Contrato social - cláusulas obrigatórias

Leia nesta página:

O Contrato Social deve conter cláusulas obrigatórias previstas no Código Civil de 2002. As Juntas Comerciais disponibilizam as orientações necessárias e costumam oferecer até um modelo de Contrato Social, a exemplo da JUCEMG.

A matéria está regulada pelos artigos 997, 1.052 e 1.054 do Código Civil de 2002, devendo o contrato social conter, obrigatoriamente, as cláusulas, contemplando os seguintes itens:

a) nome empresarial, que obedecerá ao princípio da veracidade e da novidade, incorporando os elementos específicos ou complementares exigidos ou não proibidos em lei.

O nome empresarial pode ser de dois tipos: Denominação Social ou Firma Social;

b) capital da sociedade, expresso em moeda corrente, a quota de cada sócio, a forma e o prazo de sua integralização;

c) deverá ser indicado o endereço completo da sede (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, UF e CEP);

No caso da empresa ter filiais, para cada uma delas também deverá ser indicado o respectivo endereço completo.

d) descrição do objeto social;

e) declaração de que a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas que todos respondem solidariamente pela integralização do capital social;

f) prazo de duração da sociedade, deverá ser indicada a data de término do prazo da sociedade, quando o mesmo for determinado, ou declarado que o prazo da sociedade é indeterminado;

g) Indicar a data de encerramento do exercício social, quando não coincidente com o ano civil;

h) as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

i) qualificação do administrador não sócio, designado no contrato;

j) participação de cada sócio nos lucros e nas perdas, normalmente a participação nos lucros e perdas se dá pela participação na sociedade, ou de outra forma, desde que de comum acordo entre os sócios e expresso em cláusula do contrato social.

Não é permitida a exclusão de sócio na repartição de lucros ou prejuízos (arts. 1.006, 1.007 e 1.008, CC/2002).

l) foro.

Há cláusulas que são facultativas como:

a) aquelas que disciplinem as regras das reuniões de sócios (art. 1.072 CC/2002);

b) as que disciplinem sobre a previsão supletiva das sociedades limitadas pelas normas de sociedades anônimas (art. 1.053, parágrafo único);

c) as que preverem a exclusão de sócios por justa causa (art. 1.085 CC/2002);

d) as que preverem expressamente autorização da pessoa não sócia ser administrador (art. 1.061 CC/2002);

e) instituição de conselho fiscal (art. 1.066 CC/2002);

f) outras, de interesse dos sócios.

O fecho do Contrato Social contemplará:

a) localidade e data do contrato;

b) nomes dos sócios e respectivas assinaturas;

c) nome das testemunhas (duas pelo menos), identidade e respectivas assinaturas.

Outros aspectos constitutivos do Contrato Social:

  1. Assinatura do Contrato:

Todos os sócios, ou seus representantes, deverão assinar o contrato, com a indicação do nome do signatário, por extenso, de forma legível.

Não existe a obrigatoriedade do reconhecimento das firmas dos sócios, somente na dúvida quanto à veracidade da assinatura  a Junta Comercial deverá exigir o Reconhecimento de Firma (Lei nº 9.874/99).

As folhas do contrato, não assinadas, deverão ser rubricadas por todos os sócios ou seus representantes (Lei nº 8.934/94, art. 1º, inciso I).

  1.  Assinatura das Testemunhas:

As assinaturas das testemunhas deverão ser lançadas com indicação do nome do signatário, por extenso, de forma legível, e do número de identidade, órgão expedidor e UF.

  1.  Visto do Advogado no Contrato:

O contrato social deverá conter o visto de advogado, com a indicação do nome e número de inscrição na Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

As empresas que juntamente com o ato de constituição, apresentarem declaração de enquadramento de microempresa ou empresa de pequeno porte ficam dispensadas de apor o visto de advogado no contrato social.

  1. Objeto Social:

O objeto social não poderá ser contrário à ordem pública, à moral e aos bons costumes, ou mais ainda, caracterizar operações ilícitas, impossíveis, indeterminadas ou indetermináveis.

O contrato social deverá determinar com precisão e clareza as atividades a serem desenvolvidas pela sociedade, sendo vedada a utilização de termos genéricos como "Comércio em Geral", “Industrialização de Produtos Diversos" ou outros termos que venham a suprimir a atividade específica da empresa.

Não são admitidos termos estrangeiros, exceto quando não houver termo correspondente em português ou já incorporado no vernáculo nacional.

  1. Declaração de Inexistência de Impedimento para o Exercício de administração da Sociedade:

Poderá constar do contrato social, em cláusula própria, declaração, sob as penas da lei, de que o administrador não está impedido, por lei especial, e nem condenado ou encontrar-se sob efeitos da condenação, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade.

Caso não conste no Contrato Social, deverá constar do processo de registro, no órgão de Registro do Comércio, declaração de desimpedimentos em separado, dos administradores.

A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS – JUCEMG, disponibiliza ORIENTAÇÕES e até um modelo de Contrato Social, em seu site:

http://www.jucemg.mg.gov.br/ibr/informacoes+documentacao-modelos+sociedade-limitada-constituicao           

Esse documento deverá ser submetido à Junta Comercial para ser arquivado, oportunamente.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos