É possível a cobrança direta ao promitente-comprador de taxa de corretagem no programa Minha Casa, Minha Vida

20/05/2019 às 00:28
Leia nesta página:

Possibilidade de, na compra de imóvel do Minha Casa/Minha Vida, o valor da corretagem ser cobrado diretamente do comprador, quando houver previsão contratual.

Dr. Aldo Rocha | [email protected]

Advogado Tributarista e Empresarial | Sócio do Escritório ALDO ROCHA Advogados. Especialista em Direito Imobiliário.


O STJ decidiu que em negociação para compra de imóvel do Minha Casa, Minha Vida o valor da corretagem pode ser cobrado diretamente do comprador, desde que isso esteja previsto em contrato. O julgamento ocorreu em um recurso repetitivo e servirá para todos os processos do país sobre o tema, que haviam sido suspensos enquanto a controvérsia não era apreciada pelo STJ. A decisão só não se aplica àqueles que se encaixem na primeira faixa salarial do programa.

No caso concreto, a 2ª Seção do STJ deu provimento ao recurso especial interposto por uma construtora e reformou acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que havia decidido em favor do comprador do imóvel, estabelecendo que a taxa deveria ser paga ao corretor pela empresa responsável pela construção.

“O autor disse na inicial que teve de pagar R$ 4,5 mil que teoricamente seria relativo a um adiantamento do pagamento final, mas na verdade dizia respeito à taxa de intermediação. Se isso acontece, é bom que fique às claras a quem incumbe esse pagamento, até para que no custo final isso não seja repassado”, disse.

Portanto, para os fins do art. 1.036 do CPC, foi fixada a seguinte tese repetitiva:

"Ressalvada a denominada Faixa 1, em que não há intermediação imobiliária, é válida a cláusula contratual que transfere ao promitente-comprador a obrigação de pagar a comissão de corretagem nos contratos de promessa de compra e venda do Programa Minha Casa, Minha Vida, desde que previamente informado o preço total da aquisição da unidade autônoma, com o destaque do valor da comissão de corretagem."

Precedente: STJ, RE nº 1.601.149/RS-18 (Proc. originário nº 2016/0136102-7)

http://alferoch.com.br/a-taxa-de-corretagem-no-programa-minha-casa-minha-vida-pode-ser-cobrada-do-comprador

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Dr. Aldo Rocha

Atuação Jurídica, Administrativa e Negocial. | Soluções jurídicas que fazem a diferença, para cada caso e perfil de cliente. | Investimos em entregar um excelente conteúdo para as causas em que atuamos, entendidas como únicas, tal como suas soluções.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos