Descontos Salariais

16/05/2017 às 15:25
Leia nesta página:

Trata-se de resposta a consulta feita sobre a possibilidade de descontos no salários e quais os títulos possíveis.

Fui questionado o que segue abaixo. Aproveito para compartilhar meu pensamento sobre o assunto.

  1. Os descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistência odontológica, médico-hospitalar, de seguro, de previdência privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo associativa de seus trabalhadores, em seu benefício e de seus dependentes, afrontam o disposto no art. 462 da CLT?

O sistema jurídico trabalhista vigente prevê a proteção ao empregador, sendo certo que dos inúmeros direitos que goza, a proteção ao salário possui papel essencial, pois acaso não houve a garantia da intangibilidade salarial, o empregado veria todo o esforço do mês escoando através de descontos e mais desconto em seu salário, assim como ainda ocorre com o truck system ou situações análogas a escravidão.

Assim, prevê o art. 462 da CLT que: “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositvos de lei ou de contrato coletivo.”, sendo possível o desconto apenas em casos legais (ex.: pensão alimentícia) e por contrato coletivo (Ex.: contribuição sindical assistencial).

No entanto, no dia a dia da relação empregado e empregador sobreveio a discussão quanto a possibilidade de desconto ou não de outras verbas, tais como: (i) planos de assistência médica e odontológica; (ii) médico hospitalar; (iii) seguro; (iv) previdência privada; (v) cooperativa; (vi) cultural ou recreativo associativo; pois alguns patrões concediam tais benefícios em busca de uma melhor condição de negociação a seus empregados, o que resulta numa vida social mais bem estruturada.

Sobreveio a discussão quanto a legalidade de tais descontos versus a vedação da intangibilidade prevista no art. 462 da CLT, que resultou na Súmula 342 do TST, que diz:

Súmula nº 342 do TST

DESCONTOS SALARIAIS. ART. 462 DA CLT (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorização prévia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistência odontológica, médico-hospitalar, de seguro, de previdência privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo associativa de seus trabalhadores, em seu benefício e de seus dependentes, não afrontam o disposto no art. 462 da CLT, salvo se ficar demonstrada a existência de coação ou de outro defeito que vicie o ato jurídico.

Portanto, o entendimento sumulado do C. TST é de que tais descontos não afrontam a intangibilidade prevista no art. 462 da CLT, mantendo-se a garantia de proteção ao salário.

Facilitando a compreensão de tal permissivo jurisprudencial, podemos citar que os precedentes que embasaram a emissão da Súmula apontavam em síntese que (i) concessões ligadas a finalidades sociais; (ii) o empregado pode espontaneamente se filiar ou gozar dos benefícios apontados; (iii) o próprio empregado gozaria de condições mais benéficas do que as do mercado comum; o que garantiria a mesma proteção apontada no art. 432 da CLT.

Não obstante a Súmula deve o aplicador da norma avaliar se houve ou não a existência de coação ou de outro defeito que vicie o ato jurídico, pois a garantia de proteção ao salário não cessa durante toda a vigência do contrato, perquirindo mês a mês sua aplicação e observância.

Isto posto, a OJ n.º 160 da SDI-I do TST apontou que a prova da demonstração do vício de vontade deve ser concreta e não presumida, afastando assim a coação pela subordinação:

160. DESCONTOS SALARIAIS. AUTORIZAÇÃO NO ATO DA ADMISSÃO. VALIDADE (inserida em 26.03.1999)

É inválida a presunção de vício de consentimento resultante do fato de ter o empregado anuído expressamente com descontos salariais na oportunidade da admissão. É de se exigir demonstração concreta do vício de vontade.

Porém, como dito linhas acima a garantia não é declinável ou derrogável, estando sempre presente, assim a doutrina ao exarar a orientação jurisprudencial acima exclui da presunção de vício, em especial, o caso de funcionário que é contratado e no ato da contratação assina documentos que permitem o desconto de plano de saúde, pela ausência de presunção de vício.

Com a devida vênia, há que se perquirir mais a fundo sobre tal possibilidade, pois a garantia da intangibilidade do salário não se esgota facilmente, por exemplo, se aplicaria o mesmo entendimento aos casos em que o empregado no ato de contratação anui com o desconto salarial pela adesão a seguro de vida? E se o empregador foi instituição financeira que vende o seguro de vida? Não teria a subordinação e o próprio objetivo de lucro na venda força suficiente de viciar o ato?

Por fim, gozo da particular opinião de que a Súmula n.º 342 goza de presunção relativa, a qual mesmo combinada com a OJ-160-SDI-I não exclui a necessária análise do vício de consentimento, que pode não gozar de presunção, mas deverá inquinar o julgador a sua necessária valoração.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gabriel Zambianco

Advogado. Pós graduado em Direito Tributário pela PUC/SP (COGEAE). Pós graduando em Direito e Processo do Trabalho pela Damásio. Constitucionalista por paixão. Apaixonado por aprender.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos