Redução de multas no Simples Nacional passa a valer em 2016

14/04/2015 às 14:01
Leia nesta página:

O Comitê Gestor do Simples Nacional anuncia redução para as multas que não estabelecerem valores específicos para as Micro e Pequenas Empresas

Segundo notícia publicada ontem (13/04/2015) pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, aqueles microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) ou empresas de pequeno porte (EPPs) optantes pelo Simples Nacional, receberão reduções de multas a partir de 2016. Essa decisão foi tomada frente à aprovação da Recomendação n° 5 pelo Comitê Gestor do Simples no dia 8 de abril de 2015, a qual dispõe da necessidade de redução de multas relacionadas à incorreção do cumprimento de obrigações acessórias, as quais não apresentem em suas regras o tratamento diferenciado para os microempreendedores individuais e para às micro e pequenas empresas.

Contudo, fica estabelecido que a redução se dará na proporção de 90% para os MEIs e de 50% para MPES e EPPs, tanto para as multas aplicadas em âmbito federal, como estadual e municipal. Ainda, deve-se observar que a redução não se aplicará para as multas que não forem pagas em até 30 dias após a autuação. Caso a multa seja aplicada em hipótese de fraude, resistência ou embaraço a fiscalização, não se aplicará sobre ela a redução prevista na Recomendação e deverá o empresário pagá-la integralmente. A redução tratada nesse contexto encontra-se prevista na Lei 147/2014, que alterou a Lei Geral das MPEs e promoveu 81 novas alterações na legislação do Simples.

A seguir, a recomendação publicada no DOU de 14/04/2015, seção 1, pág.18:

RECOMENDAÇÃO CGSN N° 5, DE 08 DE ABRIL DE 2015

Orienta os entes federados quanto à redução de multas para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, na forma prevista no art. 38-B da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

O COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL, no uso das competências que lhe conferem a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o Decreto nº 6.038, de 7 de fevereiro de 2007, e o Regimento Interno aprovado pela Resolução CGSN nº 1, de 19 de março de 2007,

ORIENTA:

Art. 1º O art. 38-B da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, acrescentado pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, determina que as multas relativas à falta de prestação ou à incorreção no cumprimento de obrigações acessórias, quando em valor fixo ou mínimo, para o microempreendedor individual (MEI), microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) optante pelo Simples Nacional, alternativamente, deverão ter:

I - fixação legal de valores específicos e mais favoráveis; ou

II - redução de:

a) 90% (noventa por cento) para o MEI;

b) 50% (cinquenta por cento) para a ME ou EPP.

Parágrafo único. A redução de que trata o inciso II do caput não se aplica na:

I - hipótese de fraude, resistência ou embaraço à fiscalização;

II - ausência de pagamento da multa no prazo de 30 (trinta) dias após a notificação.

Art. 2º De acordo com o inciso II do art. 15 da Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, as hipóteses de redução a que se refere o art. 1º entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2016.

JORGE ANTONIO DEHER RACHID - Presidente do Comitê

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos