Justiça Federal concede direito à pensão por morte ao nascituro

07/02/2019 às 01:52
Leia nesta página:

Dependente teve reconhecido pelo judiciário o direito a receber o benefício da pensão por morte considerando o período em que era nascituro.

O juiz federal substituto da 1ª Vara da Subseção de Montes Claros/MG determinou que Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize o pagamento do benefício previdenciário de pensão por morte a nascituro. Na sentença, o magistrado entendeu que, ainda que a personalidade civil somente se inicie do nascimento com vida, nos termos do art. 2º do Código Civil/02, há direitos do nascituro que não aguardam o nascimento para que sejam exercidos – são os direitos de cunho existencial, como o direito à vida, à saúde, à integridade física e a alimentos.

No caso concreto, a dependente teve seu pedido de pensão por morte concedido pelo INSS, administrativamente, a partir do seu nascimento. Inconformada recorreu pedindo que o benefício fosse contado do óbito do seu genitor, contudo, a autarquia previdenciária negou. Assim, a interessada levou o caso ao judiciário, solicitando o pagamento do benefício considerando o intervalo de tempo do óbito do seu genitor até o seu nascimento. E o juiz federal assim considerou e deferiu o pedido.

Leia a íntegra da matéria, no portal da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG).

Fonte: TRF1

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Felipe Thiago de Moura

Advogado, especialista em direito do trabalho e processo do trabalho; membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, pós-graduando em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá. Atua nas áreas de direito do trabalho, previdenciário, civil, familia e sucessões, consumidor e administrativo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos