Fecomércio MG promove live sobre medidas da minirreforma tributária

04/08/2021 às 14:43
Leia nesta página:

O evento, marcado para o dia 11 de agosto, às 16h, visa esclarecer as principais ações e os riscos associados aos projetos de lei que modificam o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e o PIS/Cofins.

Com a pandemia de Covid-19, milhões de empresários em todo o país aguardavam por soluções para questões tributárias que tem agravado os impactos da crise. Entre as medidas apresentadas pelo governo federal estão os Projetos de Lei (PLs) nº 3.887/2020, que pretende unificar o PIS e a Cofins, e nº 2.337/2021, que visa modificar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Para esclarecer as propostas e seus riscos, a Fecomércio MG promove no dia 11 de agosto, às 16h, a live “Impactos da reforma proposta para o IRPJ e o PIS/Cofins”.

O evento terá a participação do presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG e da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), advogado e professor, Dr. Valter Lobato; do diretor científico da Abradt, advogado e professor, Dr. Onofre Alves Batista Júnior; representante do CRCMG no Conselho de Assuntos Tributários da Federação e do Colégio de Representantes dos Contribuintes Mineiros, consultora tributária independente em projetos, contadora e advogada, Dra. Fernanda Nogueira Gil; do doutor em Direito Tributário pela USP e mestre em Direito Tributário pela UFMG, advogado e professor, Dr. Alexandre Alkmim Teixeira. A transmissão ainda terá com a presença do consultor jurídico tributário e legislativo da Federação, Marcelo Morais.

De acordo com o governo federal, o Projeto de Lei (PL) nº 3.887/2020 pretende unificar o PIS e a Cofins. No entanto, a proposta pode causar enorme prejuízo ao setor terciário, especialmente para os prestadores de serviços, elevando ainda mais a já pesada carga tributária.

Frente a esse cenário, a Fecomércio MG solicitou apoio à CNC para realizar ações legislativas contrárias a essa proposição e ao PL nº 2.337/2021. Esta medida, por sua vez, pretende modificar o Imposto de Renda. Embora um substitutivo já tenha sido apresentado a esse projeto, a iniciativa agrava a situação dos contribuintes ao propor, por exemplo, a extinção da escrituração simplificada das empresas que optam pelo regime de lucro presumido. Diante disso, a  Federação tem realizado diversas ações legislativas, junto à bancada mineira na Câmara, para que essas medidas prejudiciais ao setor terciário não sejam aprovadas.

A transmissão será realizada por meio do canal da Fecomércio MG no YouTube e terá o apoio da Abradt e do CRCMG.

Serviço | Live “Impactos da reforma proposta para o IRPJ e o PIS/Cofins”
Data:
11 de agosto (quarta-feira), às 16h
Transmissão: no YouTube da Fecomércio MG

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos