A revisão criminal e a justificação para seu ajuizamento

Leia nesta página:

É necessária a ação de justificação criminal para posterior propositura de ação de revisão criminal?

A ação de revisão criminal está prevista no artigo 621 e seguintes do Código de Processo Penal, a referida ação visa desconstituir a sentença penal condenatória exarada em outro processo.

Tal ação não admite dilação probatória e visa analisar violação à lei, contrariedade à evidência dos autos ou provas comprovadamente falsas. O questionamento central diz respeito a necessidade do ajuizamento de justificação criminal antes de uma ação de revisão criminal.

A justificação não está expressa no Código de Processo Penal, entretanto essa se faz necessária quando o pedido de revisão tiver por fundamento prova nova, - como por exemplo inquirição de testemunhas ou novas provas periciais. O fundamento legal da referida ação esta no artigo 381, III do Código de Processo Civil, por força do artigo 3° do Código de Processo Penal.

É importante esclarecer que atos extrajudiciais como por exemplo a escritura pública, ainda que com declarações detalhadas da vítima confirmando uma retratação não são suficientes para embasar a ação de revisão criminal.

Nesse sentido é a orientação firmada pelo Superior Tribunal de Justiça, conforme a tese firmada pela Corte no sentido de que:

“A justificação criminal é a via adequada para à obtenção de prova nova para fins subsidiar eventual ajuizamento de revisão criminal”.

“A via adequada para nova tomada de declarações da vítima com vistas à possibilidade de sua retratação é o pedido de justificação, ainda que já se tenha retratado por escritura pública”.

Em síntese havendo necessidade de constituição de prova nova é imprescindível a ação de justificação criminal.

Fonte:

STJ, jurisprudência em tese, edição n° 63.

RHC 58.442-SP. Rel. Min. Sebastião Reis Júnior.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos