É comum depararmos com diversos anúncios que prometem a satisfação do cliente, que fazem alusão a promoções incríveis e que vendem produtos totalmente aquém da realidade. Essa estratégia de marketing é denominada propaganda enganosa e é vedada pelo CDC.

A divulgação de informação falsa capaz de convencer o consumidor a adquirir determinado produto ou serviço diferente do que pretendia no momento da compra é considerado propaganda enganosa.

O art. 37 do Código de Defesa do Consumidor veda qualquer modalidade de divulgação de informação de caráter publicitário falsa, seja inteira ou parcial, inclusive por omissão, capaz de induzir o consumidor a erro a respeito da mercadoria, seja a respeito da natureza, característica, qualidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre

Logo, anúncios que apresentam qualificações aos quais o produto não detém, chamadas como “Leve 3 e Pague 2” as quais os valores não condizem, embalagens como quantidades diferentes das anunciadas, são exemplos comuns de publicidade enganosa.

Infelizmente, essa pratica é comum no mercado e deve ser rechaçada pelo consumidor.

O consumidor ao adquirir um produto, celebra um negócio jurídico com o fornecedor. A publicidade é a principal “clausula do contrato”, vez que ela é peça fundamental no convencimento do consumidor em adquirir determinada mercadoria. Por esta razão, o mercado, deve cumprir o anunciado.

O não cumprimento do divulgado equivale a quebra de contrato e consequentemente a obrigação de indenizar, conforme aduz o art. 30 do CDC.

Ademais, a realização de publicidade enganosa é crime (art. 67 do CDC), podendo o infrator ser sujeitado a pena de três meses a um ano detenção e multa.

O Consumidor enganado pode e deve dirigir-se ao Fornecedor que fez o anúncio e exigir o cumprimento da oferta.

Caso, não mais tenha interesse na mercadoria, poderá ainda, rescindir o contrato, devolvendo a mercadoria e tendo o valor pago restituído em sua integralidade, inclusive com correção monetária.

A lide pode ser resolvida por meio de procedimento administrativo instaurado pelo PROCON.

O PROCON, é um serviço público, mantido pelo governo do estado, que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos.

Logo, não sendo possível a solução do conflito de forma amigável, o Consumidor deve procuram o PROCON de seu município e fazer a abertura de um procedimento administrativo.

Neste, o Fornecedor anunciante será notificado para comparecer na instituição a fim de ser obtida uma conciliação. Não sendo possível, será aberto o prazo para apresentação de defesa. Constatado pela autoridade competente a concretização de propaganda enganosa, o fornecedor poderá sofrer sanções administrativas previstas no art. 56 do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízos das sanções civis e penais.

Constatada a propaganda enganosa, o fornecedor deverá realizar contrapropaganda, ou seja, a divulgação de mensagem da mesma forma e dimensão e, preferencialmente, no mesmo local e espaço, de maneira capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa.

Tal sanção administrativa tem o objetivo de desmentir o fornecedor que deve publicamente reconhecer que o produto não possui a virtude anunciada.

Caso não seja possível a solução do conflito na via administrativa, o consumidor pode recorrer ao poder judiciário a fim de ter reparado o dano sofrido em razão da publicidade enganosa com fundamento nos arts. 6º, 30 e 56 do CDC/90 c/c arts. 186 e 927 do CC/02 c/c art. 5º, V da CRFB/88.

No caso de lesão pecuniária, poderá ser proposta Ação de Reparação por Danos Materiais, visando o cumprimento da oferta ou até mesmo a devolução do valor pago na mercadoria ou serviço adquirido. Para tanto, deverá demonstrar a existência de publicidade enganosa que induziu o consumidor a erro.

Entretanto, caso o consumidor tenha sua moral lesada, poderá propor Ação de Indenização por Dano Morais. Para tanto, deverá comprovar o dano, bem como o nexo de causalidade, ou seja, a relação da propaganda enganosa com o abalo moral sofrido.

Aconselha-se ao consumidor buscar auxílio junto a um advogado de confiança, a fim de melhor fundamentar a demanda e lograr êxito na ação.


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    Marcelo Pereira

    Olá, tenho um Ford Ka 1.5 que comprei zero em 2016 e desde então estou com problemas de comsumo alto do carro ele faz 5,5km/litros (cidade) e 10km/litro estrada, sendo que o selo do Imétro informa 9.8km/litros( cidade) e 13,4(estrada) tenho todos os consumos guardados e já levei o carro a concessionária 15 vezes e não foi resolvido o problema, tenho reclamações abertas no Reclame Aqui . Pergunta: Eu posso entrar com processo como Popaganda enganosa? Obrigado