Sergio Moro tecnicamente inelegível para eleição de 2022

14/01/2022 às 15:15
Leia nesta página:

Inelegibilidade do ex-juiz Sergio Moro.

Em 2018, quando estava cursando o segundo ano de Direito, ingressei com dois pedidos de providências e uma reclamação disciplinar em desfavor do ex-magistrado Sérgio Fernando Moro, pelas condutas: "interferir em decisão no andamento em HC de concessão de ordem pelo Desembargador Favreto"; "permitir o uso das redes sociais, com forte teor político, antes da exoneração" e; por fim o mais conhecido "por aceitar cargo de ministro da Justiça no período que estava de férias".

Em recentes anúncios, o ex-magistrado, vem demonstrando pretensões políticas ao pleito de 2022, na corrida a presidência da república, no entanto pode estar inelegível, decorrentes dos processos instaurados no condão disciplinar, perante a Corregedoria Nacional de Justiça, as quais encontravam-se, em pendência de julgamento, na época de sua exoneração, ambas foram decididas no seguinte teor:

 O magistrado representado exonerou-se a pedido (Diário Oficial da União do dia 19 de novembro de 2018, Seção 2, Página 47, Ato n. 428). Ante o exposto, julgo prejudicada a análise do presente pedido, por perda do objeto. 

O pedido de providência não foi alvo de arquivamento sumário e tão pouco de indeferimento, assim, conforme determinação e foi expedido intimação ao ex-magistrado:

[...]Visando a possibilitar uma melhor compreensão dos fatos, determino seja o representado notificado para prestar informações em 15 (quinze) dias, nos termos do § 3º do art. 67 do Regimento Interno do CNJ, aplicável por força do disposto no parágrafo único do art. 28 do Regulamento Geral da Corregedoria Nacional de Justiça. Oficie-se, ainda, à Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para que, no prazo de 15 dias, informe acerca da existência, naquela corregedoria, de apuração sobre o fato objeto do presente pedido de providências [...]

O art. 67, § 3 do Regimento Interno do CNJ, preve:

§ 3º Não sendo caso de arquivamento ou indeferimento sumário, o reclamado será notificado para prestar informações em quinze (15) dias, podendo o Corregedor Nacional de Justiça requisitar informações à corregedoria local e ao tribunal respectivo ou determinar diligência para apuração preliminar da verossimilhança da imputação.

Desta forma, torna-se nítido e cristalino a configuração de inelegibilidade do art. 1, inciso I, alínea 'q' da LC 135/10:

q) os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão sancionatória, que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 8 (oito) anos;

O ex-magistrado pode ter escapado dos processos disciplinares no CNJ, pouco provável das sensações do TSE, pois existe a jurisprudência, nos casos de membros do executivo e legislativo, em situação similar, quando tão somente basta o pedido gerar penalidade de cassação, para aplicação dos efeitos de inelegibilidade, desta forma, o Moro, tem um processo de minha autoria nestas condições, o Pedido de Providência, cuja o objeto pode figurar atividade política partidária, cuja a sanção é a aposentadoria compulsória, penalidade máxima aos magistrados.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Benedito Silva Junior

Advogado. Cientista Politico. Conciliador. Mestrando em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela Must University da Florida. Pós-graduado em Controladoria Pública & Responsabilidade Fiscal pela Faculdade UNINA e Advocacia Civil pela Fundação Superior do Ministério Público do RS. Bacharel em Ciência Politica pelo Grupo UNINTER e Direito pela Faculdades Londrina.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos