constituição Federal (art. 68 do ADCT) reconheceu às comunidades quilombolas a propriedade das terras que ocupam, devendo o Estado brasileiro proceder à emissão dos títulos. Além disso, as terras quilombolas foram consideradas como parte do patrimônio cultural brasileiro (art. 216), a ser protegido pelo poder público.

Todavia, a imposição de pesados tributos aos quilombolas era uma forma indireta de ameaçar o próprio direito à terra que a Constituição lhes assegurou. Em outras palavras: o Estado dava com uma mão, mas tirava com a outra! [2]

Desta forma, a Lei nº 13.043/2014 corrigiu uma injustiça histórica que era praticada pelo Estado brasileiro. Trata-se de uma vitória importante, conquistada no mês da consciência negra, que reafirma o valor das comunidades quilombolas como elemento fundamental da identidade histórico-cultural brasileira.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTAS:

[1] A íntegra da Lei pode ser acessada na página: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13043.htm#art113

[2] Antes mesmo da aprovação da Lei 13.043/14, entendíamos que a propriedade quilombola não poderia ser alvo de cobrança do ITR, pois o Código Tributário Nacional (art. 29) define como fato gerador deste imposto a propriedade, a posse e o domínio útil, conforme definição dada pela lei civil. E a propriedade quilombola difere em essência da propriedade tratada no Código Civil, pois, além de coletiva, não pode ser fracionada, nem vendida. Todavia, havia controvérsia nos tribunais, o que mantinha a questão em aberto.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ib Sales Tapajós

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera/Uniderp. Trabalha com sindicatos e movimentos sociais no Estado do Pará.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos