Justiça pode bloquear WhatsApp novamente em todo o Brasil

05/05/2016 às 17:42
Leia nesta página:

História sem fim: Justiça pode bloquear WhatsApp novamente em todo o Brasil.

Apesar de os internautas brasileiros terem ficado mais tranquilos após o fim do bloqueio do WhatsApp no país, a história envolvendo a Justiça brasileira e o aplicativo ainda está bem longe de acabar. Mesmo que o juiz responsável pela suspensão do serviço esteja sendo avaliado pela Corregedoria Nacional de Justiça por conta de sua conduta em relação ao caso, juristas acreditam que a decisão expedida inicialmente por ele pode voltar a entrar em vigor muito em breve e fazer com que o mensageiro saia do ar mais uma vez.

Os especialistas foram ouvidos pela equipe do UOL e afirmaram que são grandes as chances de que o cabo de guerra entre a empresa de Mark Zuckerberg e as autoridades locais se arraste até uma terceira instância, com o imbróglio sendo julgado pelo Superior Tribunal de Justiça. Desde que o pedido de 72 horas de suspensão do app, emitido por Marcel Maia Montalvão na última segunda-feira (2), foi derrubado, a disputa segue sendo discutida em segunda instância, analisada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe.

A ideia é que se a Justiça de Lagarto (SE) der continuidade à ação movida contra o WhatsApp e o STJ entender que a companhia não fez o possível para tentar atender ao pedido de quebra de sigilo da conversa entre criminosos da região – relacionado ao tráfico de drogas no estado –, as operadoras de telefonia sejam obrigadas mais uma vez a interromper o acesso ao aplicativo. O bloqueio vem sendo o recurso de escolha da Justiça porque o entendimento foi de que outras medidas, como multas e prisões, não surtiram o efeito desejado.

Adicionalmente, a advogada Gisele Truzzi, especialista em Direito Digital, diz ter fontes internas que afirmam que o WhatsApp armazena mais informações sobre os usuários do que apenas seu número de telefone. Para ela, talvez a solução mais adequada para o caso fosse um novo processo contra a empresa, pedindo, desta vez, não dados dos criminosos, mas sim uma quebra completa da criptografia do app. “É uma situação muito nova, só analisando caso a caso para ver o que iria acontecer. Mas entendo que seria possível, sim”, analisa Truzzi.

Talvez a solução mais adequada para o caso fosse um novo processo contra a empresa, pedindo, desta vez, não dados dos criminosos, mas sim uma quebra completa da criptografia do app.

O serviço WhatsApp em nota, afirmou que não possui nenhum tipo de informação sigilosa a ser revelada, a justiça brasileira entende que a empresa esteja omitindo informações e pede os dados solicitados, percebe-se que não somente os usuários estão sendo prejudicados, mas sim a própria empresa, resta a saber quanto tempo mais durará este fato.


Referência

http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/104432-historia-fim-justica-bloquear-whatsapp-novamente-brasil.htm

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Lopes Cavalcanti

A Lopes Cavalcanti prima pela excelência do trabalho com foco em qualidade e resultado. Para tanto, prioriza o permanente investimento em infraestrutura e recursos humanos.<br>O Escritório visa os principais problemas da operação e a disponibilização de ampla estrutura voltada para a assessoria jurídica Civil, Penal, Trabalho, Previdenciário, Família, Empresarial e Tributário, apresentando excelentes resultados junto aos seus clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos